Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 06 de abril de 2014

Moda: Os melhores figurinos de vilãs do cinema

Elas são cruéis, ardilosas e totalmente obstinadas. Mas uma coisa não se pode negar: são sempre muito estilosas.

malevoladacine6

Quem está na ansiedade para assistir o novo filme da linda Angelina Jolie? O longa “Malévola” estreia dia 30 de maio e vem gerando muita expectativa. Ver essa personagem da Disney tão forte e cheia de maldade ganhar seu filme próprio nos faz pensar sobre o poder das mulheres no cinema. Mais precisamente, das vilãs. Criaturas cheias de segredos, ora caracterizadas como bruxas feiosas e corcundas, ora sedutoras e persuasivas. Mas o mais importante: sempre bem vestidas! Há quem diga que o mal se veste melhor e é exatamente esse o tema da coluna desse mês! Veja alguns dos melhores figurinos de vilãs incríveis:

Michelle Pfeiffer, em “Batman, o Retorno” (1992):

michelle-pfeiffer-as-catwoman-in-batman-returns

Não dá para negar que, quando se pensa na Mulher-Gato, vem na cabeça a imagem daquela loira extremamente sexy, com batom vermelho e um macacão de borracha preto, com costuras brancas. Dez em dez fantasias dessa personagem da DC Comics são inspiradas no figurino de Michelle Pfeiffer, que interpretou uma das vilãs mais sensuais da história do cinema. O responsável pela roupa icônica é, em primeiro lugar, o diretor do filme, Tim Burton, que desenhou uma ideia do que ele queria. Depois, Mary Vog deu vida aos pensamentos de Burton.

A designer estreou nos cinemas em 1991 e trabalhou em filmes como “M.I.B – Homens de Preto 2” e “Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”. Sobre seu trabalho em “Batman, O Retorno”: “Desenhamos, eu e Bob Ringwood, o figurino a partir do que o diretor Tim Burton trouxe para nós. Mas o sucesso aconteceu por causa da Michelle, que se moveu tão graciosamente que deu à peça a ideia de um vidro preto”, explicou Mary.

catwoman1

Meryl Streep, em “O Diabo Veste Prada” (2006):

movies-devil-wears-prada

Muitas mulheres suspiraram nos cinemas ao assistir esse filme, baseado no livro de Lauren Weisberger. Meryl Streep encarnou Miranda Priestly, a editora-chefe de uma revista chamada Runway. Streep teve 40 looks criados para sua personagem, todos recheados de ousadia e informação de moda, com casacos de pele, vestidos bordados, joias grandes e vistosas, óculos escuros dourados, etc. Tudo garimpado de grandes marcas como Prada, Chanel, Christian Lacroix, Hermès, Louboutin, Gucci, Valentino, etc, arrecadando cerca de USS 1 milhão em roupas e acessórios. A responsável pelos suspiros e desejos de consumo? Patricia Field. Stylist e empresária de moda, ela já é figurinha carimbada no mundo fashion. Ficou conhecida por seu estilo ousado e interessante e por seu trabalho exemplar na série “Sex and the City”.

the-devil-wears-prada-miranda-priestly

Charlize Theron, em “Branca de Neve e o Caçador”  (2012):

Charlize-Theron-as-The-Evil-Queen-in-Snow-White-and-the-Huntsman-2012

Certamente um dos figurinos mais belos e interessantes do nosso hall da maldade. A atriz Charlize Theron deu vida à rainha Ravenna, nesse longa releitura de um clássico conhecido por todos, e suas roupas eram um banquete de luxúria e ostentação. Todas as peças tinham um ar de alta costura, mas os materiais e shapes nos remetiam à Idade Média. Foram usados couro drapeado, escamas, paetês de couro, cristais e crina de cavalo, tudo feito à mão. Além dos elementos estranhos como carcaças de besouros!

Quem assina essa maravilha é Colleen Atwood, que já ganhou três estatuetas do Oscar nesta categoria por “Alice no País das Maravilhas”, “Nine” e “Chicago” e já foi nomeada 27 vezes. “Os figurinos ficam cada vez mais espectrais e com nuances de insetos conforme o filme progride. Há muitos elementos da morte em seus trajes, por isso usamos várias penas, caveiras, ossos pequenos”, comentou Colleen.

charlize-theron-evil-queen

Eva Green, em “300 – A Ascensão do Império” (2013):

1394305496000-A01-EAR-2-300-RISE-06-001

Quem curte moda e cinema não pode deixar de ver o trabalho incrível que a britânica Alexandra Byrne fez com a personagem de Eva Green, a cruel comandante da marinha persa, Artemísia. Vestidos e combinações de peças trabalhadas com couro e metais caracterizavam a força e brutalidade da personagem. Até mesmo o cabelo foi usado como matéria-prima! Um vestido em particular, com detalhes que imitavam a espinha dorsal de uma criatura como um dinossauro, chamou a atenção. Alexandra tem experiência em filmes de época e fantasia. Foi nomeada quatro vezes ao Oscar, ganhando por “Elizabeth: A Era de Ouro”.

eva-green-300

Bia Guedes
@

Compartilhe


Conteúdos Relacionados