Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 11 de julho de 2014

Especial Copa do Mundo – O Brasil, o Cinema e o Futebol

A Copa no Brasil chega ao fim e nós preparamos uma lista de filmes imperdíveis para os amantes do Futebol.

A Copa do Mundo chega ao fim sem a vitória da Seleção Brasileira, mas o Futebol será sempre um motivo de paixão para nós. Por isso, resolvemos relembrar algumas obras que deixaram a sua marca pelos campos do cinema.

“Boleiros…”

Para começar, nada melhor do que falar sobre um longa brasileiro. Lançado em 1998, “Boleiros – Era uma Vez o Futebol…”, do diretor Ugo Giorgetti, retrata um grupo de veteranos do esporte que se juntam em um bar da cidade de São Paulo. Os ex-jogadores de futebol se encontram para relembrar antigas glórias e as histórias mais curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.  

A obra reúne um vasto elenco com nomes como Rogério Cardoso, Lima Duarte, André Abujamra, Denise Fraga, Marisa Orth, Adriano Stuart, Cazé Peçanha e por aí vai. Dona de frases e momentos inesquecíveis, a comédia é lembrada com carinho por muitos.

Minha senhora… A Senhora não sabe o que é um Palmeiras e Corinthians” – Lima Duarte (técnico do Palmeiras).

No vídeo a seguir, uma das cenas mais marcantes do longa envolve os personagens Virgílio (Otávio Augusto) e Coringa (Luis Ramalho), onde um polêmico e emblemático pênalti é marcado em plena Javari (famoso estádio do clube Juventus).

http://youtu.be/ejYFh9z3XsM

O filme foi tão bem aceito que em 2006 o diretor Ugo Giorgetti trouxe às telonas a sequência da comédia intitulada “Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos”, com boa parte do elenco original e a adição de alguns atores como Paulo Miklos, Sílvio Luis, Lavínia Pannunzio entre outros. Assista ao trailer:

“O ano em que meus pais saíram de férias”

Ainda em 2006, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, dirigido por Cao Hamburger (e sim, ele é brasileiro) caiu nas redes dos amantes de cinema. A trama se passa em 1970, quando o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo. A maior preocupação na vida de Mauro (Michel Joelsas), um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado de seus pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade, o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga diversas culturas.

A obra é apontada por muitos como uma das melhores criações do diretor e também do tema, tanto pelo seu apelo emocional como por tratar sutilmente de dois assuntos tão opostos, mas que abalaram, e de certa maneira ainda mexem com a vida do Brasil.

“Gols, Cinturinhas e Cadillacs!”

Ainda no quesito filmes nacionais temos “Heleno – O Príncipe Maldito”, estrelado por Rodrigo Santoro. A trama é inspirada na obra literária “Nunca Houve um Homem como Heleno”, do jornalista Marcos Eduardo Neves, onde Santoro vive o jogador de futebol Heleno de Freitas, um dos maiores jogadores do Botafogo, que tem sua carreira destruída e passa seus últimos dias internado em um hospício.

O longa é dirigido por José Henrique Fonseca e conta no elenco com Othon Bastos, Erom Cordeiro, Alinne Moraes e Angie Cepeda entre outros. O grande charme da obra é que a mesma foi toda produzida em preto e branco, além de ter em Rodrigo Santoro uma ótima atuação fazendo jus às exibições do craque que foi Heleno dentro dos gramados, mas que fora morreu como uma estrela solitária, assim como ostenta o seu clube de coração.

http://youtu.be/B-ex7_gAR3M

Estados Unidos 1×0 Inglaterra

éOutro filme que tem o Brasil como palco principal é “Duelo de Campeões”, obra americana dirigida por David Anspaugh e baseada no livro de mesmo título criado por Geoffrey Douglas.

A trama exibe, segundo a narrativa de um repórter interpretado por Patrick Stewart, o caminho da Seleção dos Estados Unidos na famosa vitória contra a Inglaterra por 1×0 na Copa do Mundo de 1950 (a partida que ficaria conhecida como “O Milagre de Belo Horizonte”), mostrando desde a seletiva de jogadores para o mundial até o jogo histórico.

A adaptação se mantém fiel ao original e adiciona um pouco de romance à trama, que por sua vez conta com as participações de Gerard Butler, Wes Bentley, Jay Rodan, Patrick Stuart e Terry Kinney entre outros.

O fato não só coroou a Seleção americana, mas também deixou marcas para a Inglaterra. Desde a vergonhosa derrota, a Seleção jamais vestiu novamente as camisas e meias azuis escuras que utilizou naquela partida.

E uma curiosidade foi que as filmagens do jogo histórico foram feitas no Estádio das Laranjeiras, do Fluminense, e não em Belo Horizonte.

Das Wunder von Bern

Ou como ficou conhecido aqui no Brasil “O Milagre de Berna”, trata-se de uma obra alemã criada em 2003, por Sönke Wortmann. O filme narra a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecido como o milagre de Berna, em uma referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças da partida, que culminou no 1º título mundial alemão, são mostradas por meio da família Lubanski.

A obra foi e continua sendo uma das maiores bilheterias da Alemanha, levando seis milhões de pessoas aos cinemas. Um longa emocionante que marcou o cinema, assim como o famoso placar fez com o mundo do futebol.

“Todos os Corações do Mundo” 

Para fechar com um golaço temos o documentário “Todos os Corações do Mundo”, dirigido pelo brasileiro Murilo Salles. A obra foi o documentário oficial da Federação Internacional de Futebol (FIFA) sobre a Copa do Mundo de 1994, Mundial onde o Brasil consagrou-se tetracampeão ao vencer a Itália em disputa por pênaltis.

Separamos o último trecho do documentário que em português tem a narração de Antônio Grassi. Assistam, pois vale e muito a pena! E não me venham reclamar de spoilers hein!

É claro que existem inúmeros longas que ficaram de fora deste texto, dos grandes documentários como “Pelé Eterno”, até as películas mais simples e divertidas como “Kung Fu Futebol Clube”, passando por filmes mais conhecidos como “The Damned United”, “Holligans” e “Gol – O Sonho Impossível”, porém a ideia era focar nas obras nacionais ou que possuíam algum vínculo com a Copa do Mundo. Mas diz aí, qual é seu favorito e que filme sobre o Brasil e a Copa do mundo faltou por aqui?

Vinicius Leme
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados