Cinema com Rapadura

Colunas   quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Comerciais e Propagandas: Veja o que a Indústria dos Videogames tem de melhor

Separamos os principais clipes dos jogos, desde os banidos até os mais irreverentes e divertidos!

Uma das melhores maneiras de se vender um console ou algum game em específico é por meio de comerciais e propagandas, e se existe algo que a indústria dos videogames sabe fazer muito bem é investir em marketing, criando cada vez mais vídeos impressionantes, capazes de nos deixar boquiabertos com tamanha criatividade e expectativa. Por esse motivo, hoje o Cinema Com Rapadura irá falar e mostrar os melhores comerciais e clipes do mundo dos games!

Entretanto, antes darmos início a esta coluna, precisamos esclarecer duas coisas:

1) Somente falaremos a respeito de vídeos com pessoas reais, ou atores em live actions, portanto nada de gameplays por aqui.

2) O texto será focado em comerciais e propagandas feitas diretamente para os jogos, logo, não abordaremos nenhum trailer in game, aliás, aproveite para ver nosso outro especial que fala exclusivamente sobre os melhores trailers da indústria dos games.

Momento Nostalgia

Nada melhor do que começar relembrando alguns dos comerciais que marcaram época, principalmente nas crianças. E se existe uma produtora que sempre agradou as pessoas desde pequenas é a Nintendo, por isso separamos um compilado com alguns vídeos da mesma. Assista:

Nova Geração

Agora que já prestamos nossa homenagem ao passado vamos direto para a nova geração, e porque não falarmos de cara de um dos melhores jogos dos últimos anos, e quiçá de todos os tempos: “The Last of Us”, um jogo impecável, assim como essa propaganda:

Seguindo na linha dos grandes jogos da história temos “God of War”, o primeiro game chegou em 2009 e marcou inúmeros jogadores, alguns anos depois chegava “GOW: Ascension”, e junto com ele um dos comerciais mais épicos de Kratos. Veja:

Uma das melhores propagandas que mostra o quanto a indústria dos games cresceu, e passou a investir pesado em divulgação é o comercial de TV de “Need For Speed Most Wanted”, dirigido por ninguém menos que Michael Bay (da franquia “Transformers”):

*Bônus, aproveite para ver este comercial espetacular da saga NFS.

Outro exemplo disso trata-se do curta em live action de “Destiny”. A Bungie e a Activision convidaram o diretor Joseph Kosinski (“Oblivion”) para produzir a obra, que na época era estrelada por Peter Dinklage, da série “Game of Thrones“, que fazia a voz do Ghost:

E para fechar este tópico segue um pequeno compilado com 10 propagandas que deixaram qualquer fã de videogames com a boca aberta, desde franquias aclamadas como “Halo” e “Elder Scrolls” até novidades como “Hawken”, que nem sequer foi lançado ainda, e talvez nem seja. Assista:

Atores de Hollywood

Cinema e games são duas coisas que costumam caminhar juntas, sejam em adaptações, ou compartilhando nomes famosos de suas respectivas áreas, como é o caso dos seguintes clipes, que contam com atores premiados como Liam Neeson, Robert Downey Jr., e inclusive Robin Williams (<3), fã incondicional da saga “Zelda”, e o eterno Indiana Jones, Harrison Ford, jogando e, assim como nós, ficando maravilhado com “Uncharted”. Veja:


Aliás, a franquia “COD” é uma das que mais investe em Hollywood, nomes como Chis EvansTaylor Kitsch, Kevin Space, e a dupla Sam Worthington e Jonah Hill, entre outros, já participaram da série.



*Bônus: Aproveite e confira também o Making Of.

Menções Honrosas

Infelizmente nunca conseguiríamos mostrar todos os comerciais de videogames nesta coluna, porém segue algumas menções honrosas que você pode conferir abaixo, e também clicando nos títulos.

FarCry3Vaas

Far Cry 3 (Especial Show do Vaas), Assassin’s Creed, Sleeping Dogs (Bônus), Dead Space, War thunder e Sunset Overdrive

Banidos e Não Divulgados

No entanto nem sempre as produtoras acertam nos comerciais, alguns deles acabam ultrapassando a linha do bom senso, enquanto outros não são bem vistos pela sociedade, por mais que não tenham coisas tão pesadas.

“Standoff” – A propaganda da Microsoft não foi banida, porém ela nunca chegou a ir ao ar, a companhia decidiu apenas mostra-la em alguns eventos oficiais, talvez com receio de que as pessoas não entendessem a sua ideia.

Um comercial que foi banido em alguns países foi o de “Guitar Hero World Tour”, protagonizado pela modela Heidi Klum, que aparece só de lingerie no vídeo (não aconselhável para assistir no trabalho, ou perto de namoradas, estão avisados!):

Mas é claro que para não correr riscos a produtora criou um clipe mais comportado. Veja:

Agora nada se compara a este comercial da Microsoft, que foi banido de tudo quanto é lugar, e acusado de ter muito mau gosto, apesar de possuir uma mensagem interessante, mas que não foi passada de uma maneira muito “suave”.

Recomendamos:

Separamos um pequeno tópico para recomendar um grupo sensacional conhecido como “Corridor Digital”, criadores de obras primas como o vídeo de “GTA” que abriu esta coluna, e também de inúmeros outros como este de “Shadow Of Mordor”:

Sony e Microsoft

E é claro que não poderíamos deixar de lado duas das maiores empresas de videogames da história, tanto a Sony, quanto a Microsoft sempre foram capazes de nos proporcionar experiências incríveis, principalmente por meio de suas propagandas. Assista:


E para fechar com chave de ouro este especial, fiquem com esta pérola espetacular baseada na franquia “Zelda”, mais especificamente para o “Legend of Zelda: A Link to the Past”, criado pelos japoneses:

E para você qual desses comerciais te chamou mais a atenção? E qual propaganda faltou por aqui? Não deixe de comentar!

[ATUALIZADO 10/11]

Devido ao movimentado fim de ano com os novos lançamentos da industria dos games, alguns destes receberam comerciais que deveriam entrar nesta matéria. A começar pelo explosivo e sempre divertido Call of Duty, que trouxe os atores Michael B. Jordan e Cara Delevingne direto de Hollywood. Veja:

Outra atriz dos cinemas que veio parar nos games foi Anna Kendrick, estrela da franquia “A Escolha Perfeita“, protagonista do novo e eletrizante comercial de “Star Wars Battlefront”. Veja:

E para fechar de vez (ou não) esta coluna fiquem com um dos games mais aguardados do ano “Fallout 4”, com lançamento previsto para hoje (10)! Assista e já fique no Hype:

Vinicius Leme
@rapadura

Compartilhe


Conteúdos Relacionados