Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 26 de junho de 2015

Trilhas Sonoras: Ouça as melhores músicas da história dos Vídeo Games

Dos clássicos do Atari e Super Nintendo até a última geração! Falamos sobre as principais trilhas do universo dos jogos.

Um dos elementos chave para transformar qualquer game em um sucesso é a sua Trilha Sonora, o que seria da franquia de corrida “Top Gear” sem a sua incrível trilha, que nos impulsiona a guiar os veículos por suas pistas, ou até mesmo de “GTA” sem as rádios clássicas Los Santos e West Coast, sem falar nas trilhas que ditam o ritmo dos games, sejam estes de terror, ação ou aventura. O fato é que as trilhas sonoras já se tornaram imprescindíveis para a criação de grandes jogos. É por essa razão que hoje o Cinema Com Rapadura focará neste tão querido assunto!

No universo musical podemos destacar dois tipos básicos de trilhas, àquelas feitas especificamente para os jogos ou então as músicas já criadas e que possuem direitos de terceiros, simplesmente escolhidas para acompanhar o game, como é de costume nos jogos de corrida, e nas próprias obras do gênero, como “Guitar Hero” e “Rock Band”, portanto iremos comentar sobre essas duas estruturas.

E excepcionalmente nesta coluna, TODOS os jogos citados estarão com links para que vocês possam ouvir as músicas, ou seja, hoje é dia de relembrar com carinho as melhores trilhas do mundo dos games!

Principais Compositores

Entretanto, antes de adentramos no universo dos games, devemos ao menos citar os criadores e gênios por trás das trilhas dos jogos:

lendas

As lendas: Chris Hülsbeck (“The Great Giana Sisters“) e (“Turrican 2“), Hirokazu “Hip” Tanaka (“Metroid“), Nobuo Uematsu (“Final Fantasy”) e Rob Hubbard (“Commodore 64”).

Esses são apenas alguns dos nomes que trabalharam nos games mais consagrados da história.

Os Grandes Clássicos

Quando falamos em trilhas sonoras marcantes os primeiros jogos que veem a nossa mente são os clássicos! É impossível não se lembrar dos velhinhos, porém tão amados “The Legend of Zelda”, “Super Mario World”, “Super Metroid”, “Shadow of Beast”, “Pokemon Red & Blue” e “Chrono Trigger” entre outros.

the_legend_of_zelda_wallpaper_by_junleashed-d6a890n

Aliás, o que seriam das principais sagas de AtariNintendo, Sega, Namco e Capcom sem suas apaixonantes canções. Quanta nostalgia!

Jogos de Música

E é claro, quando o assunto é música não poderíamos deixar de fora os games que redefiniram o gênero no universo dos videogames, obras como “Guitar Hero” e seu eterno rival “Rock Band” que foram super populares em suas épocas, e também seus sucessores “DJ Hero” e “Just Dance” que até hoje mantêm um público fiel.

Franquias de Sucesso

Existem inúmeras franquias de sucesso que possuem trilhas marcantes, seria praticamente impossível citá-las todas aqui. Dos terrores “Silent Hill” e “Resident Evil”, passando pelos épicos “Halo”, “Final Fantasy”, “Word of Warcraft”, até “Mass Effect” e “Far Cy” entre outras dezenas de excelentes obras.

best

Para ilustrar um pouco de toda esta beleza escolhemos uma das grandes sagas do universo dos games, possuidora de uma trilha sonora espetacular, e que com certeza marcou todos àqueles que a jogaram. “Castlevania: Symphony of the Night”:

Games de Corrida

Outro gênero que necessita de uma boa trilha sonora é o de corrida, principalmente os jogos mais arcades, aliás, muitas pessoas e críticos dizem que as melhores trilhas sonoras de todos os tempos pertencem a games como “Top Gear”, “Rock and Roll Racing” e “Outrun“. E cá entre nós, fica difícil questionar a escolha:

Sem falar nas obras da nova geração, que apesar de optarem por músicas já conhecidas, também arrebentam nas trilhas, assuntos que “Need For Speed” e “Forza Horizon” dominam como ninguém:

As Melhores Músicas do Século XXI

Conforme a indústria dos games evoluía, as trilhas seguiam acompanhando com primor e possibilitando a criação de grandes obras, de aventuras épicas como “Uncharted”, passando pelas mais diferentes guerras até os dramas marcantes como “Red Dead Redemption” e “Heavy Rain”.

19587_metal_gear_solid

Separamos um pequeno compilado que reúne algumas dessas trilhas memoráveis. Veja:

Making of, Adaptação e Grammy Awards

O trabalho de composição musical já se tornou prioridade em muitas produtoras, um ótimo exemplo disso é a criação da trilha do espetacular “The last of Us”. A Naughty Dog, responsável pelo game, contratou o renomado músico Gustavo Santaolalla. O resultado foi uma trilha impecável, vencedora de inúmeros prêmios e com canções capazes de emocionar os mais diversos jogadores. Você pode acompanhar um pouco do projeto neste making of. Assista:

Bônus: Quer matar um pouco a saudade do universo pós-apocalíptico de TLOU, então aproveite para ouvir a trilha completa aqui.

Dead Space – Twinkle Twinkle

Existem também outras maneiras de se utilizar as músicas em prol dos games, uns dos melhores exemplos disso foi a adaptação da música de ninar “Twinkle Twinkle Little Star”, (tipo brilha brilha estrelinha…), uma versão bem mais, digamos sombria, foi feita para a divulgação do game de survival Horror “Dead Space”, e funcionou muito bem. Veja:

Vencedora do Grammy

Por sinal as trilhas ganharam tanta visibilidade e credibilidade que se mostraram capazes de transpor o mundo dos videogames, caso da faixa “Baba Yetu” — composta por Christopher Tin para o jogo “Civilizations IV”, a canção foi a primeira criada para um jogo a vencer um Grammy. Merecidíssimo, diga-se de passagem:

E o prêmio de melhor trilha sonora vai para…

Para fecharmos em grande estilo fiquem com os últimos vencedores e premiados do Games Awards (que anteriormente era conhecido por VGX/VGA):

Destiny (Marty O’Donnell/Bungie)

Um dos maiores pontos positivos do game, e indiscutivelmente umas das grandes trilhas sonoras de 2014.

Grand Theft Auto V

O melhor game do ano de 2013, não poderia deixar de ter também a melhor trilha (sim, começa com Back Street Boys).

Sound Shapes (Beck)

Prêmios de melhor game para portátil e música para Sound Shapes, que traz a banda Beck como destaque:

Bastion

O espetacular IndieGame que ganhou o mundo e vários prêmios em 2011:

Red Dead Redemption

Mais um sucesso absoluto da Rockstar, e um dos melhores jogos de 2010, com destaque para música “Deadsman’s Gun” (tocada em 1:09:30), responsável por emocionar milhares de players durante a gameplay.

E para você faltou alguma trilha sonora aqui? E qual destas músicas te marcou até hoje? Não deixe de comentar!

Vinicius Leme
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados