Críticas   sábado, 21 de novembro de 2009

Lua Nova

Fãs de vampiros purpurinados, comemorem. "Lua Nova" é um belo salto em relação ao filme anterior, que sai de um Hindenburg cinematográfico para uma fita meramente fraca e extremamente machista.

newmoon_07-405x600Quem leu minha crítica de “Crepúsculo” sabe que eu tive uma lista quilométrica de ressalvas quanto àquele desastre dirigido por Catherine Hardwicke. Por isso, foi já temendo pelo pior que me aventurei em uma sala de cinema para assistir à continuação daquela produção. No entanto, fiquei surpreso ao sair pensando: “podia ser bem pior”. O motivo da evolução dessa segunda adaptação da série de romances escrita por Stephenie Meyer tem nome e sobrenome, Chris Weitz.

Responsável pelo ótimo “Um Grande Garoto”, mas também tendo comandado o medíocre “A Bússola de Ouro” (embora não tenha tido o menor controle criativo naquele filme), Weitz possui um gosto visual mais apurado que Hardwicke, além de ter sido beneficiado por um orçamento bem mais polpudo. Além disso, o diretor ainda sai no lucro por este segundo filme possuir algumas subtramas que realmente são capazes de causar empolgação, embora o seu plot principal seja ainda mais ridículo que o do longa original.

Na história, a humana Bella (Kristen Stewart) e o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) continuam em seu romance na nublada cidadezinha de Forks. No entanto, no aniversário de 18 anos da garota, ela começa a perceber que, enquanto seu amado permanecerá para sempre jovem, ela envelhecerá e morrerá. Após um incidente na casa do clã do Cullen, Edward e sua família decidem deixar Forks e Bella para trás para sempre, com a jovem desabando em uma crise de depressão profunda.

Fragilizada psicologicamente após ser abandonada, Bella se joga em situações de perigo para ter visões de Edward, mas ela começa a se recuperar graças à companhia do seu amigo Jacob (Taylor Lautner). No entanto, a maligna vampira Victoria (Rachelle Lefevre) volta para se vingar dela. Mas Jacob e seus estranhos companheiros também não são nada normais, assumindo, quando com raiva, a forma de gigantescos lobos.

Jogando mais informações para o público ao mesmo tempo, o roteiro ainda introduz a realeza vampiresca dos Volturi, vampiros europeus aristocratas que se aproximam mais do mito clássico de Bram Stoker. O grande problema de “Lua Nova” é quando o filme se concentra no insuportável casal Bella e Edward. No primeiro filme, a personagem de Kristen Stewart era apresentada como uma garota normal em uma situação extraordinária, com ela sendo um dos poucos pontos fortes daquela película.

Já nesta continuação, Bella é mostrada comum uma garota altamente dependente, pouco inteligente, ingênua e com fortes indícios de desequilíbrio mental. O próprio filme deixa claro que as visões de Edward que a jovem tem não são místicas nem nada do gênero, vindo da própria mente dela. Some-se isso com uma crescente tendência suicida desta e uma atração inexplicável por tipos perigosos e temos uma bomba-relógio humana prestes a explodir, sendo alarmante que o comportamento dela seja admirado por tantas adolescentes ao redor do mundo.

Edward, por sua vez, se mostra bastante coerente com aquilo que fora mostrado na fita anterior, ou seja, uma figura que vaga por aí vomitando clichês românticos para a sua amada. Mal e porcamente vivido por Robert Pattinson, que também é retratado por Weitz como um presente de Deus para as mulheres (vide a chegada do rapaz na escola no começo do filme), Edward é uma figura altamente unidimensional, sendo ótimo para a história que ele apareça tão pouco durante o filme.

A terceira ponta deste triângulo amoroso, Jacob, é uma grata surpresa. Vivido por Taylor Lautner, o jovem lobo protagoniza alguns dos melhores momentos do filme, com sua transformação de um rapaz comum para lobisomem sendo bem mostrada pela fita. Aliás, a alcateia de Jacob é muito mais interessante que o chatíssimo clã dos Cullen, além de ser melhor explorado pelo roteiro que a família de sanguessugas, que, com exceção do pedante Edward e da interessante Alice (Ashley Greene), quase não ganha tempo de tela.

Os lobos, aparentemente, também sofrem da maldição do torso pelado, já que em toda cena em que aparecem em forma humana, surgem sem camisa. Apesar de o roteiro oferecer uma explicação para isso – a alta temperatura dos corpos dos rapazes -, esta não é lá muito convincente e não serve para amenizar o ridículo desse visual.

Devo dizer que o drama de Jacob chegou a me lembrar muito o de Bruce Banner, só faltando a música triste de piano ao fundo. Aliás, durante o breve exílio de Edward no Rio de Janeiro, me pergunto se o barracão na favela adotado pelo vampiro era o mesmo que hospedou o alter-ego do Hulk no último filme do Golias Esmeralda, mas divago…

O clã dos Volturi foi uma adição interessante à mitologia da saga. Aliás, depois deste filme, pode-se realmente dizer que há algo de estranho com Bella, que chamou a atenção do líder aristocrata dos vampiros, Aro, vivido por Michael Sheen. Aliás, para tanta propaganda em cima dos Volturi, pensei que estes apareceriam mais, com Aro, Jane (Dakota Fanning) e os demais membros da “realeza” mal aparecendo em tela. Embora surjam de maneira nada orgânica em cena, eles acabam por colocar alguns pontos interessantes na trama geral da série que, espero, sejam resolvidos nos demais filmes.

É interessante notar a aparição nada chocante dos vilões da fita, Laurent (Edi Gathegi) e Victoria (Rachelle Lefevre). Enquanto o vampiro de dreads teve sua participação  quase totalmente mostrada no trailer da produção e sua presença ser mal explicada pela película, com a própria Bella explicando o furo que é ele estar lá depois dos eventos de “Crepúsculo”, Victória não chega a dar uma só palavra no filme todo. Pior para Rachelle Lefevre que será substituída no próximo filme da série, no qual sua personagem terá algo para dizer realmente.

Weitz faz um trabalho razoável no comando do filme. Tremendamente melhor preparado que Catherine Hardwicke, o cineasta lança mão de recursos visuais interessantes e planos bem realizados, embora escorregue de vez em quando, vide a horrorosa cena do desaparecimento de Edward após este terminar com Bella e o plano que mostra Bella vagando pela floresta após isso. Mas só a sequência que traz a perseguição dos lobos a Victoria já é melhor que o primeiro filme inteiro.

A maquiagem dos vampiros continua deixando a desejar, embora se note uma evolução sensível na cinematografia e nos efeitos especiais em relação ao longa anterior, com os efeitos dos lobos e das cenas de luta merecendo palmas discretas. A trilha sonora também merece elogios, se bem que, como Weitz já trabalhou em uma adaptação de um livro de Nick Hornby, era o mínimo que poderia se esperar.

Embora seja um filme melhor que “Crepúsculo”, “Lua Nova” tem um tom machista altamente incômodo, dizendo para as jovens do mundo que elas devem aceitar seus homens do jeito que são, não importando se são violentos ou perigosos. Mesmo com alguns pontos interessantes, a franquia tem de melhorar bastante para ser reconhecida mesmo como uma “saga”.

Thiago Siqueira
@thiagosiqueiraf

Compartilhe

Saiba mais sobre

()

-

Roteiro:

Elenco:

Compartilhe


  • Carina

    Amo esse filme!

  • Daniely

    Assim como na critica de Crepusculo, o Thiago acaba de falar bobagens. Quanta inveja!!!!

  • Julia

    Esse NOVO FILME E MUITO BOM
    ADOREI TODOS

  • MICHEL

    o filme ‘e extremamente contagiante, daqueles que voce assiste duas horas sem perceber, quando acaba nao da vontade de sair do cinema, ‘e bastante envolvente. Porem fala de amor tem sua essencia voltada para pessoas romanticas,que ainda creem no verdadeiro amor. Quem ‘e inseguro na sua relacao amorosa como o autor do comentario sugiro que va assistir 2012. Quem ‘e feliz ou acredita que pode ser eu recomendo 10 vezes

  • Carlie

    Eu discordo em partes sobre o que foi o dito acima, eu assisti o filme e gostei muito em relação ao anterior, este muito melhor e com mais emoção, e eu não acho que o Robert Pattinson e a Kristen atuem mal. E o seguinte é que, “se estes filmes da SAGA não fossem bons, ninguém estaria assistindo”, e não estaria fazendo estrondoso sucesso. Afinal de contas, quem tem que gostar não são os críticos, que tem um emprego de apenas “criticar”, mas o público mundial, e pelo que parece, em uma noite de estréia onde faturam-se mais de 23 milhões e resultado satisfatório, é por que significa que as pessoas gostaram sim. Temos que admitir “Crepúsculo e Lua Nova, são A SAGA”

  • O melhor filme de todos Robert Pattinson tee amoOl

  • vitor souza

    Você não leu o livro, neh? Os Volturi e Victoria não aparecem muito mesmo no livro (no filme, a roterista at´q colcocou mais cenas pra eles que no livro).

    vide a horrorosa cena do desaparecimento de Edward após este terminar com Bella e o plano que mostra Bella vagando pela floresta após isso –> concordo com isso

    “Lua Nova” tem um tom machista altamente incômodo, dizendo para as jovens do mundo que elas devem aceitar seus homens do jeito que são, não importando se são violentos ou perigosos –> Também culpa de Stephanie Meyer. Até achp que no livro a Bella é até mais desesperada e dependente do Edward que a a Bella da Kristen (O mesmo desespero e dependencia que Edward tambem tem)

    Mas gostei dessa critica. Concordo com muitas partes.

  • Gessyca

    Muito boa a crítica Thiago, ainda não vi e não queria ver mas como você você disse que melhorou vou me arriscar.

  • JaUm

    Aff, que critica medilcre cara kkkkkk
    Fala sério, será que ele se interessou pelo menos em saber do que se tratava a história?… o filme seguiu a risca o livro… tanto nos diálogos como na aparição dos Volturi…
    O Filme foi muito bem feito, o diretor Chris é um gênio que merece aplausos pleos FÃS, pke a opinião deles é a que realmente importa,pelo menos 95% dos fãs adoraram Lua Nova, por tanto SUCESSSSOOOOO!!!
    =B

  • Achei uma bobagem isso eu assisti o filme hoje e achei maravilhoso fantastico estou sem palavras para este filme fique rouca de tanto giritar ao ver jacob quase beijando bella e edward sem camisa
    seu mané invejoso

  • outsider4

    Adorei a crítica..Parabéns Thiago!

    Ainda acho que cada pessoa tem sua opinião e que ela merece ser respeitada.
    Quem gosta da Saga Crepúsculo..ótimo.Mas respeitem a opinião de quem não considera isso a oitava maravilha do mundo.
    Fico abismada quando vou ver alguns sites que criticam a saga, com ótimas observações e comentários contundentes e vem uma multidão defender…falar que o Robert Pattinson é lindo…que quem fala mal de Crepúsculo tem inveja e etc e tal.Falam uma monte de baboseiras,xingam os críticos,se baseiam em argumentos sem fundamento algum e ainda querem ter razão!

    Quem é fã de verdade,sabe respeitar a opinião dos outros.
    Lamentável!Até parece que ainda estamos na ditadura militar,em que as pessoas deveriam gostar das mesmas coisas e ai daquele que contrariasse ou pensasse por conta própria!

  • Ana

    A critica é ótima.

    Bem, mesmo se o filme tivesse o melhor dos diretores, uma equipe de ponta em relação aos efeitos especiais e atores que realmente soubessem atuar ainda seria ruim, pelo simples fato de que falta plot na história. O livro não tem o menor fundamento, o plot é ruim e os personagens principais causam nauseas para qualquer um com mais de dois neurônios ativos. Não se pode esperar muito de um filme desses.

    Lembrando que ‘Podia ser pior’ não é nem próximo de ‘Bom’. Um concelho? Não percam tempo e dinheiro, tem muitos filmes bons que valem um ingresso – diferente desse.

    • bete

      conselho é com S seu esperto!!! ah!! e vê se aprende também a respeitar o trabalho dos outros…

  • Que bobagem.

    Certíssimo e bem colocada essa crítica.

    Particularmente, esse filme e essa série tem a plena capacidade de me enjoarem. Uma bomba de clichês que só adolescentezinhas encantadas são capazes de engolir, co seus vampiros que pasmem! Brilham no sol, são capazes de ENGRAVIDAR alguém e com uma trama que é baseada na mente delirante da autora, que parece nunca ter lido sequer um livro de toda a EXTENSA mitologia envolvendo vampiros, simplesmente escrevendo um romance machista e exagerado que é absorvido facilmente pelas mentes açucaradas dessa nova geração dos 12 aos 15.

    Digo isso especialmente pela terrível experiência de ter de dividir um cinema cheio com essas retardadas e ainda ter de suportar os gritos delas , mesmo estando em outra sala vendo outro filme, ainda era possível escutar ‘edward lindo!!’ ‘casa comigo jacob!!’ até na fila de entrada da pipoca.

    tenho pena e nojo, não sei qual vence.

  • Anderson Correia

    Bom. Tem gosto p/ tudo né?! Mas p/ quem acha q Crepusculo é mesmo uma saga ou talvez “A” saga. Só tenho uma coisa a dizer: Revejam seus conceitos.
    Muita gente hj em dia curte crepusculo por causa da modinha q a franquia se tornou. Pelo menos no cinema, crepusculo ainda precisa mostrar pq é um fenômeno. Já q o mesmo ainda n se mostrou merecedor do título de “saga”
    Ah e assistam O Senhor dos Anéis para entenderem o conceito de “saga cinematográfica”.
    Pq esse sim é um verdadeiro clássico, tanto na literatura, quanto no cinema.

  • Anderson Correia

    Bom. Tem gosto p/ tudo né?! Mas p/ quem acha q Crepusculo é mesmo uma saga ou talvez “A” saga. Só tenho uma coisa a dizer: Revejam seus conceitos.
    Se quiserem entender o conceito de “saga cinematográfica” assistam O Senhor dos Anéis, ou até mesmo Harry Potter. Pq esses sim podem ser considerados sagas.

  • Mengão sempre

    P**A Q P***U q filme horrivel, rpz pra onde foi a porra da inteligência dessa juventude, essa saga é toda ruim, fica varias garotas bestas procurando um grande bunda mole pra ficar AH UI rummm viva o mundo moderno tem tanta coisa legal, leiam livros de verdade, algo que trasceda essa malhação com vampiros nossa bando de tolas desmioladas.

  • Esse filme é Lindo de mais
    Eu amei assisti,eu assistiria mil veses esse filme ele é muito lindo
    o Edward Cullen é um Gatoooo de ++++++++
    Sou sua fã
    Te amooooo

    Bjo =D

  • Walysson

    Acho que você não leu o livro… Então para poder dar alguma opnião bem que você poderia lê-los… Essa história de machista não tem nada a ver… O livro é assim mesmo do jeito que está no filme… Só que muito melhor em relação ao filme é claro… Adorei o filme…

  • Primeiro.→ Opinião todos tem, é uma coisa que é aceitável, mas mal gosto, já é demais.
    Quando nós não temos total conhecimento de uma coisa, nós não a criticamos tão fortemente como você fez.

    Robert Pattinson, é lindo, se ele não atuasse tão bem, nao havia sido escolhido para a saga.O filme, é um romance, então OBVIAMENTE ele [edward] tem que falar coisas relamente bonitas para sua amada [bella]. O amor deles é tratado como, inabalável, imortal, indestrutível. Então ele, para PROTEGÊ-LA vai embora, quer uma prova de amor maior que essa? Ela, como O AMA MUITO, INCONDICIONALMENTE, TOTALMENTE E PARA SEMPRE vê-se sem saber o que fazer, se voce tivesse alguém como edward em sua vida, também teria entrado em depressão. [Ta bom de voc ler os livros.] Os lobisomens não sentem frio, sentem CALOR então eles nao vão andar vestidos por ai. E quando eles se transformam [o que pode acontecer a qualquer momento] eles destroem as roupas, então nao tem sentido, eles andarem com muita roupa. Os seres desta SAGA, sao tidos como LINDOS, então os atores tem que atender, a essa condição.

    Da próxima vez SE INFORME e faça uma critica mais construtiva.

    • Saulo

      Resposta pra Juliana e Carol e para qualquer fã de Crepúsculo:
      Esse filme é altamente problemático exatamente pelo que vocês citaram acima. Parece que a nova geração acredita mesmo em algo que dure PRA SEMPRE. Imagina adolecentes de 15 anos achando que encontraram o AMOR ETERNO de suas vidas e que devem se devotar a ele com o corpo e com a alma? Que isso vai durar não importa o que aconteça?

      Olha, desculpa, mas qualquer proposta levemente madura de filme precisa quebrar justamente com isso. Nisso, o filme é pra atenter às fantasias adolescentes ( e bastante problemáticas) de que não é necessário lidar com a PERDA e com a separação. Jovens absorvem não só idéias impraticáveis, como amor eterno e perfeito, como a realização de outras fantasias mais impraticáveis ainda, como a vida eterna desses vampiros com cara de modelo. Ou seja: a trama não contribui EM NADA para a aceitação do que é próprio da vida: que tudo é finito e muda constantemente e, em um último momento, a vida própria se acaba. Quem não tem maturidade pra lidar com isso ainda, se refugia nesse tipo de ficção. E se a geração atual recebe bem esse tipo de filme, sinal de pais que não souberam oferecer um NÃO bem dado e ensinar que a vida não é perfeita – principalmente uma relação real de afeto -, que ela chega a um fim, que todas as coisas – principalmente sentimentos – mudam SIM e que amor não é um estado de dependência com relação a pessoa amada.

  • Arthur

    Boa crítica, tive quase que as mesmas impressões. Houve sim uma grande evolução em relação ao primeiro filme, mas ainda não me convenceu. Os comentários aqui tropeçam no fanatismo por um filme meia boca baseado num livro infanto-juvenil que pra piorar limita o público alvo para o feminino.

    E isso nada tem a ver com romantismo ou falta dele, existem n livros românticos bem escritos por aí, assim como filmes bem produzidos, é só procurar. Nada contra a escritora ou o livro, eu apoio livros que façam crianças e pre-adolescentes terem vontade de ler, afinal ninguém começa lendo Goethe, Dostoiévski, Cervantes, Bukowski, Camus, etc.

  • Verônica

    Respeito a critica, afinal o papel de um critico é de alertar os fãs nos pontos nagativos de uma obra.Pois se não criticasse não teria atenção.O filme sendo uma adaptação de uma quadrilogia tem que ser fiel a obra para agradar os fãs que leram os livros.

    Os atores representaram bem, a historia do segundo livro é muito sofrida, uma mudança de sentimantos inesperados acontece nessa fase. Bella ver seu mundo desabar e mostra que não é tão resistente como no primeiro livro. Toda a historia gira em torno dela, os vampiros de Stephenie Meyer fogem da regra dos vampiros tradicionais que conhecemos, só este fato por si já deixa o livro enteressante.

    Gostei do filme, representou fielmente o livro.

  • bruna

    Eu assisti ao filme hoje, e sem sombra de duvidas..esta bem melhor que o primeiro…incomparavelmente MELHOR

    LUA NOVA sem duvida vai ser a sensacao, adorei o filme estah TUDO DE BOMM!

    Respeito o comentario feito acima, mas discordo quanto a consideracao sobre ser saga, eu adorei essa, ateh agora , pra mim foi a Melhor

    A saga Crepusculo toda promete, aguardemos

  • Miranda

    Mais uma vez você falou um monte de bobagens, o filme para um adaptação está ótimo, mas claro, faltam alhumas partes que explicariam certos acontecimentos.

    A Bella, não está desesperada, e não é burra e ingênua, ela está apaixonada, extremamente apaixonada, e faria tudo para poder rever seu amado, mesmo que por um segundo, e mesmo q isso ponha sua vida em risco, pois é um amor incondicional, coisa q eu acho q vc nunca sentiu, e a garota, não tem tendências suicidas, tem tendência a sofrer acidentes, ou seja, ela é meio desajeitada, é só isso!

    Os quileutes estão sempre sem camisa, pois quando eles se transformam em lobos, TODA a sua roupa se rasga, no livro Jacob sempre fala que está ficando com poucas roupas e sapatos, mas como esse é um filme familiar, eles não vão colocar garotos nus na tela, neh !

    O filme não é machista, tanto, que Edward também quase “suicida-se”, pois ele também tem um amor incondicional por Bella, tanto ela quanto ele não podem conceber viver sem o outro.

    Edward, não fica “vomitando clichês românticos” por nada, ele nasceu em 1901, uma época em que os caras eram bem diferentes de você, eram apaixonados, atenciosos, educados, liam, e eram românticos, gostavam de agradar sua parceira, e isso é o q Edward faz, tenta demonstrar da melhor maneira possível seu amor por Bella.

    Os Volturi aparecem mais nos próximos livros, então não se preocupe.

    Meu, vai ler o livro, pq vc não tem argumentos.

    Até junho do ano que vem !

    • Saulo

      Miranda,

      Cê sabe que em 1901 mulher não votava e homens nascidos naquela época não davam a MENOR voz para suas mulheres, NÉ? Me diz que você sabe!

  • Cecilia

    Pois é gente, ele é um critico, fez bem o papel dele, porém não somos obrigados a achar o mesmo, paciência, pode não ser o melhor filme do mundo, mais está no topo no momento e isso é o que importa, não pra mim nem pra vcs, mais para quem está realmente ganhando. Assisti o primeiro filme e gostei, não virei uma fã totalmente, mais me simpatizei.

    Aposto que não criticariam tão negativamente o filme se o mesmo não tivesse feito tanto sucesso, mais a questão é: o filme faz sucesso, muito sucesso e não há nada que possa ser feito qto há isso, por mais criticas ruins que o filme/ atores receberam os fãs continuam enlouquecidos, pois o filme é totalmente diferente de filmes anteriores no qual vampiros são os personagens principais e vivem entocados dentro de um caixão e rodeados de velas.

    Então, pode esperar ainda vem ECLIPSE e vc vai ter que engolir esse filme tb, “por pior que vc ache que ele seja”.

  • Discutir com fãs de Crepúsculo é como discutir sobre futebol ou religião. Elas acham que são donas da verdade e não respeitam a opinião de ninguém.
    Eu DETESTO a “saga” Crepúsculo, acho um desrespeito com toda a linha de vampiros já existentes no cinema, livros e todas as mídias possíveis, mas enfim… há quem goste né?!

    Meninas… vocês agredirem verbalmente e coisas do tipo não farão o Thiago mudar de opinião, desculpe.
    Do mesmo jeito que ele NÃO gostar, não fará nenhuma de vocês desgostarem, não é mesmo?!

    Portanto, respeito acima de tudo valeu?!

    *Não vi o filme, mas infelizmente já fui intimada a ir assistir com a minha mãe, pq ela não quer ir sozinha. Pra quem já assistiu a um filme de ovelhas assassinas (http://dayuse.files.wordpress.com/2009/10/black-sheep.jpg), sim, eu assisti, nada pode ser pior não é mesmo?
    O máximo que pode acontecer será eu dormir! =P

    Parabéns pela crítica, Thiago. E pela coragem de enfrentar as fãs fervorosas!!

  • Suellen

    Os livros são ótimos,a autora é excelente e os filmes são muito bons!! Eu gostei muito!
    Mas, tudo que é bom tem sempre uns chatos pra vir falar que não gostam. Tudo bem, não gosta não assiste,mas não venham falar sem antes ler toda a saga! Porque é uma saga sim! E o Thiago e mais os seus seguidores ( nossa que piada isto!!) tipo essa “outsider4”, é que só falam boboseiras!

  • EURIMUITOALTO – “Os lobos, aparentemente, também sofrem da maldição do torso pelado” – parabens pela critica Thiago. Só lembrando que o Thiago esta fazendo uma critica do filme e não do livro.

  • Step

    Pegou pesado só, no mais, é apenas mais uma crítica. Até.

  • CONDE ABBATE

    Os críticos são como os impotentes sexuais: Não fazem mas acham que sabem como deveria ser feito. Deixem a garotada curtir o filme e seus ídolos.

  • Júlio C&eacut

    Querem ver um filme REALMENTE bom sobre vampiros? Assistam "Deixe Ela Entrar", e depois a gente conversa…

  • Gabriela Maia

    Concordo plenamente com tudo que vc mencionou, conseguiu expressar muito bem o que se passa no filme, parabéns!

  • Daniela

    “Mal e porcamente vivido por Robert Pattinson” Ah, vamos combinar que ele melhorou é muito comparado ao primeiro filme né? percebi que ele estava mais confiante e é uma pena que ele apareceu tão pouco no filme. Me incomodou um pouco no Crepúsculo os clichês que ele falava para a Bella, parecia que faltava alguma coisa sabe? não acreditava muito nele..mas nesse…eu realmente senti que ele melhorou bastante. Até convence.

  • Any

    Amei A crítica e tipo eu concordo plenamente eu li tds os livros gostei nao ta nem perto de ser uma obra prima mas dá pra lê,.

    Agora o filme pelo amor de Deus é QSE UM LIXO HOLLYWOODANO as pessoas dizem o ela consequiu acabar com essa coisa de vampiros q dormem em caixoes,e q nao podem com alho ou áqua benta essas coisas clássicas e talz,mas vampiros purpurinados ECAAAAAAAAAAAA ridiculo fala sério ou parece filme de 5 categoria sinceramente é um filme mt bom pra adolescentes q nao gostam mais de cinderela e etc mas nao consequem deixar os contos de fada.Nao tem nada de chocante ou interessante o público é totalmente fechado dizem a msm coisa e um bando de meninas gritando pq jacob e edward aparecem sem camisa, kristen fica com uma constante cara de dor nao a uma cena q a gente posa virar e dizer cara essa menina tem futuro eles nao passam uma imagem de amor parece mais uma obssesao, sem fundamento nenhum. É gritante eles fazerem bom atores virarem lixo pq onde eles poderiam aproveitar ter uma cesa digamos razoavel eles reduzem mais da metade.Bom a única coisa q salvou dos atores principal foi o taylor lautner q destes é o mais expressivo e tmb ashley ela dá ao personagem as boas caracteristicas da Alice de resto é… o fim…até q os efeitos se superaram isso é bem a cara do Crhis cm na bussula de ouro bons efeitos,péssimo filme.

  • Andressa

    Muito interessante a sua crítica em relação á Lua Nova comparado a Crepúsculo. (Sou totalmente contra á sua crítica sobre o desempenho dos atores, principalmente Robert Pattinson). Porém vejo que o autor desta crítica se engana, ao meu ver, ao falar sobre o “tom machista altamente incômodo” do filme, pois este não consigo visualizar.

    Não vejo o romance entre Bella e Edward como machista, do tipo “aceite seu HOMEM como ele é”, vejo como “aceite quem você ama do jeito que este é”, e, além do mais, não é só ela que o aceita como um perigoso namorado vamipiro, ele também a aceita e sofre ao ter que controlar sua e sede e seus instintos para ficar ao lado dela.

    É uma história de amor que foge à realidade, e é considerado Saga assim como Harry Potter. Mas acho que Harry Potter tende a ser mais ridículo do que a Saga Crepúsulo, pois este último, embora seja fictício, aproxima-se mais da realidade, onde as personagens vivem no mundo real e não em Askarban.

  • Pablo

    O que eu acho interessante é como tem de comentário pra crítica de um filme só. Ah, claro, são os fãs de Crepusculo que defendem com unhas e dentes (com o perdão do trocadilho) a ”maior obra literária de todos os tempos”. Agora queria ver essas mesmas pessoas lendo e comentando críticas de outros filmes nesse site…

  • Earinë

    peraí! os lobisomens podem se transformas a qualquer hora? vampiros que podem engravidar?
    é muito, muito pior do que eu imaginava!
    ela destruiu séculos de mitologias vampirescas e sobre lobisomens! “ah, mas é um romance”, “ele é lindo”… minha terapeuta vive tentando me fazer ler crepúsculo, eu falo que só depois que ela ler o senhor dos anéis… hehe
    tem gosto pra tudo, tem quem odeie harry potter, senhor dos anéis, matrix… mas antes de ler crepúsculo leiam os grandes autores de histórias de vampiros, especialmente anne rice.
    essa desculpa de que “mas era isso mesmo, ela queria que fosse algo diferente”, é uma desculpa imbecil. ela queria um romance ultra clichê com fundo de fantasia. como todo mundo ama vampiros foi isso que ela usou, pra n fazer um harry potter melodramático ela fez um entrevista com o vampiro águinha com açúcar.
    essa história de curtir pq é moda é fato! minha irmã nunca leu os livros, só viu crepúsculo quando aiu em dvd e já gostava antes disso. pq? pq as amiguinhas e o resto do planeta idolatrava.
    outro ponto: “mas todo mundo gosta”. pra quem odeia, senhor dos anéis, harry potter, stephen king, ou qualquer outra coisa, eu posso falar o mesmo. a unaimidade é burra? em muitos casos, sim! eu ou vocês? n cabe a mim julgar, fica a critério de cada um.

    entào, pessoas, eu peço para que antes de reclamarem da crítica por terem discordado dela (crítica mal escrita é algo muito diferente) por serem fãs (e isso vale principalmente para as xiitas) procurem analisar o filme e o livro de forma mais crítica, mais técnica, nda é perfeito. se vc gostou tanto dos vampiros e lobisomens, aprofunde-se nessa mitologia. use isso para crescer intelectualmente. eu, sinceramente morro de pena dessa fãs xiitas que ficam berrando, chorando toda hora, pedindo os caras em casamento. acoredem! a vida não é assim! esse atores nem fazem idéia da existência de vcs! se vcs gostam do livro pq querem um romance assim, pra fugir da realidade… eu lhes garanto que o mundo real é muito bom! o Tiago seria um idiota se invejasse esses atores. os invejosos são vcs q n sabem respeitar as opiniões, vcs invejam o livro, a vida que eles levam e querem a qualquer custo ter uma vida assim e se esquecem do mundo real…
    já me extendi excessivamente aqui, hehe, vou parar por aqui antes que eu me estresse q desça o nível… heheheh

    Vida longa o próspera,
    Earinë

  • Rapha.El

    Grande critica para um filme "pequeno".

  • Any

    Amei A crítica e tipo eu concordo plenamente eu li tds os livros gostei nao ta nem perto de ser uma obra prima mas dá pra lê, agora o filme pelo amor de Deus é QSE UM LIXO HOLLYWOODANO as pessoas dizem o ela consequiu acabar com essa coisa de vampiros q dormem em caixoes,e q nao podem com alho ou áqua benta essas coisas clássicas e talz,mas vampiros purpurinados ECAAAAAAAAAAAA ridiculo fala sério ou parece filme de 5 categoria sinceramente é um filme mt bom pra adolescentes q nao gostam mais de cinderela e etc mas nao consequem deixar os contos de fada.Nao tem nada de chocante ou interessante o público é totalmente fechado dizem a msm coisa e um bando de meninas gritando pq jacob e edward aparecem sem camisa, kristen fica com uma constante cara de dor nao a uma cena q a gente posa virar e dizer cara essa menina tem futuro eles nao passam uma imagem de amor parece mais uma obssesao, sem fundamento nenhum. É gritante eles fazerem bom atores virarem lixo pq onde eles poderiam aproveitar ter uma cesa digamos razoavel eles reduzem mais da metade.Bom a única coisa q salvou dos atores principal foi o taylor lautner q destes é o mais expressivo e tmb ashley ela dá ao personagem as boas caracteristicas da Alice de resto é… o fim…até q os efeitos se superaram isso é bem a cara do Crhis cm na bussula de ouro bons efeitos,péssimo filme.

  • Se os críticos são como impotentes sexuais, como dito acima pela fanática inverterada, as fãs psicóticas desta saga agem como prostitutas, se vendendo por qualquer coisa de uma forma excessivamente obscena. Ninguém ta desprovendendo “a garotada de curtir seus ídolos”. Quer ser respeitada, seje respeitosa. Vergonha alheia…

  • Nunca me aventurei em Crepúsculo. Nem nos livros, nem nos filmes.
    Primeiro, porque acho que não tenho mais idade.
    Segundo, pelos fãs. Os comentários que eu ouço são: “Aiiii Robertchhhh!” “kmo o amor ehh linduuUUU”.
    Terceiro, porque eu sempre concordo com o Thiago Siqueira.

    Acho que não vou perder mais 2h da minha vida com isso não…

  • kuka

    Adorei a critica!
    Agora me faz pensar ler esse comentarios: O que é pior na saga crepusculo?
    A historia muito chata e que acaba com os vampiros ou os fãs que simplesmente não aceitam que tem gente que não gosta da saga ?

  • Luana

    Achei ridículo o primeiro, mas o hype que fizeram pra esse me fez arriscar em vê-lo. Sério com poucos minutos de filme já me deu náusea, tive que sair do cinema.

    Lamentável.

  • André araújo

    Concordo em tudo.

    Não sei porque estão falando tanto que o Thiago tá criticando uma coisa que ele não conhece, ele assistiu o filme,kkkk… Saga ? The Lord of the Rings.

  • Pedro K.

    Cara, a saga é um sucesso. E daí? Tem algum problema os críticos reprovarem? Só por que existem milhões de fãs ao redor do mundo, quer dizer que quem fala mal do filme é INVEJOSO?

    Não, não é inveja. É gosto. Ah, e, é claro, os críticos fundamentam as suas opiniões. Eles não vão dizer que o filme é bom porque o Jacob fica sem camisa durante quase todas as 2 horas de projeção, ou por que o Edward aparece com uma purpurina sexy no corpo. Não.

    Eles analisam cinematograficamente e não guiados pelo fanatismo. Dessa forma, respitem os críticos que estão metendo o pau em “Lua Nova”.

  • Maryh

    Naum gostei, assim como o livro muito enjoativo…lento parece q estah se arrastando, efeitos especiais de pessima qualidade e aquela cena do Rio (q falsa)….sem comts!!

  • Roberta.

    Mas Pedro K, as menininhas sentem a necessidade de criarem “fundamentos” à partir de quantas camisas foram rasgadas pelo bonitão do Jacob. Não as culpem, são ingênuas e apaixonadas. Por uma ilusão, é claro.

    Agora falando sério.
    Sim, os filmes são uma porcaria, os livros também. Eu LI E VI, então se quiser debater comigo sobre a famosa trilogia, tudo bem. Mas exigo que não seja visto apenas a beleza inabalável dos “atores” e sim a realidade, mostrada pelo Thiago Siqueira. Não gosta? Não posso fazer nada, talvez o brilho tenha atingido a mente.

    Tudo é uma questão de gosto? Então respeite o meu.

  • Flavius Júnio

    Que filme ridículo… não perca seu tempo!!!

  • Gabriel Luiz

    Gente, se toca!! Lua nOVA É A PORCARIA do ano. Primeiro: as únicas pessoas que reclamam da crítica são as meninas,por que??? Por que elas gastam seu dinheiro para ver os homens em vez de se enteressarem pela história. Chris Weitz é o único fato de Lua Nova ter algumas cenas de ação boas. Wallysson Soares pra mim, o melhor comentario desta seçõa. Pra mim as meninas que querem ver homens bonitos, não gastem dinheiros em filmes, comprem logo a Playboy.

    SAGA CREPUSCULO = LIXO

  • Leandro

    Concordo plenamente com o Thiago, autor dessa crítica. Esse filme e essa saga são simplesmente levianos, idiotas, patetas e desprovidos de bom conteúdo!!!!!!!! Uma verdadeira perda de tempo!!!!!!!!!!

  • ricardo

    Lua Nova é lixo de filme.

    Querem ver um bom filme de vampiros?

    “Os Garotos Perdidos” de 1987

    VALEU ,FALOU

  • Henrique Rodrigues Araujo

    concordo com a critica, o filme é fraco, eu vou ter que ler o livro poís não acredito que algo tão mediocre como os dois filmes possa fazer sucesso.

  • jorge

    Não consigo acreditar que um filmes desses consegue faturar quase 141 milhoes somente no primeiro dia de exibição superando até DARKNIGHT,não ha nada de produtivo nesse filme,e a pior maquiagem de vampiro que já vi na historia da cinema,um enrredo fraco ,atores apatico Partindo de um lugar-comum do cinema e cheio de uma mentalidade adolescente que se mostra melosa em boa parte do tempo, lua nova consegue o que parece almejar. O filme não surpreende em nenhum aspecto, a unica coisa que filme acresenta que o filme nada mais é, do que uma manifestação feminina mostrando como elas gostariam que nós “homens” fossemos feitos. Os vampiros são um quitutes! São branquinhos, olhos cor de mel, fortes, superprotetores, voam, não dormem, fazem massagem, são feitos de purpurina, e brilham no escuro! É o contraste perfeito daquele chefe de família barrigudo, cervejeiro e folgado que só fica na frente da TV.esse filme vai ser um prato cheio para meninas na puberdades e os “homens “indecisos.

  • Indiana Jones

    ASSISTI O FILME,ASSINO EMBAIXO TUDO QUE O CRÍTICO FALOU…..

    O FILME FAZ O MAIOR SUCESSO E VENDO CERTOS COMENTÁRIOS DO TIPO “você está com invejinha….” só posso concluir a máxima que o público condiz com a obra:
    PROVA INEQUÍVOCA QUE A JUVENTUDE A DÉBIL MENTAL.

  • Indiana Jones

    Ou será que são as menininhas que são??? Por que antes eu entrava numa livraria e via todas olhando Contigo, Caras, Nova….Agora toas olham Contigo, Caras, Nova, Crepusculo, Lua Nova…..imensa evolução….

    E aquele vampiro????? É uma PORTA! Aquela menina, linda, mas bem fraquinha. Como disse o autor, a única coisa que se salva são os lombisomens…ATORES NORMAIS.

  • Indiana Jones

    Deculpe menininhas fãs….MAS VOU ESPERAR MESMO PRA VER O LOBISOMEM DE BENICIO DEL TORO E ANTHONY HOPKINS…obrigado.

  • Dri

    Nossa, pedantes de um lado e de outro. Tanto entre os fãs quanto entre os não fãs. Mas há comentários inteligentes dos dois lados também, felizmente.

    Boa crítica, Thiago, embora eu concorde com algumas partes e discorde de outras. Eu acho a saga bem interessante, apesar de não gostar de todos os livros da série. Mas acredito ser bom se encarado como entretenimento, não quando é levado a sério, como muitos tem feito. Mas isso ocorre com fãs de qualquer obra. É escapista sim, mas é divertido.

    Mas o mais importante é saber respeitar a opinião de cada um e aprender a lidar com a opinião alheia. E também atentar para o fator subjetividade. Não é porque eu gosto de alguma coisa que ela é necessariamente boa, assim como não é porque eu não gosto de alguma coisa que ela é necessariamente ruim. Isso se aplica a todos.

    No mais, como eu já havia dito, gostei do seu texto, Thiago.

    😉

  • thiago

    De bons efeitos e péssimos filmes, o inferno está cheio 😀

  • fredd.

    Comentário acima perfeito!

    Até agora não li nenhum Crítico desse site elogiar filme algum mas, vou com a minha colega Cecilia, “o filme faz sucesso, muito sucesso e não há nada que possa ser feito qto há isso” “totalmente diferente de filmes anteriores no qual vampiros são os personagens principais e vivem entocados dentro de um caixão e rodeados de velas”

    Falou e disse…

  • Gabriel

    Antes de voce criticar tanto o filme LEIA OS LIVROS que voce vai entender melhor o que voce tanto criticou na sua “crítica” e se voce nao é esperto o bastante pra entender o que se passa na historia entao eu acho que o furo nao é do roteiro …

  • thiago

    Incrível, 100% dos comentários defendendo o filme e do público feminino, pq será hein?

    Realmente, fórmulas pra ganhar dinheiro tem um monte, mas essa de formar fanáticos + audaciosos que os fãs de harry potter e incrível…

    Dou um 4,9 ao filme, mas a forma como transformaram isso em algo “viciante” e surpreendentemente fantástico …

    Palmas ao diretor, aos modelos sem camisa e ao melo drama barato.

    E dizem por ai que os fenômenos “backstreet boys” da vida não existem mais ;d

  • Achei que a crítica foi muito bem colocada. É inquestionável a falta de qualidade da escritora e mais ainda da produtora. O Filme não deixa a desejar pelo simples fato: O Livro é ruim.

  • Achei interessante como as críticas a essa série são absolutas: Todas negativas.

  • Henrique Rodrigues Araujo

    Gabriel, lamento te dizer velho que aqui o assunto é o filme, não sou obrigado a ler o livro para ser contextualizado no ambiente e entender o que acontece. Vide Dexter ou senhor dos anéis.

    não quero ser pedante, mas o FILME é uma merda, igual eu disse eu quero ler o livro pois não acredito que algo tão mediocre possa fazer tanto sucesso.

  • Thiago

    Bem, não vou ser extremista ao dizer tais coisas como o amigo acima, a verdade é que, todo o filme, tenta ser proximo da perfeição, “se aproximar”, significa que não e perfeito, assim como toda a busca da vida humana …

    Então, conclui-se que, assim como 1+1 e = 2, o filme que digamos “alcançe” a perfeição tem muitas qualidades positivas, mas algumas negativas.

    O que não é o caso de lua nova, o problema e que as negativas sobrepõem a algo bom que esse filme traz, por isso e ruim.

    Mulheres que assistem ao filme e morrem de amores, por favor, se vão escrever algo, não coloquem argumentos estúpidos como: ah, vcs tem inveja do abdomen deles, a o edward e lindo, se fosse mau ator não seria escalado, ou: se o filme fosse ruim, não estaria fazendo o maior sucesso, e que e o melhor filme do ano.

    Venham com argumentos bons e com algum censo, não e pedir muito não é?

  • thiago

    Só uma pergunta: pq Joel Schumacher não dirigiu esse filme? :D, ele sabia colocar mamilos e bundas masculinas enquadrada nas cenas como ninguém XF

  • Arthur

    Eu perticulamente acho a mesma coisa q esse cara escreveu aí!

  • Juliana

    Ok, eu não vou dizer coisas como q os comentários ruins são resultado d inveja, pq não eh racional, mas vou dizer isso: no seu primeiro dia nos cinemas Lua nova bateu o recorde d O cavaleiro das treva (q convenhamos eh um ótimo filme), talvez seja porque as meninas vão assistir soh pq leram o livro ou se sentem atraídas pelo abdômen de Taylor Lautner, mas vamos lah, o filme eh bem legal e eh destinado ao público adolescente, portanto não cabe a alguém q não seja adolescente dizer q o filme eh péssimo e sim aos próprios adolescentes, eu gostei do filme e também do anterior, ah, e vamos combinar, Pattison enche o filme d drama com sua carinha de sofrimento perpétuo o q eh um ponto ruim e chato, mas de resto tah tdo ok

  • Felipe

    EU concordo em grande parte com Thiago…
    Mais acho que Crepúsculo foi bem melhor que Lua Nova …
    Conssiguiram fazer uma história boa e com pouco dinheiro…
    e bem Lua Nova é como Harry Potter daqui a pouco já enjoa…
    Apenas modinha..

  • Pedro K.

    hahahaha

    e sabe o que é o pior de tudo?

    Que esses filmes deturpam a idéia do que é ser adolescente hoje em dia. Algumas pessoas, diante dessa porcaria de “filme”, insistem em dizer que a juventude é uma “merda”, ou está “perdida” e blablabla…

    Bom, eu vim informar para os desavisados que a adolescência é MUITO mais do que essa porra mostra pra gente! Os adolescentes não são um conjunto de humanóides lesados e eu fico puto quando usam expressões pejorativas pra classificar a juventude.

    Sério. Quem estiver pensando que a adolescnecia se resume à Crepúsculo e companhia… Tem uma visão muito preconceituossa que merece alguns reparos!

    Fico puto mesmo, porque afinal, EU sou adolescente e tenho amigos adolescentes, obviamente. Desta forma, acho uma puta de uma ofensa essa generalização pejorativa…

  • Juliano

    Boa crítica Thiago. Chamar isso de saga é uma piada de mau gosto.
    Aos que dizem “Você não leu o livro né?”: se para gostar desse filme as pessoas tiverem que ler essa porcaria de livro, porque fazer um filme então?
    Também não acho certo botar tudo nas costas do diretor. Se o livro é um lixo pode colocar o Peter Jackson pra dirigir que não sair nada de bom.
    Enfim, que o CCR continue sempre assim, dizendo o que vocês realmente acham desses emopiros.

  • Bernardo

    Nossa…o filme é perfeito gente, naum tem o q reclama, acho q isso é inveja de uma história tão bonita e bem produzida. Crepusculo foi uma porcaria,mais lua nova c recuperou muito bem!!! Beijos pessoal do cinema com rapadura!!!

  • Bemac

    Ótima crítica.

    Tem gente que nasceu com a bunda virada para a Lua, essa mulher escreve uma porcaria. Destrói a alma dos vampiros e transforma lobisomens em cachorrões. Um gênero literalmente feminino e afeminado.

  • Assisti o filme, ao contrario do outro vi legendado, bem melhor, e a sessao naum estava tao cheia, q bom. O q tenho a dizer eh q, q bom q as pessoas leiam livros, naum importa sendo crepusculo, harry potter ou senhor dos aneis. Quanto ao filme, o primeiro eh bem fraco, sem sal, o segundo… q surpresa, tbm eh, tecnicamente o filme evoluiu, mas quanto historia, ainda eh sem sal, e Bella estah mais chata do q antes, Edward tbm. Li o primeiro livro, e posso dizer naum eh lah essas coisas naum, a diferença sao as informaçoes a mais. Mas enfim, sempre teve, vai ter, febres juvenis, ou nem tao juvenis assim, mas qual o problema? Cada um gosta do q quer.

  • Jorge

    A maquiagem dos pseudo-vampiros ficaram na minha humilde opinião extremamente toscas. Percebia-se nitidamente o pó-de-arroz na cara dos vampirinhos emos. Tudo bem que nas histórias os vampiros são quase sempre descritos como seres pálidos, mas nesse filmes parecer-se com uma gueixa não deixa sombrio nem o mais assustador dos seres.[Sobre as atuações, nem é preciso dizer que os atores teens pareciam recém saídos de High School Musical. Robert Pattinson (Edward Cullen) atuou bem (porém a sua maquiagem “gueixa style from hell” não ficou assim tãão bem

  • Earinë

    @Jessica,

    eu tenho 17 anos, portanto, sou adolescente. E te digo: achei o filme uma merda foda! 🙂

  • Gessyca

    “Se os críticos são como impotentes sexuais, como dito acima pela fanática inverterada, as fãs psicóticas desta saga agem como prostitutas, se vendendo por qualquer coisa de uma forma excessivamente obscena. Ninguém ta desprovendendo “a garotada de curtir seus ídolos”. Quer ser respeitada, seje respeitosa. Vergonha alheia…”

    KKKK ri muito

    Volto a dizer que estou com o Siqueira, e não vi ninguem defender esse lixo com prioridade, so vi dizerem “Vá ler o livro”. Mas a crítica é sobre o filme, e está clarissimo que o Tiago faz críticas a um bom tempo e tem uma bagagem cinematográfica invejável, é realmente uma pena que ele não estava no cast sobre assunto para representar os odiadores dessa ofensa ao cinema, então se não concordam ao invés de ficarem tentando ensinar a crítica ao Tiago Siqueira, coloquem no google e achem algum argumento que preste para defender essa porcaria por que os que eu vi até agora são um cópia descarada de garotinhas estéricas na pré-adolescência.

    E parafraseando o que foi muito dito aqui”Vão ler livros que prestam”.

  • Earinë

    foi mal, eh a Juliana, não a jessica… 😀

  • thiago

    Essas defesas de pseudo -fãns-femininas são hilárias xd

    Não vou debochar + pq são pre-adolescentes, ou adolescentes, ou sei la o que.

    PORTANTO, garotas que defendem o filme, etc, por favor, venham com algo “concreto”, não choros e lamentações, ou 1 coisa que vêm AS suas cabeças.

    Ficaria grato

    abraços o/

  • thiago

    Querem assistir a um romance que preste? vão assistir 500 dias com ela horas !

  • thiago

    Ha!!!

    Já sei !!

    No min. deve ser uma adolescente só, copiando e colando os mesmo comentários, qqq muito engraçado pra vc 😀

    1×0

  • Flavia

    Calma Thiago. Calma gente. Não precisam discutir a toa. Cada um tem a sua opiniao em relação ao filme e pelo q vjo ninguem vai conseguir convencer ninguem do contrario. A maioria das meninas sao assim: assistem e gostam de alguns filmes so pq gostam de algum ator.
    Sinceramente, eu n achei o filme bom, mas tb n axei ruim. Achei do mesmo nivel do primeiro. Beijos. : )

  • Mariana

    Thiago (o critico) falou muito bem sobre, essa nova ondinha q é “Crepusculo”. Concordo plenamente, e tb concordo q é um filme q não da vontade de parar de ver, pois é um filme bobinho, light. Mas nunca vai poder ser considerado SAGA, só pq atraiu um grande publico não quer dizer q é o filme tem td pra ser considerado A SAGA, duvido q vai ganhar um Oscar, como a saga do Senhor dos Anéis, essa nova ondinha nunca vai chegar aos pés das grande sagas. Ainda mais com esse elenco ridiculo, e tb a autora do livro não sabe organizar muito bem as suas ideias.

  • Vitor_MTD

    Olha essa críttica foi ótima!! Eu jah li o livro e naõ so fan nem dos livros nem dos filmes! O Thiago foi mto bom ainda pq eu li muitas criticas q esculacharam esse filme! Eu nao acho q foi horrível mas acho q o filme deixo muito a desejar,a unica coisa quem bela insiste em falar para Edward é “Me transforme me transforme me transforme“. Fora o as falas clichês q Edward fala com uma cara indifirente como se tivesse falando para o cachorro dele. Esse ator q faz Edward é totalmente indiferente não é atoa que Nicole Kidman recusou atuar com ele.O filme ainda é um sucesso porque foi feito para pré-adolescentes,mas caso continue preso nessa coisa dele ter que transformar Bella acho que os jovens hoje em dia estão muito mais criticos e seria pedir muito que ele continuassem a gostar de falas cliches, atuações horriveis e essa memisse.

    Para finalizar eu vi o filme achei muito mais ou menos,mas gosto é gosto, só naõ falem q o Edward e a Bella atuam bem pelo amor de Deus!!!

  • Larissa Evelyn

    Ai,ai… Thiago quanta inveja , vc sem duvida ganha alguma coisa para mal de Crepusculo. Vc deveria ver quanto a diretora tinha para investir no filme , e mesmo assim com poucoa recursos transformou Crepusculo em um dos melhores filsmes nao devemos comparar a SAGA(saga sim, pq ela pode e deve ser chamada assim)com HP pq nao tem nada haver! Thiago vc fala isso pq gostaria de ter participado do filme! Olhe direito e repense seus conceitos e quando ver novamente va sem esse pensamente q o filme nao é bom. E tbm pare com seu preconceito com os pre adolescentes e adolescentes, so pq eles sao jovens nao podem ter uma opniao concreta e com bases?!?

    Vc ja foi um deles entao nos respeite so estamos dando nossa opniao com vc esta dando a sua! Se nao tem capacidade de aceitar criticas (com faz) nao se submeta a trabalhar na internet, pois ela é publica e todos podem opnar!

  • Lissa

    Não tenho nem forças para assistir ao filme.. O primeiro foi lamentável. Dos livros eu gosto, não são nenhuma obra-prima – e essa nem foi a intenção – mas são, sim, deliciosos romances, leves, para divertir e envolver mesmo. Mas, como o assunto aqui é o filme, é realmente uma tragédia!

    Parabéns pela análise, Thiago

  • Sophie

    Para quem ta dizendo que o filme só foi lixinho por causa do pouco investimento….vamos assitir Juno? Pq, né, o orçamento foi baixo, a história meio agua com açuca (beirando essa maluquice de Crepusculo) e, não só fez um grande sucesso no mundo, como ainda levou um estatueta do “tio” Oscar. Se Twilight ganhar um Oscar (pelo menos com o que tem mostrado até então), digo logo que é marmelada- a menos que dê um surto de falta de criatividade em toda a galera de Hollywood e a unica merda menos merda seja Crepusculo mesmo. Prontofalei.

  • Sophie

    E a unica inveja que eu sinto em relação a esse filme- antes que venham encher minha linguiça kk- é o dinheiro que a Kristen “tem sindrome de down pela metade” Stewart e o Robert “corpo de frango e quem nem chega aos pes da beleeuuuuuuza descrita no livro” Patison estao ganhando com o fime, aparições em programas de TV, revistas… Pq, né, ganhar dinheiro facil, fazendo merda “nenhuma”, quem nao quer? hsuahsahus

  • Emily, Jean e Loyane

    Parabéns Juliana e Carol concordamos plenamente com vcs! Dá para perceber que VCS realmente leram os livros e estão por dentro da história! Muito diferente deste (Thiago Siqueira) que faz críticas sem embasamento nenhum sobre a obra!!!

    -> “O grande problema de “Lua Nova” é quando o filme se concentra no insuportável casal Bella e Edward”
    Não poderia ser com outro casal já que estes são os protagonistas da história, a saga gira em torno deles, logo, não poderia ser diferente!!!
    ->”também sofrem da maldição do torso pelado”
    Vc tá é com sorte que é só o torso que está pelado!!!!
    -> “tem um tom machista altamente incômodo, dizendo para as jovens do mundo que elas devem aceitar seus homens do jeito que são, não importando se são violentos ou perigosos”

    Do filme inteiro vc conseguiu chegar nessa conclusão…tem certeza que foi LUA NOVA que vc assistiu?? UMA DICA PRA VC: PRA PRÓXIMA SEQUÊNCIA (ECLIPSE) ANTES DE FAZER OUTRA CRÍTICA MEDIOCRE LEIA NO MINIMO O LIVRO!!! Aí quem sabe a sua crítica tenha um embasamento sólido.

    • Como já disse antes, o crítico tem que avaliar SOMENTE o filme.
      INDEPENDENTEMENTE se é uma adaptação de livro ou continuação.
      Crepúsculo tem um roteiro lamentavel, aceite este fato.

      A pessoa sem embasamentos aqui é você!

  • Thiago (o não crítico)

    Depois dessa eu tiver de fazer essa piada, mas, eu não quero ficar discutindo algo que não ira levar a lugar algum, eu quero fatos “concretos” dos fãns dizendo o motivo do filme ser tão bom -_- Se não conseguem nem fazer isso, não justifica essa adoração toda.

  • Sofi

    Concordo com tudo que você disse Thiago!

    O filme é muito trash, nem vou assistir.

  • Sofi

    Emily, Jean e Loyane, PUTZ se matem né ?!

  • Diego ^^

    shauhsauhusahsa
    To morrendo de rir com os comentários
    (concordo plenamente com tudo que o Thiago disse “vampiros purpurinados”
    rsrsrsrsrs)

  • João

    Putz filme totalmente ruim desde roteiro até esfeitos especiais mediocres.Tentaram lançar um novo Harry Potter mais ta deficil,o jeito é ficar com o bom é velho spaced opera Star Wars !

  • Thiago (o não crítico)

    Emily, Jean e Loyane

    precisou de 3 pessoas para escreverem isso? ¬¬, não irei nem colocar em dúvidas a 8ª série de vcs -_-..

  • Marhi

    O filme é ruim, o livro é ruim, os atores são ruins (menos a Dakota), resumindo: é uma coisa tragica.

  • Any

    Emily, Jean e Loyane
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk pra fazer uma critica precisa de 3 pessoas meu Deus vcs são incríveis. O grande problema de “Lua Nova” é quando o filme se concentra no insuportável casal Bella e Edward.

    VCS NAO ENTENDERAM É TAO RUIM Q O CASAL PRINCIPAL JÁ ACABA COM TD O FILME SÓ PELAS FRASES RIDICULAS E PRONTAS COISAS PARECIDAS COM EU NAO RESPIRO SEM VC KKKKKKKKKKKK SEM CONTAR NA FALTA DE EXPRESSAO TIPO NO SCRIPT ACHO Q ELES DIZIAM OLHA SE VCS NAO CONSEQUEM ATUAR ENTAO SE FINJAM DE MORTO MSM SÓ PRECISA LÊ OQ TA AI E FALAR MAIS NADA AH E PRA KRISTEN DIZIA OLHA ASSISTA AO EXORCISTA PRAS CENAS DE PANICO OKAYS? É SÓ ISSO CONSEQUEM? É CAPAZ DE AINDA TEREM RECEBIDO RESPOSTA DO TIPO I DON´T KNOW!

    TOTALMENTE SEM NOÇAO.
    FILMINHO DE QUINTA.

  • Danielle

    Costumo ler as críticas do Thiago, mas dessa vez não pude me abster de tecer alguns comentários… Primeiro, parece óbvio o que vou dizer, mas, pelo jeito, é extremamente necessário dado o teor da crítica…. Amor não se entende, um sentimento tão sublime não pode ser explicado por nós, meros mortais… E cada pessoa reage de uma forma muito subjetiva e peculiar quando se vê tomada pelo amor… Descrever a Bella como “uma garota altamente dependente, pouco inteligente, ingênua e com fortes indícios de desequilíbrio mental” beira a primariedade, algo que só alguém que desconhece o verdadeiro sentido do amor poderia afirmar… Sem considerar o fato de estarmos tratando de uma adolescente vivendo o primeiro amor… Então, poupe-nos dos comentários racionais, ok? Lua Nova é muito mais que uma saga vampiresca, com lobisomens e outras coisas sobrenaturais… Eh uma sutil e envolvente história de amor que arrebata duas criaturas de mundos distintos! Um romance que desperta em todos as mais belas emoções!

  • Alex

    Filme “menos pior” que o primeiro e que falta muito para ser denominada “saga”. Prefiro ouvir 100 vezes só o audio do Drácula de Bram Stoker. 😀

  • Gessyca

    “Larissa Evelyn”
    Garota quantos filmes você ja viu na vida? Suponho que foram 3, As branquelas, Um amor pra recordar e A lagoa azul. Inveja? Só por que vc tem inveja, e fica imbecilizada com porcarias como essa não significa que as pessoa tambem fiquem. Vái enfiar o dedo na tomada pra ver se você leva um choque de realidade.

  • Eu adorei o filme,não tenho nenhuma critica,amei O EDWARD ELE ATUOU MARAVILHOSAMENTE BEM… COMO alguem não gostaria desse filme!!!

  • Eduarda

    A história do filme já não me interessava pelo livro, sou fã da série e Lua Nova é na minha opinião o mais chato dos livros da saga. Mas o roteiro adaptado estava muito bom, digo no modo como se encaixou em filme, não da história em si.

    Atores? Muito bons, deviam ser melhor aproveitados.

    Efeitos especiais? A maior prova que temos de que alguém não entende de filmes é falando que os efeitos são de primeira. Não estão aqueeeeele lixo, mas estão bem fracos ainda assim… exceto pelos lobisomens, o que me surpreendeu. A trilha sonora está péssima, um lixo (detonei agora, asiuhsiahasi) conseguiu superar o primeiro em “ruindade”.

    É melhor que o primeiro? Com toda a certeza. O livro não, mas o filme certamente é. Não é uma total perda de tempo assisti-lo, mas também não é algo que eu indique. É definitivamente… (e no máximo) bom.

  • Felipe S.

    Bom, já q eu estava de férias e tinha tempo sobrando, li os livros pra formar opinião, então sendo assim acho q estou apto a comentar sobre a série. Não cheguei ainda a ver o filme, mas se dizem q está fiel ao livro então a melhor parte deve ser a dos lobos, mas em geral a história d ” lua nova ” é bem chata, pra ser sincero, na minha opinião, a saga n merece toda a fama q possui, mas isso varia de pessoa pra pessoa.

  • Ághata

    Na boa, um filme de muito baixa qualidade.
    Primeiro acabaram com a mitologia dos vampiros e agora dos lobisomens.
    Não estou aqui pra julgar a beleza dos atores e sim o filme em questão.
    As cenas de ação são fraquissimas,pior que nem o romancinho salva.
    Já vi filmes de romance mil vezes mais interessantes,inteligentes e melhores.
    Enfim, soa tudo muito clichê.
    Mas é uma boa pedida para menores de 12 anos.

  • Pablo

    Tem fã aqui mandando ele ter embasamento… rsrsrsrsrsrs E desde quando essas coisas (a ”saga” Crepusculo) têm embasamento, coerência, sentido? Desde quando rapaz??? rsrsrsrsrsrsrsrs
    Vocês me fazem rir pra caramba… rsrsrsrs

    Thiago, um dia estive no ônibus e ouvi duas patricinhas conversando. Uma falou pra outra que assistiu a ”Entrevista com o Vampiro” e detestou. Aí, saquei: são fãs de Crepúsculo. Eu ri pra caramba e me deu vontade de vomitar nelas só de tanto minha cabeça doer com tanta futilidade em suas conversas. Que nem como John Doe fez em um cara no metrô no filme ”Seven”…

    Rssrsrsrsrs patético rsrsrsrsrsrsrs

  • Ingria Radcliffe

    Sinceramente, nem adiantam falar que eu tenho inveja de Crepúsculo, e blá,blá, pq eu li todos os livros em inglês,antes disso virar modinha,e vi os filmes,e td é ruim mesmo! Não chega nem perto do micróbio da sujeira do dedo mindinho de verdadeiras SAGAS como HARRY POTTER E SENHOR DOS ÁNEIS!

  • Sarah

    Eu sou fã da ‘saga’, li os livros e concordo em muitos aspectos com o Thiago. O filme ainda deixa a desejar em muitos aspectos como: maquiagem, efeitos visuais, atuação e roteiro. Mesmo tendo melhorado, na minha opinião bastente, ainda tem que caprichar muuito para se tornar um filme realmente de boa qualidade. Alguns vem aqui e falam para o crítico: “você não leu o livro para falar isso, vá ler.” Ele não tem obrigação nenhuma gente, ele está aqui para fazer crítica AO FILME e não ao livro ou compara-lo com este.

    Foi uma boa crítica, parabéns.

  • Erika

    Em relação à critica do Thiago: pq ele nao assume de vez que nao gosta da Saga e para de falar mal?!? Só para citar um exemplo, o motivo dos lobos estarem sempre sem camisa é que eles estao sempre se transformando, e ao contrario do Hulk, as roupas deles rasgam quando isso acontece, e para quem nao lembra, eles vivem numa pequena aldeia e eu tenho certeza de que nenhum deles tem um closet cheio de camisas novas!!!!

    E… Earine: os vampiros nao podem engravidar!!!! Leia a saga e vc decobrirá isso….

  • Thiago (o não crítico)

    Felipe S. disse:
    25 de novembro de 2009 às 22:28

    Bom, já q eu estava de férias e tinha tempo sobrando, li os livros pra formar opinião, então sendo assim acho q estou apto a comentar sobre a série. Não cheguei ainda a ver o filme, mas se dizem q está fiel ao livro então a melhor parte deve ser a dos lobos, mas em geral a história d ” lua nova ” é bem chata, pra ser sincero, na minha opinião, a saga n merece toda a fama q possui, mas isso varia de pessoa pra pessoa.

    Nossa, finalmente alguém conseguiu falar algo de concreto o/

    Muito bem felipe o/

    apesar de não ter assistido o filme, soube muito bem se expressar, independente de o livro ter sido ruim ou bom.

    que pena que e uma agulha no palheiro

  • Pablo L.

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ”Inveja”. Ahahahahahahahahahahaha Só gente como Larissa Evelyn pra me fazerem rir… rsrsrsrsrsrsrs Nem minha prima que é fãzona desse lixo usaria isso como argumento rsrsrsrsrsrs É uma falta de inteligência que chega a ser hilariante… rsrsrsrs

    Valeu, Evelyn, por me fazer rir… rsrsrsrs

  • Flavio

    O Thiago é o cara!! Todas as críticas escritas por ele no CCR são boa qualidade e uma analise técnica crítica incrível!!! sem comentários. Excelente crítico. Agora, essas bobagens escritas pelos fãns sem nenhum fundamento, e ainda tem a capacidade de criticar o critico (dãaaaa), que absurdo gente. Tomam coragem e caiam na real, essa “Saga do Crepúsculo” não tá com nada, só mais um modismo adolescente.

    E Thiago, parabéns pelo trabalho, antes de qualquer filme sempre leio as suas críticas para não ficar descepcionado na hora de ir ao Cinema. Parabéns msm!

    vlw!

  • Michely

    Eu li todos os livros,como fã da saga Crepúsculo, estava anciosa pra ver o filme, mas confesso q fiquei um pouco descepcionada… claro q nenhum fime baseado em livro, é igual, mas achei q o filme Lua Nova deixou muita coisa importante do livro de lado. Não sei se as pessoas q assistiram pensam como eu, mas achei tbm q a personagem Bella,teve um comportamento bem diferente do 1ºfilme…parecia ser uma outra pessoa.

    ah… só mais uma coisa…
    ao contrário da grande maioria… não sou mais uma adolescente alucinada pelos atores, ou coisa assim… só acho a historia legal…

    falowwww

  • Adriano Silva

    De fato é irracional assistir um filme desses. Istó é prova contestavél que as adolescentes de hoje tem merda na cabeça, provavelmente depois de verem esse tal de LIXONOVA da saga LIXOPÚSCULO, vão domir sonhando com um vampirinho de merda popurizado pra namorar ow tadinhas viu. Este filme é um grande derespeito com o gênero vampiresco, não passa de um filme mercadologico somente para lucrar os cofres da produtora. Até eu faço um filme desse, só colocar uns rostinhos bonitos, uns eu te amos, uns não me deixe, não vivo sem você e etc pronto tá feito o filme. Me poupem desses comentários sem lógicas. Mas o que esperar dessas adolescentes de hoje?!? Pra gostar de bandas como Cisne, Emoxzero e Fresemo, é logico que vão gostar de LIXONOVA.

  • Roberta

    Eu discordo totalmente do qee vooc diz! Antes de ficar criticando, leia primeiro o restante da saga (Y’ o filme faz muito sentido pra quem já leu o livro. Talvez esse sim possa ter sido um erro. Quem vê somente o filme realmente fica perdido, a gente q leu o livro entende exatamente o q está acontecendo e o filme foi perfeito. Pra mim nao deixou nada a desejar! Concordo sim em relaçao a atuaçao sem graça do Robert, já q ao lado do Taylor ele diminuiu e mto seu valor tanto vivendo o Edward qnto o proprio Robert na visao das fãs.

    Mas eu sempre preferi o Taylor.

    Só nao acho legal vc querer criticar algo q nao saiba. Ainda tem Eclipse e Amanhecer na espera … Vejaa todos eles ou leia o livro e aí sim tire suas conclusoes.

    Valeu (Y’

  • Earinë

    @Erika,
    que eu saiba, no último livro lançado a Bela fica grávida. Portanto, os vampiros podem engravidar alguém (supondo que o filho é dele, afinal nunca se sabe…), o que é um absurdo, pois eles estão mortos! (se o filho for dele). Vc que interpretou errado…

  • Vanessa

    Concordo com a Roberta,
    voce deveria ler os livros pra entender melhor, pois tirando a pate das aparições de Eduard (o que nao existe no livro) e das poucas participações de Alice na vida de Bella, o filme ta bem representado pra um livro de 416 paginas.O que c comparado ao ultimo fime de harry potter baseado no livro(harry potter e o enigma do principe)
    Lua Nova ganharia com certeza.
    P.S : Harry Potter foi horrivel para um livro tão bom =/

  • Pablo

    Batman, por favor, reapareça pois o cinema tá lotado de porcaria como esse…

  • Pedro K.

    Nossa…. hahahahaha “(supondo que o filho é dele, afinal nunca se sabe…)”

    Realmente… A Bella pode ter saído dando pra “geral”, só que obviamente o filme nem o livro iriam comentar…

  • Pablo

    Li a notícia do CC. Apesar de querer ser parcial, o diretor Chris Weitz parece ter se arrependido por entrar no barco(furado)… Notaram???????

  • Mary

    Só uma observação: O lance de os lobisomens aparecerem sem camisa é bem explicado no livro. Seria desnecessário dar uma explicação mais completa no filme. Fora isso, concordo com a crítica em muitas partes.

  • Juhlove

    Querem uma coisa melhor q esse filme? Sai do pc e vai ler um livro q preste!

  • Eu concordo com algumas coisas discordo de outras. Sou homem e ao contrário de quase todos os que assim como eu são, gosto bastante da obra, tanto literária como cinematográfica.

    A comparação é inevitável, mas se todos fecharem os olhos ao que preferem, virão assim como eu ou pelo menos de uma maneira melhor. Sinceramente gosto demais de Robert como Edward, mais no primeiro que no segundo filme. Opiniões são divergentes e todas devem ser respeitadas, independente da faixa etária e de nível de conhecimento, escolaridade e etc.., portanto fica aqui a minha!

  • Marcos

    Acho que está mais que provado que os dois filmes são regulares e não excelentes como os fãs mais fanáticos dizem.
    Não acho que seja inveja dos que comentam negativamente, mas sim que não estão sabendo expor as opiniões e críticas.
    Tenho o primeiro filme aqui em casa e vou ter o segundo também, claro que vale a pena assistir, é um bom passatempo e tal.
    Mas quando escuto alguém dizendo que Crepúsculo é a SAGA de todos os tempos nem levo a sério, dá pra notar que é exagerado o sentimento de um ou uma fã.

  • Jagunço

    “Assustador” esse fanatismo pré-adolescente. É inegável que ambos os filmes são infelicidades cinematógrifcas, pra dizer o mínimo.Tanto quanto os livros são o reflexo da ignorância literária juvenil (como prova a qualidade dos comentários “críticos da crítica”). Faz o mais absoluto sentido que tenhamos tantos fãs da “saga”. Se a massa tivesse bom gosto ou senso crítico a democracia estaria dando certo. O mais divertidamente diabólico nisso tudo é que cada jovem garota admiradora desta coisa é uma provável vítima dos “vampiros” da vida real. Depois não reclamem, meninas.:)

  • Beta

    Eu sinceramente nao entendo esses caras, ficam criticando Lua Nova, mas a maioria foram ver no cinema. Deveriam nem ir jaah qee odiaram crepusculo. Vc’s sao a minoria com certeza, e tao perdendo o tempo de ficar esculaxando o filme , sendo qee milhares de fãs amaram (inclusive eu). Ehh um filme diferente dos outros po, nao eh tao dificil entender isso ¬¬ Tipo , realmente crepusculo nao foi um filme mto legal em comparaçao ao livro , mas Lua Nova tah bem defirente , nao mudaram tanto qnto fizerem em CREP.

    Mas quer saber , sooh quem leu os livros eh capaz de se deliciar com os filmes e com a historia. Se foi capaz de prender tantos jovens , ainda mais hoje em dia qee so querem saber de msn e orkut, nao deve ser tao ruim como dizem os criticos ¬¬

  • Maira

    Quem SÓ assistiu o filme “Lua Nova” com certeza vai achar que é melhor que “Crepúsuculo”: os efeitos são melhores, tem mais ação… a estória é que é um pouco chata principalmente para quems e apaixonou pela estória de amor de Bella e Edward. Os leitores da saga com certeza irão concordar comigo em um ponto: “Lua Nova” é o livro mais chato da saga, pode ser por isso que o crítico em questão não gostou do filme. Acredito que “Eclipse” e “Amanhecer” assim como os livros resultarão em filmes melhores também. Dica: pra acompanhar uma saga é interessante LER O LIVRO, quem SÓ assisti o filme perde o melhor da estória! Adaptações mesmo de estórias fictícias nem sempre são boas.

  • Diose

    Concordo com a critica. Detesto essa série. È de péssimo gosto. Veio só para modificar a imagem do vampiro sombrio e sanguinario e que em hipótese alguma nunca anda de dia. Alias, no sol eles queimam, derretem, viram pó, enfim qualquer coisa menos ficar brilhando como se fosse um diamante. Ridículo. Os vampiros encantam gerações a décadas por causa de se aspecto misterioso rodeado de lendas e mistérios, muito sangue escorrendo pela boca. Não importa o que escrevam sobre essa série ou que venham me falar bem dela eu a detesto e pronto, e não vai ser nenhum comentario idiota que vai mudar isso.

  • Eric

    Cara, vcs criticam muito bem, quando eu assisti Crepúsculo, eu fui sem nem saber que filme eu ia assistir, então eu chutei nesse tal de Crepúsculo, eu até que gostei. Mas é um filme meio chato,de um público onde só fazem parte adolescentes retardadas e iludidas e gays. Vcs têm titica de galinha na cabeça, infelizmente, as pessoas perderam o senso do padrão. Inventaram uma coisa ridícula de purpurina no corpo, onde o vilão se apaixona, isso não existe, realmente, só pobres meninas iludidas que sonham com a perfeição podem gostar de um filme desses, é triste ó, parem com esse fanatismo, a realidade é mais gostosa sabia? Não tenho inveja do abdômen deles, se isso pra mim fosse algo tão relevante, eu pagava academia e daqui há 1 ano e meio eu ia tá com o mesmo abdômen.. se for pra ter um monte de VADIAS RETARDADAS na minha cola, eu preferia ser barrigudo e cervejeito mesmo!

  • O pior filme que eu assisti em 2009. Terrível!

  • Jean

    É incrível a quantidade de pessoas alienadas por essa “saga”da Stephenie Meyer.
    As histórias são extremamente machistas, sedo que Bella sempre necessita de um homem para viver, sendo que sem o Edward, ela não conseguiria viver.

    Stephenie Meyer escreve mal, usa de excesso de onomatopéias e seus personagens são tão rasos quanto uma piscina de mil litros.

    Lua Nova é melhor que Crepúsculo, mas ainda assim é um filme fraco.

    O casal é extremamente chato, e com certeza Jacob é um dos melhores personagens da história. Pena que foi colocado para escanteio por Meyer, afim de preservar o casal enjoado dela.

    Há, mais duas coisas:

    *Muitas fãs citam o fato do Jacob viver sem camisa, dizendo que o motivo é a sua alta temperatura corporal. Mas isso só mostra que como a autora, suas fãs também são péssimas em biologia. Quando a temperatura do corpo é maior que a do ambiente, sente-se frio, e não calor. Vide, quando estamos com febre e sentimos frio.

    * Outra coisa que vi bastante, é uma insistência das fãs em dizer que quem não gostou do filme, é porque não leu o livro.
    Ora, se o filme não consegue se sustentar sozinho, então simplesmente não presta. O Senhor dos Anéis por exemplo, que é uma das mais belas obras do cinema, conseguiu se manter muito bem, sem necessitar de explicações extras.

    Ah, tenho medo do futuro, com fãs tão alienados.

    E para as fanzinhas o argumento de que é bom, só porque é bem vendido, não cola. Se for, então comam fezes. Bilhões de moscas adoram.

  • Fernando

    “porcamente vivido por Robert Pattinson, que também é retratado por Weitz como um presente de Deus para as mulheres (vide a chegada do rapaz na escola no começo do filme”

    Concordo com sua critica, mas parece q vc ñ é muito assuntado em relacao a vampiros. Vampiros tem varias habilidades, entre elas é a da atração, não é questao de ser bonito.

  • Rock

    Gostei da crítica e concordo plenamente com o autor,apesar de não ter assistido ao filme “Crespúsculo” e “Lua Nova”. Dois desses filmes não são dignos serem assistidos ou de receberem boas críticas pelo fato de não obedecerem a mitologia sobre vampiros e lobisomens, coisa que o “Drácula de Bram Stoker” faz de melhor superando em mitologia e história. E ainda tem esse negócio de vampiro bonzinho e agora lobisomen bonzinho também?? Fala sério.

    Uma pergunta que ficou no ar para mim: Qual é o verdadeiro objetivo do filme? É uma tentativa futil de fazer um bom filme ou mostrar que não se julga um livro pela capa?

  • LuanPain

    Pessoal Me desculpem pelo que direi.
    Não posso negar que a “saga” seja um sucesso, mas é fato milhões de fans(maioria de adolecentes sem personalidade propria ,maria vai com as outras)pelo mundo afora estão errados a saga é enfadonha digo pois fui a livraria li 2 paginas de crepusculo e coxilei não há nada de novo somente cliches e distorções de lendas de vampiro que deveriam ser empolgantes. É fato que ganhou o gosto das garotas e de alguns androgenos digo rapazes mas só porque a moda é esta melancolia e melodrama. Já acritica esta bem fundamentada e concordo está longe de fato para ser reconhecido como uma saga, o filme é uma porcaria só fiquei no cinema por causa da minha namorada que infelizmente assistiu crepusculo e gostou(eu vomitei só de assistir o trailer o filme é chulo)e quer que minha pessoa seja obrigado a gostar desta lamentação cinematica só porque é um romance,Lua nova é o mesmo que crepusculo um monte degenerado de fezes humanas,ou seja,sem conteudo só uma mistura de cliches e romance barato.

    Luan nova, nada de novo só fantasia e enrrolação. Recomendo que nem assistam.
    Para os fans minhas desculpas,para os criticos(que odiaram,pois temos cerebro) não lamentem pois as vezes a maioria esta errada e um dia isso acaba.

  • murilo

    Eu não gostei do filme, achei chato e tal. Achei melhor que Crepúsculo, e da saga toda Lua Nova é meu favorito. É muito enjoativa a relação entre Bella e Edward. Com o Jacob, ela é mais independente e menos chata. Acho que os próximos dois filmes só têm a piorar. Aguardando HP e as Reliquias da Morte. Isso sim que é história.

  • Eduardo Kraszczuk

    Minha gente, não quero dar uma de chato nem nada, mas pra vamos parar de chamar Crepúsculo de Saga? Isso é Marketing puro e simples!

    De acordo com o Dicionário, “saga” é:

    s.f. Nome genérico de antigas narrativas e lendas escandinavas, redigidas, pela maior parte, na Islândia, nos séc. XII a XIV: a mitologia das sagas. / Canção popular que tem como tema alguma dessas lendas.

    De uma forma menos formal, mas mais de acordo com o uso que se dá hoje, Sagas são histórias grandiosas, com acontecimentos de grande importância para o mundo (ou um povo), que contam atos de heroísmo, batalhas que mudam o destino do mundo (ou de um povo).

    Então, Crepúsculo, Harry Potter, Star Wars, tudo isso são SÉRIES de filmes, não sagas (Quanto a Senhor dos Anéis, confesso se estou em dúvda se não encaixa na definição…).

    Não é porque a série é composta por vários filmes (livros/ episódios/ whatever) que ela passa a ser uma saga. Se não, vamos ter que começar a falar da SAGA Indiana Jones, da SAGA MacGyver, da SAGA Jogos Mortais, até da SAGA do Scooby Doo, que está por aí já a 40 anos.

    Agora, não vi os filmes nem li os livros, por isso não vou dar opinião. Só tenho um comentário: Na minha opinião, a autora tem sim a liberdade de mexer e até criar habilidade para seus vampiros. Bram Stocker fez isso, pra quem não sabe. Agora, fazer os vampiros brilharem no sol foi chutar o balde…. é pedir pros personagens virarem motivo de piada.

    Abraços

  • Roberta

    Eclipse eh o melhor livro e espero ser o melhor filme com certeza !

    eu queria soo falar sobre o comentario da amiga ali em cima ..
    Querida .. os lobos estao semi-nus pq a temperatura deles sao bem acima do normal
    a quase 50ºgraus certo ?
    mas ela disse qee todos viajaram jaah qe o sentido das coisa seriam ..eles sentirem frio ao invés de calor !

    E DESDE QND SER LOBISOMEN OU TRANSFORMISTA TEM ALGUMA LOGICA ?

    a gente encarem isso como uma fantasia e nao como uma coisa normal oraas .
    vooc’s querem um filme baseado na realidade , qnd de real ele nao tem nada !

    e deixem os jovens se divertirem com a saga ( sendo saga ou nao ¬¬)

    nao sei qee tanta implicancia …
    Qerem um conselho ?! nao gostaram de Crepusculo e nem de Lua Nova !
    nao percam o tempo vindo aki ano qee vem criticar eclipse !

    FATO: MAS TENHO CERTEZA QEE MUITOS VAO AO CINEMA ASSISTIR ¬¬

    Vai entendeer !!!

  • Nevezinha

    Concordo com a Roberta! Se é pra viver a realidade como ela disse, leiam livros ou assistam filmes baseados em fatos reais,ou sei lá o que. Mas o romance da Stephanie é surreal,é ficção. É diferente pelo fato de não terem maquinas do futuro, ou robôs que no futuro conviverão com nós. Eu gosto por ser diferente de todos os livros que já li, ou filmes que já assisti.

    Ela transformou o universo de vampiros totalmente diferente de como era visto, pelo Drácula por exemplo.

  • Amanda

    Velhoo … a saga Crepúsculo éh muuitooo booa … eu amoo demaiis .. tem geentee qeê gosta e tem gente q não gosta certo .. maiis nãoo é por isso qeê voçês tem q ficaa aeê / cadaa um tem seeu gosto e é isso q importaa 😉

  • Gabriel Costa

    Olha quase ninguem gostou de Crepusculo, pelo menos do filme principalmente quem jah leu os livros e sabe como a historia é realmente rica e o filme não fez jus a verdadeira historia. O lua nova Evoluiu e muito em todos os sentidos. Mas vamos falar francamente os filmes são mais pra quem realmente leu os livros. Pois os filmes são retirados varios detalhes que fazem a diferença.

    Se vc pegar alguem que já leu os livros e alguem que ainda não e foi assistir o filme você terá duas opiniões completamente diferente. E cada um tem seu gosto eu sai da sala de cinema com as pernas bambas pois o filme foi além das minhas expectativas. E soh tenho a elogiar. E nada que alguem dizer vai mudar isso. Pessoal relaxa cada um com sua opinião e seu gosto e nada do que falarmos vai mudar isso.

    Ansioso pelo proximo filme.

  • Acho que a opnião de pessoas menores de 18 anos não conta. Serio. Eu poderia respeitar essas adolecentes que defendem Crepusculo se elas tivessem um minimo de inteligencia,mas esse não é o caso, então, eu ignoro á opnião dessas malucas. Eu li os quatro livros. Sei do que estou falando, e basicamente tudo que eu li nessa critica eu concordo. Realmente poderia ter sido pior. A historia de Crepusculo é sim uma hsitoria ruim e cheia de falhas e o diretor Cris Weitz fez milagre. Ele teve que dirigir um grupo de atores que não sabem interpretar e pegar uma historia sem pé e nem cabeça e transformar em um filme que agradace as adolecentes sem cerebros que queriam ver Pattinson na tela e o toraz de Taylor juntamente com a critica que iria detonar o filme se ele não tivesse um minimo de coerencia. Na minha opnião, no geral eu gostei do efeitos do filme, mas a historia é uma droga mesmo e não tinha como esse filme ter sido melhor. Senti falta daquele tom mais sombrio do primeiro filme mas ainda assim, esse foi sem duvida muito superior. Mas deixei de ser fã da serie crepusculo e só vou acompanhar os proximos filmes porque já li mesmo todos os livros e tenho curiosidade em ver como isso vai acabar.Mas á serie em geral é uma grande porcaria.

  • Logan_777

    kkkkkkkkkkkkk….A galera não perdoa mesmo… XD

  • Layra

    Para os fãs: Vão dar uma voltinha e adorar Sta. Bella e Sto. Edward nos altarzinhos que vocês tem em casa e parem de xingar um cara que pelo menos tem um bom senso critico enquanto você estão ai cegos pela Kristen Stewarr e o Robert Pattison.

    Fico decepcionada com a Kristen, pois adorei a atuação dela em “Na Natureza Selvagem”, acho que ela não devia ter aceitado esse papel ridiculo (o que o dinheiro não faz, né?). Para o senhor brilho-que-nem-purpurina-no-sol, na minha humilde opinião, ele poderia ter ficado morto como Cedrico Digory, lá no Harry Potter, teria sido mais digno. O mundo pode ter perdido um ótimo arquiteto, enfermeiro, tantas opções, porque como ator ele é um fiasco! Tem tanta expressividade quanto uma salada de xuxu sem tempero (isso sem mencionar aquela cara que alguém amassou e nunca mais voltou ao normal).
    Eu já li os livros, sim. Já vi os filmes, e não venham falar que o livro é melhor, porque o livro só é igual o filme, só que recheado com mais melosidades “BellaS2Edward”. Vou ficar feliz quando essa febre passar. (:

  • Natalia

    Esse filme é insuportável!
    Assisti Crepúsculo e quase me matei,
    Resolvi assistir Lua Nova, achando que seria melhor.
    Para minha surpresa é tão ruim quanto, ou até um pouco menos ruim…
    Não sei o que esperar dos próximos…
    Tragédia
    bjOs

  • matheus

    Eu gostei muito mas,muito mesmo do primeiro filme,esse segundo foi muito melhor,pois o primeiro teve muitos efeitos,personagens bem detalhados,uma trama detalhada.Ja Esse Lua Nova,teve tudo isso mas em uma quantidade muito maior,o diretor Cris Weitz colocou tudo do primeiro mas em maior quantidade,adicionando efeitos grandiosos,uma historia igual a do livro,otimas atuações de Kristen Stewart,Robert Pattinson e Taylor Lutner.Resumindo Esse Filme Foi Um Dos Melhores De Todos Os Tempos!!!!!!!!!!!!! e que venha Eclipse E Amanhecer

  • eli

    quer assistir um filme de verdade vejam deixa ela entrar depois comparem

  • Roberta

    Eu concordo com a critica acima. Fui ao cinema com uma expectativa de ver um filme baseado no ótimo livro de Stephenie Meyer e vejo aquela porcaria. Poxa, o filme estava confuso até para quem leu o livro.

  • tabatah

    Olha eu sou fã da SAGA CREPUSCULO a tempos conconcordo que a coisas que deixem a deisejar…ja li os livro umas 4 vezes e analizei bem o filme como em qualquer fil produzim em cima de um livro deixou de explicar algum’s fatos so que tem gente que se diz fã sem nem pelo menos ler os livro gente pelo amor de deus antes de assisti qualquer filme va le um livro que é bem mais empolgate eo garanto,mas todo mundo tem seus gostos eu cinceamente não ia ve o filme pq nunca fui de i muito ao cinema mas fui poque minhas amigas insistiram então fui assistir o filme é bom so que não tão bom quanto ao livro mais tbm como certas pessoas estupidas que nem leram o livvro que foram assistir como elas mesmo disseram pq é MODINHA a pelo amor de deus envez de critica o filme pq não le o livro pra daew cala a boca mais tabem tem gente que leu e falou não percam tempo e dinheiro so mancha a imangem de séculos dos vapiros e lobisomens…escuta aque é um romance e não um livro terror idiota que so fala de chasinas em massa…. e se achem que eo estou errada vejam o segumtes titulos que A SAGA CREPUSCULO levou para STEPHENIE MEYER (Melhor livro da década,Livro do ano Pblishers Weekly,Primeiro lugar dos mais vendidos do The New York Times,e esta em todas as listas brasileiras dos mais vendidos etc…etc….)
    Agorah que essa tal de modinha ridicuraliza os livros em si sim mais como toda moda acaba….todo esse estardalhaço que fizeram tbm vai acaba então pra quem é fã dos livros da SAGA CREPUSCULO como sabe que esse Thigo e suas críticas e seus seguidores não vai afetar em nada o livro e sobre essa bobagem DE “(

    Agora o filme pelo amor de Deus é QSE UM LIXO HOLLYWOODANO)”
    DISCORDO TOTALMENTE ja vi piores mto piores….e o filme é bom…..
    pra quem não passa de um crítico e disenformado como tantos outros que que mais vá procura oq doque fica CRITICANDO o trabalho alhei OS ATORES SÃ0 BOMS O LIVROS SÃO ÓTIMOS ENTÃO VAI SE F***…PQ eu e acredito outras pessoas alem de mim…outras não milhares de outra pessoas ia denfender esse filme de todo o modo que voc possa imaginar…mas gatrotas vamos conver que fica grintando no cinema pra um cara sem camisa que esta a milhares de quilometros de distancia de voces e patético…é uma retardadisse….porfavor não estraguem a imagem da SAGA…e pofavor parem de tentar ficar pedindo casa comigo*ou namora comigo*,e fica grintando lindo gosto e etc isso é ridiculo…estraga o filme estraga a si própria(o) que só vão passar de idiotas…por uma coisa que querendo ou não voceis vão esquecer…..
    e assim terminando….eu sou fã da SAGA CREPUSCULO e discordo totalmente do thiago MAS CADA UM COM SUA OPINIÃO OBRIGADA PELA ATENÇÃO….TABATAH

  • Pablo

    Tabatinha,

    Nem parece que tu leste os livros (se é que você lê mesmo…) mas escreva melhor pra todo mundo entender. Não custa nada, ok? E você falou uma coisa certa: Somos a minoria. Não importa o que pensamos, os filmes farão muito sucesso, sim. A cada dia vai conquistando mais e mais meninas sem noção, imaturas, infantis, com aquele pseudointelectualismo. Isso é fato. Com isso, o próximo filme, talvez, atinga um bilhão, ultrapassando O Cavaleiro das Trevas e até Titanic. Mas ficará somente nisso. Não mudará a opinião do crítico e a da ”minoria”. Impressionará pelas cifras, mas nunca pela qualidade. Se o estúdio quiser, eles podem contratar a mais pobre companhia de efeitos do mundo, o pior diretor do mundo, o pior dos piores de tudo o que é pior, que o publico estará lá. Vocês não tem um senso crítico, não sabem avaliar em nada. São superficiais, vazias, sonhando sempre com o príncipe (ou o vampiro) encantado. Só os comentários (e as pragas) de vocês comprovam isso. ”Leia o livro que está lá”, ”Pura inveja”, ”Vão se f…” são tudo que vocês têm para argumentar. Por isso o crítico não perde tempo pra discutir com vocês. Ele apenas ri, assim como eu e os outros que não vêem nada de especial nessa ”obra”. NADA MESMO!!.

    Triste essa geração que desconhece os parâmetros da vida e já quer calar os mais experientes com sua falta de discernimento.

    Lamentável.

  • Thais

    Creio que o filme foi o que deveria ser, não está aqui para ser melhor que filmes como e o vento levou, casablanca e sei lá mais o que.. Não veio para tentar ser o melhor filme da época. Achei o filme muito bom comparado ao anterior, adaptou o livro muito bem, pois colocou cenas de ação coisa que no livro nem tem, é totalmente melancólico e você leva uns 4 meses pra sair da parte choradeira da Bella, fez os lobisomens serem mais lindos que o próprio Edward porque vamos combinar, a cena que aparece o Jacob sem camisa nem se compara com a cena que aparece o Edward tirando a sua, ele bem que podia malhar um pouco.

    O final foi ótimo, uma jogada para todas as meninas assistirem o próximo.
    Então creio que não devemos nos extressar uauauha …
    o filme não está aqui para desbancar bons nomes.

    Está aqui para conseguir dinheiro, e colocar na mídia gente que nem atua muito bem, pq vamos combinar, Kirsten S. e seus ataques de NÃO, NÃO… chegam a ser irritantes, e a cena de quase orgasmo ao ar livre, um dia antes de Edward deixar ela, é totalmente desnecessária.

    Mas o filme é muito bom.. 😉

  • JV

    Parabens pela critica Tiago Siqueira!

    Ao ler os comentarios das fãs aqui presentes, tenho que confessar que SINTO MUITA VERGONHA de vocês adolescentezinhas retardadas. Sinto falta da época em que ao se medir a qualidade de um filme eram discutidas as atuações, direção, roteiro, fotografia e outros aspectos q formam um produto cinematográfico… Mas hoje em dia pra um filme ser considerado “Melhor filme do MUNDO! melhor SAGA de TODOS OS TEMPOS iêiêiê” parece que só é preciso alguns garotos malhados sem camisa; a formula do amor impossivel que tenta ser original com uma nova roupagem, mas que todos sabem q é o mais clichê do mundo; alguns efeitos especiais e a profundidade de um pires. E como faz suscesso essa merda… Fico pensando o que Nelson Rodrigues diria se estivesse vivo.

    Para as fãs acéfalas que alegam que quem n gostou do filme é porque “não leu a ‘saga’, não sabe do que fala”. Bem, livro é uma coisa e filme é outra, qualquer adaptação que só pode ser apreciada com a leitura do livro, não deve ser levada a sério como filme.

    E antes que me perguntem: NÃO! eu não li nenhum livro dessa mediocre série de livros, não vi nenhum filme e pretendo continuar assim.Tenho bom senso e tento me manter longe do lixo, agora se me dão licença tenho livro de verdade na estante esperando pra ser lido.

  • Lilian

    Excelente crítica.

    Eu somente li alguns trechos dos livros e vi outros dos filmes e, devo dizer, mesmo sendo poucas coisas, achei muito cansativo. Cara, existem obras muito melhores por aí e continuo sem entender o porquê disso conquistar tantas adolescentes. Ok, provavelmente pelo foco meloso no romance e pelos “gatos” que aparecem o tempo todo. O que mais me irritou também foi o fato de a autora ter violado a regra mais básica do vampirismo, substituindo-a por uma informação meio… ok, serei sincera, TOTALMENTE retardada(vampiros brilham no sol?!!).

    Ainda bem que sou uma das poucas garotas que não se iludiram com essa bobagem. Eu posso até gostar de romances que misturam assuntos interessantes como esse, mas o ponto é que não souberam utilizar bem o dessa saga. Também sinto falta da época em que os filmes eram melhores analizados, já que atores bonitos e excesso de romance não fazem um bom filme.

    E antes que me critiquem, essa é apenas a minha opinião. Pretendo ser cineasta no futuro e, por isso, costumo ser bem rígida ao analizar coisas assim. Concluindo, para mim essa saga foi simplesmente uma decepção ¬¬

  • Esquimo

    O filme Crepusculo n vale a puta de um peido. Qd vi o trailer do filme chamou me logo atençao pk eu gosto mt de filmes cm vampiros ms quando vi…. é horrivel! N tm piada nenhma e pdm ter feito mt melhor. Acho q quem gosta de vampiros e sabe alguma historia sobre eles, penso q concordm cmg. E ate mm em relacao aos actores sobretudo ao actor principal pdm ter escolhido mlhor. È uma autentica merda enfiimm…. so espero q no segundo n esteja ng as cavalitas la do actor, e q ng se transforme em diamante qd esta ao sol…. enfim…. ate tenho pena das pessoas q gostam… tem mm mal gosto e gostos n se descntem, mas est filme sim!

  • fredy

    concordo em partes…

    o filme é legal nada de mais

    (moda é moda) ninguem merece

  • marcely

    eu adoro Jacob,
    mas ñ gosteido romance entre bella e Jacob
    eu achei que ñ tem nada ave com o filme
    se ñ fosse por isso o filme ia ser perfeito
    e um lindo filme de vanpiro, e o meu filme predileto.

  • Amanda

    Que discussão calorosa aqui, tudo graças ao Thiago – Parabéns!!!

    Ah, fazer o quê, concordo com tuuudo o que ele disse na crítica! Concordo tb com o texto do Jagunço, é a verdade:

    “‘Assustador’ esse fanatismo pré-adolescente. É inegável que ambos os filmes são infelicidades cinematógrifcas, pra dizer o mínimo.Tanto quanto os livros são o reflexo da ignorância literária juvenil (como prova a qualidade dos comentários “críticos da crítica”). Faz o mais absoluto sentido que tenhamos tantos fãs da “saga”. Se a massa tivesse bom gosto ou senso crítico a democracia estaria dando certo. O mais divertidamente diabólico nisso tudo é que cada jovem garota admiradora desta coisa é uma provável vítima dos “vampiros” da vida real. Depois não reclamem, meninas.:)”

    Já o meu recado para os fanáticos pelos livros:
    seus argumentos postados aqui contra a crítica do Thiago – tipo: “ele tá com inveja”, “leia o livro primeiro”, “se Robert não fosse bom não seria selecionado pro filme” [adorei esse, kkkk], enfim, tudo isso só reforça a fraca capacidade de objeção de vocês, provavelmente causada por uma educação literária deficiente – pra não dizer outra coisa.
    Sendo assim, não piorem as coisas, sejam sensatos, evitem postar suas revoltas, elas não mudarão o mundo, esse livro não mudará o mundo, ele não acrescenta nada na verdade! E tentem se preocupar com coisas que realmente importam!

  • Bianca Lima

    Pessoalmente,não gosto de Robert Pattinson e nem de sua atuação. Mas, você introduzindo Pattinson de “Mal e porcamente vivido” me faz pensar que sua crítica não foi por seu personagem, nem pelo seu jeito de atuar, mas sim dele como pessoa. E a explicação de Jacob e sua alcatéia estarem sempre sem camiseta, é para que quando eles voltarem a sua forma humana, não fiquem pelados, então eles amarram o shorts à perna.

  • Ana Cristina

    a meoo seei láa como muitas pessoas ali em cimaa falaraam, cada um gostaa doo quee quer e se eu e as outras fãns doo crepusculoo gostaamoos de toodas as sériees delee meoo achoo que todoos deveem respeitaa, não é porquee uma ou outra pessoa não gosta que temos que faze a mesmaa coisa, agora vai me dizee quee se um de nois for cagaa todo mundo vai ter qe cagaa mesmoo não querendoo meoo a imaginaçãao aqee é livree se você não gosta da sériee meoo vai perdee seu tempo escreveendo outras coisa agoraa se você gostaa meoo aproveeitaa comenta mesmoo só quee achoo que todoos deveem respeita oos outroos ee nem porquee não gostaa doo filmee quee vaai saii falaandoo mentiraa por aee coisa quee nem sabeem :/

  • Antonio Alex

    Gente, cinema é uma coisa muito relativa: uns podem amar um filme e outros odiar, depende do gosto de cada um. A saga crepúsculo é um exemplo: Os críticos não a recebem bem, porém é um sucesso, e acho que é isso que conta…

  • Natie

    Uma crítica muito bem feita e, ao contrário do que todos os fãs da saga sem um mínimo bom-senso acham, eu concordei com ela em gênero, número, e grau.
    Parabéns! Você é um dos poucos a notar que sucesso difere de qualidade, e isso é muito, muito importante.

  • Shakira

    Cara,Lua Nova tah bem melhor q Twilixo.Mas eu adorei a critica pq tira sua kbça dois pensamentos das gurias retardadas e dos tweeners q axam q Rob Patt eh lindo.Ele eh eskeletico,feio e outras coisas mais.Quem jah viu vampiro fikar no sol?Rob parece mais a Rainha de Bateria de uma eskola de samba quando ele tah no sol…
    Mas Lua Nova ainda se safou do ridiculo q Twilixo foi.

  • Cara, concordo pelnamente…
    Sempre me pergutei o motivo de ser denominado de saga, e como não li o livro, continuo sem uma explicação.
    Quanto ao fato de os vampiros retratados estarem bem longe do clássico acho que já foi discutido, mas não posso deixar de dizer que brilhar no sol é o cúmulo dos absurdos.
    Realmente este é um bom filme,
    assistível, mesmo!
    Bem melhor que o primeiro,
    mas o lance dos vilões… o que era aquili, hien?

  • Lana

    Adorei a critica…..
    vi o filme e concordado plenamente com o que o Thiago disse,já li os livros também e são simplesmente um pobreza literaria!

  • Isabelle

    Ah eu concordo com ele, esse filme foi melhor que Crepusculo, mais teve tanta divulgação…parecia que iria arrasar..e não foi tudo aquilo que dizia ser. O diretor fez o que pode para tentar concertar a cagada da primeira diretora. E esses erros no roteiro que você andou dizendo Thiago, são erros que tem no livro, então isso vem da história mesmo.

  • eu gostei muito do filme parabéns eu sou pre-adolecente meu sonho e um dia fazer um filme de vampiros do bem.