Críticas   sábado, 25 de junho de 2011

Carros 2 (2011): novo filme da Pixar é simplesmente decepcionante

Estúdio de John Lasseter dá a sua primeira grande derrapada nas telonas, em uma sequência muito abaixo dos padrões até então impostos pela companhia.

Antes de John Lasseter assumir o cargo de Executivo-Chefe de Criação na Disney, era comum a companhia lançar péssimas continuações  de seus clássicos direto para vídeo. Eram fitas sem graça, pálidas sombras dos originais, com tal linha tendo sido descontinuada após a fusão com a Pixar. É irônico que o próprio Lasseter tenha sido o diretor de “Carros 2”, filme que, ao menos quanto ao seu roteiro, está mais próximo do nível das famigeradas sequências destinadas ao mercado de home-vídeo do que das maravilhas cinematográficas que a Pixar vinha nos presenteando ano após ano.

A mudança no foco deste novo longa em relação ao seu predecessor é justamente o seu maior erro. O primeiro “Carros” era uma carta de amor de Lasseter às antigas estradas americanas, contando uma história de redescoberta e nostalgia através dos olhos do arrogante carro de corrida Relâmpago McQueen, que encontrou o seu caminho no mundo em uma cidadezinha às margens da lendária Rota 66, construindo uma amizade improvável com o enferrujado e ingênuo guincho Mate.

Já esta segunda fita coloca Mate como o herói improvável de uma trama envolvendo espionagem internacional, enquanto McQueen embarca em uma competição ao redor do mundo, promovida por um magnata dos combustíveis alternativos. Os filmes anteriores da Pixar se utilizavam de premissas fantásticas para transmitir mensagens relativamente complexas para o público enquanto o divertia e o impressionava, mas aqui essa ambição é deixada completamente de lado em nome da “diversão”, com o roteiro apelando até mesmo para a batidíssima lição de moral do “seja você mesmo”.

Além desse clichê manjado, a própria aventura é bastante previsível, sendo fácil para qualquer um – mesmo para o público infantil – adivinhar o que vai acontecer no decorrer da projeção, tornando o longa simplesmente chato. A despeito do centro dramático do script ser a amizade entre Mate e McQueen, os dois têm pouquíssimo tempo de tela juntos, com o longa favorecendo as interações entre o guincho e uma dupla de novos personagens, os espiões Flynn McMíssil e Holley Caixadibrita.

Os novos carros não são ruins e a separação entre a dupla principal de uma produção já rendeu bons momentos para outras películas da Pixar (vide “Toy Story 2”). A questão aqui é que a trama de espionagem simplesmente não se encaixa no universo de “Carros”, ao menos não como plot principal, dando pouco espaço para o reencontro com as figuras carismáticas de Radiator Springs. Toda vez que as corridas entram em cena e vemos Relâmpago e Mate juntos, o filme decola, mas isso não acontece tempo o bastante para equilibrar a balança a favor da película, que sempre pende a essa trama à lá James Bond.

Além disso, me espantei com a violência das cenas de ação envolvendo McMíssil e os “tranqueiras” (o próprio termo aplicado aos vilões é bem preconceituoso, aliás). Digo que este é, de fato, o trabalho mais violento da Pixar, considerando que os veículos são mostrados naquele universo como seres vivos e alguns deles sofrem durante o decorrer da fita.

O que salva a produção e ajuda a Pixar a manter sua média é o fantástico visual visto em tela. O design dos personagens é inspiradíssimo, abrangendo, além dos automóveis, aviões de carga e grandes embarcações, com modelos reconhecíveis mesmo com sua estilização. Os variados cenários pelos quais “viajamos” também são de tirar o fôlego. Londres, Paris e Tóquio são lindamente retratadas na animação.

Reparem na confusão metropolitana de Tóquio, iluminada por luzes “artificiais”, todas refletindo nas superfícies polidas dos carros. É simplesmente fantástico! Sem contar a bela fotografia que vemos durante os passeios por Paris feitos pelos personagens. É uma pena que o esforço das equipes de arte e de efeitos visuais da produção não espelhe sua qualidade narrativa.

