Cinema com Rapadura

OPINIÃO   domingo, 14 de abril de 2013

Angie (2013): uma tentativa falha de road movie

Segundo longa de Marcio Garcia tem boa proposta, mas peca nas estruturas básicas de criação e condução narrativas.

cartaz-oficial-em-portugues-do-filme-angie---poster-nacional-1365540392705_300x420Não são raros profissionais de cinema que se aventuram por diferentes funções desta área. O exemplo mais em voga atualmente é Ben Affleck, que depois de vários anos em uma carreira de ator que divide opiniões, tem surpreendido o público e a crítica com seu talento para direção, o que recentemente lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme por “Argo”.

Sem querer forçar comparações, outro ator que tem se arriscado como diretor é o brasileiro Marcio Garcia, que iniciou sua carreira em novelas e já trabalhou até como apresentador de programa televisivo. Depois de seu primeiro longa como realizador, a comédia romântica “Amor por Acaso” – que já revelava sua desenvoltura para contatos hollywoodianos –, Garcia agora nos traz uma obra mais dramática com “Angie”.

O longa, que se apresenta como uma espécie de road movie, segue a personagem título, vivida por Camilla Belle, uma jovem artista brasileira que se aventura por terras estadunidenses à procura de uma certa pessoa. Morando em uma barraca no meio da mata e trabalhando como garçonete em uma cidade pequena, sua única companhia autêntica é Chuck (Andy Garcia), um mendigo igualmente solitário que visita a jovem todas as noites para conversar e jantar.

Apesar de manter contato regularmente com sua irmã por telefone, Angie apresenta um enorme desapego em relação aos familiares, fazendo desta jornada uma busca também por si mesma. Encorajada por seu amigo morador de rua, a jovem parte rumo a outro lugar. Durante a viagem, ela conhece David (Colin Egglesfield), um policial que lhe presta ajuda depois que seu carro parou de funcionar na estrada.

A partir daí, Angie começa uma relação amorosa que não tem certeza se pode manter, considerando assuntos pessoais inacabados e uma escolha de vida assumidamente nômade. Isto faz correlação com seu comportamento evasivo, sempre guardando segredos e evitando conversas sobre o passado. A estrutura de road movie é interessante neste sentido, pois representa mais do que uma fuga geográfica, sendo este um dos poucos aspectos em que Julia Camara acerta a mão no roteiro.

Acostumada a escrever para curtas, Camara falha em aproveitar a metragem da obra para dar mais consistência à protagonista. A roteirista preenche o longa com cenas de diálogos que só reafirmam o que já sabemos sobre Angie, tornando a narrativa arrastada e a personagem pouco interessante. Em vez de misteriosa, ela parece vazia; em vez de introspectiva, apenas sem graça. A direção de Garcia, pouco sensível ao drama dos personagens, apenas filma o roteiro, importando-se mais com os fatos em si do que com a possível funcionalidade destes.

Quando nem a história nem os personagens atraem o espectador, até as falhas no som de Marcelo Cyro e Pedro Lima são perceptíveis. Por algum motivo, especialmente nas cenas em que Angie fala em português, a imagem e o áudio são notavelmente sem sincronia. A trilha musical é bastante invasiva. Momentos potencialmente dramáticos se tornam piegas com a inserção de uma música que descaracteriza a cena e chega a incomodar.

Isto demonstra as estratégias antiquadas de Garcia para evocar sentimentos no espectador, revelando sua insegurança e inexperiência na condução da trama e na criação de vínculo com o público. Até nas cenas de transição podemos observar as más escolhas do diretor na forma de filmar, dando pouca opção para os montadores Daniel M. Turcan e Felipe Velloso.

As participações de Andy Garcia e de Juliette Lewis – que interpreta Jill, prima de David – são as chamarizes do longa. Ambos se limitam a atuações genéricas, assim como os diálogos escritos por Camara, salvo alguns momentos em que Andy Garcia se esforça para potencializar as cenas com improvisos. Aliás, todo o elenco tem seu mérito, mas as falhas de roteiro e direção sabotam uma entrega maior dos atores.

“Angie” é uma obra aspirante a road movie que tem uma proposta interessante, mas um desenvolvimento que beira o deplorável. O elenco é esforçado e consegue construir alguns bons momentos de interação entre os personagens, mas fora isso não há muita coisa que se salve no longa. Marcio Garcia ainda precisa amadurecer como cineasta para perceber que um bom filme não é feito apenas de vínculos profissionais de grande porte.

Cinema com Rapadura Team
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre