Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sábado, 27 de agosto de 2011

O Rei Leão (1994): 3D não impressiona, mas o Rei não perdeu sua majestade

Após 17 anos, "O Rei Leão" volta às telas de cinema para um relançamento em 3D. E enquanto é ótimo poder rever Simba rugindo na telona, será que essa "dimensão" a mais era necessária?

Um dos grandes méritos das grandes animações Disney é apresentar a um público mais jovem temas fortes de maneira compreensível para todas as idades, mas sem diluí-los a ponto de os tornarem irreconhecíveis. Em “O Rei Leão” temos um clássico tema shakespeariano, a luta em família pelo trono, disputa travada por um triângulo idêntico ao de “Hamlet”, com as figuras do pai, irmão e filho concorrendo ao trono.

Se na obra do Bardo havia algo de podre no reino da Dinamarca, aqui as perfídias acontecem na Pedra do Rei, parte das selvas africanas. O leão Mufasa reina com sabedoria entre os animais, respeitando o chamado Ciclo da Vida. O monarca e sua corte encontram-se no mais profundo estado de alegria com o nascimento do príncipe Simba. O único que não está em júbilo com tal fato é o tio do filhote, o invejoso Scar, que trama a morte do irmão e do sobrinho para assumir o trono.

No entanto, Simba não morre, mas foge assustado, se culpando pelos eventos que levaram à trágica perda de seu pai. Anos depois, Simba se vê encurralado pelas suas responsabilidades e tem de tomar uma difícil escolha: ignorar sua herança e viver uma vida de falsas despreocupações ou encarar seu destino e assumir o trono de um reino que é apenas a sombra do que já foi.

O tom pesado da trama é aliviado por temas alegres e alívios cômicos inteligentemente posicionados dentro do roteiro de Irene Mecchi, Jonathan Roberts e Linda Woolverton. É justamente a alegria e  a leveza dos primeiros dias de Simba, todos retratados em uma fotografia de tons quentes e alegres, que fazem o contraponto com os terríveis acontecimentos que desabam na morte de Mufasa e na ascensão de Scar, onde as cores perdem a vida, ficando mais e mais sombrias.

Interessante reparar como os diretores Roger Allers e Rob Minkoff usam de metáforas visuais para acrescentar significado e peso aos acontecimentos que se desenrolam no decorrer da projeção, mostrando uma mais que eficiente direção de arte. Simba passa, quase que literalmente, entre céu, purgatório e inferno durante a sua jornada, levando sempre o público consigo. Sim, a irreverência da dupla Timão e Pumba se mostra presente, mas a estrada não se torna menos difícil por conta deles.

O filme tem um ritmo rápido, mas não desnecessariamente apressado, com ótimas transições e elipses eficientes, em um maravilhoso trabalho de montagem feito por Ivan Bilancio. A trilha sonora composta por Hans Zimmer é digna do Oscar dado a ele por seu trabalho neste longa. Em coordenação com a trilha, os números musicais em “O Rei Leão” funcionam quase como em uma ópera, não sendo apenas para trazer momentos “bonitinhos” ou explorar a fama de algum artista da moda, mas para expor da maneira mais vívida possível o sentimento daqueles personagens.

Nesse sentido, saúdo a dublagem clássica realizada pela Delart em 1994, perfeita seja nas atuações dos personagens ou nas performances musicais. Quanto ao 3D, ele é supérfluo, não acrescentando absolutamente nada à narrativa e empalidecendo o supramencionado fantástico uso da paleta de cores.

A despeito das polêmicas envolvendo possíveis plágios quando a obra “Kimba – O Leão Branco” de Osamu Tezuka, o fato é que “O Rei Leão” é uma das mais belas e tocantes animações já produzidas pela Disney. Esse relançamento em 3D é uma ótima oportunidade de rever esta obra-prima nos cinemas, mesmo que não no formato ideal. Os anos podem ter passado e técnicas de animação mais sofisticadas podem ter surgido, mas quem é rei jamais perde a majestade.

___
Thiago Siqueira é crítico de cinema do CCR e participante fixo do RapaduraCast. Advogado por profissão e cinéfilo por natureza, é membro do CCR desde 2007. Formou-se em cursos de Crítica Cinematográfica e História e Estética do Cinema.

Thiago Siqueira
@thiago_SDF

Compartilhe

Saiba mais sobre