A dublagem nacional está correta. Nem mesmo a ponta de Cláudia Leitte incomoda, haja vista que a personagem da cantora, Carla Veloso, tem duas falas e dá adeus. As participações de Luciano Do Valle e de José Trajano como locutores ficaram bastante simpáticas. Já o 3D é basicamente sem efeito, não contribuindo de maneira relevante para o visual mostrado.

Contando até mesmo com uma trilha sonora pouco imaginativa do geralmente ótimo Michael Giacchino, “Carros 2” será lembrado como o primeiro tropeço da Pixar, apresentando até mesmo uma estranhíssima mensagem a favor de combustíveis fósseis em sua conclusão. É triste não poder terminar um texto sobre um filme desse estúdio com um “recomendado”, mas não se pode acertar sempre.

___
Thiago Siqueira é crítico de cinema do CCR e participante fixo do RapaduraCast. Advogado por profissão e cinéfilo por natureza, é membro do CCR desde 2007. Formou-se em cursos de Crítica Cinematográfica e História e Estética do Cinema.

Thiago Siqueira
@thiagosiqueiraf

Compartilhe

Saiba mais sobre

Carros 2 (2011)

Cars 2 - John Lasseter, Brad Lewis

Lightning McQueen volta à tona com seu melhor amigo Mater, e precisará levar seus passaportes em um mundo de intrigas, ação e comédia ao redor do mundo. Com um novo chefe, eles irão disputar a Corrida dos Campeões.

Roteiro: Ben Queen

Elenco: Owen Wilson, Larry the Cable Guy, Michael Caine, Emily Mortimer, John Turturro, Eddie Izzard, Thomas Kretschmann, Joe Mantegna, Peter Jacobson, Bruce Campbell, Tony Shalhoub, Darrell Waltrip, Guido Quaroni, Brent Musburger, Jason Isaacs, David Hobbs, Stanley Townsend, Lloyd Sherr, Paul Dooley, Michel Michelis

Compartilhe


  • Janine

    Fico triste quando leio uma crítica como esta sobre um filme da Pixar, ainda mais quando estou de acordo.

  • Nem fui ver ainda e to concordando já =/ Bom, pelo menos irei assistir o filme com a expectativa beeem baixa… Assim quem sabe eu me divirto.

    Mas espero um filme pelo menos rasoável pra acrescentar à minha coleção da pixar. Só espero q eles aprendam com o erro

    • Rodrigo

      Pode ir assistir á vontade! Vi ontem e achei um dos filmes mais legais que já vi! Esses críticos só veem coisa ruim porque a Pixar sempre teve ótimos filmes, incluindo Carros 2! Eles estão reclamando porque o filme é difícil para crianças entenderem e que o 2 é muito diferente do 1!

      • Guilherme

        Todos os críticos que li estão metendo o malho, isso é fato, mas uma coisa que me chama atenção é que vejo muitos comentários da galera que foi ver o filme, o chamando de fraco, que é raso demais, você foi um dos poucos que vi falando bem dele.

        PS: Não vi o filme, só opiniões mesmo.

      • Soraya

        Amei o filme!!! Sinceramente, não entendo a razão de críticas tão negativas. E não venha dizer que sou alienada sobre a sétima arte: carrego bons anos de faculdade nas costas…Assisti ao filme 2 vezes e quero mais. Quanto ao conteúdo, a questão aqui é q o filme possui detalhes q quem conhece sobre carros adora: homenagens a modelos ledarios, o universo das corridas, os automoveis de 007…puxa vida, até meu wallpaper – uma bela paisagem bucólica – foi substituída pelo impagável mc missel! AMEI!

      • Cristiana Sbardella (Gata Flecha)

        Fui assistir… Realmente achei ele bem fraco. Dei risada e talz. Me diverti… Mas achei o filme como um todo decepcionante =/

        Por ser um filme de espionagem, você acaba prestando atenção nos detalhes da trama pois está tentando desvendar o mistério. Aí você acaba se deparando com uma porção de falhas de roteiro que não convencem =( Prefiro não comentar pra não dar Spoilers pra quem não viu. Mas tem MUITA explicação falha no filme, coisas que parece que foram enfiadas de qualquer jeito, sem se preocupar se fariam sentido ou não… O que pra mim é imperdoável vindo dum estúdio como a Pixar, que sempre criou roteiros tão bem amarrados, cheios de sutilezas, onde nada é colocado ali atoa.

        A melhor coisa pra mim no filme foi o Mcqueen (que tava muito mais maduro, mas ficou pra segundo plano) e o Mc Missile (que achei um ótimo personagem, com potencial pra protagonista, mas que foi ofuscado pra poderem colocar o Matte em destaque)

        No final, acaba sendo só um filme de cenários bonitos, piadas, referências e participações especiais… Vou comprar o DVD só pra num deixar minha coleção incompleta.

    • Leonardo Henrique

      Pode ir ver cristina o filme é bom,não se deixe lever por uma critica destas

  • Paulo

    Discordo com todos que dizem que Carros 2 é o primeiro fracasso da Pixar. É um filme muito divertido, com uma história e uma mensagem bem legal. Não é o melhor da Pixar, para o padrão que o estúdio vinha mostrado com Up e Toy Story 3, por exemplo, de emocionar o público. Acho que nós, fãs da Pixar, fomos as salas com muita cobrança, e não demos a oportunidade do estúdio fazer um filme muito bacana de espionagem e dado a oportunidade de mostrar o potencial de um dos personagens mais queridos, Tom Mate.

    Outra coisa que me impressionou foi a tecnologia usada no filme. Parabéns a Pixar, e até o próximo filme, Valente, quem sabe o ele atinja a expectativa dos fãs. =D

    • alguem com twitter pode ir no twitter do john lasseter ou da pixar e perguntar o que aconteceu para eles terem feito um filme desses,é serio perguntem,se eu tivesse twitter eu mesmo perguntava,mas como eu não tenho.estou me perguntando até agora o que aconteceu!

  • A Pixar sempre vem nos surpreendendo com seus divertidíssimos longas,como por exemplo Toy Story 3, mais infelizmente ‘Carros 2’ não foi o sucesso pelo qual eu esperava. Se a ideia era fazer uma continuação do que já havia começado em ‘Carros 2’ a Pixar não conseguiu. Como o crítico Thiago Siqueira disse havia uma certa distancia entre os personagens Mate e McQueen. Caso aja ‘Carros 3’ espero que não seja o desastre igual foi ‘Carros 2’, no mais só temos que lamentar este erro grave que a Pixar cometeu.

  • sr madigam

    walle e uma verdadeira bosta para mim walle e o pior filme da pixar carros 2 e legal
    esse ano o oscar e da dreamworks não adianta a pixar pagar milhões de dolares para ganhar o oscar por que não vai consiguir

    • Raphael

      Ai meu Deus.

      • Kopelman

        ai que coisa ridicula esses fas da pixar que so ve filmes da pixar e não ve o filme e ja sai falando lixo o cara não entendi que esse ano a dreamworks ta melhor que a pixar e fica chorando esse ano o oscar e da dreamworks

        • la morsa

          o cara gosta de up da para ver que o gosto dele e um lixo

        • Carl

          meu deus o que kfp2 vai ganhar sim

      • Tulio

        voce e ridiculo cara a dreamwors e a melhor

  • cavyn

    nunca gostei desses carros achei a primeira cagada que a disney e a pixar fez!

    Quem merece o oscar desseano é rio!

  • Paulo

    Pra mim CARROS 2 é melhor que Os Incriveis.. Acho Os Incriveis o mais fraquinho da Pixar..

  • Flávia Santos

    Bom, já era meio esperado, né?…
    Uma pena. Amo a Pixar, mas, como tu mesmo disse, Sicas, não se pode acertar sempre n.n
    Abração pra ti e até mais!!

  • Thiago Rocha

    eh apenas um desenho, então acho que as crianças não irão ler esta critica que com certeza ele esta falando besteira.
    Vamos fazer uma campanha para a mudança desse rapaz

    • Oii Thiago, concordo plenamente, é um filme para crianças e pessoas que não vão lá no cinema para assistir filme para Oscar.

      Parabéns pelo comentário.

  • luccas

    eu não assisti ainda mas considerando que eu considero o 1º “Carros” o unico filme ruim da pixar provavelmente não irei gostar desse

  • Olá, olha gosto muito das críticas do site, mas devo falar como uma simples pessoa que gosta de filmes, e vou dizer que sou aquela que acha que animação não se assiste em cinema, mas …
    fui ontem pro meu namorado nao assistir sozinho Carros 2, e o filme é MUITO LEGAL!, não é um filme que vc vai assistir mil vezes depois que sai em DVD, mas é legal, engraçado e tem até ação..
    Pode Assistir de boa, pq ninguém aqui, ou pelo menos a grande maioria, vai lá assistir pensando de que empresa ele é feito ou se ele vale Oscar.

    PODE ASSISTIR… BEM LEGAL!

    • Thiago Rocha

      As vezes ele exagera nas criticas dele, mas eh isso aew, ainda bem que restam pessoas inteligentes como voce, pq se eu me deixasse levar pelas criticas dele, deixaria de assistir varios filmes bons.

  • Ozzy

    O primeiro Carros é triste.. quase uma cópia daquele filme do Michael J. Fox.

    Eu já havia achado UP um saco. Começa bem, depois enfiaram um vilão genérico pra balancear o caráter do velhote.

    Gostei bem mais de Encantada, Como Treinar Seu Dragão e Gnomeu e Juliet.

  • Felipe dos Santos

    Decepcionante? Prefiro ouvir a opinião de uma criança de após ver o filme.
    O que você esperava de Carros? Filosofia? enredo Mind Fuck?

  • Douglas

    Menos mal que a Pixar tenha errado a mão com Carros 2 que, convenhamos, pouquíssimos estavam levando fé.Considerando todas as obras da Pixar, essa sequencia não arranha a produtora. Acho que o estrago será maior se Brave, por exemplo, for um filme fraco, já que está gerando uma certa expectativa em todos.

  • Hyla Fabiana

    Mais uma vez Thiago Siqueira simplesmente detona um filme que não foi ótimo, mas tá a kilometros (literalmente) de ser ruim. Você precisa aprender a diferença entre o oito e o oitenta Thiago. Mas enfim.
    Carros é uma das minhas animações prediletas, prefiro o primeiro a despeito do segundo pois aquele me tocou no coração, e este ultimo, priorizou a ação, com um roteiro que poderia perfeitamente ser adaptádo à um filme de 007 ou missão impossivel, ao meu ver, deixano a emoção de lado.
    Achei um erro mudar o foco do relãmpago para o mate pois a “ingenuidade”, para não dizer lerdisse do mesmo cansa muito. E quando o relampago Mcquen tem seu desentendimento com o amigo, a platéia pensa : até que enfim, esse mate tava enchendo o saco. ( ao invés de ficar com pena do Mate ou achar injusto)
    Mas enfim,no mais concordo com o Thiago quando diz que o visual do filme é belissimo e que a mensagem final não é aceitável ( promover os combustíveis fosseis?????)
    MAS AINDA SIM, ACHEI O FILME EXCELENTE, E, APESAR DE PREFERIR AO PRIMEIRO POR RAZÕES PESSOAIS, A DUREZA DESSA CRÍTICA NÃO É NEM UM POUCO FIEL AO MESMO.

    Assistam, eu indico 😉

    • Paulo

      Concordo em parte com vc Hyla. Carros é um dos melhores para mim. Só para vc ter noção eu chorei 2 vezes em Carros. Depende de como a história toca o espectador. Já Carros 2 é um filme excelente, só que não puxaram pro lado da emoção e sim da ação. Não concordo quando vc fala mal do Mate. Ele mereceu sim ter sido o protagonista do segundo filme e cumpriu o seu papel.

  • Paulo

    Nós demos ir ao cinema sem essa coisa de OSCAR na cabeça. A maior injustiça é HAPPY FEET ter ganhado. Logico que Carros é bem melhor. Vamos aos cinemas nos divertir. E se vc não assistiu Carros 2, assista. É diversão garantida!

  • Bueno.

    Carros 2 e Pixar decadente é melhor que muito trabalho de muita gente.

  • Malakai

    Pessoal, ninguém está dizendo quedevemos ir ver esse filme esperando um Oscar. É só que a Pixar já nos brindou com otimas animações tanto para crianças quanto para os adultos que as acompanham,mas em Carros 2 ela foi com a mentalidade de fazer esse filme com a pura intenção de vender produtos licenciados. Carros 2 é sim um dos mais fracos da Pixar, como fã eu esperava muito mais de uma empresa que me fez calar a boca quando falei que depois de Wall-e ela não faria algo de mesmo nível (aí me vem UP e Toy Story 3).

  • Jonathan Hodes

    Para de ser sensacionalista, cara. Classificar o filme como “simplesmente decepcionante” e dar nota 6 é inconsistência. E não me venha com ‘para os padrões da Pixar’. Analise o filme como um filme deve ser analisado e ponto final.

    • Robério

      É estranho mesmo, mas acho que até entendo o porquê, ele esperava mais do filme. Porque uma nota 6 de 10, não é nota para filme ruim, é para aqueles filmes que classifica-se como médio para bom.

  • ANONIMO

    Acho que nos ultimos 3 anos a pixar lançou filmes fantasticos como Wall-e,Up e Toy Story 3, já estavamos acostumado com esses filmes mais carros 2 não veio igual ao outros,Não acho que carros 2 seja o primeiro erro do estudio.
    Mais claro que carros 2 não tem a mesma criatividade de Toy Story 3.

  • Acho que estão jugando Carros 2 muito mal,ele é um excelente filme … os criticos estão jugando mal porque a PIXAR faz história belissímas cheio de Complexidade e esse novo filme não houve complexidade e a Pixar mudou sua narrativa nesse filme e os criticos nem perdoam.

    Eu gostei um ótimo filme e pra mim continua sendo um dos melhores da Pixar.

  • Luiz

    O Filme não decepciona não, só mudaram o foco: de emoção para ação, e fizeram uma trama bem legal de ação (espionagem) com comédia…Sem contar que o visual é deslumbrante, de encher os olhos…Podem assistir sem medo de ser Feliz, vale muito a pena!! A Pixar continua sendo a melhor empresa de Animação existente!!

    • Paulo

      Muito bom luiz, isso mesmo só muda o foco de emoção para ação. É um excelente filme. Vale a pena conferir. =D

  • Antônio Ramon

    Eu particularmente gostei do primeiro Carros (foi lindo, uma homenagem ao passado e aos bons e velhos tempos). Infelizmente a PIXAR tropeçou feio e espero em Deus que Brave ou Monstros S.A. 2 sejam melhores!

  • Nathan Ferreira

    Desde o anúncio desse filme eu tive um mal pressentimento. Já acho Carros o filme mais fraco da Pixar. Ainda não vi o Carros 2, mas estou indo principalmente pelo curta de Toy Story. Estou receoso também com a continuação de Monstros SA, na minha humilde opinião, tanto Monstros como Carros não precisavam de sequências.

  • Daniel

    Não concordo com essa crítica. O filme é ação do início ao fim e tem uma direção de arte fantástica. A questão é q o personagem principal dessa vez (mcqueen) fica em segundo plano. Por isso os fãs da franquia podem ter ficado desanimados. Mas é empolgante tanto quanto o primeiro muito bem dirigido e com um roteiro alucinante. Só achei o 3D um pouco abaixo do esperado comparando-se com kunf fu panda 2. Também, como no outro, trás uma história de superação e amizade muito intensa. Aprovadíssimo por mim… continuo fã. Mesmo nível do primeiro.

