Cinema com Rapadura

Críticas   sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A Escolha Perfeita 2 (2015): um bis para risadas e boas músicas

Comédia musical se repete, mas acerta ao apostar no desenvolvimento dos personagens.

No ano de 2012, chegou aos cinemas “A Escolha Perfeita”, comédia musical calcada no sucesso da série televisiva “Glee”. Apesar das críticas variarem bastante pelo mundo, indo de elogios rasgados à condenações extremas, foi um grande sucesso de público. Por conta disso, aproveitando o gancho óbvio presente no final do primeiro episódio, a continuação estreia três anos depois. Agora com Elizabeth Banks ocupando a cadeira de direção.

O filme acompanha o grupo Barden Bellas, liderado por Beca (Anna Kendrick) e Fat Amy (Rebel Wilson), que atingiu o ápice depois da vitória retumbante no torneio que vimos no episódio anterior. Por conta dos três anos de estrelato, as meninas são convidadas a fazer uma apresentação para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No entanto, depois de um acidente vexatório e desastroso, elas são impedidas de participar, defendendo o tricampeonato, do campeonato nacional de canto a capela. Por conta disso, para poderem continuar na ativa, as Bellas tem que participar, e vencer, o campeonato mundial, que acontecerá em Copenhague, na Dinamarca.

O longa tem uma estrutura bastante semelhante ao anterior, com acirradas disputas fora de competições, membros da equipe com planos fora do grupo de canto, um grupo adversário de alto nível, entrada de novas cantoras e romances nascendo por toda a faculdade. Apesar da falta de originalidade, o roteiro aposta em outro elemento que já havia dado certo: as personagens bem construídas e suas características pessoais cativantes, especialmente a personalidade forte de Beca e o humor ácido de Fat Amy. Também estão de volta os hilários comentaristas John Smith (John Michael Higgins) e Gail (Elizabeth Banks), que trazem os possíveis comentários presentes na cabeça dos espectadores para a tela, e que são imediatamente rechaçados, com respostas ainda mais fortes, porém igualmente engraçadas.

Além disso, as adições foram bastante acertadas, como Emily (Hailee Steinfeld), filha de uma lenda histórica da casa, Flo (Chrissie Fit), uma imigrante que gosta de lembrar as amigas quais são as reais dificuldades da vida e o aloprado produtor musical, chefe de Beca, interpretado por Keegan-Michael Key.

Outro grande acerto do roteiro, escrito novamente por Kay Cannon, são os diálogos rápidos e hilários, que dividem bem os talentos de cada intérprete, com grande aproveitamento do timing cômico de cada um, seja como protagonista das piadas, seja como um eficiente escada.

Como não poderia deixar de ser, o ponto alto da fita é a excelente seleção musical, que vai de músicas chulas a clássicos do hip hop, passando por música country e músicas românticas de modo geral, todas emolduradas com inspiradas coreografias. Tudo isso coroado com ótimos enquadramentos, que valorizam bem todos os aspectos cênicos, desenvolvidos com excelência.

Apesar da repetição da estrutura, que já se tratava de uma fórmula batida e desgastada, “A Escolha Perfeita 2” se revela uma obra bastante divertida, ainda que insista em deixar ganchos para (prováveis) continuações desnecessárias.

David Arrais
@davidarrais

Compartilhe