Cinema com Rapadura

OPINIÃO   quarta-feira, 09 de novembro de 2005

8 Mulheres

"Se todas as esposas infiéis resolvessem matar seus maridos, não haveria mais maridos. Ou amantes, pois a maioria dos homens são os dois". Através dessa fala de uma de suas personagens, já se pode sentir o humor sutilmente ácido que está presente em "8 mulheres", um filme que mistura vários gêneros e acaba por se tornar uma excelente diversão bem ao estilo do cinema francês.

É fato que o cinema europeu é tido geralmente como underground por aqui e por causa da falta de divulgação muita gente perde a oportunidade de ver verdadeiras preciosidades do cinema contemporâneo mundial, categoria na qual, na minha humilde opinião, "8 mulheres" se encaixa.

O homem da família é assassinado com uma punhalada pelas costas. As suspeitas, isoladas e enclausuradas na casa devido a uma tempestade de neve, oscilam numa relação de amor e ódio entre si. Oito mulheres: a esposa, as duas filhas, a irmã, a cunhada, a sogra e as duas empregadas. Todas são dignas de desconfiança e nenhuma tem um álibi plausível. Tudo isso ambientalizado numa casa de campo francesa em algum ponto da década de 50.

O desenrolar da história vai revelando a cada momento novas surpresas sobre as personagens. Pouco a pouco novos segredinhos sórdidos (e alguns bem sórdidos mesmo) de cada uma das mulheres vão surgindo, fazendo desse drama/comédia/mistério/musical uma trama cada vez mais envolvente.

Esse filme, que juntou heterogeneamente em seu elenco oito das melhores arizes da França (como a veteraníssima Danielle Darrieux e a já revelação Ludvine Sagnier), pode às vezes beirar o "nonsense", como quando de repente, em momentos diferentes, as personagens cantam músicas populares francesas, sem que para isso haja propriamente um contexto, ou quando a consagrada Catherine Deneuve executa uma coreografia no mínimo "tosca" ao som de uma dessas músicas.

Talvez por isso o filme tenha dividido tanto a opinião da crítica. Há quem ame e quem odeie essa obra do diretor François Ozon, porém o espectador deve saber que essa é uma película que não deve ser levada a sério e sob esse ponto de vista "8 mulheres" realmente é um espetáculo – aliás repleto de referências ao cinema em geral, com suas cores vibrantes, remetendo o antigo método de coloração das películas e pequenas falas de outros filmes (como de "o último metrô" do mestre François Truffaut).

O final surpreendente fecha com chave de ouro a história e as atrizes até "agradecem" em cena, como que confirmando também o tom teatral das interpretações.

A trilha sonora de 8 mulheres é um detalhe à parte. Além de oito músicas interpretadas por cada uma das atrizes, possui temas incidentais que dão um toque especial a cada cena, sempre coordenados com o momento.

Embora tenha ficado pouco tempo em cartaz por aqui, "8 mulheres" encontra-se disponível nas locadoras em VHS e DVD (esse último formato, com maravilhosos extras como bastidores, entrevistas e biografias). Vale a pena conferir e se divertir.

Cinema com Rapadura Team
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre