Cinema com Rapadura

Críticas   quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O Pequeno Príncipe (2015): quase sequência do clássico literário não cativa

Ao tentar acrescentar algo não essencial à cativante história do livro de Antoine de Saint-Exupéry, essa adaptação acaba se prejudicando, aleijando o inesquecível texto do original com uma trama desinteressante e batida.

imagePoucas obras tocaram tantas pessoas quanto “O Pequeno Príncipe”, lançada em 1943. A leitura do relativamente curto livro de Antoine de Saint-Exupéry tornou-se uma daquelas experiências essenciais da infância virando até mesmo uma gag recorrente em concursos de misses. Portanto, qualquer filme que lide com uma história tão querida corre sério risco de alienar seu público caso não respeite o original.

Não é surpresa, portanto, que os melhores momentos desse longa animado homônimo, dirigido por Mark Osborne (“Kung Fu Panda“), sejam aqueles que adaptam com extrema fidelidade a trama de Saint-Exupery, trazendo à vida até mesmo as ilustrações do autor. É uma pena que tais momentos sejam tão efêmeros e representem menos de 1/3 da projeção.

Escrito por Irena Brignull (“Os Boxtrolls“) e Bob Persichett, o foco dessa produção não é a história do livro em si, mas no impacto que este tem em uma menininha, cuja perfeccionista e controladora mãe tem planejada toda a sua vida, minuto a minuto, sem margem para imaginação ou amigos, lidando apenas com números frios e objetivos profissionais. Isolada em uma casa fria e rígida, a menina tem sua rotina invadida por um velho aviador, que lhe conta de seu encontro com o Pequeno Príncipe, trazendo assim cor e alegria à vida da criança.

Apesar da menininha ser a protagonista do filme, o coração desta produção é realmente o Pequeno Príncipe, algo inclusive refletido no design de produção. Ora, enquanto as cenas da menininha são mostradas em uma animação computadorizada comum (embora deveras competente), as cenas que mostram as passagens do livro são feitas em uma belíssima mistura de CG e stop-motion.

Deste modo, os queridos personagens literários ali retratados, como o próprio Pequeno Príncipe, o aviador e a rosa, se mostram mais “tangíveis” e “reais” do que aqueles que deveriam representar o público. O fato de que os traços dessas figuras tenham sido retirados diretamente das ilustrações de Saint-Exupéry ressalta a ideia de que elas parecem ter pulado diretamente das páginas do livro. Até mesmo a fotografia nas cenas do deserto, em um tom puxado pro sépia, ressaltam um sentimento gostoso de nostalgia.

Esses trechos são mostrados de maneira delicada e fiel, com todas as agridoces lições do original sendo retratadas com extrema fidelidade, mantendo-se inclusive o tenso último diálogo entre o Príncipe e o Aviador (e a reação da menina ao ouvir esse trecho específico é a melhor cena do “mundo real”, refletindo a reação de muitos leitores nessa passagem).

Falando nisso, a ideia dos roteiristas de ancorar a adaptação no impacto que a história causa no leitor foi ótima, mas foi realizada de maneira estabanada. Enquanto a Menininha é simpática e o seu arco reverbera na vida de várias crianças modernas, embora de modo exagerado, o roteiro erra a mão nos adultos.

Enquanto a mãe é excessivamente vilanizada no segundo ato, a figura estóica do aviador é reduzida, quando no “mundo real”, a um senhor atrapalhado e irresponsável, o que iguala a lição de maravilhamento e o eterno olhar infantil que o Pequeno Príncipe transmite (literal e/ou figurativamente) ao personagem/autor a um incentivo de eterna imaturidade, prejudicando o filme como um todo.

No entanto, esse dano foi menor que aquele causado pelo desastroso terceiro ato da produção, no qual a fita torna-se uma sequência do livro. Pior, uma continuação extremamente convencional, apresentando o Príncipe em uma versão adulta apoiada em um humor físico (!) dos mais comuns, despindo a trama de todo o charme que a tornava única.

O guião chega inclusive a transformar um dos adultos que o personagem-título encontra no decorrer de sua jornada no original em um vilão megalomaníaco barato, quando tudo que essas figuras no livro inspiram no garoto é pena e estranhamento. Uma verdadeira traição para os fãs do livro.

No final, “O Pequeno Príncipe” é uma produção tão linda quanto problemática, dotada de um visual magnífico, uma bela trilha sonora composta por Hans Zimmer e Richard Harvey, mas que só mostra sua alma quando os trechos do livro original ganham a telona, mostrando-se vazio e comum quando tenta ser “original”. Antoine de Saint-Exupéry salvou o filme de ser uma catástrofe.

Thiago Siqueira
@thiago_SDF

Compartilhe

Saiba mais sobre