Críticas

Clock sábado, 20 de agosto, 2011 - às 18h10

Lanterna Verde (2011): longa tenta transpor o universo do herói para o cinema

Faltou paixão e aventura nesta produção da Warner, que vê suas adaptações de quadrinhos paras as telas cada vez mais dependentes de Chris Nolan e Zack Snyder.

Uma das coisas que a Marvel Studios está fazendo de melhor é escolher diretores apaixonados pelo que fazem na hora de adaptar seus personagens para a telona. Favreau, Leterrier, Branagh e Johnston transbordavam entusiasmo para seus respectivos projetos e isso transparece em seus filmes. O mesmo não pode ser dito de “Lanterna Verde”, que passa longe de ter qualquer marca autoral e está mais para blockbuster genérico do que para uma aventura empolgante.

Por mais competente e gabaritado que Martin Campbell seja (e “007 – Cassino Royale” prova que ele é), parece que ele não tinha nenhum compromisso para este longa, feito no piloto automático. A despeito de ter um momento ou outro mais inspirado, nada é aprofundado ou bem explorado, com a superficialidade sendo a regra, algo fatal em um personagem cujo universo rico é sua maior força.

A história básica é a mesma dos quadrinhos da era de prata, com o ousado piloto de testes Hal Jordan (Ryan Reynolds) sendo escolhido pelo moribundo alienígena Abin Sur (Temuera Morrison) para sucedê-lo na força policial intergaláctica dos Lanternas Verdes. Dotados de um anel que canaliza a força de vontade de todos os seres vivos do universo, os Lanternas podem criar construtos de luz sólida, cujo único limite aparente é a imaginação dos usuários.

Lidando com a desconfiança do oficial mais graduado da Tropa, o sério Sinestro (Mark Strong), Jordan enfrenta um batismo de fogo: a ascensão da entidade do medo, Parallax, e o surgimento de um vilão na terra, o telepata Hector Hammond (Peter Sarsgaard), que está deveras interessado na chefa de Hal, a bela Carol Ferris (Blake Lively). Hal deve, então, enfrentar seus medos e descobrir seu verdadeiro potencial para sobreviver a esses desafios.

O ponto do filme deveria ser justamente o amadurecimento de Hal como Lanterna Verde e como pessoa, tanto que o roteiro (muito mexido, por sinal) tenta martelar isso na cabeça do espectador a cada dois minutos. No entanto, as ações que levariam a esse crescimento, como o seu relacionamento com Carol e Sinestro, suas tragédias pessoais ou mesmo seu treinamento com os colegas mais experientes da Tropa passam despercebidos durante a projeção. Figuras como os Guardiões do Universo ou o carismático Killowog passam em brancas nuvens pela projeção. Até mesmo a narração de Tomar-Re fica sem explicação (o personagem, dublado por Geoffrey Rush, é uma espécie de historiador da Tropa, algo que jamais é dito na fita).

O público simplesmente não “compra” que as simples lições de moral passadas por Carol e um tutorial de cinco minutos para o manuseio do Anel bastariam para Hal “cair na real”. A responsabilidade aí cai para o fraco script e para o diretor Campbell, que simplesmente falham em estabelecer qualquer peso ou ligação emocionais na produção, mesmo nas de ação que, em sua maioria, não convencem.

Um exemplo claro da falta de esmero da produção é a cena em que Sinestro reúne um esquadrão com “os melhores Lanternas” e sai à caça de Parallax. Ora, em momento nenhum vemos o potencial daqueles oficiais em batalha, com a tal “cena de combate” sendo mais narrada por Sinestro do que vista pelo público, um pecado gravíssimo em qualquer longa dessa escala.

Não ajuda também o fato de Blake Lively ter (pelo menos neste trabalho) o carisma de uma estátua e alguns dos maiores nomes do elenco de apoio, incluindo Angela Bassett e Tim Robbins, entrarem sem fazer muita coisa e serem postos para fora do filme sem maiores cerimônias.

Ryan Reynolds até que convence como um corajoso herói de ação. Não duvidamos um minuto de sua coragem. O problema está no extremamente artificial dilema de Hal Jordan em abraçar seu destino, algo inexistente nos quadrinhos e nada condizente com o herói. Com exceção dessas cenas (toscas, por sinal), Hal foi bem transposto, com até mesmo a inspiração para seus construtos sendo bem construída.

Também é possível destacar o trabalho de Mark Strong como Sinestro. O mesmo não pode ser dito, no entanto, do aproveitamento do Lanterna veterano na tela, com a sua possível evolução tendo sido enfiada ali de maneira apressada demais. Quem se sai melhor no elenco é Peter Sarsgaard, cujo Hector Hammond possui, de fato, um arco bem desenvolvido, com o ator apresentando uma atuação bastante eficiente, o que se reflete até mesmo em seus trejeitos e no seu andar.

Os efeitos especiais funcionam de maneira razoável. Até mesmo os mais inverossímeis acabam por reforçar o ar de fantasia que a história possui, algo ressaltado por uma direção de arte inventiva. A arrastada montagem do longa também falha ao estabelecer o tempo em que este se passa, com as elipses sendo bastante ineficientes neste sentido. Já a trilha sonora composta por James Newton Howard não empolga, sendo esquecida logo depois que o espectador sai do cinema, com o compositor se mostrando incapaz de criar um tema forte para o personagem.

Aliás, é justamente isso o que acontece com o resto do filme, mostrando a maior falha do diretor Martin Campbell. Mesmo com um universo repleto de heróis espaciais e batalhas em grande escala envolvendo luz e imaginação, o cineasta entrega um longa sem criatividade ou alegria, apenas mais um no meio da multidão de blockbusters desse período. Faltou coragem e sobrou inércia.

Saiba mais sobre: , , , , ,



  • tiago

    sicas descupa sempre tirando transformers 3 eu sepre gosto de suas criticas mas lanterna é um filme otimi e da pra si asistir gostei bastante e o 3d foi legal mina nota é 7 pois é o primeiro passso pra dc comics saide de superman e batman pois parece que ela era sor isso que tinha pra adptar pras tela valeu dc que venha outros herois.

    • Victor Hugo

      Agora, escreva algo inteligível!!!

      • Rodrigo Garcia

        Que tal você, primeiro?

    • MLamirez

      Agora, escreva algo inteligível!!! [2]

      • Rodrigo Garcia

        Que tal você, primeiro?[2]

        • PSSH

          AAAAAAAH CALEM-SE CALEM-SE CALEM-SE VCS ME DEIXAM LOOOOOOOOOOOOOOOUCO!

        • Gabriel

          Agora, escreva algo inteligível!!! [3]

          • Carlos

            Que tal você, primeiro?[3]

        • Gabriel

          Agora, escreva algo inteligível!!! [2]

          • Paulo

            Que tal você, primeiro?[4]

    • FA

      AFFFFFFF LATERNA VERDE É HORRIVEL JUNTO COM A DC COMICS

    • Felipe

      Agora, escreva algo inteligível!!! [5]

      • Mauricio

        Que tal você, primeiro?[5]

    • Guilherme

      Agora, escreva algo inteligível!!! [6]

      • http://abstinenciacerebral.tumblr.com Fabio

        Agora, escreva algo inteligível!!! [7]

        • NÃO TE INTERESSA/ @@@@AIS

          Que tal você, primeiro ? [7]

      • Mauro

        Que tal você, primeiro ? [6]

    • Marcelo

      Cara, tu ta precisando fazer umas aulas de português.

      • Mauro

        Que Tal Você Primeiro ???

        • Carlinhos Braw

          Cala a Boca Mauro ! Qual é seu endereço? Fica aí falando coisas que não são do filme.

          • Mauro

            Meu Endereço é no seu armário seu —–

  • Dionelson/@Dinno_SEP

    Já imaginava que o filme não empolgaria devido ao fato de terem adiado sua estréia, e pela maneira que era conduzida a divulgação de material do próprio. É uma pena, um personagem com um universo tão rico como o Lanterna Verde ter um filme tão pobre. Estou contigo Siqueira, nota 5.

  • Leonardo

    Concordo com o Siqueira em suas observações e nota, e incluo mais. O filme tem um ritmo terrível, acabei de sair do cinema e parece que passei umas 4 horas na sala, quando o filme começa a empolgar acaba!!!

    E na boa, alguém comprou o momento “TOP GANG”(GANG mesmo!!!), quando a lembrança da morte do pai ocorre em um momento whatever!!!

    Não sou nenhum “ista”, na verdade nem gosto de quadrinhos, ouvir me esposa falando após o filme acabar que preferiu Lanterna Verde a capitão América me fez ver que o publico em geral ainda se empolga mais com efeitos especiais ao invés de uma boa história(estória não existe mais não né!!!). A prova disso é ouvir uma uníssona vaia ao final da sessão de a árvore da vida!!! E ainda, ia ser obrigado a assistir “professora sem classe”. Ainda bem consegui escapar!!! 😀

    • Nathan Ferreira

      Cara, tive exatamente a mesma sensação. Parece que fiquei horas e horas dentro da sala.

      Fora que tenho que concordar com o Siqueira sobre o que ele disse da trilha sonora. Durante o próprio filme eu ficava imaginando músicas que se encaixavam melhor a cada momento.

      Achei o filme fraquinho, mas deu pra divertir.

  • http://www.portallos.com.br Mauri Link

    Sicas, concordo que um dos maiores problemas com o filme é ele ter sido dirigido por um cara que só topou trabalhar por dinheiro, sem nunca se envolver com o personagem protagonista. Ter dois vilões e um elenco de apoio sub-aproveitado foi fatal. Creio que o ideal era que não houvesse mais nenhuma cena na Terra após a “conversão” de Hal em Lanterna, e colocar a tropa enfrentando o Parallax, e não o babaca do Hal fazendo tudo sozinho. Lanterna Verde merece ficar na Lanterna dos filmes de super-heróis…

  • CAVYN CASTRO MOURA

    ESSE LATERNA VERDE É UM HEROI MUITO DOS RIDICULO É HORRIVEL A HISTORIA É A MAIS BESTA QUE EXISTE QUE NEM AQUELA IDIOTICE QUE AINDA FAZ SUCESSO DO SUPERMAN(COISA RIDICULA DESGRAÇADA QUE MERECE SER EXTINTA) O UNICO HEROI BOM DA DC COMICS É O BATMAN POR QUE O RESTO É LIXO TOTAL!!!

    NAO TEM JEITO MARVEL É MARVEL OS HEROIS DA MARVEL SAO OS MELHORES QUE EXISTEM!

    • Bruno Calasans

      Opinião de marvete sem conteudo não conta.

      • CAVYN CASTRO MOURA

        ESPERA LA EU RESPEITO A OPINIAO DE TODOS AKI GOSTARIA MUITO QUE VC RESPEITASSE A MINHA TAMBEM POR FAVOR!

    • Tony stark

      Cara concordo plenamente com vc, sinal que vc entende bem de filme pois a marvel é imbativel quando se trata de super herois na DC só se salva o BATMAN que tem uma historia decente digna de um verdadeiro heroi!

      • CAVYN CASTRO MOURA

        Finalmente alguém que concorda comigo!

        Os Filmes da Marvel são aqueles que dao vontade de assistir várias vezes!
        São imbativeis os heróis entao nem me fale mas que heróis!

        Enquanto os heróis da DC São totalmente enjoativeis e sem graças, tenho um priminho de 6 anos e até ele fala que a DC comics é lixo!

        Aquele troço de superman é outro lixo herói de quinta frocho perde uma briga por causa de uma pedrinha!

        Não tem jeito MARVEL É MARVEL!

        • http://twitter.com/marteletofm Flávio Miranda Marteleto

          Cara sou assinante das revistas da Marvel, logo sou o que as pessoas podem considerar um Marvete. Entretanto respeito muito alguns heróis da DC comics, mesmo achando o universo DC chato, entre eles o Superman e o Batman que tem uma história muito antiga e rica. Sempre que posso leio material referente a esses dois personagens, embora nos últimos anos tenha acontecido muita merda, Superman ainda á o principal herói das histórias em quadrinhos e isso ninguém pode negar.Estou torcendo pra que o próximo filme do Super dê certo, mesmo com muito medo, ainda tenho esperança por que vai ter Nolan como supervisor, e o Snyder dirigindo que apesar de todos os pesares, tem essa paixão que pelos quadrinhos que o Siqueira, como eu, sentiu falta no filme do Lanterna.

  • Rodrigo

    Quero saber. Compensa assistir o filme ou economizo meu tempo e dinheiro?

    Abraços.

  • http://twitter.com/overtheunknown Luciano

    Thiago, você acha que essa obrigação de ter um par romântico atrapalha em alguns deses filmes de super-heroi?

    • http://twitter.com/marteletofm Flávio Miranda Marteleto

      Luciano

      Não sou o Sicas mas quero comentar sua pergunta. Acho que nos quadrinhos o romance é apenas uma forma de humanizar personagens que de outra forma estariam muito “acima do bem e do mal”. Sempre achei que a Marvel explora melhor os interesses românticos de seus personagens, enquanto a DC a vida toda fez das mocinhas mulheres a serem protegidas (MInha opinião de bosta). Nos filmes, entretanto, acho que as “mocinhas” estejam lá única e exclusivamente para atrair o público feminino, sendo na grande maioria muito pouco exploradas pelo enredo das películas, não sei se você pensa assim? No filme do LAnterna VErde então isso foi tão gritante que me incomodou muito. É uma pena, por que, alguns filmes poderiam ganhar muito em conteúdo se a relação herói/interesse romantico fosse melhor explorada.

  • Jackson

    Ainda nem assisti o filme e já estou quase desistindo, será que esse filme é tão ruim assim? Vale a pena assisti 3D? Ou é melhor assiti 2D mesmo?

    • http://abstinenciacerebral.tumblr.com Fabio

      é melhor NÃO assistir.

    • Samvi

      Assista, é bem legal, mas assista em 2D mesmo.

  • Bruninha

    eu acho que se vc quer história bem contada, vá lê (ou reler) as resvista de HQs. É claro que um filme tem que aguçar o contato visual, com vários efeitos. Achei tão bom QUANTO o Capitão América, no entanto o Lanterna conta mais a história do héroi, explica mais sua vida. Pq assim como eu num lia as revistas, há outras pessaos tbm que nunca acompanharam os HQs. Pois é, soube distinguir o surgimento do personagem. é claro que achei paia o fato de o filme ter acabado na melhor parte, parece que faltou mais peia com o vilão, mais envolvimento com o tal “salvar o mundo”. Capitão América, no conjunto foi bom tbm. Pra mim, os dois foram otimos. Então, a gente só tem a ganhar com a Marvel. Pois estou mt empolgada com os VINGADORES. e mt ansiosa com o retorno do batman, e do surpeman (este é o melhor de todos os hérois). x)

  • giussom

    analizando criticamente, o filme é mesmo ruin, eu só fui ver no cinema, porque queria ver as cenas espaciais, o hal jordan passando pelo pelo campo de asteróides e etc…mas eu queria mesmo é ver uma súper batalha com todos os 3.600 lanternas, uma batalha colossal, mas isso nao acontece em momento algum

  • http://www.rockceara.com.br Marvin

    ainda não vi o filme, mas como fã de quadrinhos e como fã de cinema me sinto na obrigação de ir, por bem oou pot mal!!rsrs

