Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sábado, 26 de março de 2005

Hora de Voltar

Um bom filme que tem a trilha sonora como seu ponto positivo, sem muitas pretensões e um roteiro regular. Apesar de ser uma comédia, o filme está mais voltado ao drama, portanto não espere dar gargalhada.

Hollywood tem passado por algo significante nos últimos tempos. Diferente do que geralmente acontece, o cinema está abordando temas bastante profundos em seus filmes. Temos por exemplos grandes premiados por adotar o dilema da eutanásia ("Mar Adentro" e "Menina de Ouro"), mas vários outros procuram mostrar personagens depressivos e que buscam em vícios a solução de seus problemas que não conseguem no seu dia-a-dia. Depressivos ou quase isso, os personagens de Paul Giamatti em "Entre Umas e Outras" e do qual vou focar nesta crítica, o de Zach Braff que faz o papel de Andrew Largeman em "Hora de Voltar", são apenas alguns exemplos dessa boa leva de filmes que nos tocam e nos fazem refletir.

Separei esses dois exemplos, pois ambos são protagonistas de uma comédia dramática, mas com estilos diferentes. Enquanto Giamatti leva seu personagem a se afogar em doses e doses de vinho, Zach abusa de remédios antidepressivos e ecstasys. Andrew Largeman é um ator de televisão razoavelmente bem sucedido, que vive em Los Angeles e leva sua vida num estado de torpor induzido por lítio há anos. Após a morte de sua mãe ele decide retornar à sua casa em Garden State, a qual não via há 9 anos. Mesmo distante por tanto tempo, Andrew não conseguiu escapar da dominação de seu pai, Gideon (Ian Holm). Preocupado em ter que retornar para casa após tanto tempo, ele encontra pelas esquinas de sua cidade-natal antigos conhecidos, que lhe relembram bons momentos de quando morava no local.

O próprio Zach Braff dirige o longa, e o mesmo introduz seu personagem mostrando um pouco do seu cotidiano, lento e atrapalhado, entediante até demais. Tudo se transforma quando a mãe de Andrew falece e ele volta a sua cidade Natal. Daí em diante o filme se desenrola de forma diferente. Passa do extremo negativo ao positivo, destacando Sam, vivida por Natalie Portman que dá o ar da graça quando se torna amiga de Andrew, mudando sua vida completamente. Ian Holm faz o papel de Gideon Largeman, pai de Andrew. Uma participação séria e digna de quem já atuou em grandes sucessos como "O Quinto Elemento" e a trilogia Senhor dos Anéis.

A fotografia é bem dirigida por Lawrence Sher, sendo mais ousada quando foca os momentos sorumbáticos do jovem ator, nos causando um certo baixo-astral que beira o mal-estar. Detalhes à parte, "Hora de Voltar" possui uma trilha sonora fenomenal. Procure parar para ouvi-la em algum instante. Porém a trilha talvez seja o maior destaque do filme, pois o roteiro de Zach (sim, o diretor e o protagonista) não exige muito das interpretações, tanto que o próprio Zach tem uma boa atuação, apesar de fazer um papel diferente e regular no seriado de comédia, "Scrubs".

O longa não teve uma grande divulgação, mas é um bom filme e uma boa pedida pra quem se interessar por essa onda de dramas em Hollywood.

Bruno Sales
@rmontanare

Compartilhe

Saiba mais sobre