Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 28 de março de 2005

Com a Bola Toda

Usando uma fórmula simples mesclando humor quase negro com um jogo bastante conhecido, "Com a Bola Toda" diverte todas as idades.

Esse foi um dos filmes que eu mais vi trailers na minha vida. Pouco mais de 3 ou 4 semanas de trailer passando exaustivamente em praticamente todas as sessões dos principais filmes estavam em exibição. Depois da 4ª ou 5ª vez tinha virado "Chaves": você conhece a piada, e ainda bola de rir. Fiquei com medo de que as piadas acabassem no trailer, como já presenciamos em várias outras comédias. Felizmente eu estava errado. "Com a Bola Toda" conseguiu funcionar tanto no trailer como no filme em si, para nossa sorte.

Peter LaFleur (Vince Vaughn) é o dono de uma academia acabada chamada Average Joe, que sobrevive de uma pequena clientela (selecionada, por sinal). O local atrai a atenção do egocêntrico e bizarro White Goodman (Ben Stiller), dono de um império da ginástica, a academia Globo. White pretende comprar a Average Joe, sendo que as finanças da academia apenas facilitam que sua pretensão se torne realidade. Um dos bancos credores da Average Joe põe na academia a advogada Kate Veatch (Christine Taylor), que se apaixona por Peter e decide por ajudá-lo a salvar a academia. A possibilidade de salvação da academia surge na realização de um decisivo jogo de queimada (carimba), que reunirá a equipe da Average Joe contra a equipe da Globo.

A história bobinha e fácil de ser encontrada em filmes esportivos. O que consegue trazer um diferencial é o humor usado em cima desta pequena e simples história. Este humor chega a ser tão pesado que soa quase negro, o que não atrapalha em nada o desenrolar da fita. Comerciais de academias são zoados do início ao fim do filme. Aquele onde o protagonista fica apontando pra tela com sorriso “Colgate” balançando a cabeça e no fundo as pessoas bonitas e saradas fazem exercícios. Mais clichê que isso não existe, por isso é bastante divertido ver como eles satirizam estes tipos de comerciais bizarros.

Algumas pessoas mais obesas podem se sentir um pouco ofendidas quando eles extrapolam no humor neste ponto. Há uma cena do filme em que Ben Stiller fica cheirando uma pizza para ver se assim ele satisfaz sua gula e não engorda. Aquele tipo de pessoa que não é gorda, mas faz de tudo para não exagerar na comida. Infelizmente a mensagem é passada errada, porque não mostra que não é deixando de comer que emagrece e sim quando existe uma reorganização alimentar. Eu sei que o objetivo do filme não é ensinar e sim esculachar, mas dá para você satirizar algo e ensinar ao mesmo tempo (afinal, cinema gira em 3 diretrizes: divertir, fazer pensar e ensinar). Acho que ficaria até mais engraçado …

O que falar de Ben Stiller? O cara fez 6 filmes de comédia no ano de 2004: "O Âncora – A Lenda de Ron Burgundy", "Com a bola toda", "A Inveja Mata", "Starsky & Hutch – Justiça em dobro", "Entrando Numa Fria Maior Ainda" e "Quero ficar com Polly". Absurdo! O mais absurdo ainda é que ele não conseguiu ser medíocre em nenhum deles. O que é absurdamente ótimo (rs)! Ele é o comediante mais ativo no cinema dos EUA. No filme "Starsky & Hutch" ele usa uma voz grossa engraçadíssima em um disfarce no final do longa e é esta que ele usa em todo o filme para fazer o personagem hilário que é o dono da academia Globo, White Goodman.

O que você me diz de uma pessoa que usa uma roupa de ginástica durante quase o filme todo e nas partes íntimas existe um saco inflável que ele enche para impressionar as mulheres mostrando que é um homem de "big cojones"? É engraçado demais! E aquele bigode que você tem certeza absoluta que é falso (alá Sargento Pincel dos Trapalhões)? Realmente Stiller consegue tirar muitas risadas do público.

Agora do outro lado temos Vince Vaughn. Não compromete em nada interpretando o protagonista da história, o dono da academia Average Joe, Peter LaFleur. Apesar de algumas tiradas engraçadas, é notável que o humor fica por parte de Ben Stiller e de um coadjuvante que faz parte do time da Average Joe, Justin Long (que interpreta Justin). Ele é apaixonado por uma líder de torcida que o ignora e consegue extrair muitas risadas com papelões impagáveis, como na hora que ele levanta uma garota bem gorda e ela cai de perna aberto sobre sua cabeça (ela está sem calcinha). Nas cenas em que Patches O'Houlihan (interpretado por Rip Torn), que no passado foi uma lenda de queimada e hoje está confinado a uma cadeira de rodas, está tentando ensinar seus pupilos da Joe's a jogar queimada. Ele arremessa chaves inglesas contra seus jogadores, para que eles aprendam a esquivar-se de objetos. Aqui você vê uma das cenas mais engraçadas do filme. A galera caindo no chão morrendo de dor. Hilário!

O filme compromete em relação a demora para começar as partidas de queimada. Eles enrolaram muito na história, sendo que daria para fazer uma introdução rápida e não enrolar muito no início de "romance" entre Peter LaFleur e Kate Veatch (interpretada pela bonita Christine Taylor). As vezes algumas piadas são mal empregadas e se tornam bestas demais. A sorte é que os atores contribuem para que tudo funcione bem, apesar do humor beirar ao pastelão adolescente. Vale lembra também a participação de Chuck Norris como um dos juizes e Lance Armstrong como técnico de um dos times que estão na disputa.

Se Ben Stiller continuar fazendo filmes medianos e conseguir extrair sempre boas risadas em todos eles, ele pode se tornar um dos maiores comediantes no cinema de todos os tempos (pelo menos em filmografia). O jogo de queimada deles (EUA) é bem diferente do que acontece aqui no Ceará pelo menos, mas o estilo eu particularmente achei bem mais atraente. O problema é usar várias bolas, diferente do tradicional, que usamos só uma. Saudades, recordações de infância. Êta tempo bom …

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre