Cinema com Rapadura

Colunas   segunda-feira, 11 de maio de 2015

Cinemática: Veja os trailers mais espetaculares do universo dos Games

Falamos a respeito de um dos recursos mais importantes dos jogos, e dos futuros e aguardados lançamentos da nova geração!

Hoje o Cinema Com Rapadura irá falar sobre uma das coisas mais bacanas do universo dos vídeo games, as cinemáticas! Sabem aqueles clipes lindos que rolam durante a gameplay, ou os trailers espetaculares que te deixam louco querendo comprar o jogo? Então, esse será justamente o foco desta matéria.

Sente só o que vem por aí!

No entanto duas ressalvas devem ser feitas antes de continuarmos:

1) Não estamos levando em conta a qualidade do jogo em si, somente as cinemáticas do mesmo!
2) Segundo, só iremos comentar sobre as CG’s que são criadas para os jogos ou aquelas que são usadas in game, ou seja, não iremos abordar comercias e propagandas, ou vídeos que contém atores reais em live-action, logo, os famosos trailers de “Call of Duty” e “Destiny”, não apareceram por aqui, nem os games de corrida, mas não se preocupem, pois eles serão abordados mais à frente.

Explicação – O uso da Cinemática e CG’s

Cinemática: do grego κινημα (não, eu não inventei isso), que significa movimento, é o ramo da física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas. Normalmente usando como base partículas ou pontos materiais, corpos em que todos os seus pontos se movem de maneira igual e em que são desprezadas suas dimensões em relação ao problema. Traduzindo para o mundo dos vídeogames: é o termo usado para denominar um tipo de movimentação gráfica, assim como os famosos CG’s (Computer Graphics).

Elas são aquelas cutscenes que surgem durante as gameplays e te deixam babando, ou ainda os teasers maravilhosos que elevam a expectativa do público aos ares. Quem é que não ficou boquiaberto quando assistiu pela primeira vez os clipes de “Deus Ex”, “Mass Efect 2”, “Star Wars: Old Republic” ou “Shadow of The Colossus”:

Cinemáticas e Gráficos In Game

Existem alguns tipos específicos de cinemática, há aquelas criadas somente para ilustrar o game, com gráficos mais bonitos e polidos do que o jogo original, porém existem aquelas que se utilizam do mesmo motor gráfico usado in game, algo que produtoras como Naughty Dog e a extinta Irrational Games (</3) sabem fazer como ninguém.

Um dos melhores exemplos disso é justamente o último game da empresa, o brilhante “Bioshock Infinite”, vencedor de inúmeros prêmios ao longo de 2013. O estilo mais steampunk “cartunizado” da obra se mescla muito bem com a colorida e vibrante cidade de Columbia:

A Evolução dos Cg’s

Assim como a maioria das coisas da vida, a cinemática também evoluiu ao passar dos anos, e avançou muito, diga-se de passagem, basta comparar o clipe já considerado ultrapassado de “Devil May Cry 3”, lançado em 2005 (e que por sinal achávamos incrível!), com os da nova geração:

E pensar que dez anos depois já alcançaríamos níveis gráficos inimagináveis na atual geração, como vemos em jogos lindos e que trazem uma dinâmica totalmente diferente, graças a potência da tecnologia, um ótimo exemplo é “Quantum Break”, aguardado jogo que deve chegar em 2016.

Quem um dia achou que os clássicos fatalities de “Mortal Combat” poderiam ser trocados por combinações ainda mais insanas e também violentas que as originais, acredite se quiser. Separamos somente os novos x-rays, pois somos um site família! (mas você pode ver tudo nesse link :D). Assista:

Sem falar é claro, de todo o poder dos computadores, que fica evidente nos últimos jogos lançados, principalmente por conseguir utilizar toda a sua potência. Os fãs de “GTA: V” que o digam:

Trailers Incríveis

E é justamente essa evolução que permite a criação de trailers e clipes emocionantes como os a seguir:

Gears of Wars (2006):

Assassin’s Creed 3 (2012):

Cyberpunk (Que provavelmente só irá sair mesmo em 2077!):

Blizzard: A Pixar dos Video Games

E quando o assunto é trailer não poderíamos deixar de lado uma das maiores empresas do mundo do entretenimento, a Blizzard, dona de franquias já consagradas no mercado como “Diablo”, “World of Warcraft”, “Hereos of the Storm” e tantas outras (“Rock N’Roll Racing”, possivelmente o jogo mais divertido da história!), não à toa que a produtora já venceu diversos prêmios ao longo de sua existência. Fica até difícil escolher apenas um clipe dado ao grande número de trailers espetaculares que a mesma já produziu.

Rock39nRollRacing_logo

Para sermos justos e não deixar nenhuma obra para trás, separamos esse compilado com as melhores cinemáticas da produtora, ou seja, cerca de trinta minutos de pura alegria no coração! Se divirtam:

Quando a Cinemática Atrapalha os Jogos

Porém nem sempre o uso desses recursos resulta em um grande jogo, às vezes se utilizados de maneira inadequada eles podem comprometer o andamento do game, e por muitas vezes frustrar o jogador, como o que ocorre nos games “The Evil Within” e “The Order 1886”.

O game de terror recebeu várias críticas por possuir uma gameplay travada, e também pelo mau uso das benditas tarjas pretas, tudo isso com a intenção de fazer com que o usuário tivesse uma experiência mais cinematográfica durante a história, algo que não aconteceu.

the-evil-within-review-screenshot-2

O mesmo problema ocorre com “The Order”, embora a ideia de mesclar perfeitamente gameplay com cinemáticas tenha sido ótima e até em certo ponto uma grande novidade, essa junção simplesmente não funciona, apesar de acontecer de maneira bem fluida, ela por diversas vezes acaba ganhando mais importância do que o próprio jogador, tornando-o apenas um mero espectador, enquanto aperta uma série de botões e assiste a um filme (bem bacana por sinal).

to86b

Os Games Mais Aguardados e Futuro

O fato é que independentemente dos erros e acertos, estamos em uma época privilegiada para os amantes de games, e o futuro é mais promissor do que nunca. Com vocês os jogos mais aguardados dos próximos anos:

Halo 5 (Outubro de 2015):

https://youtu.be/blW40AVWXrE

The Divison (2016):

Batman: Arkham Knight  (Esperamos que em junho – 2015):

Metal Gear 5: Phantom Pain (Setembro 2015 – #VoltaKojima):

Uncharted 4 (2016 – <3):

Não se preocupem, sabemos que alguns jogos marcantes não estiveram aqui como “God of War”, “Tomb Raider”, “Forza Horizon”, “Skyrim” e inúmeros outros, porém iremos fazer uma matéria dedicada somente a trailers em live-action e/ou com atores reais, e é claro que estes games estarão presentes!

E para encerrar esta matéria fiquem com um dos vídeos mais espetaculares da história, não só dos vídeo games, mas de toda a indústria do entretenimento:

Dead Island

Deixe nos comentários qual cinemática te marcou mais, e qual é o jogo que você mais espera no futuro!

Vinicius Leme
@rapadura

Compartilhe


Conteúdos Relacionados