Críticas   sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Amanhecer – Parte 2 (2012): uma lição de como autodestruir seu filme

Franquia chega ao fim com o seu melhor capítulo que, mesmo assim, é uma experiência cinematográfica frustrante.

Como a própria distribuidora enfatiza no imenso título nacional, este “Amanhecer – Parte 2” é o final da “Saga Crepúsculo”. Enquanto alguns cinéfilos comemoram o fato mais que o Galvão Bueno no Tetra da Seleção Brasileira, resta saber se este último capítulo faz jus ao resto da série. Para sorte do público, no entanto, este longa é bastante superior aos seus patéticos antecessores. Ao menos até desabar sobre si mesmo de maneira irremediável.

Aqui, temos uma fita que se mantém, mesmo que marginalmente, ao norte da linha do suportável durante boa parte da projeção, apesar de persistirem os diálogos terríveis que são característicos dos roteiros de Melissa Rosenberg para a “saga” e a falta de aprofundamento na própria mitologia.

A melhora na qualidade do filme se deve a uma pegada mais bem humorada por parte do diretor Bill Condon e uma pluralidade maior de personagens, tirando um pouco o foco dos três protagonistas. A dinâmica entre o trio, aliás, foi bastante modificada em relação aos longas passados, justamente por conta dos eventos da Parte Um.

Na trama, Bella (Kristen Stewart) sobrevive ao complicado nascimento de sua filha com Edward (Robert Pattinson), tornando-se uma vampira. Enquanto isso, Jacob (Taylor Lautner) aprofunda sua fascinação pela pequena recém-nascida do casal vampiresco, Renesmee (Mackenzie Foy), que cresce em um ritmo acelerado e, com poucos meses de idade, alcança um amadurecimento mais ou menos equivalente aos 10 anos.

A rotina de felicidade é interrompida graças a um mal-entendido, que coloca o clã Cullen na alça de mira dos Volturi, a realeza dos vampiros, liderada pelo ambicioso Aro (Michael Sheen). Reunindo aliados em várias partes do mundo, Bella e sua nova família, além dos lobos de Jacob, se preparam para a batalha vindoura, que definirá a balança de poder no mundo dos imortais. Ou não.

A apresentação dos amigos dos Cullen tem consequências diversas para a narrativa. Por um lado, mostra uma aparente ignorância de Stephanie Meyer quanto a outros povos, apelando sempre para estereótipos ao apresentar culturas fora dos Estados Unidos, como quando coloca vampiras brasileiras surgindo para ajudar Edward e Bella como índias, sendo que uma se chama Senna (sim, com DOIS “n’s” igual ao piloto de Fórmula 1).

No entanto, alguns desses novos personagens são muito mais interessantes que os tediosos Cullen, como o patriota estadunidense Garrett (Lee Pace) e o indiano Benjamim (Rami Malek), cujos comportamentos realmente espelham toda a bagagem que a idade desses imortais deveria trazer.

Os problemas típicos da série persistem, como os péssimos diálogos, o visual brega (complementado por efeitos terríveis, mesmo com o inflado orçamento de US$ 75 milhões) e o total desinteresse da trama em explicar alguns de seus pontos principais, como os superpoderes individuais dos vampiros (que variam desde manipulação dos elementos até controle sobre a escuridão).

Essas dificuldades acabam dirimidas pelo humor que, voluntariamente ou não, é impresso na produção pelo diretor Bill Condon e pelo elenco, especialmente pelo experiente Michael Sheen (em um overacting hilário) e – pasmem – por Robert Pattinson, cujo Edward parece ter sido o maior beneficiado pela independência que Bella ganhou ao se tornar vampira, se mostrando um pouco mais solto e engraçado, reagindo melhor às situações, em ótimas interações com Bella e Jacob.

Por falar no lobo depilado, acabando com o triângulo amoroso antes existente, Jacob agora só se interessa por Renesmee, a quem chama carinhosamente de Nessie (como o Monstro do Lago Ness). Se já não fosse bastante perturbador ver Taylor Lautner correndo apaixonado por uma garota de dez anos de idade, ainda temos um diálogo onde Jacob pergunta para Edward se pode chamá-lo de “papai”, tendo em vista a sua intenção de se casar com, repito, uma garota de dez anos de idade, com quem Lautner não tem a menor química, aliás. Diga-se de passagem, a melhor cena do jovem ator no filme é quando ele tira a roupa na frente do pai de Bella, e tudo isso por conta do timing cômico de Billy Burke.

Já a Bella de Kristen Stewart é a personagem que passou por mais modificações e, embora Stewart não esteja mais tão apática, a menina (uma boa atriz em outros papéis) ainda parece incapaz de ter mais que duas expressões faciais quando encarna a “heroína”, por mais que ela ganhe conflitos que realmente valham a pena ser explorados.

Graças à paralisia facial de Stewart, jamais sentimos o carinho entre Bella e Renesmee, as cenas dela tentando agir como ser humana são constrangedoras (até porque ela era humana até cinco minutos antes e parece ter esquecido disso) e, para variar, os atos da protagonista não geram nenhuma consequência para ela, em uma ótima mensagem para as jovens fãs (só que não).

E aqui entramos naquilo que realmente derruba “Amanhecer – Parte 2: O Final”. As fãs vão começar a reclamar dizendo que “era assim no livro” (não sei por não ter lido a obra original), mas é algo que realmente arruína um filme que caminhava razoável até ali. Esse ponto de virada, que ocorre durante a tensa e bem conduzida batalha entre os aliados dos Cullen e os Volturi, basicamente nulifica metade do terceiro ato e invalida momentos de catarse importantes e fortíssimos, no que só pode ser descrito como covardia por parte de Stephanie Meyer e da roteirista Melissa Rosemberg.

É engraçado não ter sido o visual brega, os efeitos toscos, os diálogos ruins, a inexpressividade de Kristen Stewart ou o lobisomem (tá bom, transmorfo) pedófilo que acabaram por efetivamente matar esse filme. O responsável por tornar essa conclusão tão frustrante foi um dos clichês mais antigos do cinema (usado até mesmo no recente “Selvagens”, de Oliver Stone).

Muita coisa é deixada em aberto, especialmente o destino de alguns personagens relevantes e até mesmo uma questão central pontuada no primeiro terço da projeção.  Portanto, esse tão prometido “final” pode muito bem não ser a última vez que vemos Bella, Edward e Jacob nas telas. Oremos.

Thiago Siqueira
@thiagosiqueiraf

Compartilhe

Amanhecer – Parte 2 (2012)

-

Roteiro:

Elenco:

Compartilhe


  • Felipe

    Acho que o final foi bom para aqueles que, como eu, leram o livro mas ficaram frustrados com a falta de ação. Confesso que adorei o recurso que foi utilizado, porque conseguiu manter o final clichê (mas feliz) de todos os personagens mas injetou muita tensão e emoção. A luta foi incrível!

    Mas achei que está longe de ser o melhor filme da série. Tirando “a cena” e a Bella vampira, o que realmente melhorou a personagem (até porque, convenhamos, não tinha como piorar), o filme foi bem chato. Eu odeio a história de Amanhecer, e o fato de ser tão fiel acabou deixando os dois últimos filmes totalmente iguais ao livro, seja nos qualidades e, principalmente, nos defeitos. E, tecnicamente falando, os efeitos na Renesmee e os figurinos dos vampiros ficaram ruins demais!

    Pra mim, o posto de melhor da série fica com Lua Nova. Das quatro, é a história que eu mais gosto e acho que foi o filme melhor produzido, com a melhor direção, melhor trilha sonora, etc. Não que seja um primor, mas é o melhor dos cinco filmes.

    • wellington leite correia

      Na minha opinião essa foi a melhor critica do thiago, que vale ate mesmo eu comentar que amanhecer é o maior lixo de filme que fizeram.

      • Bom,meu nome é Luciana e sim, eu odiei a crítica feita ao filme “Amanhecer – parte 2”. Vejo vários filmes sendo feitos a partir de livros e pela primeira vez achei um o qual fosse fiel ao livro, pois bem, é isso que queremos certo? Pois bem, Amanhecer 2 não deixa pontas soltas como você diz, um filme quando tirado de um livro tem de ser fiel ao que está escrito. “Ahh mas tá faltando parteS”,meu bem se você quer saber do resto, vá ler o livro. Ou vc acha mesmo que a produção vai colocar o livro inteiro em um filme?Não dá né! Deixa eu contar pra você: A Bella esquece que é humana pq ela se tornou vampiro,ficou claro? vamos no livro, Sthephenie escreveu que humanos ao virarem vampiros esquecem de como serem humanos, e vc me diz que é “ridículo” o que Bella está fazendo ao tentar se lembrar que é humana. Por favor, repito vá ler ao livro, entre na história, não seja mais um que crítica sem antes saber o quê ou como criticar. Você leu o livro?Creio que não,então só tenho mais algumas coisas a dizer, Jacob casará com Nessie qdo estar estiver adulta, mas como vc não leu o livro vc não sabe, portanto ele não é pedófilo ele não á vê como mulher mas sim como criança(mas como somos “adultos e racionais” somos maliciosos a ponto de pensar besteira sobre o relacionamento dos personagens.)Ahh sim,voltando ao fim do filme, não, ela não poderia fazer como a Rowling fez em Harry Potter: que o final do filme´é diferente do livro,já que no livro ele luta com Voldemort dentro da escola e não fora como no filme. Milhares de fãs odiariam ver a morte de Carlisle,Esme, Jasper,etc e etc…não teria sentindo qdo uma história de amor que TEM de terminar com um final feliz e claro,com um final igual ao do livro, terminar com a morte de vários e diferente da história original. Resumindo, aconselho que leia primeiramente o livro, depois assista novamente o filme e com outros olhos. Ahh sim, oremos para que possamos ver Edward,Jacob e Bella juntos novamente SIM!

    • hudson

      “mas quem tem alguma coisa para defender esse filme só pode ser cego ou n entende nada d cinema.
      discussão sobre crepúsculo nem devia ser feita em um site de cinema = P” (2)

      MUITO BOA CRITICA (OOREMOS)kkkkk

    • Michel

      quem leu o livro deve saber q existe um equívoco em achar que kristen stewart é inexpressiva, ou que faz isso por não ser boa atriz…ela é muito boa atriz tanto é que a autora disse que não consegue enchergar ninguém como bella, q não seja a kristen…no livro é assim que a bella é..expressões vazias, apática, sem graça e sem sal..e kristen conseguiu imprimir essas características da personagem no filme..tanto que no livro mesmo..fala da mudança de bella quando se torna vampira…e isso tbm acontece no filme ou seja..ponto pra kristen…que conseguiu fidelizar em todos os aspectos a personagem do livro no filme.

  • Thiago Siqueira, você me decepcionou com este texto. Há bastante tempo que gosto dos seus textos, mas devo lhe dizer que ultimamente as coisas estão piorando bastante. Você pegou este momento para escrever MAL do filme, sem escrúpulos. Acredito até que você foi ao cinema assistir ao filme já se preparando pra analisar tudo que havia de ruim e colocar no seu artigo. Sinto, mas eu li um texto ruim. Não sou nenhum pouco fã de Sagas Crepúsculo ou qualquer coisas, mas gosto muito de cinema, e simplesmente não consigo colocar mais seus escritos em um patamar universal e palpável, como eram até alguns anos atrás. Hoje, você não escreve um artigo de opinião sobre cinema e sim, um artigo de opinião sobre você. Compreendo a importância do crítico enquanto agente de interpretação da obra, mas devo admitir (e não queria fazê-lo) que você está fazendo jus à má fama da crítica de arte.