  • WESLEY

    O FILME É MUITO RUIM

  • Arthur Yung

    Ainda não vi o filme,pelo visto só vou ver em dvd daqui alguns meses. hehehe Mas o mais engraçado são o flame wars que os comentários viram sempre por aqui.
    Primeira dica: Aprendam escrever português direito antes de começarem as ofensas
    bjundas seres rapadurianos

  • Marcio MCT

    Quando fiquei sabendo que seria lançado fiquei muito feliz, mas infelizmente achei o filme fraquinho demais. Acho que a historia deveria ser a mesma do game lançado mes passaso que não tem nada haver com a do filme mas é muuuuuuuuito melhor. O jogo é ótimo já o filme…..como colecionador de filme só irei comprar pelo fato de ser um Super Heroi

  • welmarinho

    Eu, infelizmente, discordo da maioria dos comentários desta página. Eu sou fã do laterna verde e achei o filme bom. Hal Jordan, nas revistas HQ, não é o laternas verdes mais maduro da Terra e não será. E nas revistas também não se descreve quanto tempo levou o treinamento de Hal Jordan em OA. Além disso,a caracteristica do Jordan (1 laterna) é ser imaturo e auto-confiante, Jonh (2 laterna) ser responsável e organizado, Gardner(3 laterna)é ser corajoso e briguento,e Kyle (4 laterna) é ser criativo e ingênuo. Então,cada lanterna tem a suas caracteristicas, e o diretor do filme apenas seguiu as do Hal Jordan. Claro, que houve muitas adaptações da HQ para o filme,e que eu gostaria de ter visto muito mais bancadaria, mas Hal Jordan levou muito tempo para manipular 100% do anel. Minha cena favorita é quando Jordan e Sinestro tem um primeiro contato em OA.

  • david freitas

    CAVYN TUDO BEM O FILME O PÉSSIMO BLZ MAS DIZER Q A DC E POIR Q A MARVEL TA DE SACANAGEM!O HERÓI EM QUESTÃO TEM UMAS DAS MITOLOGIA MAIS RICAS DOS QUADRINHOS EXISTEM VÁRIOS PERSONAGEM Q SE DESTACAM E AS HISTORIAS TEM SEMPRE UMA MENSAGEM POSITIVA DE SUPERAÇÃO E FORÇA DE VONTADE.AGORA COLOCAR UM DIRETOR QUE EU ACREDITO Q NUNCA LEU UMA REVISTA DO HERÓI E COLOCA UM ATOR SEM EXPRESAO SÓ PODE DA MERDA!

    • Carlos

      Concordo com o comentário do David a respeito do longa. O filme trata a luta pessoa do personagem Jordan em aceitar o destino que o Anel lhe proporcionou e lutar contra seus medos pessoais. O filme foi curto para retratar todas as características do personagem, mas de modo geral, sair do cinema sem a persepção que de “joguei meu dinheiro fora”. Aliás, os efeitos especiais foram bons, a começar pelo traje e o vilão Paralax. e pra finalizar, a intenção do vilão não era de destruir planetas e sim se alimentar do medo de seres vivos na galáxia e consumi-las como energia para dominar tudo. Nota 8,00.

  • http://AlertaSpoiler @ramonbitten

    Nunca li uma página das hq´s do Lanterna Verde, portanto não posso julgar a fidelidade do filme, mas posso julgar o que vi na tela. E o que assisti, não me decepcionou.

    O filme Lanterna Verde é uma baita aventura muito bem humorada, com um protagonista carismático e que convence. Em nenhum momento o filme cansa ou perde o ritmo. Sério, não entendo porque o filme foi tão difamado. Aliás, entendo sim. O filme foi vítima de uma espécie de histeria coletiva, de gente que avalia o filme por bilheteria, ou com base na critica (gringa – claro, sempre) que malhou o filme.

    Não concordo com a crítica maria-vai-com-as-outras do Sicas, e queria rebater algumas coisas que ele escreveu. Go?

    “Uma das coisas que a Marvel Studios está fazendo de melhor é…”
    Se é para comparar…

    …Já Começou mal, colocando a Marvel no meio. Só faltou dizer que filme da DC só funciona com o Nolan por trás. Se filme Marvel é parâmetro, quero registrar: Lanterna Verde é bem mais resolvido que Thor, que tem roteiro extremamente atropelado e mal desenvolvido.

    “com a superficialidade sendo a regra, algo fatal em um personagem cujo universo rico é sua maior força.”
    e…
    “Figuras como os Guardiões do Universo ou o carismático Killowog passam em brancas nuvens pela projeção.”

    Sobre a apresentação do universo do herói

    Não faz falta pra quem não conhece a mitologia do personagem. A ideia era apresentar o “herói”, não os 300 milhões de coadjuvantes superpoderosos da história de Hal Jordan. E nisso o filme é bem sucedido. Como eu disse, não sei nos quadrinhos, mas entendi que Hal é impetuoso, teimoso, se acha, é engraçado, boa praça, pegador e não leva nada a
    sério. Além disso é meio autodestrutivo, do tipo que não tem nada a perder, por conta do acidente com o pai. Entendi algo errado?

