Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Thor: A Era do Trovão

Um exemplar obrigatório.

Marvel Especial é uma publicação bimestral da editora Panini, que traz a cada edição uma história fechada de algum personagem ou equipe do Universo Marvel. Na edição 15, lançada em outubro de 2009, ela traz a história Thor: A Era do Trovão, escrita por Matt Fraction e desenhada por Patrick Zircher, Khari Evans e Clay Mann. Vamos à sinopse:

Numa época em que não havia Donald Blake ou os Vingadores, ele era conhecido apenas como o Deus do Trovão. E todo deus deve ser temido! Conheça o lado sombrio de Thor, numa época em que os mortais o idolatravam e realizavam sacrifícios em seu nome, enquanto os próprios asgardianos tinham receio de sua fúria.

A Era do Trovão é uma compilação de seis histórias, que funcionam como contos mitológicos asgardianos. Os três primeiros podem inclusive ser lidos separadamente sem nenhum dano ao entendimento das histórias, exatamente como em um livro de contos. O que aumenta ainda mais essa sensação é o modo como a história é escrita, de forma narrativa, onde os recordatários contam a história, com poucos diálogos entre os personagens. A impressão que eu tive ao ler foi de que o autor tinha pegado um livro, separado as frases do narrador nos recordatários, os (poucos) diálogos nos balões de texto e feito um livro ilustrado. Ele subverte a linguagem dos quadrinhos, aproximando-a da literatura a ponto de criar recordatários desnecessários em HQs, como “Então ele disse” ou “E ela respondeu”. Mas isso de modo algum é uma falha, ele faz propositalmente pra simular as narrativas mitológicas, e o resultado é excelente.

Apesar de algumas histórias serem contos fechados, todas elas contribuem para uma trama maior, que é mais explorada nas três últimas histórias. Os principais personagens utilizados são Thor, seu pai Odim, Encantor e Loki. Os dois primeiros contos mostram conflitos com os Gigantes do Gelo e seus ardis para conseguir tomar Encantor como sua noiva, enquanto Loki se enrola em suas próprias tramoias e sobra pra Thor salvar mais uma vez Asgard. A partir daí surgem eventos que expõe toda a arrogância e prepotência do deus do trovão, um lado pouco explorado do personagem, que vão obrigar Odim a ensinar uma lição de humildade ao seu filho.

A história respeita bastante a mitologia nórdica, obviamente adaptando-a ao Universo Marvel, e consegue retratar Asgard e os Nove Mundos perfeitamente, inserindo o leitor neles. Os hábitos dos deuses, dos gigantes do gelo, dos anões e dos habitantes de Midgard são muito bem expostos e críveis, não é a visão caricata mostrada em muitas outras histórias.

A arte também é excelente, combina perfeitamente com o roteiro, possui um estilo épico típico de ilustrações de histórias mitológicas mesmo. Quase todas as páginas são duplas, não como splash pages, mas como páginas divididas em quadros que começam na esquerda e continuam na direita antes de ir pros quadros da linha de baixo, dando uma visão widescreen pra história. E apesar de serem três desenhistas diferentes, eles conseguem criar uma sincronia tal que é difícil perceber a mudança de artista.

Fechando a edição, a Panini inventou de inserir uma história da série “o que aconteceria se…” completamente deslocada. O que aconteceria se Thor se tornasse arauto de Galactus possui roteiro de Robert Kirkman e arte de Michael Avon Oeming, e é até uma boa história, principalmente pela simulação que o desenhista faz da arte de Jack Kirby, mas não tem absolutamente nada a ver com a história principal da revista. É uma história cósmica passada em uma realidade alternativa, enquanto A Era do Trovão é uma história mitológica. Apesar disso, não tira o brilho dessa excelente edição de Marvel Especial.

(Thor: Ages of Thunder; Thor: Reign of Blood; Thor: Man of War; What If: Thor Became Herald of Galactus?)

Formato americano
124 páginas
Papel Pisa-brite
R$ 15,90
Distribuição nacional

Onde comprar? AQUI!

LINKS IMPORTANTES
Preview de Marvel Especial 15
ComicPod 28 – Thor: Vikings

Vladimir ‘Vlad’ Marques
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados