Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 19 de janeiro de 2014

Soundtrack: Uma viagem de descobertas em notas e paisagens

"A Vida Secreta de Walter Mitty" é uma aventura acompanhada de imagens fantásticas embaladas em uma trilha sonora maravilhosa.

A-Vida-Secreta-de-Walter-Mitty-2

Existe uma conexão muito poderosa entre um filme e sua trilha sonora. Quando bem executadas, as músicas conseguem compor as cenas de tal forma que parecem ser partes indissociáveis daquele momento, rendendo uma emoção muito maior e, dessa forma, criando empatia com o espectador. Influenciados por momentos icônicos do cinema, costumamos pensar nossas próprias vidas acompanhadas das próprias trilhas sonoras.

Em “A Vida Secreta de Walter Mitty”, Mitty (Ben Stiller) é um sonhador. Ele vive no limiar entre fantasia e realidade, principalmente por não ter conquistado seus sonhos, sempre desejando algo além do que lhe é oferecido no dia a dia. Mitty é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da Revista Life e, ao perceber que o fotógrafo Sean O’Connell aparentemente esqueceu de lhe enviar o negativo referente à foto de capa da última edição impressa da revista, decide partir em busca do fotógrafo para recuperar o negativo perdido. Mais do que uma simples viagem, a jornada de Mitty se torna uma busca de identidade e autoconhecimento.

Fundamental nesse trajeto, tanto no trailer como no próprio longa, é a música. Ela acompanha Mitty em suas aventuras, se mescla à paisagem que o circunda e causa um arrepio em quem assiste a tudo isso. Elas são grito de liberdade. Um impulso para pegar uma mochila, calçar o tênis e sair em busca de nossas próprias aventuras. Em busca de nós mesmos.

A trilha sonora ficou a cargo de José González, que também possui três músicas solo e outras duas com sua banda, a Junip. Of Monsters And Men, Arcade Fire, Rogue Wave, Rogue Valley, Jack Johnson e o brilhante David Bowie acompanhado da atriz Kristen Wiig também estão presentes na jornada de Mitty. Menção honrosa para Bohemian Rhapsody, do Queen, que, com seu início “Is this the real life? Is this just fantasy?” nos introduz à nossa primeira experiência com os sonhos de Mitty.

A coluna Soundtrack selecionou alguns dos melhores momentos da trilha sonora de “A Vida Secreta de Walter Mitty”:

Arcade Fire

A banda canadense é uma das mais respeitadas e admiradas do cenário indie atual. Um dos grandes nomes a vir ao Brasil em 2014 no festival Lollapalooza, o grupo é conhecido por suas empolgantes e cativantes apresentações ao vivo, além do uso diversificado de instrumentos musicais. A música “Wake Up” faz parte do primeiro álbum gravado em estúdio pela banda, “Funeral”, que fala sobre morte e recebeu esse nome pelo fato de vários integrantes do grupo terem sofrido perdas familiares na época. David Bowie já cantou “Wake Up” em show ao vivo e foi quem apresentou a banda a seus produtores. A música também fez parte de outro grande filme, “Onde Vivem Os Monstros”, de Spike Jonze.

http://www.youtube.com/watch?v=9zdNdjF-htY

David Bowie

Conhecido como o “Camaleão do Rock”, devido à capacidade de se renovar constantemente, Bowie é uma das figuras mais importantes e influentes do cenário musical mundial há décadas. Ao longo dos anos, Bowie transitou por diversos estilos musicais, passando pelo folk psicodélico, glam rock, soul, funk, elétrico e rock clássico, deixando um grande legado não só musicalmente, mas também socialmente. “Space Oddity” foi sua grande porta de entrada ao público, ocupando o quinto lugar no UK Singles Chart. E, assim como Cheryl explica a Mitty em “A Vida Secreta de Walter Mitty”, a música é sobre coragem e desbravar o desconhecido.

Of Monsters And Men

A banda indie islandesa, embora com pouco tempo de vida, já passou pelo Brasil em 2013 na segunda edição do Lollapalooza. Embora o grupo tenha sido conhecido pelo hit “Little Talks”, seu primeiro álbum, “My Head Is An Animal”, é recheado de músicas cativantes e inspiradoras, elogiadas por grandes veículos de imprensa. Of Monsters And Men são constantemente comparados ao Arcade Fire e buscam falar sobre a mitologia e lendas de sua cultura em suas letras.

Rogue Wave

Uma banda indie californiana, Rogue Wave nasceu em um momento de transição de seu líder: Zach Schwartz. O grupo hoje conta com cinco integrantes, mas muitos outros músicos fizeram parte de sua história ao longo dos anos. Essa não é a primeira vez que o grupo tem uma música em uma produção audiovisual; composições do Rogue Wave já estiveram presentes em vários filmes e séries de TV, como “Napoleão Dinamite”, “Apenas Amigos”, “90210”, “Heroes”, “Friday Night Lights”, “Scrubs”, “Chuck”, “Weeds” e “The O.C.”, além de eles mesmos aparecerem no filme “O Amor Acontece”.

José González

Sueco e filho de emigrantes argentinos, o cantor indie e folk cresceu ouvindo música folk latina. Além de tocar solo, ele também é o vocalista e guitarrista da banda sueca de folk rock e rock psicodélico, a Junip, juntamente com Tobias Winterkorn. González é o responsável por nos guiar musicalmente em “A Vida Secreta de Walter Mitty”, além de ter três músicas solo (incluindo um cover de “#9 Dream”, de John Lennon) e duas com seu grupo Junip.

Adele Lazarin
@

Compartilhe


Conteúdos Relacionados