    É fácil de enxergar como frágil a palavra de quem dá uma nota 5 para “Amanhecer – Parte 2” (filme do Bill Condom, que há muitos anos sabe o que está fazendo) e dá nota 10 para Os Vingadores (Do inexperiente, ignorante e fraco Joss Whedom), e ainda utiliza como ponto fraco maior do primeiro, um elemento que é tão ruim quanto no segundo: um ápice com uma batalha estúpida. Li até mesmo uma nota 9 para “Dredd” (???). Convenhamos, todos conhecem sua paixão por quadrinhos e cultura pop, mas ela não é tão diferente da paixão de alguns por Sagas Crepúsculos da vida. Não é conveniente se defender dizendo que não leu o livro, e em outros artigos, usar o fato de conhecer as HQs como ponto forte que o faz compreender o que foi feito em determinada adaptação.

    Gosto muito do seu trabalho e escrevo isso pois me decepcionei com deslizes que foram se tornando agravantes nos seus últimos textos, e que demonstram uma certa fragilidade em seus argumentos, na minha opinião. Por isso, peço que encare construtivamente, e construa.

    Um Bom trabalho pra você e pra todo o pessoal do Rapadura.

    • jean

      Você falou , falou e acabou por não dizer nada… Os Vingadores e Dredd são filmes merecedores de altas notas(em dúvida, confira também em sites aglomeradores de nota como o rottentomatoes e imdb) e, além disso, você não mostrou pontos de defesa ao filme crepúsculo nestes seus argumentos, apenas uma indignação infundada quanto ao crítico em questão.

      • Eu não defendi “Crepúsculo” (Amanhecer – Parte 2) por que eu não gostei do filme. Só reafirmo que o Thiago Siqueira não está sabendo usar argumentos para escrever seus textos. Depois de anos estudando crítica de arte eu sei de uma coisa: o crítico de arte, para se diferenciar do opinador comum, deve colocar argumentos mais sólidos e fundados em seu conhecimento sobre a obra, ao invés de simplesmente falar se gosta ou não do filme. Falar se gosta ou não do filme qualquer um faz, não é preciso ter uma coluna em um site.

        E Os Vingadores é um filme ruim que só tem notas altas em sites como o imdb e o rotten tomatoes, por que são sites que qualquer um dá a nota, até pessoas que foram ao cinema uma vez na vida e apreciam Zorra Total. Reforço: o crítico deve assumir seu papel e se diferenciar da opinião pela opinião. Deleuze diz que a crítica de arte é a clínica da obra, o diagnóstico. Sem conhecimento aprofundado, qualquer um pode dizer que Os Vingadores é bom (por que é filme de públicos específicos, comercial e encomendado).

        P.S.: E se você ler direito o texto que escrevi, vai ver que eu disse muita coisa, sim.

      • Renato Louzada

        O ideal é q o crítico realmente tenha pleno conhecimento da obra entretanto, não é o que vale. Nesse texto em questão, o Thiago utilizou-se dos argumentos outrora veiculados mantendo ainda uma opinião “própria” para a obra. A crítica é sim pessoal, do contrário não levaria o nome do autor e sim do site. Eu particularmente não vi nenhum equívoco dele na descrição dessa tragédia cinematográfica. A série tem sim alguns bons momentos, efeitos, coerência com livro (pelo que dizem já q não li) mas, sem meias palavras, o filme é horroroso. Não digo nem desse Amanhecer Parte II q ainda nem vi. Não estou falando desse até porque seria um erro criticar ou aprovar algo q nem vi mas, tirando como base o Amanhecer Parte I, nunca vi nada tão vazio enquanto “adaptação” de uma “obra-prima”. Enfim, mesmo sem ter visto esse possível desfecho vejo que o mercado teen realmente tomou conta da cena hollywoodiana. Blockbusters, orçamentos insanos, trajes e histórias mirabolantes sem nenhum conteúdo humano. Cinema tem q servir como terapia, como lição de vida? Não. É puro entretenimento. Então que a mídia juntamente com o público alienado não tente forçar a barra para a aceitação de algo que desagradou em massa. Opinião é pessoal e intransferível. Sucesso pra uns, fracasso pra outros. No fim, a bilheteria bateu recordes com ambos os veredictos.

        • Concordo com você em quase tudo Renato Louzada. Não gosto do filme e acho que não devemos enaltecer algo que não é bom. Mas não concordo quando você diz que o cinema é puro entretenimento. Ele é entretenimento também, mas não devemos rebaixá-lo a algo simples, ou estaríamos desvalorizando todo a construção artística feita no cinema durante o Séc. XX.

          Além, acho que como qualquer obra de arte, devemos parar de aceitar qualquer coisa (como Amanhecer, Crepúsculo, Homem-Aranha, Vingadores, e outros blockbuster vazios) se não estaremos enaltecendo coisas vazias e alimentando o pensamento de que só precisamos ir ao cinema pra nos divertir.

          Da arte, se não se tira algo pra refletir temos o corrompimento da consciência, temos apenas arte que “se diz” (Collingwood, 1936).

          Por isso cobro dos críticos uma coisa: se for falar mal, pode falar. Mas usem argumento tanto pessoais quanto técnicos, mostrem o quanto conhecem do assunto e formem opinião.

          • Renato Louzada

            Pois é Pedro. O filme é tão ruim q até esqueci q tinha feito um comentário a respeito…huehuehea. Quando disse “puro entretenimento” não foi no sentido de desmerecer o contexto. Quiz dizer que a indústria cinematográfica tem sim esse propósito: entreter, no entanto, sabemos que obras verdadeiramente “primas” simbolizam e de fato promovem mais que isso. A definição desse termo não seria algo do tipo banal, superficial e sem efeito. Vejo mais como algo necessário e tangível. Todos buscam “distração” e “profundidade” em uma produção seja para mudar de vida (qnd a obra nos inspira para uma auto-crítica) ou simplesmente pra morrer de rir (qnd ñ visamos nada além de idiotices e insanidades na tela).

    • Pablo

      Dredd foi um fracasso nos cinemas talvez pelo grande público ter essa mesma visão que você tem… o que é uma pena pois a escalada, a evolução de um conceito do arco dramático concebida ao filme era muito, mas muito interessante. E infelizmente não mais acompanharemos.. Talvez o que as pessoas gostam mesmo de ver é uma produção infantilóide e babaca cuja história é o que menos importa. A ”saga” Crepuscúlo é um desses perfeitos exemplos… Apenas lamento.

      Abraços.

      • Minha opinião é que filmes ruins de entretenimento barato como “Dredd”, “Os Vingadores” e “Amanhecer – Parte 2” só continuam existindo por que os próprios críticos de arte (que deviam utilizar seus argumentos para inspirar apreciadores à assistir coisas melhores), acabam por financiar e encorajar um mercado de filmes superficiais e idiotas que só é bom mesmo pra quem leu o livro (Amanhecer – Parte 2) e pra quem leu a HQ (Dredd e Os Vingadores e O Espetacular Homem-Aranha). Aprender que fazer crítica de arte é uma responsabilidade, um ofício e não um estrelato. Recomendo ler Deleuze, Walter Benjamin, Moacir Cirne e Rubens Ewald Filho.

        Mas entendo que pessoas defendam o Thiago Siqueira sem sequer questionar seus argumentos, eu fazia isso também, quando ele escrevia melhor.

        • Alberto Dutra

          Espera ai. Deixa eu entender uma coisa.
          Você comparou amanhecer com Vingadores?? É isso mesmo??
          Cara você deve ser o cara mais mal informado de cinema que escreve nessa página…

          • Douglas

            Boa!

          • Cara, todos que criticam meus comentários não estão sabendo LER. Eu não estou falando de filmes, estou falando dos críticos. Não comparei Amanhecer com Vingadores, falei da futilidade do texto crítico e não do filme. Leiam mais na vida de vocês. Aquela disciplina chamada “interpretação de texto” serve pra alguma coisa sim. Estudem, conheçam palavras mais difíceis que “kkkkkkk”.

          • E sério: quem tem Os Vingadores como filme preferido, esse sim tá precisando estudar um pouquinho de cinema. Bando de gente pra defender filmes que não trazem nada de novo pra cabeça da pessoa.

    • Juninho

      Parei de ler seu comentario quando você falou mal do Joss Whedon.

      Procura se informar melhor sobre o diretor e roteirista Whedon antes de chama-lo de inexperiente,o cara é responsavel pela animação da Disney Toy Story e pelas melhores séries de Sci fi já exibidas!

      • Eu procuro me informar sim, e já assisti muito material ESCRITO pelo Joss Whedom. Talvez tenha errado com o termo “inexperiente”, troco pelo termo “ingênuo” ou “pau mandado”. DIRIGIR CINEMA é bem diferente de fazer séries e escrever roteiros. Os resultados destas experiências são blockbusters ruins.

        P.S.: Nunca pare de ler um texto se for discordar dele. Leia até o fim para construir argumentos.

        • jean

          Hahahaha…eu acho que entendi o seu problema…é o mesmo do Maurício Saldanha…Diga-me 5 bons filmes para você, só para verificar minha teoria.

          • Marcas da Violência, Amnésia, Cosmópolis, Fogo Contra Fogo e V de Vingança. Conte-me sua teoria. Tô curioso, mesmo!

          • jean

            Simples…, você não gosta de filmes de ficção/magia/super-heróis, gosta apenas de temas mais realísticos, não aceita propostas que extrapolem a imaginação. Por isso, acabou se indignando com a opinião do Siqueira, porque para você, no fundo, todos estes filmes fantásticos/fantasiosos são a mesma coisa.

          • Nossa, que teoria fraca. Eu esperava mais. Não sei se é suficiente pra ti, mas eu gosto muito dos Batman do Tim Burton e do Nolan, sou fã declarado do Senhor dos Anéis e Harry Potter, já escrevi livros de fantasia publicados no Rio, dirigi um curta de ficção este ano, atualmente estou escrevendo o roteiro de uma HQ para a editora K=ótica, e o meu Trabalho de Conclusão de Curso é sobre Imagem no Cinema e na Literatura Sci-Fi. Eu não tenho nada contra fantasia e ficção científica. Eu não tenho nada contra nenhum filme ou gênero.

            Eu apenas sou contra críticos que não sabem argumentar, e sou contra pessoas que tem um poder de formação de opinião (como tem o Thiago Siqueira e que levanta vários seguidores dispostos a defendê-lo sem questionar) e não sabem usar este poder de forma profissional. minha opinião é simples: parar de tantos preconceitos com tal filme ou tal filme, e analisar cada filme como único se baseando em conhecimentos mais aprofundados sobre cinema, sem já entrar na sala xingando só por que é um tema que não gosta, ou tentar inventar mil qualidades só por que é baseado em uma HQ que vc já leu e vc ama (assim como fazem as fãs neuróticas de twilight com os livros).

            Muito auê, pra uma coisa simples, não sei como não entenderam ainda… ou entenderam, não sei.

      • Felipe

        Vingadores ruim? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk … Quanto a crítica, penso que ele foi muito brando nos comentários. A série crepúsculo é um lixo sem tamanho. Os filmes então nem se fala! Atores sem sal nenhum, interpretações toscas, estereótipos típicos de norte americanos…. enfim, ainda bem que tudo acabou. Agora resta torcer pro mundo acabar em dezembro, pra não presenciarmos mais tragédias como essas….

        • Murilo Neto

          Vigadores é bonzinho… Crepusculo é vergonhoso e Dredd é foda!

    • Angelo

      Concordo com você pedro, a forma que ele escreve é super ofensiva e depreciativa. Não gosto das criticas do Tiago mas as leio por ser uma opinião sincera, por mais absurda que ela seja em alguns pontos.

      Chega até ser previsível os filmes em que ele irá dar uma nota alta ou baixa.

      Mas enfim crítica nada mais é do que opinião.

    • André Lima

      É surpreendente certas pessoas pensarem com tanta ignorância e infantilidade,como pode ser visto em comentários do comentário de Pedro.
      Pedro, concordo plenamente com sua opniao. O que se prima num jornalista é sua imparcialidade, e ao se escrever uma critica de cinema isso indubitavelmente deve ser levado em consideração.