  • Cristiano

    O tal do critico se acha o tal, mas duvido que saiba fazer melhor, é akele profissional que não tem nada pra fazer do que criticar os outros ( eu acho que alguyé, vira critico depois de ver que não consegui fazer mais nada na vida, então ganha dim dim falando mal dos outros, é triste viursrs). Bom Apesar dos pezares, carros 2 parece ser muito bom e a Pixar sempre foi uma empresa extraordinária, então eu prefiro esperar pra vê o filme e depois saber se é ou não bom. Mas tem tudo para ser um otimo filme ( como todo filme da PIXAR). Meu caro não fala muito não que você vai acabar mordendo a lingua. Abraço.

  • Não entendo certas coisas…. se a opinião dos outros não interessa, porque então que ficam lendo críticas do filme? que em suma é a opinião e visão de uma determinada pessoa sobre o filme, eu sempre leio as críticas e não me deixo abalar por elas não, quem decide no final de tudo é você mesmo, existem tantos filmes que eu assisti e as pessoas não gostam e assim como tantos que as pessoas gostam e eu não gosto, o filme não agradou ele, beleza! opinião dele! e como a crítica é dele, ele tá falando das impressões dele sobre o filme ou ele é obrigado a ter que falar coisas que agradem ao público? acho que não né?
    Já li diversas críticas aqui que falam bem de algum filme aqui, e assisti e não achei bom! Galera tenham a mente aberta! é só uma crítica! faça você a sua ! cada um tem o direito de falar o que acha das coisas! se você concorda ou não, não quer dizer que a outra pessoa está errada, é tudo uma questão de ponto de vista!

  • AFF QUE CRÍTICA MEDÍOCRE!!! FILME OTIMO !!! A PRODUÇÃO PENSOU MUITO BEM AO FAZER UM FILME QUE FAZ O POVO RACIOCINAR, POIS ESSE CARA DA CRITICA NAO PENSOU OU ASSISTIU Carrinhos da Cidade do Polvo Doentio Que Comeu amão 2, POIS CARROS 2 FOI UM FILME ÓTIMO !!!!!!!!!!!!!!

  • Luan Gabriel

    AFF QUE CRÍTICA MEDÍOCRE!!! FILME OTIMO !!! A PRODUÇÃO PENSOU MUITO BEM AO FAZER UM FILME QUE FAZ O POVO RACIOCINAR, POIS ESSE CARA DA CRITICA NAO PENSOU OU ASSISTIU Carrinhos da Cidade do Polvo Doentio Que Comeu amão 2, POIS CARROS 2 FOI UM FILME ÓTIMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ARGHHHHHHHHHHHHHHHHHH CAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRSSSSSSSSS222222222

  • Cristiana Sbardella (Gata Flecha)

    Eh… fui assistir esta semana…

    Realmente, vou concordar com a opinião do pessoal em geral. Tá fraco.

    Eu ri durante o filme, me diverti. Mas só… O filme tá muuuito abaixo do nível pixar. O roteiro tá completamente esburacado. Se tratando de um filme de espionagem, é de se esperar que você acabe prestando um pouco mais de atenção pra tentar desvendar o mistério. Isso mata o filme de vez, porque são tantas explicações sem sentido que você sente que o filme tá ofendendo a sua inteligência.

  • GILVANIA

    O FILME TA LEGAL DENTRO DO QUE SE PROPOEM AFINAL E UM DESENHO INFANTIL ONDE OS PERSONAGENS SÃO CARROS, PORTANTO NÃO ENXERGO COMO FRACO ACREDITO QUE SER CRITICO E ANALISAR COMO SELE ANALISA E QUE DEVE SER ROTULADO DE CRITICO DE CINEMA FRACO.

  • LEO

    ESTES CRITICOS ENTEMDEM MUITO???? O FILME TA LEGAL PARA O QUE ELE SE PROPOEM DEIXEMOS OS CRITICOS ASSISTIR TOMATES VERDES FRITOS.

  • CAVYN CASTRO MOURA

    Mudo a minha opiniao sobre o filme!

    O Filme pe perfeito gostei muito os personagems sao demais e os espioes é a parte mais legal do filme!

    Vcs criticos só sabem criticar mesmo um filme tao bom muito melhor do que aquela merda de Kung Fu Panda 2 e Rio!

    Merece o oscar!

    • Tulio

      vai para a desgraça seu viado maldito que ve carros 2 voce e um desgraçado

      • tulio

        apaga por favor

  • aí não tem nada a ver esse comentario eu gostei pra caramba do filme,foi melhor do que o primeiro só que não ganha do filme RIO.

  • Leonardo Henrique

    O desenho é ótimo,dei muita gargalhada,essa critica foi mal feita.Gente quem não viu,pode ir ver o desenhho é legal,o esquema é para se divertir,não ficar comparando e procurando defeitos

  • Leonardo Henrique

    quando vou ao cinema não vou para criticar,não sou profissonal na 7 arte,mas eu entendo seguinte se me diverti o filme é bom,se não o filme é ruim,não me interesa problemas de roteiros,diretor,ator,se for para ir para o cinema e ficar ligado nestas coisas vou perder meu tempo e dinheiro

  • eu ja assisti o carros 2, axei que iria ser bem melhor que o carros 1, mas nao me supreendeu tanto como o carros 1.
    e é mesmo verdade que para as crianças esse filme e muito dificil de ser entendido.Eu tenho 14 anos e tive que assiti 3 vez para entender.

  • Patricia

    Fui assistir e amei o filme.Tem cenas de ação e acima de tudo,fala muito sobre a amizade e sobre como mtas vezes nos comportamos perante outras pessoas e esquecemos o real significado da palavra “amigo”!Não concordo com o crítico acima e acho q cada um tem seu gosto!

  • Fabio

    Concordo com a crítica aqui apresentada, todavia uma afirmação me chamou a atenção:
    “apresentando até mesmo uma estranhíssima mensagem a favor de combustíveis fósseis em sua conclusão.”

    Acredito que houve um equívoco nesse comentário, ao meu ver o filme Carros 2 é extremamente ambientalista. Toda a trama do filme gira em torno da falta de escrúpulos da “indústria de combustíveis fósseis”. Com uma visão mais aprofundada o espectador pode, até mesmo, fazer uma alusão a questões reais sobre as “táticas” empregas por essa indústria (como o caso dos carros elétricos nos EUA).

    Além disso, na conversa entre Eric Bolling e Dan Gainor (transmitido pela FOX americana) sobre o filme dos Muppets Babies, o filme Carros 2 foi um dos citados como uma ferramenta para realizar “lavagens cerebrais” nas crianças, apresentando uma visão “anti petróleo”. Sendo assim, caso o filme realmente apresente uma mensagem favorável a indústria do petróleo, conforme o Thiago Siqueiro indica, não entendo o motivo desse filme ser citado na entrevista.

  • Graças a essa e outras críticas, a minha expectativa antes de assistir o filme estava lá em baixo, porém depois de assistir o filme me surpreendi e achei o filme divertidíssimo! Vale a pena!

  • Paulo Roberto

    Sei lá,mais eu gostei desse filme,não achei ele fraco,só achei chato ter colocaram o Mate como papel principal.Quem já viu Megamente?Tem mais violência que Carros 2 e ninguém reclama,e o filme é muito idiota!!Mas,errar é humano,ou melhor,Errar é no automático!

  • angelo

    voce para com isso uma das melhores aniamçoes que ja vi trilha sonora perfeita historia melhor ainda e o carros 2 e dos criadores de toy story 3 e produtor de up que ganhou o oscar sei muito mais que voce sobre filmes de animaçao. personagens muitos engraçados historia impressionante e escolheram otimos lugares no mundo para as corridas e o 3D subiu o filme como uma das melhores animaçoes

  • Cristina Panichi

    Não concordo que Carros 2 seja decepcionante. O filme trás várias coisas que existem no nosso dia a dia, como o comportamento inocento do Mate. Ele é sincero e amigo de verdade, e o Relâmpago McQueen, reconhece os próprios erros e pede desculpas quando necessário. É isso que falta nos desenhos, bons exemplos, e Carros 2 tem isso. O filme está totalmente de parabéns!!!!

  • heitor

    Não concordo, igual o crítico fala no filme Ratattoile ” o trabalho de um critico é facil”