Acesse o portal Cinema com Rapadura
 

OS FILMES
Por Thiago Sampaio

 

DOS GIBIS PARA AS TELAS
O Homem-Aranha já tinha uma vasta trajetória nos quadrinhos e na TV, mas demorou para que finalmente o herói fosse visto em carne e osso nos cinemas (o episódio piloto e o episódio final daquela série tosca dos anos 60 que foram exibidos aqui nos cinemas não contam). Foi preciso um longo processo para que o filme de 2002 finalmente ganhasse vida. Vamos por partes: em 1985, a Marvel, a beira da falência, vendeu para outras empresas os direitos de adaptação de seus personagens para o cinema. O Homem-Aranha foi comprado pela pouco prestigiada Cannon Films (famosa por produzir os filmes de Chuck Norris), do produtor Menahem Golan, que fechou um acordo para que o filme do aracnídeo fosse produzido até 1990, que quatro anos depois, o acordo foi prorrogado para 1992.

A Cannon não conseguiu financiamento para tocar o projeto, tendo então que negociar os direitos de distribuição com a Columbia Pictures e a Carolco. A Carolco era produtora cativa dos filmes de James Cameron, como os dois “Exterminador do Futuro”, e de posse dos direitos de Homem-Aranha, Cameron se interessou pelo projeto.

 

Cameron chegou a escrever um esboço de roteiro de 57 páginas para o filme, inclusive, nunca negou seu interesse em ter Leonardo DiCaprio como protagonista. O projeto não foi pra frente, e quando a Carolco foi à falência, Cameron desistiu de vez. A essa altura, os direitos comprados pela Cannon já haviam expirado, então, em 1998 a Marvel, já reerguida, decidiu revender os direitos da adaptação, leiloando-os em 1999 para a Sony Pictures (dona da Columbia) por uma quantia de 7 milhões de dólares.

Daí então as coisas começaram a engrenar. A Sony contratou o experiente roteirista David Koepp (“Jurassic Park”) para escrever um roteiro em cima do que fora feito por James Cameron. Algumas idéias foram mantidas, como o fato de Peter Parker criar teias orgânicas ao invés de cartuchos com lançadores de teias, e muitas alterações foram feitas, a começar pelos vilões. Cameron queria em seu filme Dr.Octopus, Electro e Homem-Areia, que foram cortado e sendo substituídos unicamente pelo Duende Verde.

 


Leonardo DiCaprio seria o Homem-Aranha nos cinemas. Será que ficaria bom?

 

Vários diretores de renome chegaram ser cogitados para comandar a produção, como Steven Spielberg, Ron Howard, David Fincher, Jan De Bont e Chris Columbus. Eis Sam Raimi, cineasta pouco conhecido (até então era mais conhecido pelos fãs de filmes de terror cult por comandar a franquia “The Evil Dead – Uma Noite Alucinante”), ganha a concorrência por um motivo simbólico: ele é um fã incontestável do personagem. "Fui lá e falei sobre o meu amor pelo personagem e sobre meu respeito e admiração por tudo que os grandes escritores da Marvel criaram durante tantos anos. No dia seguinte, recebi a notícia que havia sido escolhido para o trabalho”, disse Raimi. Após um longo período de testes com atores para o papel principal – nomes como Ben Affleck, Ewan McGregor, Jude Law e Colin Farrell estiveram cotados – o jovem, e não tão conhecido na época, Tobey Magüire ganha a disputa. Fora dado o sinal verde para o nascimento do Aranha nos cinemas.

FILMES

Homem-Aranha (Spiderman, EUA, 2002)
Acesse a ficha completa clicando aqui.

Direção: Sam Raimi
Elenco: Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco, Cliff Robertson, Rosemary Harris, J. K. Simmons, Joe Manganiello, Gerry Becker.