    “O público simplesmente não “compra” que as simples lições de moral passadas por Carol e um tutorial de cinco minutos para o manuseio do Anel bastariam para Hal “cair na real”

    Cara…
    Não foi por isso que ele caiu na real. Foi quando ele soube que o planeta natal dele ia ser destruído e os 300 milhões de Lanternas Bundões não estavam nem aí, que a ficha caiu. Aquele era seu planeta e era sua responsabilidade como guardião protegê-lo. Quanto ao tutorial dos poderes, durante o filme todo é fato que Hal não domina bem os poderes do Anel. Nem no final. Não é isso que salva a Terra, é sua “atitude”. No mais, fica evidente nos objetos que ele cria (pista da Hot Wheels, molas pra levantar o caminhão, os caças pra salvá-lo do Sol…) que são coisas de “cabaço”, de quem tem muito que aprender e que materializou algo que tem haver com sua vida. Só o fato de ele levar uma porrada daquele cabeção já prova que se ele dominasse os poderes o
    cara nem chegava perto…

    “Ora, em momento nenhum vemos o potencial daqueles oficiais em batalha, com a tal “cena de combate” sendo mais narrada por Sinestro do que vista pelo público”

    Não era o foco do filme. A história era do humano, não deles. No mais, era um bando de bundões verde-esmeralda, que estavam loucos pra colocar o anel amarelo, e foi preciso Hal mostrar pra eles que a força de vontade é sempre maior que o medo. Que o medo sempre existe, mas nem por isso ele deve impedir que ajamos e nem que ficamos de braços cruzados, esperando o pior. Hal derrotou Paralax e ainda deu lição de moral nos Ets veteranos e mostrou pq foi escolhido pelo anel.

    “… e Tim Robbins, entrarem sem fazer muita coisa e serem postos para fora do filme sem maiores cerimônias.”
    ele serviu para construir a trama do Hector cabeção, que o filme ainda achou tempo de desenvolver muito bem, obrigado.

    Todo o elenco está bem, e quem não se destaca, pelo menos não compromete. A trilha, concordo não ser grandes coisas e os efeitos ora impressionam, ora decepcionam.

    Resumindo: Lanterna Verde é a história de um herói imaturo, que é forçado a cair na real quando seu planeta é ameaçado por uma força jamais vista, mas que pode ser vencida com muita coragem e força de vontade. E bom humor.

    Que venha o segundo filme. Fiquei curioso para saber mais sobre este inusitado
    e aleatório(rs) herói espacial.

    Nota: 8 Estrelas

    • http://twitter.com/marteletofm Flávio Miranda Marteleto

      Dou um 7 bem feliz pro filme do Lanterna… Entretanto dizer que foi melhor que o Thor é um pouco do seu coraçãozinho DCnético magoado falando, na minha opinião. Respeito muito alguns personagens da DC comics, principalmente, Super, Batman, Ajax e Lanterna, mesmo não gostando muito dos outros, e achando o universo DC meio chavão. Entretanto não há como negar que no cinema a DC tem muito chão pra caminhar pra poder ser comparada com a MARVEL. Mesmo os dois últimos Batmans que foram muito bons, só o forma por mérito dos irmão Nolan, que deram uma repaginada no personagem. Os filmes do Super-homem nunca saíram da galhofagem, a exceção do primeiro.

  • lucassouza24

    Porque não colocaram um ator negro para interpretar o personagem? Tambem achei fraquinho.

  • Gonzalez

    Milagre!!! Um filme de herói de quadrinhos e o Siqueira não deu 10…

  • Léo Pugliesi

    Vi o filme ontem em 3D. Realmente o filme não é daqueles marcantes, mas cumpre o papel de divertir e apresentar, mesmo que de forma incompleta, o herói Lanterna Verde para o público que não conhecia bem esse personagem. Nota: 6,5.

  • http://cinenu.blogspot.com/ Eduardo

    Estou faz uns 4 meses sem entrar nesse site, e a primeira 3 criticas do siqueira que vejo são deprimentes, esse cara ta beirando o ridículo já. E mais das 3 adivinhei a nota que ele ia dar ANTES do filme estreiar….. bem previsível esse cara

    Não é so por que você vai sempre ao cinema, assistiu muitos filmes ou escreve em um site de cinema feito por seus amigos que e torna um cinefilo ou crítico, muito menos um bom…. Siqueira como critico de cinema é um OTIMO ADVOGADO

  • Samvi

    Gostei do filme.
    Gostei mais dele do que o do Thor e o do Capitão, mas o X-Men First Class é insuperável nos filmes de heróis desse ano.

    • http://Omelete Guilherme

      So os 5 primeiros minutos de thor,ja e bem melhor que essa vergonha de merda verde.

  • charles albert

    Vi o filme ontem à noite, achei bonzinho, porém, concordo com algumas pessoas que dizem que queriam mais ação, o filme tem muita enrolação, e quando começa a ação, acaba, tirando que o Hal derrota o paralax sozinho, quando o sinestro e um grupo dos melhores lanternas não conseguiu? pow uma entidade cósmica super poderosa e o cara acaba com ela sozinho, não tem sentido, resumindo, vi, gostei, mas poderia ter sido muito melhor, concordo com o Sigueira, nota 5.

  • João

    O Filme é a maior bomba, a DC não está dando a devida importância aos seus personagens, como a Marvel vem fazendo. Se não fosse o Nolan para filmar o Batman, acredito que a DC/Warner iria colocar também a frente um diretor que so quer saber de ganhar dinheiro e não de transpor minimamente fiel aos personagens, mas ta difícil assistir aos heróis da DC no cinema, com exceção do Batman (e o Nolan já disse que não volta para um quarto filme, fudeu pro Sr. Waine)…filme fraco, estória fraca, personagens fracos (Sinestro deu até vergonha, Kilowog coitado, ficou apenas com duas cenas, sendo que na segunda ele nem mesmo fala nada, so aparece para decorar) Infelizmente o Lanterna é um filme péssimo, nem dou 5 estrelas, é muito, fica com 4 que já é muito.E quem gostou mais de lanterna do que Capitão, pelo amor, não tem um pingo de noção, o bandeiroso teve uma história, um começo, um meio e um fim, deixando já aberto para a vinda de Avengers… Até o hulk foi melhor que Lanterna…AVENGERS ASSEMBLE!!!!

  • Não me Denunciem. AMÉM

    Deixem de Ser Bocós, ficam perdendo tempo vendo críticas estúpidas, em vez de irem assistir o filme, se estão em dúvida se assistir ou não, vão logo que ————!@#$%¨&&*() !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • http://www.danielracca.com Daniel Racca

    Fala sicas,
    concordei com vc em mts aspectos da sua crítica, faltou densidade nesse filme, faltou um pouco de drama. Foi tudo muito homogêneo, sem contraste. O que mais me irritou no filme foi:

    ***SPOILER****

    No final, quando ele luta com Parallax, ele simplesmente repete os votos lá dos Lanternas, e num passe de mágica consegue expulsar o Parallax, se tornando mais foda que um esquadrão inteiro treinados de Lanternas que foram detonados pelo vilão. Aliás, o vilão, tinha uma histórica legal, um guardião que havia sido corrompido etc. Achei que foi pouco explorado, isso é, ele não precisava ter sido morto nesse filme, pelo menos, no que me pareceu, ele era um vilão realmente super poderoso, o maior do universo. Enfim, o fato dos humanos serem sempre o centro do universo, o mais foda dos fodas, me irrita. Sei lá, seria legal se Parallax tivesse destruído um planeta inteiro, tipo marte, foi muito brando.

    E também uma maneira legal de ter derrotado o Parallax, seria Hal Jordan convencer o Hector a se juntar contra ele, ai sim, ele teria uma arma que os outros lanternas não tiveram, algo como, o Hector se sacrificando junto com o lanterna para matar o Parallax.

    *** FIM DE SPOILER ***

    No geral, da pra assistir o filme, tem efeitos legais, boas cenas de ação… Mas temos que assistir sem esperar uma boa construção de personagens, motivos ou até mesmo explicações. O Filme foi interessante por ter apresentado um universo criativo, bem fantástico e interessante, mas será que isso seria crédito do filme, mesmo?

    • D.

      Cara… essa cena tem muitos pontos fracos… a destruição do próprio Parallax é ridícula, o cara simplesmente é destruído pelo sol… um ser superpoderoso que atravessa galáxias em instantes é simplesmente destruído pelo sol…

      Fraco demais esse filme não dá nem vontade de comentar novamente.

  • @Mauricio

    Gente, não assisti o filme ainda por isso não vou comentar sobre ele.
    Mas eu queria falar uma coisa, deixem a ignorancia de lado e sejam humanos.
    Expressem suas opiniões de um jeito menos agressivo.
    Sou fã de vc siqueira, eu concordando ou não com a sua critica, continuo sendo seu fã.
    E sabe por que sou seu fã?
    Por que vc quando escreve sabe o que tá escrevendo. O primeiro rapaduracast que eu ouvi foi o do capitão américa, e fiquei impressionado com o seu conhecimento no universo Marvel e tambem sei que vc conhece muito do universo DC.
    Por isso eu não concordo quando trols vem aqui no site e deixam comentarios como:
    “Deixem de Ser Bocós, ficam perdendo tempo vendo críticas estúpidas, em vez de irem assistir o filme, se estão em dúvida se assistir ou não, vão logo que ————!@#$%¨&&*() !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”
    Sou seu fã e tamo ai pro que der e vier.
    Abraçosss!!!!!!!!
    :)

    • Chiquinho Baba

      Tá certo Maurício !

  • Rodrigo

    Apesar das críticas deizendo que o filme não é bom, fui assim mesmo assistir, e gostei. Não acho que o filme mereça nota 5. Para mim 7 estava bom. Minha esposa e meu filho também gostaram.

  • Rodrigo

    Apesar das críticas deizendo que o filme não é bom, fui assim mesmo assistir, e gostei. Não acho que o filme mereça nota 5. Para mim 7 estava bom. Minha esposa e meu filho também gostaram. Mas respeito a crítica do Thiago. Mas eu gostei do filme.

