Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sábado, 09 de janeiro de 2010

Alvin e os Esquilos 2 (2009): diversão apenas para o seu público alvo

Os esquilos cantores do cinema estão de volta. Embalados por vários hits do momento, eles conseguem novamente divertir e até emocionar as crianças. Já os mais velhos vão ter que ter um pouco de boa vontade, já que além de tratar-se de esquilos falantes, o filme utiliza uma linguagem conhecida, em grande parte, apenas pelo público infantil.

Os esquilos cantores anunciam logo no início do filme que voltaram. Na nova trama, surge também a concorrência, ou melhor, as concorrentes chamadas de Esquiletes. Estas chegam com grande força, enquanto a amizade dos esquilos se fragiliza em muito devido a Alvin e suas atrapalhadas. A partir disso, desenrola-se no filme temas como amizade, ciúmes, música e maldades lideradas por um vilão. O grande destaque do filme é o trio das Esquiletes, muito divertidas e que tomam conta de grande parte do longa.

A direção ficou por conta de Betty Thomas que já fez um trabalho parecido em “Dr. Dolittle”, filme que também mostra animais falantes. O trabalho de Betty deixa muito a desejar devido a falta de compromisso com a o enredo e a supervalorização dos recursos de identificação com o público. É só observar as cenas de dança ou em que a personagem Brittany, líder das Esquiletes, canta semelhante às cantoras pop que fazem muito sucesso atualmente. Assim, o filme é mais divertido do que propriamente engraçado.

Na composição deste longa tem um pouco de tudo. Um concurso para motivar o sentimento de concorrência entre os participantes, um desentendimento entre os Esquilos para provar o tamanho da amizade destes, além de um empresário louco que serve para mostrar o jogo de interesse dentro do mundo artístico. Tem também muita música conhecida para o filme cair no gosto do público. Dessa forma, percebemos que a obra não buscou apenas a comédia, mas sim uma identificação do público. Isso é prejudicial à obra, já que limita o público que irá aprová-la. Agora se a inteção foi garantir bilheteria, eles conseguiram. O filme é um tremendo sucesso em todo o mundo.

Os hits do momento ganham muito destaque na voz dos esquilos. Logo no início, escutamos “Hot N Cold”, de Katy Perry, na voz das Esquiletes. Logo em seguida, elas cantam o sucesso de Beyonce, “Single Ladies”, que é um dos momentos mais divertidos do longa, já que a líder das Esquiletes imita os passos e trejeitos da cantora norte-americana. E no decorrer do filme outros sucessos como “No One”, “We Are family”, e “I Want To Know What Love Is”.

Algo interessante que pode ser observado é a amizade entre os Esquilos e as Esquiletes. Embora concorrentes e isso por si só já seria um motivo para intrigas e até maldades entre os mesmos, eles se respeitam e até se ajudam, mostrando como é fantástico o mundo infantil e como é vergonhoso o mundo adulto onde, muitas vezes, vale tudo pela vitória.

Depois de muita música, aventura e diversão, chegamos a uma conclusão: Alvin, os Esquilos, e as Esquiletes proporcionam uma diversão moderna e familiar apenas para o seu público alvo. Os demais podem achar o filme fraco e sem graça.

Marcus Vinicius
@

Compartilhe