Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sábado, 09 de abril de 2005

Assalto à 13ª DP

Remake da versão de 1976, dirigida por John Carpenter, "Assalto à 13ª DP" é um filme bastante interessante e envolvente, capaz de chamar atenção até da sua namorada mais romântica.

Como quase sempre ocorre, um filme surge do fundo de um poço cheio de clichês cansativos e consegue atrair a atenção de todos. Esse é o caso de "Assalto à 13ª DP", um filme policial diferente da maioria, apesar de ser uma refilmagem. O filme traz de volta às telas Lawrence Fishburne e Gabriel Byrne. Ethan Hawke é o protagonista e, infelizmente, ao vê-lo em algumas cenas, sentimos saudades de "Antes do Pôr-do-Sol".

O mau tempo obriga um ônibus carregado de detentos que à uma penitenciária a fazer um desvio para a isolada 13a. DP, apesar de o local estar em processo de fechamento. Entre os poucos presos que a delegacia ainda abriga em suas celas, está o temível criminoso Marion Bishop (Fishburne), cuja presença atrapalha a comemoração de Ano Novo planejada pela secretária da delegacia, Iris (Drea de Matteo), e o veterano policial Jasper "Old School" O'Shea (Brian Dennehy). Mesmo o sargento Jake Roenick (Hawke) pretendia participar das festividades, apesar de ainda carregar as cicatrizes físicas e emocionais de uma operação anti-drogas fracassada que fora realizada meses antes e que deixou mortos entre sua equipe. Os planos vão por água abaixo quando a delegacia é atacada não por membros de uma gangue, mas por uma força de atiradores de elite comandada por Marcus Duvall (Gabriel Byrne), chefe do Esquadrão de Combate ao Crime Organizado, que pretende eliminar Bishop e qualquer outra pessoa que atravessar o seu caminho.

Consegue-se perceber a originalidade do filme a partir da sua sinopse, pois, apesar de ser uma refilmagem, poucas pessoas lho sabem.

Fishburne reaparece com a mesma face segura do hacker Morpheus, mas, para nossa felicidade, não temos a impressão de uma semelhança entre ambas as personagens. Em papel de salvador da pátria, Fishburne atua muito bem naquele típico papel "fodão", cuja personagem passa a maior parte do tempo analisando o ambiente, e resolve partir ao ataque com segurança e positividade. Temos também a participação de Gabriel Byrne, que faz o papel do "vilão" Marcus Duvall. Byrne aparece pouco durante a história, mas, independente do pouco tempo, vemos aquele mesmo Byrne de "Os Suspeitos": frio e calculista. Uma surpresa bastante agradável foi a participação de Drea de Matteo no papel da secretária Iris. Drea já participou de vários longas, mas só veio obter sucesso atuando como a irmã doida de Joey no seriado homônimo. Ethan Hawke como protagonista está um pouco apagado, não parece o mesmo Ethan de "Gattaca", "Antes do Amanhecer" ou até mesmo "Dia de Treinamento". Há também a participação do rapper Ja Rule como o encrenqueiro Smiley.

A direção, a cargo do desconhecido Jean-François Richet, agrada. Apesar de contestarmos um pouco das ações das personagens durante o filme, este não perde a graça. "Assalto à 13ª DP" poderia ter sido um salto para o diretor, mas, infelizmente, o filme não teve muita divulgação e, muito menos, repercussão. Mas Hollywood é assim, quando o original não faz sucesso, eles não se esforçam pra refilmagem superá-lo.

Outros críticos afirmam que o filme não é original, mas, convenhamos e não exageremos, a história é mesmo original, pois algo assim só apareceu mesmo na versão de 1976, dirigida por John Carpenter. O roteiro possui falhas, como todos os outros, mas, diferente de muitos, tais falhas passam despercebidas. O roteirista James DeMonaco novamente consegue agradar, não tanto quanto em "O Negociador", drama policial de sucesso, com Samuel L. Jackson e Kevin Spacey, mas já é o suficiente para prender a nossa atenção durante os 109 minutos de filme.

Se você é mais um cansado da onda de péssimos filmes em cartaz, conferir "Assalto à 13ª DP" fará bem, até pra mudar um pouco de estilo.

Bruno Sales
@rmontanare

Compartilhe

Saiba mais sobre