  • Gabriel

    Eu assisti o filme, e gostei muito mas, é verdade o que estão falando, que um Lanterna Verde HUMANO, consiga destruir a maior fonte do mal do universo sem a ajuda de ninguém, quando os melhores Lanternas Verdes, mais de uns 1.000 tomam um ferro de Parallax, sendo os MELHORES Lanternas Verdes. Mesmo assim, deu pra eu deduzir algo, isso aconteceu pelo humano não ter medo, pois, ele era arrogante, como já mostra a sinopse. É dificil aceitar, mas, como haviam várias raças no universo cada um tem sua caractéristica, então, o medo po de ou não haver nessa raça, e em alguns pessoas houver medo e em outras não. Mas, mesmo assim é verdade que isso foi um pouco rídiculo para alguns, dramático para outros, e emocionante para alguns. Provavelmente, quanto mais ação, mais luta e menos ajuda, melhor para quem assiste. A DC quis trazer isso à quem assiste.

    • Carla

      Gabriel, aí vc perdeu um dos pontos principais do filme e que foi explicado na tela pela Carol Ferris: não é que o Hal não tenha medo, mas ele consegue senti-lo e superar-se. Ele não é destemido, é corajoso; aceita as situações de risco de frente e trabalhar para vencer desafios. É por isso que ele se destaca e essa acaba sendo sua maior força p/ enfrentar o Parallax, já que esse se alimenta de medo p/ fortalecer-se e o Hal consegue ir além disso e transformar o temor em algo positivo e revigorante.

      • rogers

        sinesro diz nas HQs que os lanternas verdes são especialistas em lidar com o medo,mas quando se trata de culpa,arrependimento,perdas até os lanternas verdes tem problemas

  • indio

    A derrota do parallax foi a mais estupida possivel, se kilowog ensina hall jordan a faze um mini sol no planeta natal dos lanternas, por qual motivo então parallax nao poderia ter cido derrotado des do começo fazendo um sol maior com a força da elite dos lanternas ?????? ja que um sol simples como o do nosso sistema foi o suficiente pra extermina ele ? ridiculo.

  • Carlos

    Qualquer um defende o que mais gosta, devemos pensar por todos, deixar de lado a idéia pessoal.

  • LeonardoNerd

    Assisti hoje o filme, em 3D.

    Fui com o Hype lá no chão já que todo mundo seja no Brasil ou lá fora só falava mal do filme, no final gostei bem mais do que eu imaginava, o filme tem muitas falhas, como os poderes lixos que o Hal Jordan faz com o Anel e o humor do Ryan Reynolds que falha o filme todo.

    Mas no geral o filme foi muito bem, até ser tudo verde e tal, ficou legal, num é um filmão para ser lembrado durante anos, mas valeu o ingresso, pelo menos.

  • http://twitter.com/marteletofm Flávio Miranda Marteleto

    O que me irrita são os comentários das pessoas que levam a crítica do Siqueira pro Pessoal. As DCnetes chiliquentas são ridículas. Acho que os comentários do Sicas, mesmo quando discordo, muito arrazoados e sem paixão, o que caracteriza bastante seriedade nos argumentos. Menos paixão no futuro pros leitores e mais argumentação por favor…

  • http://www.twitter.com/fccfelipe Felipe Costa

    Na minha opinião:

    1. Discutir sobre a qualidade dos textos do Siqueira não faz a mínima diferença em relação a qualidade do filme. Ele escreveu a impressão dele e não está obrigando ninguém a concordar com ele.

    2. Discutir qual editora é melhor, Marvel ou DC, também não interfere no filme. Há muitas pessoas envolvidas na produção de um filme para que a DC e a Marvel influenciem suficientemente para estragar um filme.

    3. Comparar qual é o melhor, Lanterna Verde ou Capitão America, não é uma possibilidade. Serem super heróis de quadrinhos que viraram filmes não os tornam comparáveis. A fantasia é totalmente diferente, nenhum pode ser considerado parâmetro para o outro. Melhor, não é necessário comparar os filmes para ter uma opinião sobre os mesmos.

    Bom, a minha opinião é que mostraram bem quem é Hal Jordan e o que é um Lanterna Verde. Porém, minha impressão é que o filme tinha ficado muito longo, então, de última hora, cortaram várias cenas, juntaram rapidamente e lançaram o filme. Tudo acontece rápido demais, cenas importantíssimas passam em um piscar de olhos, mas achei filme bom, só que poderia ter sido melhor.

  • Jennifer

    Definitivamente, o filme é fraco.
    Não disse que é ruim… apenas fraco.
    Faltou muitos detalhes… a trilha sonora realmente é patética… o par romântico dele é tão sem sal… e o final… foi presunçoso e muito rápido.

    *SPOILER*

    Ele teve mais trabalho para derrotar o Hector, do que destruir o Parallax. o.O

    *Fim de Spoiler*

    Por fim, vale o ingresso (efeitos especiais, algumas piadinhas engraçadas e lições de superação)… mas poderia ter sido mais impactante e bem elaborado.
    Faltou emoção!

  • rogers

    alguem aí ja leu pelo menos uma historia do lanterna verde? porque pra mim parece que os responsaveis pelo filme nem sequer deram alguma olhada nos quadrinhos. aquele parallax tem nada a ver com o dos quadrinhos.creio eu que se o filme fosse baseado no arco de historias “origens secretas” (quem não conhece pesquisa) o filme teria sido muito melhor

  • Vitor

    Há uma coisa que se destacou muito para mim, levando o filme muito para baixo: Paralax era uma entidade poderosíssima, de imensurável poder e inteligência de milênios (sendo que viveu no espaço por um longo tempo enquanto solto) e caiu no truque de ser puxado pela atmosfera do Sol (o.O). Ele viveu no espaço por milênios e não sabia que a gravidade podia matá-lo? E outra: Hal Jordan tinha um anel, Paralax tinha todo o poder da força do medo. Com apenas o anel, Hal escapou do Sol; com toda uma força, Paralax foi puxado mesmo assim.
    Nota para história do filme até antes do final: 7,00
    Nota para o filme contando o final: 4,00

  • http://...... junto e misturado

    BOM, PARA QUEM NÃO VIU O FILME:ASSISTAM VALE O INGRESSO!!!

