Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 15 de março de 2014

Protejam-se! – A fúria dos elementos abala as telonas

O Cinema com Rapadura algumas catástrofes naturais que ameaçaram o futuro da humanidade no cinema.

catastrophe

De onde viemos? Para onde vamos? Quando chegará a catástrofe natural que nos arrebatará de uma vez por todas da face da terra? Esses são questionamentos que atormentam a humanidade desde os tempos de Adão e Eva. De fato, se o cinema não tivesse surgido apenas no século XIX depois de Cristo, é muito provável que eles mesmos já teriam feito um filme sobre isso ainda no paraíso!

Seja pelo real tsunami devastador na costa da Tailândia, em “O Impossível” (2012), ou por um cometa com 11 mil metros de diâmetro que ameaça se chocar com a terra, em “Impacto Profundo” (1998), a sétima arte tem ajudado ao longo dos anos a lembrar catástrofes naturais que chocaram a humanidade e também a sondar as possibilidades do que ainda pode vir. Neste destrutivo especial, o CCR separou as mais diversas formas que os diretores encontraram de abalar as estruturas da humanidade:

Em “O Impossível” (2012), o casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias na Tailândia junto dos três filhos pequenos quando, na manhã de 26 de dezembro de 2004, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente.

Já em O Dia Depois de Amanhã” (2004), uma quebra na estabilidade climática do planeta acaba gerando terríveis consequências que culminam em uma nova era glacial em pleno século XXI. Diante da impossibilidade de viver no hemisfério norte, populações em massa migram para o sul na tentativa de se salvarem. No caminho oposto, contrariando a todos, o climatologista Jack (Dennis Quaid) sai em busca do seu filho Sam (Jake Gylenhaal) na esperança de encontrá-lo vivo.

Em “2012” (lançado em 2009), o presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo para a humanidade. As autoridades decidem que não é mais possível conter o perigo que pode significar o fim do mundo. Com isso, colocam em prática o plano iniciado anos atrás, sob o comando dos cientistas Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e Carl Anheuser (Oliver Platt).

Um astrônomo-mirim (Elijah Wood) e seu professor acidentalmente descobrem que um cometa com 11 mil metros de diâmetro vai colidir com a Terra em “Impacto Profundo” (1998). Se isto acontecer, os danos causados serão incalculáveis e a vida animal e vegetal em pouco tempo deixará de existir. O destino da terra fica nas mãos de uma equipe formada por americanos e russos, que planeja colocar detonadores nucleares, para fragmentar o cometa e salvar a Terra.

Em “Terremoto” (1974), histórias se entrelaçam tendo como pano de fundo a cidade de Los Angeles. A vida destas pessoas e de todos os moradores de Los Angeles será tragicamente atingida pelo maior terremoto que a cidade já viu. Apesar de pequenos tremores prenunciarem a catástrofe, a população, ocupada com seus dramas cotidianos e suas rotinas, não pressente a tragédia que está para acontecer.

Em cartaz no Brasil, “Pompeia” (2014) conta a história da lendária erupção do monte Vesúvio. O escravo Milo (Kit Harrington) está preso dentro de um navio, em direção à Nápoles. Ele vai fazer de tudo para escapar e salvar a mulher que ama, além de ajudar o seu melhor amigo, um gladiador que está em dificuldades no interior do Coliseu.

Bruno Maranhão
@bmaranhas

Compartilhe


Conteúdos Relacionados