Sinopse: Peter parker (Tobey Maguire), órfão desde criança, vive em Nova York com sua querida Tia May (Rosemary Harris) e seu estimado Tio Bem (Cliff Roberson). Ele leva uma vida normal de estudante, apesar de não ser muito popular no colégio. Trabalha como fotógrafo no jornalzinho da escola, nutre uma paixão secreta pela bela Mary Jane (Kirsten Dunst) e tem como único amigo Harry Osborn (James Franco), cujo pai, Norman (Willem Dafoe), é um empresário megalomaníaco. Porém, durante uma excursão da escola a um laboratório de genética, em que eles assistem uma demostração científica com aracnídeos, Parker acaba mordido por uma aranha geneticamente modificada e, no dia seguinte, após muita febre e dor, descobre possuir poderes semelhantes aos dos aracnídeos, como força, capacidade de escalar paredes, produzir teias e uma aguçada percepção sensorial. Resolve usar seus poderes para ganhar dinheiro, mas logo aprende que Um grande poder acarreta grandes responsabilidades, quando seu tio acaba assassinado por um ladrão. Enquanto isso, Normam Osborn experimenta em si mesmo uma fórmula que aumenta sua inteligência e força, mas ao mesmo tempo leva-o à loucura e tranforma-o no terrível Duende Verde, arquiinimigo do Homem-Aranha.

 





 

Homem-Aranha 2 (Spiderman 2, EUA, 2004)
Acesse a ficha completa clicando aqui.

Direção: Sam Raimi
Elenco: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Alfred Molina, Rosemary Harris, J.K. Simmons, Donna Murphy, Daniel Gillies, Dylan Baker, Bill Nunn.

Sinopse: Após derrotar o Duende Verde a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo. Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ser ele o Homem-Aranha, Peter continua escondendo o amor que sente e se mantém longe dela. Ao mesmo tempo precisa lidar com Harry (James Franco), seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo como sendo o assassino de seu pai. Além disso sua tia May (Rosemary Harris) passa por uma fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do sobrinho. Enquanto precisa lidar com seus problemas particulares Peter recebe ainda uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus (Alfred Molina), um homem que possui tentáculos presos ao corpo.

 







 

Homem-Aranha 3 (Spiderman 3, EUA, 2007)
Acesse a ficha completa clicando aqui.

Direção: Sam Raimi
Elenco: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, Thomas Haden Church, Topher Grace, James Franco, Bryce Dallas-Howard, Rosemary Harris, James Cromwell, Theresa Russell, Dylan Baker, J.K. Simmons, Elizabeth Banks.

Sinopse: Com seu segredo agora revelado a Mary Jane (Kirsten Dunst) e Harry Osborn (James Franco), Peter (Tobey Magüire) precisa enfrentar as conseqüências de seus atos e seu relacionamento com Mary Jane, que trouxe alguns resultados inesperados para o casal, como o chefe de Peter determinado a tornar sua vida um inferno por causar problemas emocionais ao seu filho. Para piorar, um jovem repórter investigativo chamado Eddie Brock (Topher Grace) é contratado por Jameson (J.K. Simmons) para descobrir porque Mary Jane trocou seu filho por Peter - qual é o segredo dele, afinal? Ao mesmo tempo, Flint Marko (Thomas Haden Church), um fugitivo da polícia escondido numa praia remota é vítima de um acidente bizarro e torna-se uma criatura de areia que pode mudar de forma, se transformando no Homem-Areia. Ao investigar o caso, Peter entra em contato com dois importantes elementos que vão alterar sua vida. A primeira é a jovem Gwen Stacy (Bryce Dallas-Howard), filha do novo chefe de polícia da cidade . A outra, uma substância negra encontrada no local do acidente que se funde com o uniforme de Peter, dando a ele novas habilidades. Entretanto, a situação fica ainda mais crítica quando Harry Osborn, determinado a vingar-se de Peter pela morte de seu pai, junta-se ao Homem-Areia para causar destruição, vestindo uma variação do uniforme do Duende Verde. No caos que se segue, vidas são perdidas - incluindo algumas próximas a Peter - enquanto a substância negra se desprende dele para formar uma nova entidade, se unindo a um distraído Eddie Brock, dando vida a uma criatura única e um inimigo que ele talvez não seja capaz de parar: Venom.

 






 

 

Conheça um pouco do perfil de quem está por trás de cada personagem e o comandante dos três filmes da trilogia. Um pouco da carreira de algumas peças fundamentais que deram vida a esta espetacular saga.

