Cinema com Rapadura

OPINIÃO   terça-feira, 15 de setembro de 2015

Férias Frustradas (2015): bem mais que uma boa refilmagem

Ed Helms encabeça o elenco de uma das melhores comédias do ano.

Em 1983, Chevy Chase fez o mundo chorar de rir com o grande sucesso de sua carreira: “Férias Frustradas”. Era a história da família Griswold (composta por ele, sua esposa e seu casal de filhos) que sempre que tentava viajar de férias passava pelos maiores apuros, e tudo dava magnificamente errado. Agora, em 2015, os diretores John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein trazem de volta às telas a aventura em família em um reboot bastante interessante.

O filme conta a história de Russ Griswold (Ed Helms) que decide, depois de perceber como sua esposa Debbie (Christina Applegate) está descontente com os rumos que sua vida tomou, levá-la, junto com os filhos James (Skyler Gisondo) e Kevin (Steele Stebbins) para o legendário parque temático Walley`s World. Para isso, com o intuito de fortalecer os laços familiares, farão a longa travessia de quase quatro mil quilômetros, desde Chicago até a Califórnia, em um “moderno” carro alugado.

A trama tem uma estrutura bastante semelhante ao original, (além de espalhar referências por toda a fita, especialmente no terceiro ato, com participações surpreendentes) porém com mudanças significativas. Tais mudanças servem para transformar alguns personagens em figuras bem mais cativantes, como no caso do protagonista, ou com mais profundidade, como ocorre com Debbie. Além disso, o humor característico da franquia passa por uma adequação aos tempos modernos, tanto em ritmo quanto em teor.

Por se tratar de um road movie, outro ponto alto, são os personagens que entram e saem da trama, mas deixam suas marcas, por serem engraçadíssimos em seus absurdos e exageros, além de brincar e desconstruir situações cotidianas. Entre eles está o cunhado machista, conservador e cafajeste (numa divertida participação de Chris Hemsworth) casado com Audrey (Leslie Mann), irmã de Russ. Também tem uma passagem marcante a jovem Adena (Catherine Missal), que, além de gerar boas piadas, participa de um momento marcante de um dos personagens. Coroando as participações especiais, um assustador caminhoneiro (que não irei citar o ator para não estragar a surpresa).

O roteiro, também escrito pelos diretores, aposta em piadas rápidas extremamente criativas presente em vários diálogos inspirados além de explorar ao extremo as várias situações embaraçosas, ou  que seus personagens se metem, como a disputa de Debbie em uma rápida visita a faculdade, a visita do cunhado ao quarto do casal na fazenda ou uma conversa do piloto de avião Russ com uma família durante um rápido vôo. Outro recurso humorístico que funciona com perfeição é aquele da gag que não termina em uma única cena, prolongando as risadas por vários momentos espalhados pela história. Infelizmente algumas dessas passagens parecem deslocadas do desenvolvimento da trama, soando um pouco forçadas demais.

Entretanto, apesar de tantos bons momentos, nada é mais divertido que o núcleo da família Griswold, graças ao talento esbanjado pelos atores. Ed Helms abusa de todos os seus talentos, desde a típica interpretação do personagem que sempre tenta ver o lado positivo das coisas antes de explodir até seus dotes musicais. Chega a ser tocante o seu esforço em manter o otimismo em busca realizar os sonhos de sua família, mesmo com tudo dando errado. Christina Applegate é um excelente contraponto, ao passo que parece sempre estar no lado oposto de uma gangorra de emoções com o seu marido. Os jovens Skyler Gisondo e Steele Stebbins apresentam uma dinâmica perfeita, especialmente ao inverterem a situação habitual de bullying.

Tudo isso não ficaria completo sem o excelente trabalho de direção. A dupla não deixa o ritmo cair em nenhum momento, sempre acertando o timing das piadas sem prejudicar o desenvolvimento da história. Além disso, sabem explorar com perfeição a química existente entre o elenco.

Desta forma, não seria exagero dizer que “Férias Frustradas” é bem mais que uma boa refilmagem. É, sem dúvida, uma das melhores comédias do ano.

David Arrais
@davidarrais

Compartilhe