    PARA QUEM JÁ VIU:NÃO VOU AO CINEMA PARA TER OLHOS DE CRÍTICO(NÃO ESTUDO CINEMA;NÃO TRABALHO NO PANICO E NEM NO CQC)VOU AO CINEMA PARA ME DISTRAIR,ME DIVERTIR.POW CINEMA CONTA MENTIRA NÉH?JÁ QUE É PRA MENTIR MENTIREMOS COM FORÇA DE VONTADE COMO O AUTOR FEZ..USANDO TODOS OS EFEITOS ESPECIAIS POSSÍVEIS..E APESAR DE CONCORDAR COM O CARA QUE DISSE Q PARECEU FICAR 4 HORAS NO CINE(EU SENTI A MESMA COISA E FIQUEI MUITO FELIZ SAB PQ?PAGUEI POR UM INGRESSO POR 2 HORAS DE DISTRAÇÃO E GANHEI 2(SENSAÇÃO D MAIS TEMPO NA SALA D CINE)NÃO CONHEÇO NOS QUADRINHOS E TIRANDO A PARTE DOS SUPER LANTERNAS VERDE TEREM SIDO DERROTADOS COM FACILIDADE.AMEI O FILME NOTA 9 E PRO CAPITÃO AMÉRICA MSMO A HISTÓRIA TER C DESENROLADO MELHOR NOTA 4 PRO CAPITÃO AMÉRICA..E QUANTO A MARVEN?O Q ÉH MARVEN?É DE COMER?!!!ABRAÇO PRA QUEM EXPÕE SUA OPINIÃO PELO SIMPLES SENTIMENTO DE GOSTAR OU NÃO DO FILME E UM SINTO MUITO AOS SUPOSTOS”CRÍTICOS”DE MEIA PATACA QUE MOSTRAM ARROGÂNCIA AO SE JULGAREM CRITICAMENTE CORRETOS!!!DÃÃÃÃ O FILME ÉH BOOM NA-NANA-NANA-NA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • bryan

    Gente pelo amor de Deus cresce e para de levar pro lado pessoal as criticas. E o filme e bem fraco mesmo, tirando baby you dont wanna know do sum 41 .o/

  • evandro

    acabei de assistir ao filme, quando li essa critica decidi esperar o filme lançar em dvd para poder assitir!
    bom, a minha opinião sobre o filme é quase a mesma a do Siqueira, FALTOU sim ação nesse filme, e uma historia convincente.
    mas também não podemos crusificar tanto assim, Ryan Reynolds fez um bom trabalho, intepretou hal jordan mto bem, e a historia pode até não ser perfeita, mas agrada um pouco, pois conta quase que exatamente a historia dos quadrinhos, gosto mto de lanterna verde, é um dos meus super herois favoritos!
    com certeza devemos por mais fé nessa adapitão de um quadrinho paro os cinemas, tenho certeza que um possivel segundo filme seria mais completo, afinal foi assim com BATMAN tbem.
    bom resumindo, eu gostei sim do filme, mas isso também não muda a minha opinião de que ele poderia ter mais ação e uma historia melhor, e até mesmo um roteiro mais completo. não entendo como hollywood pode gastar tanto dinheiro para fazer seus filmes, tendo em poder toda a tecnologia possivel, para criar grandes filmes, e boas historias, e ficam sempre nesse fracasso de fazerem filmes fracos e com ação baixa!
    lanterna verde é um bom filme, mas esta longe de ser um BATMAN, ou HOMEN DE FERRO e THOR!
    espero que o segundo filme seja melhor e mais convincente que o primeiro!

  • http://www.facebook.com/soaresjp João Paulo

    Poderia ser um filme fantástico, mas o filme é horrível… roteiro fraco, atuações abaixo da média e clichés desnecessários. Não recomendo….

    Não merece mais que nota 2.

  • http://www.twitter.com/_maxx11 Max

    Sinceramente eu super curti o filme do Lanterna verde… olha q não sou fã do herois da DC, mas agora estou até torcendo para sair filmes de outros heróis da DC, tipo Aquaman, Arqueiro Verde, Flash, Gavião Negro, Mulher Gavião, Zatanna e até a Mulher Maravilha; e que depois venha um ‘Liga da Justiça’ foderosa.

  • Rafael

    “Lanterna Verde” é terrível! Roteiro fraquíssimo, elenco ruim e efeitos especiais desastrosos. É o pior filme de super herói que eu já vi.
    Para mim, nota 5 para esse fiasco é muito. Eu daria nota 4 ou menos.
    Filme bobão, destinado mais para adolescentes e crianças.

  • http://Omelete Guilherme

    Lixo,filme muito ruim,na real quem gostou dessa merda,nao tem senso critico.