 
O DIRETOR
 

Sam Raimi: Nascido em 23 de outubro de 1959 em Michigan, EUA, Sam Raimi é um diretor que saiu para o estrelato exatamente por dirigir os filmes do aracnídeo, cargo que conseguiu justamente por se mostrar fã confesso do personagem. Para se ter uma idéia, para o seu aniversário de 12 anos, seus pais pediram para que um artista pintasse um quadro com a imagem de Homem-Aranha. A obra ainda está pendurada na cabeceira de sua cama na casa onde foi criado. Antes era conhecido pela cultuada trilogia de filmes de zumbis “The Evil Dead” (conhecida aqui como “Uma Noite Alucinante”), e o cult “Darkman – Vingança Sem Rosto”. Dirigiu o fraco faroeste estrelado por Sharon Stone “Rápida e Mortal”, que é considerado quase que por unanimidade seu pior filme. Chamou atenção por produções simples, mas de qualidade, como “Um Plano Simples” e “O Dom da Premonição”, antes de engrenar no mundo do aracnídeo. Desde o primeiro “Homem-Aranha”, de 2002, ele se dedica apenas a franquia, e se depender do sucesso, não deverá abandoná-la tão cedo.

 
FIGURINHAS CARIMBADAS
 

Tobey Magüire (Peter Parker/Homem-Aranha): Californiano nascido em 27 de junho de 1975, estreou no cinema em 93 com “O Despertar de Um Homem”. Antes de assumir a roupa do Homem-Aranha – vencendo uma disputa com diversos atores bem mais famosos que ele na época -, chamou atenção por seu trabalho em filmes como “Tempestade de Gelo”, “A Vida em Preto e Branco”, “Regras da Vida” e “Garotos Incríveis”. Intercalado entre os três filmes do Aranha, estrelou o elogiado “Seabiscuit – Alma de Herói”. Em 2007 também pode ser visto em “O Segredo de Berlim”, dirigido por George Clooney.

 

Kirsten Dunst (Mary Jane Watson): Natural de Nova Jersey, EUA, Kirsten Dunst nasceu em 30 de abril de 1982, e estreou no cinema com apenas 7 anos, no filme “Contos de Nova York”. Desde criança chamava atenção por interpretações em filmes como “Jumanji” e “Entrevista com Vampiro”. O filme “As Virgens Suicidas”, dirigido por Sofia Copolla em 98, é a amostra de sua transição da fase jovem para a fase adulta. Mesmo sendo considerada ‘menina’ demais para viver Mary Jane em “Homem-Aranha” (lembrando que a Mary Jane dos quadrinhos é uma mulher estonteante), em 2002, não decepcionou no papel. Hoje, bem mais madura, é uma das atrizes jovens mais requisitadas do mercado atual, tendo atuado em filmes como “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, “Tudo Acontece em Elizabethtown” e “Maria Antonietta”.

 

James Franco (Harry Osborn): Nascido em 19 de abril de 1978, é californiano, assim como Tobey Magüire. Fez sua estréia no cinema em 98 com “Nunca Fui Beijada”, mas surgiu com destaque mesmo apenas no primeiro filme do aracnídeo, em 2002, na pele do melhor amigo de Peter Parker. Em seguida, vem sendo considerado uma grande aposta jovem no mercado – ainda que na opinião de muitos, ele precisa ainda de muito talento para vingar -, tendo protagonizado filmes como “O Último Suspeito”, “Annapolis”, “Tristão & Isolda” e “Flyboys”. Em “Homem-Aranha 3”, ele aparece com bem mais destaque, assumindo de vez um posto de vilão.

 

Rosemary Harris (Tia May): A intérprete da simpática Tia May nasceu na cidade de Ashby, Inglaterra, em 19 de setembro de 1927. Ao longo de seus 79 anos, tem uma vasta carreira cinematográfica que inclui filmes como “O Belo Brummel” (1954), “Meninos do Brasil” (1978) e “Holocausto” (1978). Dentre os trabalhos mais recentes, estão “Sunshine – O Despertar de um Século” e “Tempo da Inocência”, ambos de 1999. Trabalhou com Sam Raimi em 2000 em “O Dom da Premonição”, fato que contribuiu para que o diretor a convidasse para interpretar a Tia May nos filmes do Aranha.

 

J.K Simmons (J.J. Jameson): Nascido em Detroit, EUA, em 9 de janeiro de 1955, Simmons é outro ator que possui uma vasta carreira, porém, é mais reconhecido pelo papel do chefe casa grossa de Peter Parker. Em sua filmografia incluem filmes como “O Chacal”, “Celebridades”, “Regras da Vida”, “A Mexicana”, “Mar de Fogo”, “Matadores de Velhinhas” e mais recentemente “Obrigado Por Fumar”. E assim como Rosemary Harris, trabalhou com Sam Raimi em “O Dom da Premonição”.

 
OS VILÕES
 

Willem Dafoe (Norman Osborn/Duende Verde): Experiente ator, nasceu em Wisconsin, EUA, em 20 de julho de 1955. Recebeu 2 indicações ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por "Platoon" (1986) e "A Sombra do Vampiro" (2000). Atuou em diversas produções consagradas como “Nascido em 4 de Julho”, “Mississipi em Chamas”, “A Última Tentação de Cristo”, “O Paciente Inglês”, entre outros. Também é conhecido por interpretar muitos vilões – até mesmo em produções dispensáveis, vide “Velocidade Máxima 2” e “xXx2 – Tempo de Emergência” -, fato que contribuiu para sua escolha para viver o vilão Duende Verde, derrubando concorrentes como Nicolas Cage e John Malkovich.

 

Alfred Molina (Dr.Otto Octavius/Dr.Octopus): Outro veterano, nascido em Londres, Inglaterra, em 24 de maio de 1954. Iniciou a carreira já tarde, com uma participação em “Os Caçadores da Arca Perdida”, de 1981. De lá pra cá atuou em diversos filmes como “Maverick”, “A Experiência”, “Boogie Nights – Prazer Sem Limites”, “Magnólia”, “Frida” e o recente “O Código Da Vinci”. Para viver o Dr.Octopus, um dos vilões favoritos da HQ, ele passou por cima de nomes como Sam Neill, Robin Williams, Stellan Skarsgard e Robert De Niro.

 

Topher Grace (Eddie Brock/Venom): Nova Iorquino nascido em 12 de julho de 1978, Topher Grace é mais conhecido por integrar a série de TV “That '70s Show”, ao lado de Ashton Kutcher, entre os anos de 1998 e 2005. No cinema, sua carreira é curta, porém, todos os filmes foram relevantes. Seu primeiro filme foi “Traffic”, em 2000, atuando depois em “Onze Homens e Um Segredo” e sua continuação, “O Sorriso de Mona Lisa” e “Em Boa Companhia”. Agora, ele tem a chance de engrenar de vez nas telas grandes assumindo o papel de Venom, o vilão mais idolatrado pelos fãs de Homem-Aranha.

 

Thomas Haden Church (Flint Marko/Homem-Areia): Texano, nascido em 17 de junho de 1961, Thomas Haden Church, apesar de ter uma longa carreira, só foi ganhar reconhecimento em 2004 ser indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por "Sideways - Entre Umas e Outras". Antes, atuou como coadjuvante em filmes medianos como “Tombstone – A Justiça Está Chegando”, “George, o Rei da Floresta”, “3000 Milhas Para o Inferno” e “Espanglês”. Quem sabe o papel do Homem-Areia o ajude a emplacar como um nome famoso.

 
A AGREGADA
 

Bryce Dallas-Howard (Gwen Stacy): Texana, nascida em 2 de maio de 1981, Bryce Dallas-Howard é conhecida por ser filha do famoso diretor Ron Howard, que por sinal, colocou a filha para estrear nos cinemas em seu filme “O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra”, de 1985. Atuou também em “Apollo 13”, de 1995, e “O Grinch”, de 2000, ambos dirigidos pelo pai. Mesmo com poucos filmes, vem ganhando papéis de responsabilidade. Sua ‘autonomia’ começou a surgir logo no papel da protagonista de “A Vila”, dirigido por M.Night Shyamalan em 2004, que a dirigiu posteriormente também em “A Dama na Água”, em 2006, também como protagonista. Em 2005, substituiu Nicole Kidman na continuação de “Dogvile” intitulada “Manderlay”, de Lars Von Trier. Ela chega na franquia “Homem-Aranha” apenas no terceiro filme, na pele da bela Gwen Stacy, personagem conhecida dos quadrinhos, que mexe com o coração de Peter.