Críticas   segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Lua Nova

A continuação da saga "Crepúsculo" traz algumas novidades em relação ao primeiro longa. Dessa vez, além dos vampiros, o filme aborda também os lobisomens e suas características intimistas. Embora esses temas já tenham sido bastante explorados na telona, o novo olhar proposto pela franquia vale muito a pena ser conferido por sua ousadia que não deixa o filme cair no comum.

newmoon_07-405x600Bella (Kristen Stewart) está mais apaixonada do que nuca pelo vampiro galã Edward (Robert Pattinson). Ele, por sua vez, também está muito envolvido com a  moça. É lógico que algo tem que separar os dois e o motivo todo mundo está careca de saber, as diferenças. Até aí nada novo. Este é o típico filme que a sinopse não é nada atrativa, justamente pela grande quantidade de filmes que abordam o assunto. Entretanto, a forma como acontecem os fatos, a preocupação com o clima envolvente e, sobretudo, a consistência dos personagens principais fazem com que a obra surpreenda.

A direção de Chris Weitz (“A Bússola de Ouro”) é bem competente à medida que não cai nos principais erros das grandes produções, dosando muito bem a importância da história com a magia dos efeitos visuais. Nada passa do ponto. Isso surpreende principalmente os que não conhecem o livro, já que imaginam que a película siga a linha de filmes que fazem dos efeitos o seu principal argumento. Só o fato de valorizar a história e esquecer um pouco os grandes efeitos, pode ser considerado um louvável acerto.

Vale ressaltar o bom desempenho dos intérpretes de Bella e Edward, Kristen Stewart e Robert Pattinson. Ambos conseguem retratar de forma eficiente, a profundidade antes observada no livro. O que atrapalha um pouco o rendimento deste último é o fato de estar sempre com um tom de galã. Talvez isso sirva para animar as adolescentes que possivelmente terão seus sonhos perturbados pelo rapaz. No mais, eles conseguem transportar perfeitamente a química do livro para a telona. Merece destaque também Taylor Lautner, que impõe profundidade ao seu personagem e possui boa química com Bella.

A fotografia de “Lua Nova” chama a atenção pela coerência com o clima envolvente do longa. Tanto as cenas da floresta, como as cenas no violento mar estão de acordo com o tom escuro que é tão marcante na obra. É interessante ver a preocupação que tiveram em cada detalhe do longa. Quase todas as cenas em que Edward e Bella surgem juntos parecem que servirão para estampar a capa de mais alguma revista. Isso deve fazer a cabeça do público jovem.

Se até agora tudo está em boa harmonia, a trilha sonora não foge disso e mantém a sincronia mostrando bem o ambiente sensível e tocante da obra. Tudo bem que em alguns momentos o efeito é bem melodramático, mas nada que comprometa o perfeito estado mental do espectador. O que falar das cenas que mostram Bella pensando no seu grande amor ao som de alguma batida bem romântica. Tais cenas lembram muitos os seriados norte-americanos.

Os efeitos visuais não são exagerados, surgindo apenas quando necessários. Um desconhecedor da franquia pode até achar que houve uma economia nos gastos. Realmente, é surpreendente a linha condutora do filme não se perde em nenhum momento. Embora se perceba uma queda  do ritmo durante o desenvolvimento, é bom lembrar que isso é bem normal principalmente se considerarmos o tempo da obra, mais de duas horas. “Lua Nova” muito agrada, seja por sua linguagem, seja pelo clima envolvente, ou até pela eficiente fotografia. Tudo é muito bem pensado e executado. Uma boa surpresa para os não fãs.

Marcus Vinicius
@

Compartilhe

Saiba mais sobre

()

-

Roteiro:

Elenco:

Compartilhe


  • Bruno Vieira

    “Vale ressaltar o bom desempenho dos intérpretes de Bella e Edward, Kristen Stewart e Robert Pattinson. Ambos conseguem retratar de forma eficiente, a profundidade antes observada no livro”

    Como assim bom desempenho? vimos o msm filme??

  • Marcos Vinícius, favor leia a crítica de Thiago Siqueira e saiba sobre o que este filme realmente se trata.

  • rodrigo

    adorei sua critica. .
    a critica e sua e nao precisa ler critica d fulano nenhum..
    vc e original.. falou o q axou.. e nao os q os outros axam
    igual a maioria das pessoas aqui. q so pq lua nova e modinha.. axam q nao presta e por isso falam mal sem ao menos dá uma chance d ler ou ver ..
    e pior ainda ja vao pro cinema com a o pensamento fixo d que nao vao gostar do filme.. e nem ao menos olham o filme como d fato pra q ele servi.. pra entretenimento.. nao pra tirar liçoes de moral ou algo do tipo!
    aff..

  • Juliana

    Amei a crítica e amei o comentário acima , o povo soh quer saber de criticar sem nem ao menos pensar num velho dito poupular : “GOSTO NÃO SE DISCUTE ” portanto podem falar o q quiserem mas eu concordo com a cr´tica e concordo q eh um filme romântico bem fofo ,mas não deixa de ter um poquinho d aventura e perigo , o q acelera a trama , encerro meu comentáriuo assimn como comecei :Amei a crítica e amei o comentário acima

  • Dama

    Nossa, como vocês são revoltados né?

  • Leandro

    Toda essa saguinha tosca de Crepúsculo está para “vampiro”, assim como “Teletubbies” está para “Angel & Buffy”, ou seja, NADA A VER!!!!!!!!!!

  • vi o filme e continuo dizendo a saga crepusculo continua sendo uma merda, por mais q lua nova seja bm melhor q seu antecessor ainda tem muito q aprender o q realmente são lobos e vampiros………….

  • Entendo o ponto de vista, mas sério, inadmissível dar ‘8’ de nota para o filme Lua Nova, analisando-o como obra cinematográfica. Sério.

  • Leandro, hahaha mandou bem lembrando um ‘amor impossível’ entre vampiros e mortais que vale recordação… Buffy & Angel :]. Personagens que tinham mais na cabeça do que apenas querer se transformar e viver brilhando por aí.

  • IG

    O FILME E A MELHOR COISA Q JA ESISTIU SO
    PELO FATO DA BELLA SE A APROXIMA DO JACOB
    O GAROTO DE 17 ANOS MAIS QERIDO PELO POVO
    E UM TREMENDO GATO!!!
    QEM Ñ ASSISTIU O FILME TRATE DE ASSISTIR!!!
    E MT LINDOOOO!!!

    I LOVE YOU TAYLOR LAUTNER♥

  • Ana Claudia

    Na verdade, para os fãs da saga, o filme está perfeito….totalmente fiel ao livro! Adorei o filme e amei todos os livros… Stephenie Meyer arrazou com seu precioso talento em escrever romance, e esse grande diretor Chris Weitz , retratou de forma fiel o romance do livro! Para quem gosta de ação, tenho certeza q irão achar bons filmes de VAN DAME, BRUCE LEE nas locadoras… A saga de crepúsculo é só para quem tem um gosto refinado! Não é para qualquer um! Portantooooo, tudooooooo está perfeitooooo para quem realmente é fã!

  • Thiago

    IG, garanto que as pessoas que escrevem aqui, não são míopes, portando, a não ser que seja pra se auto-afirmar, aprenda a escrever sem capslook ^^

    Outra coisa: nem preciso comentar do seu comentário ¬¬

  • Mariana

    Marcos Vinícius, favor leia a crítica de Thiago Siqueira e saiba sobre o que este filme realmente se trata ²

    Eu li o livro e vi o filme, então não estou seguindo nada de ninguem.
    Não gostei da critica do Marcos Vinicius, foi vazia,incompleta.

    Os q gostaram da sua critica foram só os fãs desse filme.

  • Camila

    O trailler já mostrou tudo que necessitava ser visto (o filme todo). O filme nada mais é do que uma melodramatica protagonista que não é auto-suficiente para conseguiir viver sem alguem do sexo oposto. Mostrou-se fraca, tola, nada autentica e deprimente. Sem dúvida alguma a Kristen Stwart se parece aos montes com a personagem. Simplesmente deprimente.

  • Marcela

    Sabe o que eu acho uma palhaçada? Tem quatro críticas sobre “Lua Nova” e três sobre “2012”, filmes que podem ser até razoáveis, mas no fim não serão lembrados como grandes contribuições para a indústria cinematográfica. Enquanto isso vários filmes europeus e até americanos como “O Solista” passam despercebidos…

  • Cristiane

    Confesso q estou um poko decepcionada com Lua Nova pois acredito q Bela sente algo a mais por Jacob, além da amizade apeasr de eu ainda ñ ter tido a oportunidade de ler os livros, qro q ela fique cm Edward e ñ cm o lobinho…espero q o próximo seja melhor!

  • Ingria Radcliffe

    Sinceramente, já li todos os livros (e olha que eu li antes de virar modinha, pois eu li todos em inglês!!! ), vi os dois filmes lançados até agora e achei super………………….. Sem graça. Não faz o meu gosto! Respeito muito quem gosta, mas… Fazer o quê, né?? E como assim o desempenho dos atores melhorou?? Nun melhorou nadaaa na minha opinião!!! O melhorzinho, coitado, é O Taylor Lautner!!! Tipo, nun é pra mim, entããoo, sou mais Harry Potter!!!

  • Pablo

    Caraca, Marcos. Eu te entendo. Depois dos comentários que seus colegas receberam, tem é que dizer o que elas (AS FÃS) querem ouvir…

  • Ainda não vi este filme, então espero que seje melhor que o primeiro. Mas não vou esperando muita coisa não – pelo menos não proporcionalmente ao que atenta a midia; é demasiado – já lembrando da decepção que o primeiro foi, pois minhas expectativas foram exponenciadas pelo mesmo motivo entre os travessões. A critica esta dividida, porem ha um consenso: esta pelicula se mostra superior a anterior ; mas como disse, nada pra ficar tao feliz, pois nada é pior para um amnte de filmes do que ter uma grande expectativa e ela não so não é atendida como tbém parece desprezada . por isso é bom “baixar a crista” que agente pode até se surpreender: vide o recente cassino royale 007 (eu sei não tem nada a ver).

    Quanto as meninas me desculpem, não li nenhum livro mesmo e sou homem mesmo, mas não me venham com aquele papo de menino machão, invejoso, insensível, blábláblá. Crepúsculo é ruim mesmo como filme, e como enteretenimento tbém e acho que não merece toda esta atenção. Primeiro tratem de fazer um filme decente ;e só pra vcs verem como não sou machão: achei David Boreanaz mt mais charmoso como Angel do que esse Cullen que deve ter entornado farinha na kra, passou batom e fica fazendo aquela cara de “não estou me sentindo mt bem”. Prefiro até o Cedrico.

    Conclusão: gosto não se discute mesmo, dá pra perceber. Mas espero que este filme não seja (denovo)um daqueles “dápraguentar”, pois acho sacanagem ficarem atirando umas produçoes furrecas pra cima do povo – q claro, aceita bem e paga bem – e ‘eles’ lá lucrando abeça e nem esquentando mt pra criatividade e bom gosto verdadeiro.

  • Ainda não vi este filme, então espero que seje melhor que o primeiro. Mas não vou esperando muita coisa não – pelo menos não proporcionalmente ao que atenta a midia; é demasiado – já lembrando da decepção que o primeiro foi, pois minhas expectativas foram exponenciadas pelo mesmo motivo entre os travessões.
    A critica esta dividida, porem ha um consenso: esta pelicula se mostra superior a anterior ; mas como disse, nada pra ficar tao feliz, pois nada é pior para um amnte de filmes do que ter uma grande expectativa e ela não so não é atendida como tbém parece desprezada . por isso é bom “baixar a crista” que agente pode até se surpreender: vide o recente cassino royale 007 (eu sei não tem nada a ver).
    Quanto as meninas me desculpem, não li nenhum livro mesmo e sou homem mesmo, mas não me venham com aquele papo de menino machão, invejoso, insensível, blábláblá. Crepúsculo é ruim mesmo, como filme, e como enteretenimento tbém e acho que não merece toda esta atenção . Primeiro tratem de fazer um filme decente! E só pra vcs verem como não sou “machão”, achei David Boreanaz mt mais charmoso como Angel do que esse Cullen que deve ter entornado farinha na kra, passou batom e fica fazendo aquela cara de “não estou me sentindo mt bem”…prefiro até o Cedrico.
    Minha Conclusão: gosto não se discute mesmo, dá pra perceber. Mas espero que este filme não seja (denovo)um daqueles “dápraguentares”, pois acho sacanagem ficarem atirando umas produçoes furrecas pra cima do povo – q claro, aceita bem e paga bem – e ‘eles’ lá lucrando abeça e nem esquentando mt pra criatividade e bom gosto verdadeiros.

  • Mara

    Concordo com sua crítica. Li todos os livros, gostei bastante. Acho que o filme foi fiel ao livro, certamente que não pode ser totalmente fiel devido ao tempo de duração. Não dizendo que o filme é perfeito, sendo que nada é perfeito e agrada a todos 100%. É claro que é normal algumas pessoas não gostarem, pois tudo o que se torna “modinha” tende a ser detestado por algumas pessoas, mesmo quem não tenha assistido.

    Infelizmente o problema tá aí, nos FÃNS FANÁTICOS e sem senso crítico, que acham que só porque o Robert Pattinson e Taylor Lautner são atores lindos o filme tende a ser perfeito.

    Eu gostei bastante do filme e aguardo anciosamente Eclipse.

  • J. Barbosa

    Alguns comentários realmente são desnecessários. Cada um tem a sua opinião e não é preciso retaliar com as pessoas só porque pensam ou têm maneiras diferentes de ver. Realmente o filme está bastante fiel ao livro, sabendo desde já que é impossivel retratar exactamente todo o conteúdo num filme, além da duração, existe sentimentos e imagens que não se conseguem transmitir de forma 100% perfeita.

    Contudo, este é um excelente filme para assistir, quem é fã da saga dificilmente ficará desapontada. Espero ansioso que os próximos filmes continuem fiéis aos livros, só assim poderão corresponder às nossas imaginações. É de louvar a escritora Stephanie Meyer por esta saga fantástica, não é só a história que cativa mas também a excelente forma que é descrevida. Parabéns também ao realizador Chris Weitz que adaptou excelentemente o livro para uma realidade mais além de que a nossa imaginação esperava. Nota 8…

  • Henry

    Cara já tá enchendo o saco essa “droga” de Crepúsculo pra lá, lua nova pra cá, meu vamos falar sério esses filmes (Crepúsculo e lua nova)são chatos pra caramba não passam de um monte de clichês isso demonstra a falta de criatividade que ultimamente assola a indústria cinematográfica, eu prefiro ver os filmes do MAZAROPPI doque esses monte de baboseiras aí.

  • J.Duarte

    HENRY, então porque perde seu tempo aqui?
    Posso afirmar com certeza que, se realmente ele fosse “chato pra caramba” não teria tantos fãns.

  • Sabba

    Concordo plenamente com o henry, analisando o conteudo do filme (se houver), nada mais é do que uma produção teen com uma soma de clichês descomunal que visa outra vez um mercado crescente que vem sendo favorecido por emos … E o mestre MAZAROPPI assim como o GOLIMAR ainda merecem os creditos por inovação em suas épocas!!!

  • J.Duarte

    Bem vindo ao século XXI, amigo “sabba” ou “henry”, seja como for…dá no mesmo! kkkkk
    Acredito que cada um tem seu devido valor, tanto os desses mestres como os atuais filmes (como ex.a saga crepúsculo), sendo valores bem diferentes!
    é como essa mara falou aí…”a moda é criticar o que tá na moda” né?! kkkkkkkkkk

  • Weber

    Cara, ao ler sua crítica parecia que estava assistindo ao filme novamente, especialmente quando vc fala do jeito “sempre-galã” de Edward.

  • Elayne

    Li os livros e, sinceramente, estou decepcionada com os filmes. Os livros têm um enredo até agradável para aquelas tardes em que não se tem nada para fazer (apesar de ser completamente voltado para o público feminino), mas o filme Lua Nova, principalmente,é uma enrolação só.Acredito que ele seria até mesmo desnecessátio para a saga.Sendo um enredo voltado às “meninas”, Crepúsculo tinha o seu charme,podendo ser considerado bem agradável. Entretanto, Lua Nova é terrível.Foi desgastante e cansativo assistir até o fim. A atriz que interpreta Bella é completamente inexpressiva. É um insulto aclamarem o seu desempenho nesse papel. Ela não atede em nada a descrição do personagem (não falo fisicamente,claro) além de atuar pessimamente-sempre com aquela cara de esnobe que se distancia muito da doce,apaixonada e delicada Bella Swan. Quanto aos coadjuvantes, que são infinitamente melhores que o três protagonistas, tiveram pouco espaço no desenrolar do filme para salvá-lo.Algumas críticas acima vindas dos garotos são até infundadas, já que o tema central é o amor de Bella por Edward,mas concordo que o filme sequer atente a essa linha.Enfim,essa é a minha opinião:detestei o filme do inícil ao fim.

  • Sexta feira eu assisti ao filme Lua Nova. Confesso que não estava empolgada como eu estava ano passado com a estréia de Crepúsculo, mas isso se deve ao fato de eu ter quebrado a cara com o filme. Sinceramente o filme é MUITO ruim, quer dizer, a trilha é legal, a direção é mais ou menos, a adaptação é terrível e o roteiro nem se fala (completamente imaturo e mal desenvolvido). Mas com o lua nova eu não estava esperando nada(…)

  • LORD M

    Cara eu não suporto esses modinhas, talvez por ser velho demais para o longa, talvez por crescer vendo cinema de verdade e não livros-falados como é moda na atualidade, sinceramente gosto é individual, mais não sei não acho que o autor da critica tentopu ser ironico, ou é “fã da serie” ou simplesmente viu muita mais coisas do que eu nesse filme, apesar da Nota alta demais, a melhor critica do filme seja na internet ou revistas é de Anemar Neto, ele analisou tdo gostou e deu a nota dele, MAIS falou a verdade, a saga tem uma trama fraquissima, e não há diretor que corrija isso. como ATE ALGUNS FÃS DO LIVRO CONCORDAM, o filme é RUiiiiiiiiiiiimmmm

  • Olha, alheia a todos os comentários aqui presentes eu vou falar o meu. Eu sou fã de Crepúsculo (livro). Adorei os livros, são muito bons. Mas eu acho que realmente os filmes pecam em alguns aspectos. Crepúsculo teve uma péssima direção de Catherine Hardwicke e uma mais ou menos do Chris Weitz. Não gostei da interpretação de Taylor Lautner, a de Kristen Stewart melhorou e a de Robert Pattinson estava boa. Amei a participação de Michael Sheen como Aro, ele estava excepcional, assim como Dakota Fanning, que interpretou Jane. Eu realmente achei que o ponto forte do filme foi a atuação desses dois grandes atores. As cenas na Itália foram muito boas! Superaram as minhas expectativas. Os efeitos especiais tiveram um melhora muito grande. E quem não leu o livro não sabe, mas Stephenie Meyer diz que os lobos se parecem com ursos. Então não fale sobre isso. Outra coisa, Meyer, criou uma outra vertente na lenda dos vampiros e dos lobos. A trilha sonora está muito boa, trazendo grandes nomes da música atual: Muse, Thom Yorke, Hurricane Bells… Não critiquem se vocês nunca leram o livro. Realmente Crepúsculo virou uma moda, mas se você não leu o livro, você não pode comentar sobre o filme. Espero que ‘Eclipse’ seja muito melhor. E espero que as cenas de luta sejam tão boas como o David Slade sempre as faz. E que o roteiro não tire cenas importantes do livro como em Crepúsculo.