Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 28 de março de 2005

Meu Vizinho Mafioso 2

Bruce Willis rouba a cena, ou praticamente todas na continuação dessa comédia que demorou muito pra chegar.

De vizinhos eles não têm mais nada. Mas estão mais engraçados do que antes. Dessa vez podemos conferir Bruce Willis aos prantos na pele do mafioso durão, porém sensível, Jimmy Tulipa. Além de Bruce, todo o elenco restante está de volta, Matthew Perry como o protagonista Oz, Amanda Peet, Kevin Pollak e Natasha Henstridge. Todos receberam destaque maior com seus respectivos personagens, tornando o filme ainda melhor que o original.

Dessa vez, quando tudo parece estar tranqüilo na vida de Oz, um chefão da máfia húngara é libertado da prisão e vai em busca do dentista desleixado para obter vingança pela morte de seu filho. Pra tornar a vida de Oz um inferno na terra, os mafiosos seqüestram sua esposa Cynthia (Natasha) e fazem ameaças contra ela. No entanto, Oz lembra que pode conseguir ajuda com seu antigo "amigo" e vizinho Jimmy "Tulipa", o qual mudou de cidade e agora passa o tempo limpando coisas compulsivamente, cozinhando e cuidando de suas galinhas.

Destaque máximo a Bruce Willis. O sujeito durão está simplesmente hilário, cheio de rancor e depressões. Matthew Perry segue a mesma linha de sujeito atrapalhado e bobo, papel que ele interpreta melhor do que ninguém. O relacionamento entre as personagens do filme está ótimo. Kevin Pollak no papel do chefão Lazlo Gogolak está demais engraçado. Enfim, todos estão perfeitamente bem, todos tiveram uma pequena mudança no perfil, uma pequena pitada em cada um foi o diferencial para deixar a seqüência mais engraçada que o original.

O roteiro assinado por Mitchell Kapner é bastante interessante. Durante o filme você pode achar um pouco tolo, mas ao término do mesmo você se surpreenderá. Roteiro bom é assim, que consiga envolver da forma que o longa pede e que consiga surpreender no final de tudo.

Howard Deutch, o diretor, conseguiu explorar o que há de melhor em cada artista. Surpresa para o tamanho sentimentalismo do personagem de Bruce Willis. Vê-lo chorando aos prantos foi com certeza uma das cenas mais inusitadas e divertidas do filme. "Meu Vizinho Mafioso 2" não apela pra nada. Talvez algumas tomadas desnecessárias, mas nada que influa negativamente no desenrolar da história.

Pra concluir a crítica, digo que as cenas de sentimentalismo extremo de Jimmy "Tulipa" pagam o ingresso. Quem assistiu o primeiro, com certeza irá sorrir ou até mesmo dar gargalhadas em alguns momentos. Bastante interessante e uma boa pedida pra algo mais leve e divertido.

Bruno Sales
@rmontanare

Compartilhe

Saiba mais sobre