    • Bruno

      Concordo contigo Pedro, me pareceu que a crítica era mais pessoal (falo em relação ao desgosto natural de alguém que já vai ver algo não gostando), mas não podemos usar de desculpas (como a de que não leu o livro) para subjugar outras questões. Aliás, o ponto que ele mais criticou é justamente a que não existe no livro e detalhes como o imprinting do lobo com a menina ou o jeito apático da Bella, são coisas que estão no livro e se fossem diferentes nos dariam outra história que não seria Amanhecer e/ou a Saga.

      • cassia

        Gostei muito de ler seus comentarios Pedro.
        Concordo com vc.
        Alias,as criticas de Thiago Siqueira em relaçao a Saga Crepusculo,sempre foram pessoais,entao é normal ler isso,ou nem ler por ja saber como sera a resenha,tanto faz..

  • Lucas Ferraz

    Concordo com você , eu gostei do filme todo até chegar naquele ridiculo final KKKKKK

  • Respondendo sua pergunta Sicas, a bendita parte que derruba o filme NÃO TEM NO LIVRO, vc disso tudo que eu senti ao sair do cinema, como sempre otima critica 😉

  • Célia

    Não sou nenhuma fã da saga, mas tenho que discordar dessa critica.
    Apesar das atuações regulares e dos muitos efeitos vergonhosos, o filme não chega a frustar.É até mesmo surpreendente a forma como o ultimo ato foi desenvolvido, visto que no livro não há a menor emoção ou conflito.
    Acho ainda, que a maioria dos críticos possuem certo preconceito com a saga, o que a torna uma experiência desagradável.

  • Marcos

    Não sou fã da série, mas posso dizer que foi a melhor mesmo, devido a ação e a batalha que ocorreu. Acho que a saga Crepúsculo não é ruim, honestamente. Quando uma pessoa conhece bastante cinema, então é possível ver que existem milhões de filmes extremamente lixos e piores do que Crepúsculo. Não penso que seja um filme de má qualidade. Consegue prender sua atenção. Os efeitos foram bons também. Mas a crítica de um filme hoje tem muito pouca relevância nos orçamentos. São sempre cheias de emoções e ódio, carecendo de senso crítico e razão. Lendo no site tem filme lixo, MESMO, com nota maior do que filmes de maior qualidade, que qualquer pessoa em sã consciência pensaria do mesmo jeito. Mas os críticos dão a opinião deles. APENAS isso. Vale tanto a minha, quanto a de qualquer espectador. Essa é a grande realidade.

    • Concordo com você Marcos, apesar de não ter gostado tanto quanto você gostou de Amanhecer – PARTE 2, acho que é necessário um poucos mais do que estamos vendo nos textos críticos destes sites de cinema que andam bombando.

  • Polly

    A nota ainda foi 5?!
    Que nota boa, achei que ia ser pior.
    Essa franquia é fraquíssima, mas assumo que assistia qdo chegava em DVD para falar com consistência e ver se com o tempo os filmes melhoravam, mas todos são uma negação.
    Concordo com tudo que você disse sobre a saga, além dos dialogos fracos, ainda temos protagonistas sem expressão. É incrível como Kristen Stewart sempre tem a mesma cara de vômito em todos os filmes que faz! Assisti Branca de Neve, mas me senti vendo crepúsculo.

    Fãs viciados podem reclamar, não sei se os livros são bons, mas todos os 4 ou 5 filmes são fracos e não fariam tanto sucesso se não fossem pelos atores “bonitões” e pela meninada carente de príncipes encantados.
    Tem como uma franquia ser para jovens e ter qualidade, Harry Potter e Jogos Vorazes servem como prova, Crepúsculo cansou e finalmente acabou (O chifre fora das telas foi bem mais interessante ). Espero que o sucesso dessa saga não sirva como inspiração p/ outros filmes fracos, cujo único objetivo é arrecadar dinheiro, e espero que alguém finalmente volte a fazer filmes descentes de vampiros e lobizomem, o cinema agradeceria.

  • Jonatas

    DALI SICAS NESSE POVO KKKKKKKKKKKKKKKK.KRA VC DIZENDO E UMA GARANTIA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Eu já aassisti duas veses e particulamente não vi nenhuma falha no filme.

    O filme foi ótimo sem sombra de duvida o melhor de todos os filmes da saga.

    No livro não é contado o que Alice mostra a Aro é claro mais eu acho que por Stephenie Meyer tambem ter sido produtora do filme foi ela mesma que bolou a cena em que é mostrada
    o que Alice mostrou para aro a visão que teve da batalha dos Culen e compania com os Voltury.

    E essa é minha opinião.

    • Klauber

      Fui ver o filme com meu irmao e a namorada dele, e sério, acho q sou o cara menos preconceituoso quando se trata d cinema, mas quem tem alguma coisa para defender esse filme só pode ser cego ou n entende nada d cinema.
      Gostar da saga por conta d um carinho, de um significado pessoal, nostalgia, lembranças d sei lá oq ou por q o filme lhe remete a alguma coisa boa, até vai, mas falar q esses filmes é bom como uma obra cinematográfica ou é profunda falta d conhecimento sobre cinema ou é um sem noção de censo crítico.

      Pra finalizar, discussão sobre crepúsculo nem devia ser feita em um site de cinema = P

    • Klauber

      opa, foi mal amigo, oq escrevi no post anterior nao era para ser uma responta para vc.
      Errei sem querer

  • Ótima critica, você realmente escreve muito bem, eu admito sem orgulho que já comecei a ler o 1º livro da saga Crepúsculo e confesso: Não consegui, escrita muito pobre, sinceramente não gostei parei de ler no meio, e também não gosto (nada diga-se de passagem) dos filmes, mas isso não é o pior de tudo, o pior são os (as na sua grande maioria) fãs da séries, como já ouvi algumas vesses isso é que nem World Of Warcraft, deixou de ser Jogo/Filme virou RELIGIÃO, menininhas desesperadas, triste a coisa, mas enfim, ótimo post.
    Não conhecia o Cinema com Rapadura (Na verdade, conhecia sim, acompanho o 99vidas e sigo o sr. @jurandirfilho no twitter e tinha conhecimento do site) porem nunca tinha parado para ouvir/ler agora que parei para ler e ouvir em plenas 4:10 da madrugada estou gostando, parabéns a todos vocês!

  • everton de arruda camargo

    Não sou muito fã dos filmes da saga crepúsculo, mas também não acredito em críticos primeiro por que muitas vezes, as pessoas não gostam de algo por preconceito e acabam tentando passar sua ideia preconceituosa, a outros. E logico você criticar e muito mais fácil do que fazer por esse motivo prefiro assistir e ver se gosto.

  • Rodrigo Garcia

    Devo entender então, pela resenha, que o aprofundamento num universo exótico como este, proposto pela Stephanie Meyer, é dispensável pela direção e pelo roteiro?

    A visão romantica da obra(no sentido científico da palavra) é o que importa? Suspeitei desde o princípio.

  • Rodrigo Garcia

    Dizer que a série sofre preconceito já virou um argumento batido, além de ser muito relativo.
    Concordo que existam obras bem piores que isso, mas seu retorno faz jus à sua qualidade. O que não ocorre com a “Saga Crepúsculo”.
    Indiferente à toda baixa qualidade da produção a Lionsgate encheu os bolsos e sabe que esse povo ainda está disposto à pagar por mais.

    • O problema é que o pessoal não admite que existam pessoas que não gostem das coisas que eles gostam =/

      Tem filmes que gosto e que varias pessoas não gostam, mas nem por isso fico falando que elas são burras, ignorantes ou preconceituosas por conta disso. Simplesmente não dá pra agradar todo mundo.

      E tem o outro lado também… Só porque gosto dum filme num significa que eu não saiba que ele tem defeitos. Mas eu posso simplesmente não me importar com esses defeitos e curtir o filme do mesmo jeito.

  • Marcelo

    Com o Lobisomem pedófilo, a Bela sem expressão, a trama autodestruição, este filme não conseguiu marcar mais do mesmo jeito dois pontos. Mesmo assim, bela crítica. Assim como você provavelmente fez, tentei ver o filme com a mente aberta. Boas risadas durante a sessão. Rs

  • Deivid

    Finalmente essa franquia chegou ao fim. Nunca mais veremos aqueles vampiros e lobos gays novamente. Pelo menos eu espero que essa seja a última vez que eles dão as caras no cinema.

  • Darth Bane

    Mais um lixo que se acabou, até que enfim…

  • Pablo

    CREPUSCULETES REVOLTADAS APARECENDO EM… 5… 4… 3… 2… 1!

    • Deivid

      Pior que é mesmo.

  • Que comecem os “mimimis”! \o/

    • Deivid

      Desculpe mas sei que você tem outra piada melhor.

    • Arthur

      MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI

      • Deivid

        Que porra de comentário é esse?

  • Pablo

    Amigos, essa é a graça da coisa. ”Argumentos” delas cada vez mais vazios e engraçados para nós rirmos. ;D

  • Thiago Siqueira… Sempre se excedendo nos comentário. Você gastou linhas demais tentando explicar o que poderia ser simplificado se ao invés deste texto enorme, a crítica fosse só uma foto de um grande tolete de bosta boiando n’água com moças juvenis sorrindo ao redor.

    • Deivid

      Disse tudo Adams, Esse Thiago fala muito mas não diz nada.

    • Julyana Leite

      Eu confesso, sou bem fã da saga, mas mesmo assim ainda tenho cérebro para saber os prós e contras do filme.
      Não li os outros comentários para não me estressar ainda mais.
      Digo que os efeitos foram de fato péssimos e não achei nada realista, não que tenha que parecer realista pq se alguém quiser assistir á algo realista… AMANHECER PARTE 2, COM CERTEZA, não é o mais indicado queridos. Mesmo assim vamos considerar os efeitos ruins.
      Para pessoas como esse Adams e Deivid, quero lhes dizer que suas opiniões são insignificantes. Por um simples motivo… A saga é gigantesca e agrada milhões de pessoas, não vai ser qualquer bostinha falando mal que vai tirar toda a fama que a saga tem por conquistar fãs por todo o mundo.
      Tenho pena que pessoas como vcs não conseguem entender o real contesto do filme e ainda perdem de seu tempo dando atenção á ele….
      Riam de meu comentario agora…. como se alguém se importasse!

      • Julyana G. Leite

        Esqueci de dizer que se referindo a crepusculo pode-se dizer que quem não gosta – odeia. e da parte que gosta – algumas são loucas pela saga.
        Vocês deviam no minimo respeitar um pouco… Educação é bom e vem de berço.
        CRITICAR é uma coisa, falar mal é outra.
        As pessoas que nem se quer leram os livros (e eu não gosto muito – tanto – dos filmes pois acho que o livro é muito melhor), mas enfim. para essas pessoas, nem comentem, não se fala de algo pela qual você desconhece….

        • Deivid

          Você acha que essa porcaria é boa porque? Só porque vendeu bastante ou porque tem uns otários que gostaram do filme? Por favor né. Também vale lembrar que o site da livre vontade de criticar o quanto eu quiser, Quer você queira ou não.

          • Deivid

            Você é só mais uma fanática que se contenta com qualquer coisa que seja uma dessas modinhas adolescentes.

          • Julyana Leite

            Cara, eu gosto. Seilá pq. Eu simplesmente gostei, não foi algo em especial. E independente do efeito ruim, alguns atores q dá vontade d matar. Mas sinceramente, só achei que eu devia falar alguma coisa p não ficarem metendo pau nos filmes sem pelo menos um defender sabe? E quer falar mal? Fale… cada um diz oq quer n é mesmo? Eu tbm falo querido. Bjs p vc e nem responda, que eu tenho coisa mai interessante p fazer do que ficar vendo comentario de gente que eu nunca vou ver na vida.

        • Pablo

          Querida Julie, como respeitar algo que não respeita nossa inteligência?
          Talvez seja o fato do ”contesto” não agradar a todos e algo assim ser adaptado de forma mais patética do que como foi concebido, né?
          rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
          Eu não rio de você, mas sim dessa reaçãozinha de vocês em insistirem que faz sucesso com milhares de leitores/espectadores. Como se isso mudasse os anais da História da Humanidade… talvez mude, né? Talvez seja… uma evolução humana retrógrada…
          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          Beijitos.

          • Deivid

            Pois é Pablo, Essas fanáticas por crepúsculo pensam que o filme só é bom porque vendeu bastante, Aposto que essa Julyana adorou Transformers 3, Triste…..

          • Julyana G. Leite

            Não meu bem, não acho que isso muda a história da humanidade, nem nada do gênero. Acho que nenhum filme de fato tem tanto poder, ainda mais crepusculo que apesar de muitos gostarem e muitos odiarem – como eu disse – ele não vai deixar de ser só mais um filme que fez sucesso ( mesmo que temporariamente) Quando eu peço respeito tipo… fala a vontade, ok? Deixa p lá, meu comentário foi só p que tenha pelo menos uma alma nesse site que n fale mal da saga. Eu defendo nem que só um pouco, mas defendo oque eu gosto, perdoe-me por gostar de uma coisa que vc não gosta blz? kkk
            Bjs e sorte na sua vida! Que se foda os comentário, não vou brigar por um filme.

  • Amanhecer consegue supera o final de Harry Potter???

    • Deivid

      Provavelmente não, Harry Potter deixou mais fãs e muito mais legado do que Crepúsculo acha que deixou( Se é que Crepúsculo deixou algum legado né)

      • Millicent

        Kristen não está chorando nenhuma lacrima.

        • Deivid

          O que isso tem haver com o meu comentário para você estar me respondendo?

          • Millicent

            É que eu vi a reporter peguntando se ela tava chorando pelo fim como se os filmes fossem deixar saudades a ponto de fazer os autores chorar. 🙄

      • Millicent

        Claro que deixou, o legado dos filmes ruins inspirados e romances ruins parecidos (esse Beautiful Creatures argh que decepcção).

        • Deivid

          Você chama isso de legado?

        • Deivid

          Entendi cara.

    • Julyana G. Leite

      Não sei… não assisto Harry Potter. Nem tennho nada contra (falo antes que alguém venha me xingar) … kkkkkkkkk. Mas independente de qualquer resposta dada, oque importa é o que vc acha.. o resto é resto.

      • Deivid

        Desculpa ai qualquer coisa Julyana, Não queria te criticar nem nada disso. Pode-se dizer que Crepúsculo não é meu gênero preferido, Eu me coloquei em seu lugar pois eu também já fui muito criticado por falar bem de um filme que todos falam mal, Concordo quando você disse que não adianta discutir por um filme afinal gosto é gosto e não se discute, Bjs.

  • Manolo

    Confesso que adorei os três primeiros livros da saga, tudo muito bem escrito e tal, sendo o segundo livro o mais bacana. Daí então comecei a pensar no terceiro livro e cheguei a uma conclusão bizarra que me deu nós marinheiros no estômago: os detalhamentos dos momentos íntimos do protagonista remeteram-me a pensar que Bella é, nada menos que…NECROFÍLICA!!!!!Aquela história do cara ser frio como mármore, duro, etc, me deu um sentimento de repulsa pela saga que nem posso expor direito em palavras.Enfim, assisti ao “Amanhecer parte um ” somente por estar em uma ótima companhia no dia e essa história de amor por uma humana tarada num cadáver, como ela mesmo enfatizava nos detalhes de suas relações, não tem como ser mais nojenta e sem sentido. Alguém me responda como Edward teve uma ereção e espermatozóides vivos? Se esse conto for lindo como dizem, “A Serbian film” deve ser uma bela história de amor também…
    “Amanhecer: parte dois” é uma bela escarrada em todas as histórias de vampiro, lobisomens e só nos resta pisar em cima e esquecer. Infelizmente não é crime escrever porcarias tão medonhas como essa…

    • Pablo

      hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

      Boa, Manolo. Eu inclusive tinha recomendado a uma das crepusculetes o filme Nekromantik, sobre um homem que se apaixona e transa com o cadáver de uma mulher. E aí ela se ofendeu. rsrsrs Eu só quis ser gentil com ela. Não deu certo. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Keilla

    A única parte que me interessa saber: a trilha sonora tá boa? Me julguem, mas eu assisto a saga só pra escutar algumas músicas fodásticas da trilha. O filme 1 me ganhou com Radiohead, o 2 com Grizzly Bear e o 3 com Black Keys. O 4.1 é que eu num gostei de nada. Esse aspecto melhorou no 4.2?

    • hyla fabiana

      A TRilha desses filmes é sempre Boa… bom, como o crítico não comenta… eu comento 🙂
      Apesar dos filmes terem sido ruinzinhos, com exceção deste que foi bom, Crepusculo sempre acertou nas trilhas…

  • Lidia

    Esperava que você fosse falar alguma coisa daquele bebê medonho. To com medo de ter pesadelos com ele

  • Prefiro não comentar…

    • Deivid

      Tecnicamente isso já é um comentário mané.

  • HUGO

    Adorei não ter visto o filme! Já vai tarde!

  • Desculpa, mas o artigo foi de alguém que provavelmente não leu os livros, ou que leu mas fingiu que não, porque todos que leram e que acompanharam a saga, eu não sou uma fã, mas achei que o filme foi muito bem feito, nada ficou sem explicação pra quem assistiu todos os filmes, ou leu todos os livros, achei sem argumentos e parece que você só quis criticar por criticar..

    • Pablo

      Talvez quando eu encontrar por alguma índia apache de nomes como Senna no Amazonas eu pare de criticar o filme… 😉

  • Lucas Rodrigues

    Achei uma ótima crítica. Falou tanto dos pontos positivos quando dos pontos negativos, deixando,assim, a nota coerente com o texto.

  • Lucas

    E mais uma resenha ridícula do Siqueira… acho que você devia escrever sobre outras coisas..

  • Millicent

    Isso nunca foi pra ser grandioso e a Summit/Lionsgate (que fique claro que a critica é para essas empresas) sempre quis que fosse um Harry Potter da vida (vide letreiros do ultimo trailer) daí dividiram em dois e colocaram Meyer como produra, só na cara de pau, é narural não entregar o que “prometeram”.

  • Millicent

    *produtora…

  • Jack

    Disse tudo Adams, a imagem resumiria todo esse bláblá e o que foi esse fiasco de saga!Bem que poderiam fazer uma imagem dessa e postarem no facebook para todos verem!XD

  • Danny Maia

    “E aqui entramos naquilo que realmente derruba “Amanhecer – Parte 2: O Final”. As fãs vão começar a reclamar dizendo que “era assim no livro” (não sei por não ter lido a obra original), mas é algo que realmente arruína um filme que caminhava razoável até ali. Esse ponto de virada, que ocorre durante a tensa e bem conduzida batalha entre os aliados dos Cullen e os Volturi, basicamente nulifica metade do terceiro ato e invalida momentos de catarse importantes e fortíssimos, no que só pode ser descrito como covardia por parte de Stephanie Meyer e da roteirista Melissa Rosemberg.”

    Siqueira, você expressou exatamente o que senti ao fim do filme. É realmente uma pena a sequência mais bacana de toda a franquia nunca ter existido de fato na história.

  • CHRISTIANO

    EMÉRITOS SRS. CRITICOS. ESTUDAR O TEMA DE CADA PELÍCULA É PRECISO! FAZER COMENTÁRIOS PARA PSEUDOS INTELECTUAIS OS FAZEM SE TORNAR APENAS “FALSOS” FORMADORES DE OPINIÃO. TRATA-SE DE UM FILME ADOLESCENTE, QUE OBJETIVA DEMONSTRAR E (QUEM SABE) PASSAR ALGUMA NOÇÃO DE SEXUALIDADE AOS JOVENS. MOSTRAR QUE UM SENTIMENTO ENTRE DOIS ADOLESCENTES É POSSÍVEL MESMO SEM APELATIVOS SEXUAIS. NADA MAIS QUE ISSO. ISSO É RUIM? COMO TEMA TENHO CERTEZA QUE NÃO! TECNICAMENTE, O FILME DEIXA ALGUMAS BRECHAS, MAS QUE NÃO ATRAPALHAM SEU DESENROLAR, MESMO PORQUE O TEMA, O CLIMA E A “SACADA” DO FILME PERMITE. ROTULAR COMO INESPRESSIVO E (ESSA É NOVA) PEDÓFILO É RIDÍCULO, MESMO PORQUE A CAUSA E REAÇÃO DE CADA PARTE DA TRAMA SEMPRE FOI EXPLICADA, PRINCIPALMENTE NO “PARTE 1”. APENAS PARA EXPLICAR AO SR., NÃO TRATA-SE DE ATRAÇÃO POR UMA CRIANÇA, MAS UM SENTIMENTO DE PROTEÇÃO (AFINAL O PERSONAGEM É UM LOBO, UM CÃO!). TAMBÉM NÃO CONCORDO COM O TÍTULO DE FIGURINO BREGA, POIS DESDE O PRIMEIRO FILME, O PERSONAGEM TRAZ CONSIGO UMA CARACTERISTA RETRÔ, A FIM DE DEMONSTRAR SUA FORMA DE AGIR, PRINCIPALMENTE FRENTE AOS SEUS IDEAIS (NAMORAR, NOIVAR, CASAR, PROCRIAR… NESTA ORDEM). CARO COLEGA, ESTA É A MENSAGEM! É PARA ISTO QUE VEIO. NÃO CABE COMPARAR TÉCNICAS DISTO OU DAQUILO, COM ARGUMENTAÇÕES SEM PONDERAR O PRINCIPAL OBJETIVO DO FILME. NÃO VEJA A SAGA QUERENDO ENCONTRAR A MITOLOGIA DE VAMPIROS E LOBISOMENS, COMO ENCONTRAMOS EM DRÁCULA DE BRAM STOKER, POIS A ÓTICA DE VAMPIROS É APENAS A ROUPAGEM DO TEMA E NÃO A SUA ALMA. UMA DICA: ANTES DE VER UM FILME, PESQUISE O SEU TEMA E NÃO APENAS ASSISTA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEU OBJETO.

  • Thallita Almeida

    Kkkkkkkkkkk…n dá pra ler todos esses comentários!

    O que Gostei: O final..pra quem leu o livro..nossa! Foi td que há de bom!
    O que não Gostei: Os efeitos de Reneesme!

    O filme terminou da forma que eu queria!! NOTA: 9.

  • Anderson Luiz

    Ainda não assistir, e vou assistir, não porque eu goste ou seja fã da franquia, mas sim por mera curiosidade de saber o que eles conseguiram criar para encerrar a franquia mais “badalada” do mundo.

    Se o fim da Saga C. for igual a da Saga H.P. já não vou gostar, pois não gostei do final de H.P.!

  • Alex Lensherr

    O Pessoal do HONEST TRAILERS resumiu de maneira EXCELENTE os 3 primeiros filmes dessa… é… essa… saga ¬¬. VALE A PENA DEMAIS ASSISTIR ESSES TRAILERS. SO TRUE!

    1.Twilight: http://www.youtube.com/watch?v=71loRmpUVdk

    2. New Moon: http://www.youtube.com/watch?v=CkCxm3M5A_U

    3. Eclipse: http://www.youtube.com/watch?v=_jWXyCogL40

  • Natasha

    um critico que dá nota 10 pra um filme e depois de 5 anos muda pra 5 ,não é digno de crédito.
    mas vou ter que bater palmas pro Thiago dessa vez, tudo que ele disse tá certo, só exagerou na quantidade de estrelas, 5 é demais!

    para as crepusculetes :
    “UMA PORCARIA NÃO DEIXA DE SER PORCARIA SÓ PORQUE MILHÕES DE PESSOAS GOSTAM DELA”
    pensem nisso

  • Rafilks

    Qualquer palavra de desprezo que eu utilize será um elogio tentando descrever a merda de filme que vi

  • Kaio Cesar

    Só toscos! Únicos comentários que me prestei a ler foram os do Pedro Balduino que com certeza foi mais sensato do que o Ciqueira. Produção do rapadura, contrata esse menino pfavor, estamos precisando de criticas com uma nova perspectiva cinematográfica que seria a perspectiva “sem preconceito”, pensar fora da caixa! Ciqueira desaprendeu como criticar sem expor sua opinião sobre o filme, acaba ficando muito pessoal, queremos críticas que nos fale aspectos técnicos sobre o filme, roteiro, figurino, fotografia, cenografia, direção, elenco, mas Ciqueira fica dando voltas falando o qnto a Série e fraca. Dispensável. Assume ai Balduino.

    • hyla fabiana

      Faço das suas palavras s minhas… Para comentar sobre a crítica, o filme e os comentários, nessa sequencia, primeiro preciso me apresentar.
      Sou uma cinéfila que ama adaptações de HQs e cultura pop em geral, não gosto dos filmes da “Saga” Crepúsculo, mas ainda os considero menos piores do que os livros, QUE SÃO UM LIXO, com L maiúsculo.
      Aliás, muitos “fãs” idiotas dessa saga tem a coragem de dizer que são fãs sendo que nunca se deram ao trabalho de ler os livros… é triste mas é fato. E FATO é que os filmes ESCONDEM muitos erros GIGANTESCOS dos livros. Sempre quando eu vejo um filme eu observo todos os absurdos que não foram adaptados…
      Com relação à “critica” do Siqueira…. o que dizer ? Deixou de ter o mínimo de respaldo desde quando ele desenvolveu um odiozonho mortal por esses filmes… quase doentio… então esperar que ele faça realmente uma crítica a respeito de um objeto de desprazer tão grande pra ele é realmente querer demais… Eu digo isso pois NÃO SUPORTO essa saga e achei o filme excelente… aliás, sabia que iria ser bom,por isso fui assistir.

      “tendo em vista a sua intenção de se casar com, repito, uma garota de dez anos de idade, com quem Lautner não tem a menor química, aliás.” Isso é um comentário de uma pessoa tão imbecil, que nem pode se esquivar dizendo que “não li o livro, por isso posso dizer qualquer merda que os odiadores de crepusulo vão aplaudir sem ao mesmo parar para analisar” ; pois essa questão é explicada durante TODOS OS FILMES, praticamente. Os quais o Thiago estava tão preocupado em ironizar, criticar e apontar os “defeitos” que não parou para prestar atenção em algo tão simples… como a história contada…. E ainda se autodenomina Crítico.
      Aff

      Com relação ao filme, foi com certeza o menos pior dos 5. Achei EXCELENTE o recurso da visão que Aro teve da luta através da Alice… ficou muito bom, POIS É ALGO QUE NÃO EXISTE NO LIVRO. Aliás… acho meio dificil que quem não coneheça a história consiga entender 100% esse filme… por isso tecem comentários tão imebecis. São miudezas que deixam o filme bonito… mas precisam ser entendidas… como o fato de no final do filme, Edward ter visto lendo os pensamentos de Alice uma visão futura de Renesmee com Jacob e simplesmente ter dado um sorriso de aprovação… Sutil… bonito… bella está um poste como sempre… mas tanto o livro quanto o filme não ficaram tão ruins nesse ponto por que, finalmente, o FOCO DEIXA DE SER ELA, diga-se de passagem que todos os livros, até a metade deste, são narrados por Bella, a insuportável, e na segunda metade deste quem passa a narrar é o Jacob, que é , DE LONGE, o melhor personagem da obra.
      O filme me emocionou… mesmo que eu não tenha conseguido deixar de notar os erros do livro que foram retirados pelo filme rsrsrsrsrr ( o hábito persite, sim, eu ODEIO esses quatro livros).

      Com relação aos comentários… o que dizer… é uma tropa de imbecis seguindo o maior… cegamente, ser argumentos plausíveis… amparados no mesmo odiozinho…

      RAPADURA, CONTRATA O PEDRO BALDUINO PARA ESCREVER AQUI.

      Eu gosto do Siqueira, TENHO O MESMO GOSTO PARA FILMES QUE ELE, e até mesmo a mesma profissão ( advogada) mas estou farta de vê-lo fazer críticas com opiniões pessoais… tá cansando.. aliás….. já cansou.

      • Pablo

        Hyla,

        Se é pra eu ter que dizer que ”adorei” um filme pelo qual não gostei nem um pouco, não aprecio nem um pouco, prefiro então 1000 vezes fazer parte da ”tropa de imbecis” com ”comentários imbecis”… Você tem um senso crítico, eu tenho o meu, cada um tem o seu, isso eu entendo. Mas eu não vou dizer que o filme, ”por mais que tenha erros e erros”, seja um filme emocionante, pois eu não encontrei conexão nenhuma com ele, não encontrei sentido nenhum nele. E eu gosto de filmes românticos, mas calcados na realidade, inteligentes, e não idiotas e imbecis como esse Crepusculo. Insulte-me como quiser, insulte quem aparece aqui pra tirar uma ondinha, que não gosta. Isso não muda em nada o que cada um pensa dessa porcaria. Fico imaginando… o que diriam grandes mestres do cinema e da crítica ao olharem pra essa ”saga”… aposto que só um sorriso diria muito. E aposto que não é um sorriso de felicidade, mas sim… de escárnio, de deboche… Sutil e bem apropriado.

        Beijos.

  • mateus

    Concordo com o kaio , o Siqueira tem muito o que aprender ainda.
    E crepusculo é uma bosta!

  • Red Hat

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Na moral, crepúsculo com certeza está longe de ser uma franquia perfeita, e os livros ao meu ver nao valem nem um pouco a pena uma leitura. Mas este último filme, inclusive nas cenas da última batalha me surpreenderam bastante, e acabei achando o melhor filme da franquia seguido daquele Lua Nova!

    Agora, querer esculachar o filme por causa de mimimi de livro ser uma bosta, não ser filme de quadrinhos, nao ser filme de drama(kkk onde a maioria dos criticos apela pra nota maxima) ou pq teve alguma cena referente ao brasil q nao gostou(as indias desrespeitaram o brasil nooosssaaaa, parece q até as fans do siqueira sentiram isso rsrsrs) é muita falta de noção ao meu ver.

    Por isso q os problemas em não existir criticas por igual a todos os generos permanecem. Por isso q guerra ao terror ganhou oscar de melhor efeitos especiais, de acordo com os jurados, mais do q “avatar”. Por isso q batman, o cavaleiro das trevas, ao meu ver melhor filme de 2008, não participou do oscar de melhor filme.

    Esta falta de noção ao criticar, só pq se tem ódio ou raivinha infantil por uma franquia q já não é das melhores, faz nascer seguidores ainda mais “sem noção” como provado nestas leituras destes comentários hoje de um monte de garotos q falam q o filme é uma merda, siqueira está certo, e no fim, parece q o termo “gay” q não param de soltar está vindo desta rodinha masculina. rsrsrs Eu acho isso é um desrespeito a todos os homens. kkkkkkkkk

    A franquia nao é das melhores, mas falar q este ultimo filme foi ruim como o siqueira falou, é cagar pela boca, mostrando q por mais q os diretores se esforcem, nunca vai deixar o filme ao menos bom, só pq não é de quadrinhos(ponto fraco do siqueira. rsrsrs). Crítica decepcionante.

    O filme foi “bom”. Não foi muito bom, não foi excelente, mas cumpriu seu papel como desfecho. : )

    • hyla fabiana

      😉 OUtro comentário feliz 🙂

  • Thais Mendonça

    Já pararam pra pensar que as pessoas que também lotam as salas de cinemas e que rendem milhões aos filmes são também aqueles que chegam aqui e dizem “ainda bem que essa saga medonha acabou…” ou “Não sou fão da série, mas assisti assim mesmo pra ver se melhorava…”.
    Qual é galera? Que tal bom senso e curtir o cinema sem essa tensão toda. Dizer que um filme é o ultra, mega, power de todos os tempos é questão de gosto e todos nós temos os nossos.
    A saga crepúsculo é boa ou é ruim? Não importa, ela existe com seus acertos e defeitos assim como tudo nessa vida.
    Não tô querendo bancar a filósofa, mas é que eu prefiro gastar meu tempo rindo de uma obra boa ou não do que perder meu tempo tentando convencer os outros do que é bom ou não. O que acham?

    Abraços.

  • Patricia

    Só uma dica p\ quem não entendeu o significado do imprinting, e acha que o Jacob está apaixonado pela Renesmee… Por favor, leiam o livro primeiro e depois façam críticas!

    • Polly

      Mas o filme tem que explicar o que quer dizer, pois livro e filme são obras distintas, ninguém é obrigado a ler o livro para ver o filme, muito menos o crítico de cinema cujo a obrigação é avaliar a obra em si.

    • Entendo uma coisa, nós fomos assistir um FILME e não para ler o livro, se para assistir um filme que vem de uma livro, tivéssemos que ler o livro , ficaríamos na biblioteca mesmo. OK?!

      • hyla fabiana

        Maiara e Polly, com nenhum respeito a inteligencia suprema de vcs… a questão so imprint é explicada EXAUSTIVAMENTE durante os FILMES… agora, se voces precisam ver isso desenhado… aí sugiro que leiam o livro mesmo…( com paciencia, pois são terríveis)

  • Gui Oliveira

    Os comentários da galera sobre esse tipo de filme são mais engraçados que qualquer programa de humor da televisão.

  • Guida

    O que mais me intriga na saga não são as fãs que amam e defendem a saga até a morte, mas sim os haters, quase todo mundo zoa EMO, Justin Bieber, One Direction e etc, mas o ódio que crepúsculo causa é muito interessante, coisas ruins sempre existiram no mundo do cinema e da música, mas mesmo que os críticos falem “isso é merda”, sempre há público e muito por sinal, apenas porque gosto é gosto e temos que respeitar. Eu não sou fã da saga e acho os filmes bem fracos, como muitos filmes que eu já vi e sei que verei, mas não odeio e não acho que as pessoas que gostam sejam burras ou ignorantes e que sou superior. Acho que todos tem o direito de vir aqui e dá a sua opinião mesmo que negativa sobre o filme, mas deveriam ter um pouco mais de respeito com as pessoas que gostam. Nunca entrei em nenhum site para comentar sobre a saga, mas lendo esses comentários e como é o último filme tive que opinar, porque tenho certeza que essas pessoas que “odeiam” a saga fizeram questão de ver o filme e nem vem com a desculpa de ver com namorada porque as namoradas podem ir ao cinema com as amigas, ninguém é obrigado a ver o que não gosta, não obrigo ao meu namorado a ver o que ele não gosta e nem eu sou obrigada a ver o que ele quer!

    Sobre o filme: foi realmente melhor que os outros porque a batalha foi legal, mas com certeza fica longe do meu top 10 do ano.

  • Concordo com tudo.

    Fui assistir com a expectativa super lá embaixo, com duas amigas que são fãs do filme. As duas saíram p da vida.

    Pra mim, poderia ter sido épico. Sério (parte com spoilers), quem foi assistir e viu a cena da “guerra” soltou toda a raiva pelo filme – pelo menos na sessão que eu estava – e a sala vibrou, bateu palmas. Se tivesse “acontecido” tudo aquilo, na real, o filme seria lembrado por ter feito uma coisa diferente e o final NÃO TER SIDO IGUAL AO DO LIVRO.

    E repito o que uma menina disse lá em cima “UMA PORCARIA NÃO DEIXA DE SER PORCARIA SÓ PORQUE MILHÕES DE PESSOAS GOSTAM DELA”. Eh um raciocínio bem simples…

  • Alberto Dutra

    Acho engraçado certos comentários aqui. Tá na hora do povo entender que o crítico ta ali pra ver erros e também os defeitos da película que cá pra nós não tem uma boa reputação vinde os outros filmes. Achei um comentário legal em um outro site que eu li.
    Quando compararam essa saga com a saga do bruxo, o cara disse.
    Em HP você via vários atores de renome disputando os papéis dos personagens e ficavam gratos de interpretar eles. Agora nesse filme me fala algum aiii.

    • Arthur

      Gente idiota tem em todo lugar, todas as críticas do Sicas dos filmes dessa saga tem os fanzocas de mimimi.

  • Bruno Mendes

    Concordo

  • Grazielle

    o problema de crepusculo é que é um filme pra fãs mesmo.Eu amo a saga e sei disso.Tipo fã que le todos os livros,pq se vc não le vc tem um preconceito muito grande com muitas coisas,como por exemplo o imprinting do Jacob pela Nessie.No livro,explica bem isso de imprinting e tals no filme fica parecendo mais um ataque de pedofilia..
    Os filmes em si nunca conseguiram explicar bem a saga,que alias já tem vários erros de lógica.

  • Grazielle

    Acredito que não teremos outro filme,mas outro livro sim.
    O grande problema dos livros(e consequentemente ,dos filmes)é que quando a coisa ia ficar preta,vc achava que finalmente ia rolar a maior pancadaria,a sthepanie myer resolvida tudo com os jeitinhos dela e tudo virava uma guerra fria ,literalmente.Ela só ameaçava e assim foi levando até o ultimo filme.
    O diretor do filme ainda teve coragemd e criar aquela cena de guerra q achei perfeita,mas vamos dar crédito pra ele,mesmo ela sendo ótima,os fãs o matariam se ele tievsse mudado o livro daquele jeito.
    Acho que os personagens que morreram na visão da Alice durante a batalha,simplesmente NÃO FARIAM A MININA falta na história,eram mortes que poderiam ser superadas sim.Os unicos ali q se morressem iriam deixar todo mundo permanentemente revoltados seria Bella,Edward ,Jacob ou Renesme.A autora dos livros poderia ter feito uma cena como a que vismos no livro sim.

    Penso que o problema é que ela é preguiçosa.Só quer escrever o que lhe interessa mais..romance água com açucar,cenas de triangulos amorosos.Pelo que ela fez em todos os livros,ela não gosta de escrever sobre lutas,até pq ela fazia de tudo pra fugir de todas elas,sempre.Enfim,vo sentir falta da saga,pq gostei da história,mas eu senti falta de ação mesmo.

    • Felipe

      Ah, eu penso que o tema dos livros sempre foi, em primeiro lugar, uma história de amor, e isso foi mostrado em todos os filmes (por mais que muitas vezes eles fossem vendidos como uma aventura ou um acontecimento épico). A história nunca teve pretensão de ser sobre opressão política, ou algo desse tipo, então acho que não teria sentido, nem no filme e nem no livro, que acontecesse mesmo uma cena como aquela.

      [SPOILER] muitos casais amados pelos fãs estariam desfeitos, a família se desmancharia e personagens muito queridos por todos seriam obrigadas a passar a eternidade sem os seus amores. Com certeza a série toda renderia muito mais se o foco fosse o vampirismo e a autoridade e abuso de poder dos Volturi, e aí sim uma guerra de verdade e mortes de verdade seriam apropriadas, mas não é o caso e acabaria desviando muito da história de amor originalmente pensada. Mas que uma luta no fim do livro fez falta, ah, isso fez mesmo hasuhsauh

  • Adriana

    Não sou fã da saga mas acho q os criticos q não leram os livros devia ter se informado mais sobre o q é o imprinting.

    Jake ter tido um imprinting com Reneesme não significa q ele está apaixonado pela menina de 10 anos. O impringtin é um ligação, ele pode ser qq coisa pra ela – um amigo, um protetor – não necessariamente um amor.

    • Arthur

      Não ta no filme, não vale. Ele está avaliando o filme, este é um site de cinema. Só pra informar vossa senhoria.

      Não se pode esperar que uma pessoa tenha que ler um livro para entender uma adaptação, se isso precisar acontecer mostra que a película não atingiu o objetivo que é adptar a obra para tela grande.

      • hyla fabiana

        Isso é explicado nos filmes anteriores genio.
        A pessoa não é obrigada a ler os livros para entender uma adaptação… mas pelo menos conhecer os filmes anteriores para entender o último de 5, pelo menos para “criticar” , isso é necessário SIM.
        To vendo aqui o mesmo problemas de quem não gosta de Harry Potter… tipo, assistem o último filme de oito e vem dizer que não teve emoção… que não é essa coca cola toda e que é cheio de “defeitos” e coisas mal explicadas rsrsrsrrssr Sem querer comparar HP com Crepúsculo, como obras, é claro…

        • inominavel

          Acho que você é que não respeita a opinião dos outros….. deixa as pessoas acharem merda e pronto… aff.. to quase mandando você a merda já!!! sério mesmo! CHATA PRA CARALHO!

  • LUNATIC

    Prefiro ver Dracula de Coppola pela milesima vez do que ver mais um filme do vampiro purpurina e do lobisomem pedófilo domesticado. Passo longe.

  • gil

    Toda a saga, principalemnte esse último filme que tive o desprazer de assitir no cinema (vi os outros baixados pela internet), resume-se em uma palavra: LIXO!

  • Mariana

    Thiago Siqueira, a primeira coisa que devemos fazer para se realizar uma crítica com fundamento e evidências, é saber do que está falando, principalmente quando é uma adaptação, no seu caso, segue um conselho, leia e entenda para expor sua opnião, que por sinal é péssima, te falo isso mesmo particularmente falando não gostar dos livros (sim eu li) tanto dos filmes.

    Enfatizo: Leia e compreenda antes de julgar os trabalhos dos outros, porque o seu deixa muito a desejar e assumir que não lê sobre o que escreve, principalmente por chamar uma personagem de pedófilo, muito patético.

    • Arthur

      Então quer dizer que para analisar um filme que é baseado no livro, tenho que ter lido o livro? kkkkkkkkkkk

      Se o filme não sobrevive por si só já diz a merda que é.

    • Pablo

      Mariana, uma historinha de conto de fadas fajuta e sem sentido não precisa de uma análise profunda. Por mais que esse filme tenha finalmente uma traminha não quer dizer que seja uma obra-prima do cinema. Volto a dizer: Pode faturar bilhões que continuará a ser o mesmo lixo que é. É tipo Michel Teló com o seu ”aiai se eu te pego”: Um lixo, que é um sucesso, logo uma modinha passageira, pelo qual não perderíamos tempo nem de escutar, nem de discutir. Só avacalhar mesmo. Pois ele mesmo se avacalha.

      Beijos.

  • Álvaro Xavier

    Ótima crítica Thiago, concordo com tudo!

  • Sloan

    CARA, RI DEMAIS AQ!KKKK AS MELHORES PARTES FORAM “SÓ Q NÃO” E “OREMOS” ;)MUITO BOA A CRITICA.

  • Arthur

    Mimimi…

    Mimimi…

    Reclamem ai

  • Nathália Lima

    Não sou uma fã de carteirinha da saga, porém, li todos os livros e assisti a todos os filmes. E realmente acho o filme, digamos que, mal feito, os efeitos e diálogos não são os melhores. Mas acredito que antes de você criticar em si a obra, você tem que entendê-la, em outras palavras, ler os livros. Tudo que acontece com Renesmee e Jacob no último filme é muito bem explicado ao longo dos livros e explicado de umas forma simples nos filmes, não refere-se a pedofilia, é um contexto completamente diferente, é uma história linda, por sinal. Você não pode avaliar obras sem saber o que está acontecendo por trás, é como ver obras de escolas literárias, como por exemplo, obras românticas e dizer que eram suicidas apaixonados de plantão e, não, há um grande contexto por trás de tudo, há uma outra época, pessoas, mentes arcaicas influenciadas pela igreja, enfim, só gostaria de dizer que antes de avaliar uma obra, seja filme, pinturas, livros, você tem que saber primeiro o que realmente a mesma representa, retrata e, mais uma vez, estudar o contexto, entender REALMENTE a história.

    • inominavel

      Pelua DUCENTÉSIMA VEZ …. NÃO PRECISA LER O LIVRO! se para analisar um filme de uma adaptação se faz necessário LER o livro da obra, isso só prova o quanto o filme não se sustenta e o quanto ele é falho e mal explicado!!! OK?

      Abs.

      Essa resposta aqui já foi dada N vezes para a mesma MERDA que você acabou de postar.

  • Hugo Barreto

    Thiago Siqueira,

    Gostaria de parabenizar o trabalho do Cinema Com Rapadura, adoro esse site e entro diariamente para saber informações sobre esse maravilhoso mundo, mas já tem algum tempo que vocês tem me decepcionado em relação as críticas dos filmes, pelo que parece vocês não seguem uma das suas próprias leis, a de que todos merecem a sua opinião, você só mostram um lado, o de vocês e por incrível que me pareça esquecem que a indústria do cinema tem como público alvo os leigos e não os conhecedores como nós. Por favor, sejam mais humildes ao criticarem um filme, ou, o que acho uma ótima ideia, publiquem duas criticas do mesmo filme, uma (NUNCA DE UM FÃ), mas de alguém que tenha gostado do filme (uma pessoa que não veja somente os aspectos técnicos), e é claro outra com o ponto de vista crítico.

    O que me deixou extremamente chateado ao ler seu texto foi que você NÃO LEU O LIVRO, isso faz com que sua crítica seja muito incompleta e equivocada.

    Li todos os livros e posso dizer que ao contrário do que você disse: “controle sobre a escuridão”, não existe nenhum vampiro na história com esse dom, temos a brasileira (QUE VEIO DA AMAZÔNIA e não de uma grande cidade brasileira, e que o livro explicar ser uma selvagem, por isso o aspecto indígena) ela pode criar ilusões dentro de sua mente, coisa que o filme mesmo explica e você teria entendido se tivesse prestado a devida atenção. E também temos Alec que não controla a escuridão, mas sim tem uma nevoa paralisadora, no livro ela é invisível e no filme logicamente teriam que faze-la visível de alguma forma, mais uma informação que qualquer leigo que tenha LIDO o livro teria mais argumentos para criticar o filme.

    Já o que você disse sobre a atuação do Robert: “por Robert Pattinson, cujo Edward parece ter sido o maior beneficiado pela independência que Bella ganhou ao se tornar vampira”, mais uma vez, se você tivesse LIDO os livros ou até mesmo se tivesse raciocinado um pouco teria descoberto que a Bella era uma HUMANA até então, e o Edward um vampiro (NOSSA), por tanto ela muito mais forte do que ela, e sim ele tinha que tomar cuidados perto dela, cuidados esses que não eram mais necessários. Por isso ele fica agora mais à vontade perto dela e de todos, pois o sangue dela também não surte mais efeito nele. (informaçãozinha banal, só todos os fãs do mundo sabem e um renomado crítico de cinema desconhece).

    Mais uma falha gigantesca na sua crítica: “Se já não fosse bastante perturbador ver Taylor Lautner correndo apaixonado por uma garota de dez anos de idade.”, mesmo uma pessoa que tenha ignorado os livros mas que tenha visto os demais filmes da franquia teria descoberto que o ‘imprinting’ é um fenômeno que acontece entre os metamorfos e que não tem idade para acontecer, e caso aconteça quando um dos dois for muito criança o lobo que sofrer o imprintig será seu protetor, seu irmão mais velho, esses são aspectos que só uma pessoa que não considera as maldades no mundo poderia ver. Com o tempo Nessie ira crescer e perceber que Jacob é tudo de que ela precisa e se apaixonará por ele. Resumindo, JACOB NÃO É PEDÓFILO!!

    Mais uma de suas frases que foi deprimente e pois em risco toda credibilidade da sua crítica: “não sei por não ter lido a obra original”, então me explique Thiago, como você vai criticar uma obra sem CONHECE-LA???

    Concordo o visual dos personagens só decaiu desde o primeiro filme, isso é terrível, e também sinto pela falta de explicação sobre a origem e destino dos personagens, pra isso acho que vale lembrar que foram os primeiros livros escritos pela autora, e por mais que eu tenha lido todos, concordo que eles apresentam muitas falhas na narrativa.

    Mas o que eu considero o mais importante, o filme cativou muitos pelo mundo todo, e isso pra mim é o mais válido, independente dos aspectos técnicos.

    Att,

    • inominavel

      Pelua DUCENTÉSIMA VEZ …. NÃO PRECISA LER O LIVRO! se para analisar um filme de uma adaptação se faz necessário LER o livro da obra, isso só prova o quanto o filme não se sustenta e o quanto ele é falho e mal explicado!!! OK?

      Abs.

      Essa resposta aqui já foi dada N vezes para a mesma MERDA que você acabou de postar.

  • Douglas

    Underworld(que, convenhamos, também não é grande coisa) é melhor que Crepúsculo!

  • Marcus de Faria

    Thiago Siqueira, formando opiniões, emocionantes ou revoltadas (tanto faz), desde 2007!
    Em breve, uma revoluçao! Não a Guerra dos Canudos, a Guerra dos 8mm!

  • Felipe

    Concordo que um filme, independente de ser adaptação ou não, precisa se explicar e ter um entendimento por si só. Ler o livro serve pra aprofundar a história não pra entendê-la.

    No caso do imprinting acho que o problema vem de Eclipse, já que nele não fica muito claro e parece ser simplesmente algo como um amor a primeira vista, só que mais forte. Mas aí veio Amanhecer – Parte 1 e esclareceu que o imprinting que não se trata de um amor a primeira vista, e sim de uma grande ligação entre duas pessoas, em que o “lobo” seria aquilo que a outra pessoa precisasse: um protetor, um amigo, qualquer coisa. Depois desse filme, quem malicia isso é só pra implicar com a série…

    • hyla fabiana

      E vem o Felipe com uma luz no fim do túnel 🙂
      rsrsrsrsr
      Muita gente nem leu livro e nem sequer viu o filme e vem aqui falar merda rsrsrrs Implicancia mesmo… pura e tola…
      Depois o “mi mi mi” é das “fãs patéticas” rsrsrsr
      sei…

      • inominavel

        mais tu é chata hein ???? PQP

    • inominavel

      Pelua DUCENTÉSIMA VEZ …. NÃO PRECISA LER O LIVRO! se para analisar um filme de uma adaptação se faz necessário LER o livro da obra, isso só prova o quanto o filme não se sustenta e o quanto ele é falho e mal explicado!!! OK?

      Abs.

      Essa resposta aqui já foi dada N vezes para a mesma MERDA que você acabou de postar.

      Duvido que seja necessário ler Todo senhor dos anéis para entender a história! assim é que se faz uma adaptação, tá tudo explicado lá na pelicula! então para de falar MERDA!

  • Cavaleiro

    Várias Aulas de como destruir o mito dos Vampiros & Lobisomens!

    Com Crepúsculo, eles perderam o respeito!

    Até Buffy era mais “macha” que esses daí!

    #NinguémMerece¬¬…

  • Jakellyne

    Eu assisti o filme ontem! E na boa…o filme foi muito show principalmente na batalhar os vingadores tambem foi otimo mas o final da saga crepusculo conceguio alcança oque eu gosto que e EMOÇAO os vigadores passa emoçao mas nao tanta como a Saga Crepusculo passo (que foi mil vezes mais) critico exite pra criticar mesmo e quando criticam e porq o filme foi bom. Tudo que e bom ou otimo gera uma critica… E outra ele so fez essa critica pra gerar esse bate e rebate aqui. Vcs sao como uma carroça vazia 🙂 faz muito barulho sao tudo oco kkkk

    • Pablo

      Eu chorei de tanto rir em algumas cenas… As do Aro, por exemplo ao pronunciar o nome Bella… a da ”índia brasileira” e outros vampiros de ”diversas nacionalidades”… Eu simplesmente chorei. Isso confere como emoção, não confere?
      😀

      Beijos.

  • Lucas

    Spoiler de Selvagens da cara… Eita Sicas!

  • Philip

    Critica ridícula.

    • Arthur

      Porque seu comentário não é não né? A crítica tem argumentos ja vc n 😀

      • Deivid

        como se você estivesse com ARGUMENTOS Arthur.

        • Arthur

          Querido, aprenda a ler. Depois conversamos. Ela falou “crítica ridícula”, ai escrevi isso.

          Pegar o bonde andando da nisso, leia primeiro meu filho, depois vc comenta.

          • Deivid

            Tu é otário mesmo ou está apenas fingindo?

        • Arthur

          Meu irmão, se tem um otário aqui é você. Seu analfabeto funcional.

          • Deivid

            Você não sabe nem dar uma resposta decente, Fica aí me chamando de analfabeto quando na verdade é você que não sabe nem escrever seus próprios argumentos. Como você se acha um senhor sabe tudo quando na verdade não sabe de nada? Daqui em diante vou te chamar de Senhor dos argumentos.

        • Arthur

          Vou colar aqui o comentário da pessoa,o que eu respondi e o que você disse.

          A pessoa diz:
          Critica ridícula.

          Arthur(eu digo)
          Porque seu comentário não é não né? A crítica tem argumentos ja vc n

          (Você)
          como se você estivesse com ARGUMENTOS Arthur.

          ————-

          Analisando a questão, eu critiquei o fato de a pessoa falar que a crítica é ridícula sem expor argumentos para tal atitude. Que, ao contrário da crítica, o comentário da pessoa não tem argumentos.

          Logo, eu em momento algum, quis dizer que ela não tinha argumentos em comparação a mim, mas sim em comparação a crítica.

          Só quis salientar o quão vazio foi o comentário, chamando a critica de ridícula, sem ao menos dar uma justificativa para tal.

          Eu nem deveria estar me dando ao trabalho de discutir com você, mas já que vi que houve um desentendimento por pouca merda, resolvi esclarecer o assunto. Espero que agora você tenha entendido que seu comentário foi totalmente fora de propósito.

          Passar bem

          • Deivid

            Agora eu entendi, Achava que você tinha dito que o Philip não tinha argumentos em relação a você. Desculpe eu ter te chamado de otário sem antes analisar o assunto.

        • Arthur

          Relaxa man, eu tb te chamei de analfabeto. As vezes ficamos muito agressivos na net. Desculpa ai se te ofendi tb.

          • Deivid

            Então Falow Arthur, Até mais.

  • Jakellyne

    O trabalho do critico e esse pessoal! Nao vou negar…vc critica muito bem a 7¤ arte haha parabns mas fala que o filme foi ruim ai ja e brincadeira.

  • Jakellyne

    Eu rir p caramba tambem oe kkkkk…nas indias entao…ate pk sou de manaus cara! E na boa pensando bem, na amazonia so tem indio mesmo vc nao queria que eles estiversem de terno ne?se fosse MANAUS ai sim mas e isso mesmo tiro pelos filmes ou series brasileiras quando se fala da amazonia

    • Pablo

      😀

  • Deivid

    Para as pessoas que gostaram desse filme eu só posso dar meus pêsames por vocês serem fanáticos por uma saga de merda igual essa, Acham que um filme é bom só porque vendeu bastante? Quantidade não importa e sim a qualidade que é importante( coisa que esse filme nunca teve)

  • eu gostava dos vampiros que assustavam agora hoje em dia os vampiros dão o cu

  • Jakellyne

    Quer que eu diga a real e o problema de vcs que criticam tanto esse filme? simples…vcs NAO GOSTA e simples tambem VCS SAO MENINOS a maioria dos garotos nao gosta desse filme. O filme nao e uma merda, como disse o sucesso dele estar ai p esfrega na cara de pessoas que criticam o filme por nao gosta! Eu nao sou fa do filme mas reconheço e tenho capacidade p adimitir quando o filme e bom ou nao. Diferente de vcs que ficam aqui criticando e falando merda enquanto o filme fatura milhoes kkkkkkk filme e igual musica cada um tem seu gosto. O filme e que nem o jogador Neymar os GAROTOS vivi xamando o cara de bixa, joga mal e blablabla sab qual e a traduçao disso? INVEJA pk o Neymar joga super bem, porq ele pega as mulheres que vcs nao pega por mais feio que ele seja, e pk ele e milhonario ja tao novo kkkkkk…. Assim e no filme… Compara VINGADORES com CREPUSCULO? Ate pk o filme Crepusculo e Romance tem nem coparaçao filhotes kkkkk por um filme que e de açao e aventura. Vcs que nao sabem argumenta direito sheusheusheus

    • Pablo

      Bom, eu sou um menino que adora Antes do Amanhecer e L.A. Story (pra mim são os melhores filmes românticos que já assisti até hoje), que pouco tá se fudendo pra Neymar e suas ”neymarzetes”, que morre de inveja de cineastas como Christopher Nolan, Martin Scorsese e David Fincher por uma filmografia impecável e que ri muito de argumentos como ”inveja de Crepúsculo” e ”ah, o filme faz trilhões.”… Mas é assim mesmo, né… rsrsrsrs

      Beijos, Jakie
      ;D

  • Joao

    Up, vamos lá, sinceramente fui para o cinema esperando uma porcaria, só que o filme todo, até o final, me fez refletir sobre muita coisa, o ser humano ficou tão acostumado com guerras e mortes, sim, mortes hoje em dia são coisas normais, que perdeu a sensibilidade, amor é uma coisa chata, ser bom com o outro é entediante, uma escritora, que tenta mostrar a outra faceta de um monstro (vampiro), mostrando que o ser humano normal não é tão perfeito assim é tachada de ruim. Enfim, digo aqui para os que defenderam o tão aclamado Os vingadores, que amanhecer parte 2 me fez refletir muito mais que esse filme com explosões e mais explosões, sinceramente, Os vingadores chega a ser o pior filme que eu já assisti.

  • LAYANE

    Concordo com vc Jakellyne esse povo só porque tem inveja do sucesso dos outros fica se mordendo de raiva ai fica criticando os outros e esquece de se auto avaliar pra saber se esta fazendo algo que preste no mundo coisa que eu acho meio difícil esse bando de linguarudos prestar pra alguma coisa só pra arruinar a vida de uma pessoa.
    E mais uma coisa pra quem se incomodar que vá olhar o que vc esta fazendo criticando a vida do outro e esquecendo a sua e eu sou uma super fã da saga e esse é o MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS se vc não acha é porque vc não acredita no amor.
    E QUEM SE INCOMODAR QUE VÁ LAVAR ROUPA PRA ESFRIAR OS MIOLOS DE TITICA DE GALINHA NA ÁGUA.

    • Pablo

      Querida Layane,
      Quantos anos você tem? deve ter uns 15 aninhos, né, lindinha? Arruinei a vida de quem? A sua? Bom, você já foi ver o filme e irá ver quantas vezes puder com suas amigas, certo? Ninguem está te impedindo rsrsrs. Deles? Bom, eles estão desfrutando o sucesso e a fortuna que ganharam com isso e pouco se lixando tanto pra quem não gosta dos ”filmes” (como se eu também me lixasse por eles..) quanto pra quem os ama de paixão… Eu acredito no amor.. tanto que proíbo minha namorada de ver alguém, ou faço ela ficar ”roxinha” de paixão por mim na cama ou quando eu tô caindo de amores por uma menininha de 12 anos… é, o amor é lindo. rsrsrs Quem sou eu pra criticar a vida deles? Eu também queria muito um ursinho Ted quando criança assim como o Lautner e também já fui chifrado assim como o nosso amigo branquelo Pattinson como também já chifrei assim como a ”esperta mas nem tanto” Kristen… Que bom que pra você Amanhecer seja o melhor filme do Universo. Pois pra mim… Transformers 3 é uma obra-prima muito, mas muito melhor do que qualquer outro que já houve ou que haverá…

      Huumm… o que será que tô dizendo… Transformers 3? O Melhor filme do mundo… não, não, é Amanhecer!! É, é Amanhecer… mas… não, não é…
      Acho que tô com muita titica de galinha, não acha, Lay…
      Acho melhor eu dormir… rsrsrs

      😀

  • Jakellyne

    Pow transformes e o bixo mesmo! O filme e uma obra prima…mas como deeeeeeeeesdo inicio tao comparando um filme de ramance com os de açao kkkkkkkk parem com isso gente. O primeiro que tem que para com esse tipo de coisa e o tal critico que comparo Amanhecer com Vingadores….pelo amor de Deus p ser um bom critico o cara tem que começar por ai amigos… Aprendam, Aprendam porfavo rsrsrs aiai

  • Jakellyne

    Eh perdao pelos meus erros de portugues estou de celular nokia e ele nao ponhe acentos e costumo abreviar e por digita muito rapido as vezes troco as letras como aconteceu ai em cima kkkkkkkk perdao senhores CRITICOS

  • Jakellyne

    Ah e esqueci de manda o beijo p pablo que fez questao de mim responde mas nao na minha altura haha 🙂 obrigada meu querido pablo e beijos p vc tambem… Ah e so uma coisa e Jakellyne ou Jake aprenda a pelo menos escreve meu nome ou apelido de maneira certa fique com o papai do ceu queridO. 😀

  • Pablo

    Ah, não preciso responder a sua altura não, gatinha linda. rsrsrsrs
    E me desculpe por ter errado seu apelido, certo, Jakezinha? Não se repetirá mais.
    Vamos fazer um dia desses o seguinte: Convidar aquela acéfala metida a escritora da Stephie Meyer pra conhecer o Brasil, conhecer melhor as tribos indígenas, seus costumes, e tudo mais para que um dia quando ela mencionar algo em relação ao nosso amado País não escreva mais coisas como as que ela escreveu, certo? Ou ao menos mandar uns artigos, vídeos sobre os nativos caso ela tenha uma enorme preguiça de visitarmos assim como a que ela tem em escrever, né, fofinha? É só uma sugestãozinha… hehehehehe

    Beijos e abraços, Jake

  • Jakellyne

    Nao querido! Antes de convida qualquer pessoa fora do Brasil…tem que convida os proprios brasileiros….pk infelizmente sao os primeiros a fazer merda! 🙂 ela pelo menos nao descreveu e nem coloco os “indios” no filme, com pena na cabeça, que oque os brasileiros fazem. Sou de manaus e ja estou acostumada com esse tipo de coisa haha axei muito melhor o dela doque oque o proprio povo do nosso pais faz! Eh ela mecionor AMAZONIA e nao MANAUS coisa que os brasileiros confudem axando que o povo de Manaus e indo, anda se pendurando em arvore que nem o tarzan axando que tem ate onça kkkkk…amazonia sim e floresta Manaus nao, manaus e uma cidade linda e extensa, e vale apena esfrega na cara desse povo brasileiro que nao estuda geografia e nem oque tem no proprio pais, que a televisao e o video game que eles tem na casa deles e de vcs fora radio, celular e etc…sai tudo do povo daqui de manaus kkkkk e vamos encerra este assunto que ja ta saindo do tema desses comentarios aqui. Abraço lindinhO

    • Pablo

      Calma, gatinha. Não tenho nada contra o povo de Manaus e nem contra ninguém. Ignorância é uma coisa que é de cada um… fazer o quê, né? Agora, ela pode não descrever os índios brasileiros, mas o filme mostra isso, né? E como tudo saiu do aval dela… Isso é fato. rsrsrsrs Eu não comparo Crepúsculo com Vingadores pois ambos são filmes feitos para diversos tipos de público (embora eu prefira o filme do Joss Wheddon… rsrsrs). Agora, é muita, mas muita covardia comparar todos os filmes de Twilight com… O Cavaleiro das Trevas (aquele com o Heath Ledger no papel do Coringa), né? rsrsrs
      Pois, vai entender… São filmes muito bem sucedidos, mas o segundo é 1 zilhão de vezes muito melhor.. ;D

      Beijos, linda.

  • Cícero Ciro

    Assisti o filme e tirei minhas próprias conclusões. 1. A saga como um todo tem seus altos e baixos. 2. Este último filme foi o melhor da franquia. 3. Existem filmes com gêneros, temas e censura diversificados porque as pessoas tem gostos diferentes. 4. Crepúsculo tem seus erros e defeitos, mas considerar lixo, abestado e cego quem o aprecia é demais. 5. Nem mesmo os filmes que ganharam mais prêmios na história do cinema foram infalíveis ou causaram uma revolução no mundo, no máximo uma certa reflexão. 6. A maior parte dos fãs de Crepúsculo é constituída de adolescentes, acredito que poucos deles iriam ao cinema assistir algo como amnésia, menos ainda sairiam felizes. 7. Tem muita gente opinando que tem algum conhecimento técnico sobre cinema, mas isso não é motivo pra se achar o supra sumo da inteligência humana nem querer que as pessoas se curvem diante de seus pontos de vista. 8. A essência da saga é o amor impossível e não a mitologia que envolve vampiros e lobisomens. 9. Alguns críticos são iguais a certos comentaristas esportivos, se estivessem como técnicos, fariam melhor que eles. 10. Ainda que você faça alguma coisa com dedicação e dê o melhor, é impossível agradar a todos.

  • Jakellyne

    Falo bonito agora p esse deixo meus aplausos! Haha nao puxo saco do filme e nem xamo de lixo como muitos aqui fez (que pra mim…bom ja falei oque eu axo desse tipo de pessoa que e metido a entendido e nao entende nada kkkk…) quem gosto do filme e mais adolescentes mas vou confessar no cinema de mais tinha gente ate de 50anos de idade assistindo significa que nao so agrada adoslecente…mas como disse filme tem para todos os gostos, e como ele reçaltor o filme e falando de um amor proibido e por mais que nosso mundo nao exista vampiros ou algo do tipo, oque mostra no filme e oque acontece na vida real muita das vezes começando pelo tal triangulo amoroso kkkkk…mas em fim ATE QUEM FIIIIIIMMMMM apareceu um que nao comparo crepusculo que e ROMANCE(so p refresca a cabecinha de vcs) com filme de açao ou aventura kkkkkkkk….para esses que ainda continua comparando romance com outro genero de filme so resto dizer que estarei orando por vc kkkkkkk #oremos

    • Pablo

      E eu orarei por você pra encontrar um filme romântico que preste. ;D

      Beijos, muitos beijos. ;D

  • Arthur

    Vou colar aqui o comentário da pessoa,o que eu respondi e o que você disse.

    A pessoa diz:
    Critica ridícula.

    Arthur(eu digo)
    Porque seu comentário não é não né? A crítica tem argumentos ja vc n

    (Você)
    como se você estivesse com ARGUMENTOS Arthur.

    ————-

    Analisando a questão, eu critiquei o fato de a pessoa falar que a crítica é ridícula sem expor argumentos para tal atitude. Que, ao contrário da crítica, o comentário da pessoa não tem argumentos.

    Logo, eu em momento algum, quis dizer que ela não tinha argumentos em comparação a mim, mas sim em comparação a crítica.

    Só quis salientar o quão vazio foi o comentário, chamando a critica de ridícula, sem ao menos dar uma justificativa para tal.

    Eu nem deveria estar me dando ao trabalho de discutir com você, mas já que vi que houve um desentendimento por pouca merda, resolvi esclarecer o assunto. Espero que agora você tenha entendido que seu comentário foi totalmente fora de propósito.

    Passar bem

    • Deivid

      Não precisava colocar seu comentário aqui sendo que a nossa conversa está em cima.

  • Cláudio Villa-Lobos.

    Finalmente…para a alegria do senhor…e da senhora,ACABOOOUUUUUU!!!!!!!

    • Deivid

      Também já era hora de acabar.

  • Jason

    Mesmo assim ele ainda da 5 estrelas…esse Thiago é patético…

    • Deivid

      As criticas do Thiago são excelentes, Você que não entendeu a critica.

  • Helio Araujo

    Eu ri do final. Oremos. aehueahueaheuheuheheu

  • Manolo

    Resumindo, o filme é uma merda…daquelas bem ralas mesmo.Só para constar, “Sangue e Chocolate” é um romance entre humano e Lobswoman muito , mas muito melhor que Crepúsculo e que, ,infelizmente, por não ter um viado chifrudo e a Bella boca aberta não foi pra frente.Quem tiver oportunidade e interesse, assista por favor. Muito foi falado da batalha final do filme e, se for só isso que fez desse filme um bom filme…é por isso que comparam com um filme de ação. Esse negócio do Jacob tarado numa menina de dez anos também ficou mal visto no filme, ainda mais com a pedofilia sendo um dos crimes mais chocantes da atualidade.
    o pior é que eu duvido que seja o fim de tudo, preparem-se para um reboot dessa porcariada toda, contando a história dos Cullen etc e tal…quem quer apostar???

  • Nelson

    A saga é realmente uma bosta, não pelo elenco, mas sim pela falta de respeito às criaturas míticas que são os vampiros e lobizomens, este, pra mim é o principal problema, se a produção decide fazer um filme sobre vampiros e lobos ENTÃO VÃO ESTUDAR E PROCURAR SABER O QUE SÃO VAMPIROS E LOBIZOMENS E SABER O QUE ELES FAZER E COMO SE COMPORTAM PRODUTORES DE MERDA, isso daí é uma humilhação a raça dos vampiros na qual eu sou muito fã. querem assistir algo sobre vampiros e lobizomens de verdade assistam TRUE BLOOD

    O único filme da saga crepúsculo que assisti foi o 1º depois disso desisti, dos outros só vejo os comentários tipo: Vampira nasce e já é a mais forte do grupo, vampiros X-Man que controlam fogo, água, ar, carai de asa, vampiro com esperma kkkkkk, essa foi a melhor. Ohhhh Myyy Goooodness

    • elisandra

      Olha primeiro olha sua escrita “lobizomen” é pra rir né,nenhuma historia é igual a outra, a autora quis fazer uma história diferente qual é o problema, e no filme não tem LOBISOMEM e sim transformo.

  • Macêdo

    Crítica perfeita Siqueira.

  • Lana

    Para as pessoas que dizem que imprinting entre Jacob e Renesmee não pode ser explicado: Leiam o livro!
    “Ah, mas eu não entro no cinema pra ler um livro, mas sim pra assistir ofilme” ok, querido, então assista ao filme Eclipse (que pra mim é o pior da saga). Lá você descobre o que é imprinting, e no final de Amanhecer – Parte 1, na cena em que Jacob sofre imprinting pela garota ele ainda reforça o que é o sentimento.
    Não sou fã da Saga, mas ver pessoas falando por falar aqui é ridiculo! Já que voceês querem falar mal, isem argumentos inteligentes, por favor.

  • Victoria Sousa

    Eu não concordo com a critica, muitos podem achar que é por que eu sou uma grande fã dos filmes e livros, tanto que eu estava pesquisando sobre a saga quando me deparei com essa critica, em primeiro lugar o personagem Benjamim é egípcio não indiano como foi escrito o que fica óbvio por ele fazer parte do clã egípcio.Eu concordo com o fato dos efeitos especiais, o rosto de Renesmee estava esquisito.Mas quem escreveu a critica só colocou pontos negativos.E novamente as pessoas falam que o que acontece entre Jacob e Renesmee é pedofilia, o imprinting não tem nada a ver com isso, na minha opinião o critico devia pesquisar sobre isso antes de dizer o que é.Eu já devo ter escrito sobre o imprinting varias vezes, mas não é por que criticam que eu vou mudar meus conceitos.
    O filme era ótimo, não era perfeito deixou a desejar em algumas coisas mas também não motivo pra tanto comentários negativos.A cena da batalha foi ótima final clichê sim, mas elas não poderiam matar os personagens como ia ficar a continuação?
    Muitos comentários falaram mal da franquia inteira, o que é claro que discordo.
    Eu tenho amigos que não gostavam do filme por preconceito mas adoraram o último filme.

  • genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee o filme do ano amo de paixao esse filmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  • paulo

    Esse filme é uma bomba.Toscão até a raiz(mas não aquele trash divertido).A única coisa que presta é a luta final e mesmo assim não era pra valer.

  • Isa

    Af se vc é FÃ OU nÃo,não fique falado mal da saga seu fdp. DEVE SER UM VIADO MESMO CARA DE BUCETA!! SEU LIXO TCn E VAI P InFERO DEMOnIO!