Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 28 de março de 2005

Os Incríveis (2004): uma animação simplesmente incrível da Pixar

Inovador, engraçado e maravilhosamente escrito, "Os Incríveis" é um dos melhores filmes de 2004, ótimo para espectadores de todas as idades e digno de ser vencedor do Oscar de Melhor Animação, no mínimo.

A Pixar volta com tudo com esse trabalho magnífico, digno do Oscar de Melhor Animação. Com todos os ingredientes necessários para um ótimo filme, “Os Incríveis” consegue ser engraçado, inteligente, dramático e com uma atmosfera apaixonada que deixa muita comédia romântica no chão. Já pudemos conferir todo o poder da animação no fantástico “Procurando Nemo”, onde a Pixar conseguiu mostrar, com grande maestria, sentimentos em animais aquáticos, mas agora ela se mostra ainda mais dedicada, e com um roteiro excelente, resulta em um filme nota 10.

“Os Incríveis” já se mostra bastante interessante a partir de sua idéia: mostrar o cotidiano de uma família de super-heróis aposentados. Os mesmos, como muitos outros heróis, são obrigados pelo governo a terem que esconder seu alter-ego e não lutar mais contra as injustiças do mundo. Então passam a ter que lutar contra o maior inimigo de suas vidas, a monotonia do dia-a-dia.

Ponto forte durante todo o filme, os dilemas e as dificuldades de se criar uma família são mostrados com muito detalhismo, deixando aquele ar de stress familiar. O melhor de tudo é que vemos todos os desentendimentos e nos identificamos com eles. Parece que estamos vendo um pequeno filme sobre nossa vida, mas com a grande diferença do uso dos poderes da super família.

Brad Bird, diretor e roteirista, mostra que tem potencial e que continua evoluindo. Diretor do ótimo “O Gigante de Ferro”, procurou ser o mais inovador possível. Não há uma cena repetida durante todo o filme, aquela típica cena que você pensa: “Poxa, dinovo?”. O filme que já começa em plena ação e bastante engraçado, vai melhorando, chegando ao ápice quase ao seu término, fazendo o espectador ficar grudado na poltrona e não perceber o tempo passar.

Vendo assim, podemos imaginar que Bird seja um ávido leitor de histórias em quadrinhos. Sua idéias para os poderes mostrados são ótimas e ao mesmo tempo absurdas. Como já comentei anteriormente, são sempre poderes inovadores. Pode parecer pouca coisa, mas isso ajuda bastante no desenrolar da história. Nada como uma boa cena repetida pra desmotivar o espectador, e eu garanto, não há uma cena perdida durante todo o filme. Toda tomada consegue nos tocar de alguma forma, seja sorrindo ou boquiaberto.

Promessa de boas críticas e grande público, posso dizer com todo gosto, “Os Incríveis” é um dos melhores filmes do ano. Quem o assistir, não irá se arrepender. Criança, adulto, o que for, vai curtir muito, pois o filme aborda temas para todos os gostos e prepare-se para dar boas gargalhadas. O filme é simplesmente, incrível.

Bruno Sales
@rmontanare

Compartilhe

Saiba mais sobre