Cinema com Rapadura

OPINIÃO   terça-feira, 06 de setembro de 2005

Mensagem Para Você

Estrelado por dois atores maravilhosos e conhecidos do grande público, "Mensagem pra Você" é o resultado de uma comédia romântica leve, doce e reflexiva e, podem acreditar, possui um pano de fundo para grandes argumentações sociológicas.

A história parece boba e previsível. Entretanto, "Mensagem para Você", traz um conteúdo no qual podemos refletir sobre nossos relacionamentos e até que ponto um simples bate-papo virtual pode se converter num sentimento maior que essa relação dita “real”.

Em resumo, o filme conta a história de duas pessoas que se conhecem através de uma sala de bate papo na internet. Os dois mantêm suas identidades em segredo e se correspondem por e-mails. Porém, na vida real eles são concorrentes no ramo dos negócios de livros. Kathleen Kelly (Meg Ryan) tem uma loja de livros infantis muito tradicional, cujo nome não poderia ser mais encantador, "A Loja da Esquina", que pertencia a sua mãe e que encantou uma geração contando histórias. Joe Fox (Tom Hanks) é simplesmente dono de uma das maiores cadeias de livrarias, famosa por vender livros mais baratos. Os dois vivem seus relacionamentos apáticos, que já não se completam, e que permitiu um espaço para que Kathleen e Joe buscassem algo que pudesse ser mais interessante que a vida amorosa dos dois.

O interessante é que no mundo virtual, eles possuem coisas em comum, compartilham suas idéias, são confidentes um do outro. Lógico, nada que possa identificá-los, e na vida cotidiana, os dois adquiriram antipatia um pelo outro devido uma disputa de mercados. Joe Fox vai abrir uma de suas famosas lojas bem perto da pequenina Loja da Esquina. Claro que a concorrência vai ser esmagadora, afinal em tempos onde o que vale é promoção e preços baixos, poucas pessoas irão se importar com uma lojinha tradicional que vendem livros lindos e feitos à mão, mas que custam caros. Essa novidade abala a vida de Kathleen sua relação com sua loja vai muito mais além do fator econômico, ou seja, há uma relação efetiva muito forte, pois se desfazer da lojinha é deixar as lembranças de sua querida infância morrer.

A parceria entre Tom Hanks e Meg Ryan é coisa antiga. Já haviam contracenado juntos antes em outra comedia romântica, "Sintonia do Amor" (1993), que por coincidência (ou não?), dirigido pela mesma diretora Nora Ephron. Nora possui algo muito particular em seus filmes: não há cenas de sexo, os diálogos são bem explorados sem aquela superficialidade decorrente desse gênero, e uma pitada de trilha sonora com músicas antigas da década de 40 e 50. Não trazendo as típicas piadas chatinhas, o filme opta por um roteiro que exalta um assunto que estava muito presente na mídia: o auge dos contatos virtuais. Um assunto que ainda não saiu da moda, afinal, a cada dia as relações virtuais e tipos de sites que proporcionam esses encontros crescem em números relevantes. Também retrata como os pequenos negócios são destruídos pelo universo capitalista; esses pequenos negócios não têm vez diante da força das grandes franquias.

Os diálogos em alguns momentos são divertidos e possuem certo teor educativo. Claro que muitos não vêem o filme por essa ótica, acham um filme bobo e repleto de cenas clichês. Contudo, que filme podemos citar característico desse gênero, não trazendo as famosas cenas obvias e clichês? "You’ve got mail", titulo original, é uma obra que não deixou a história superficial. Acho que as conversas proporcionadas nas cenas foram importantes e foi possível abordar bem o assunto sem deixar aqueles enormes vazios que muitas vezes perdem o desenvolvimento da narrativa.

Faz parte da terceira adaptação (numa versão bem mais moderna e atualizada) para cinema da peça Miklos Laszlo. As outras foram, "A loja da Esquina" (1940) e "A Noiva "Desconhecida" (1949). Tom Hanks e Meg Ryan dão a seus respectivos personagens carisma e doçura. Meg Ryan em alguns momentos força demais a meiguice de Kathleen e acaba tornando-a um pouco artificial, o que Tom Hanks já faz o contrário. Joe está na medida certa. Mesmo assim, Meg Ryan foi indicada para o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz. A química dos dois é perfeita, carismática e divertida.

A escolha da canção final para embalar o encontro definitivo desses dois seres não tão "secretos" não poderia ser mais perfeita: Over the Rainbow, no melhor estilo jazz. Um belo beijo e uma bela música resultam num final romântico e charmoso. O amor está no ar. Um romance bonito que possui uma história previsível, mas que retrata uma realidade não tão distante de nós. Nossas relações sentimentais conflituosas e a busca de alguém que possa ser complemento nesse mar imerso de ilusões.

Cinema com Rapadura Team
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre