Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 15 de março de 2014

Relembre os ciborgues mais famosos da história do cinema

A força da cibernética transforma heróis em máquinas incríveis.

Cop

Com o remake de “Robocop” em cartaz, originalmente dirigido em 1987 por Paul Verhoeven, e que agora ganha uma versão moderna pela mãos do brasileiro José Padilha, o CCR religa os circuitos de memória para relembrar como a cibernética já foi usada em grandes personagens do cinema. Esta área, que compete o estudo da relação do organismo vivo com as máquinas, pode ser conferida ganhando cada vez mais destaque na medicina com a criação de órgãos e membros tecnológicos com a finalidade de reparar ou melhorar o desempenho humano usando tecnologia artificial.

Neste processo de alteração do corpo humano com componentes artificiais, criam-se os tão famosos ciborgues: humanos que possuem componentes robóticos. Então, apertem seus parafusos e coloquem seus visores para uma lista dos ciborgues mais famosos do cinema:

Del Spooner de “Eu, Robô” (2004)

Del

Filme inspirado na obra de Isaac Asimov, “Eu, Robô” apresenta o detetive Del Spooner que, na sua missão de investigar um crime envolvendo a empresa US Robotics, tem um ás na manga para enfrentar seus inimigos. Diferente dos outros humanos, o braço esquerdo de Spooner e parte do pulmão foram substituídos por membros cibernéticos, dando grande força ao detetive e auxiliando nas impressionantes cenas de ação do longa.

“Inspetor Bugiganga” (1999)

Inspetor

Famosa animação dos anos 80, “Inspetor Bugiganga” ganhou sua adaptação no cinema em 1999, estrelado pelo eterno Ferris Bueller, Matthew Broderick. Depois de um acidente, o inspetor virou uma mistura de Robocop e canivete suíço, com mil utilidades. Uma parte robótica com vários acessórios complementando um cérebro humano trapalhão só poderia resultar em altas confusões.

 Os Borgs de “Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato” (1996)

Borgs

Os Borgs são organismos cibernéticos que usam a tecnologia para alcançar a perfeição, ou pelo menos o que eles acreditam que seja a perfeição. Uma das características deste povo é que estão conectados entre si, funcionando como uma organização coletiva. Eles são a principal ameaça em “Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato”.

“Soldado Universal” (1992)

Universal

Um programa cibernético do exército norte-americano usa soldados mortos na guerra do Vietnã para criar seres quase indestrutíveis. Esses novos guerreiros são desprovidos de emoção, dor e qualquer vestígio de memória, prontos para matar qualquer um que o governo ordenar. O único problema é que entre os soldados estão Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren, e isso só poderia acabar em lutas, explosões e tiros, muitos tiros.

Anakin Skywalker/Darth Vader de “Star Wars”

Anakin

A transformação de Anakin não é imediata. Apenas no final do episódio 2, “Star Wars: A Guerra dos Clones”, o protagonista perde um dos braços para o Conde Dookan e precisa repor com um membro robótico. Contudo, sua cirurgia mais conhecida é quando sofre danos irreparáveis no corpo, depois da luta contra seu mestre Obi-Wan. Com a ajuda de Darth Sidious, ganha duas pernas e um braço cibernético, além do inconfundível sistema de auxílio para respiração, se transformando no lendário Darth Vader.

T-800 de Exterminador do Futuro (1984)

T800

Como ser o melhor vilão e herói de uma franquia de sucesso? James Cameron conseguiu fazer isso com  Arnold Schwarzenegger em “O Exterminador do Futuro”. Invertendo a ideia do homem usar a tecnologia cibernética para melhorar sua condição fisíca, T-800 não precisa disso, pois já é uma máquina. Ele é considerado um ciborgue por ter revestimento de tecidos vivos, ou seja, é inserido nele organismo vivo para disfarçar sua verdadeira forma. E nada melhor do que um fisiculturista austríaco como disfarce.

Guilherme Augusto
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados