Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 31 de março de 2015

Dublagem: Conheça as principais vozes por trás dos Vídeo Games

Falamos sobre os atores e atrizes que dão voz aos personagens mais marcantes dos jogos!

Um dos elementos chave para tornar qualquer game um verdadeiro sucesso é a dublagem do mesmo, as vozes e personalidades devem transpor seu interlocutor com clareza, para que os personagens sejam criados e moldados de acordo com o desejado, e convenhamos, isso não se trata de um processo simples, por esse motivo nós do Cinema Com Rapadura resolvemos abordar o mundo da dublagem nos videogames!

maxresdefault

E para começarmos com tudo, vamos direto a uma das vozes mais famosas e consagradas dos games, Troy Baker. O dublador iniciou sua carreira há muitos anos, e desde então tem sido um dos principais nomes do mercado, e não é à toa, Troy simplesmente é dono de inúmeros personagens marcantes como o Coringa (Batman Arkham), Booker Dewitt (Bioshok Infinite), e mais recentemente Joel (The Last os Us) e Pagan Min (Far Cry 4):

rtFwp2F

O dublador, ator e cantor já emprestou sua voz para diversos filmes e animes como Naruto, Yu Yu Hakusho, Bleach e One Piece, entre outros. Seria praticamente impossível citar todos os seus trabalhos, desde “Call of Duty” até “Infamous Second Son”, porém você pode conferir a lista completa neste link.

Troy já foi confirmado em “Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain” (setembro de 2015) e “Uncharted: A Thiefs End”, aguardado jogo da Naughty Dog que será lançado em 2016.

Separamos um pequeno vídeo dele recitando (e humilhando!) um monólogo do Coringa:

* Bônus: Bastidores de “The Last of Us”.

Nathan Drake, Prince of Persia e Desmond Miles

A lista de obras dubladas por Nolan North é gigantesca, indo de anti-heróis como Deadpool até vilões como Pinguim (Batman Arkham) e David (The Last of Us), porém iremos focar apenas nos personagens mais famosos (dos jogos) do dublador.

uncharted

Nathan Drake é um sem dúvida um dos heróis e caras-de-pau mais amados do universo dos videogames, seja por seu carisma inegável ou por seu jeito malandro de ser.

Outros protagonistas famosos de North são O Príncipe de “Prince of Persia”, umas das franquias mais adoradas dos games, e Desmond Miles da série “Assassin’s Creed”.

Aproveite para conferir as milhares vozes de Nolan North: Parte 1 e parte 2.

Kevin Conroy e Mark Hamill (Batman e Coringa)

Quando falamos sobre vozes marcantes dois personagens que imediatamente surgem são o Batman e o Coringa, dublados por Kevin Conroy e Mark Hamill (Ele mesmo! O eterno Luke Skywalker). Separamos um vídeo bem bacana sobre os bastidores do game “Batman Arkham City”, que também conta com a atriz Stana Katic (da série de TV “Castle”). Assista:

Outros nomes que dão voz a grandes personagens dos games são Steven Blum (God of War: Ascension e Naruto), Steve Downes (Master Chief), David Hayter (Solid Snake), Rob wiethoff (Red Dead Redemption) e Jon St. John (Duken Nuken):

halo-4-master-chief

* Bônus: I’ve Got Balls of Steel! 

As Mulheres:

No quesito dublagem as mulheres não ficam para trás, pelo ao contrário, como é o caso de Courtnee Draper responsável por dublar a personagem Elizabeth (#Booker Catch!) no aclamado game “Bioshock Infinite”, que faturou diversos prêmios ao longo de 2013, inclusive o de performance para a moça. Um dos momentos mais marcantes da obra é quando Courtnee começa a cantar “Will The Circle Be Unbroken?” durante a gameplay, e também quando divide os créditos com Troy Baker, onde ambos entoam a canção premiada como a melhor do ano. Assista:

https://youtu.be/zZGOsSc5t_c

Outra mulher que foi agraciada com vários prêmios recentemente foi Ashley Johnson, conhecida pela dublagem de Ellie (#Dammit Joel!), no game “The Last os Us”, a emoção e talento da moça podem ser notados em diversos momentos durante o jogo, e nos vídeos de bastidores e documentários do mesmo.

ashley-johnson

Uma das maiores musas do mundo dos games foi, e sempre será Lara Croft, de uns anos para cá a franquia da heroína sofreu um reboot, e então uma nova atriz surgiu para interpretar a moça, a escolhida foi Camilla Luddington (do seriado “Grey’s Anatomy”). A candidata deu mais do que certo, o novo game foi um verdadeiro sucesso e novas sequências já estão a caminho, Luddington voltará mais uma vez para o papel. Separamos um trecho de um especial feito pela produtora de “Tomb Raider” que mostra um pouco da produção do jogo e da performance da atriz. Veja:

Outras atrizes que merecem ao menos uma menção por aqui são Grey DeLisle (Diablo 3 e Vampire: The Masquerade – Bloodlines). Tara Strong como Harley Quinn em “Batman: Arkham City”. Jen Taylor responsável por dublar a Cortana na série Halo. Jennifer Hale (Mass Effec). E também a queridíssima Ellen McLain que dá voz a GLados em Portal. #TheCakeIsALie.

Dublagem Nacional

E é claro que a nossa dublagem não poderia ficar de fora desta matéria, nomes já consagrados de filmes e séries como Felipe Maia (Halo: Reach), Marcio Simões (Coringa, Gears of Wars), Guilherme Briggs (Superman e Bane), Júlio Chaves (TLOU), Luiza Caspary (Child of Light), Miriam Ficher (TLOU, Beyond Two Souls), Luiz Carlos Persy (TLOU, Infamous, Cavaleiro dos Zodíacos) e por aí vai, infelizmente não conseguiríamos citar todos eles aqui, pois existem inúmeros dubladores nacionais talentosos.

Alias as dublagens em pt-br estão se tornando uma prática cada vez mais comum no universo dos games, grandes produtoras como Naughty Dog e Ubisoft sempre têm um cuidado extremo em relação a esse assunto, não é à toa que as dublagens de “The Last of Us” e “Uncharted”, por exemplo, são excepcionais, assim como as sagas de “Far Cry” e “Gears of Wars”.

Outros jogos recentes que contam com uma dublagem brasileira acima da média são “Injustice: God Among Us”, “Battlefield 4”, “Forza Horizon 2”, “Shadow of Mordor” e “The Order 1886” entre outros. Veja agora o trailer dublado de Injustice e confira as vozes:

As Piores Vozes dos Games

Porém nem sempre o acerto da dublagem é garantido, fizemos uma singela lista com as piores dublagens dos games: Resident Evil, Grand Theft Auto: London 1969 (Sim, existe um GTA feito em Londres, e é ruim por sinal), Chaos Wars, Fallout: New Vegas, The House of the Dead 2, Dynasty Warriors 3, Mega Man 8, Extermination, e por aí vai.

E às vezes nem mesmo grandes nomes de Hollywood conseguem realizar um bom trabalho nos jogos, nomes como Bruce Willis (Apocalypse), Christopher Walken (True Crime: Streets Of L.A), Matthew Perry (Fallout: New Vegas), Mena Suvari (Kingdom Hearts II) e Peter Dinklage (Destiny) são exemplos disso.

Já em terras tupiniquins temos Killzone 3, Max Payne (é ruim, mas eu gosto, confesso) e já incluindo a péssima dublagem de Battlefield Hardline (ô Roger…):

(Dica: Apesar da dublagem meia boca, BF Hardline está bem divertido).

Melhores Jogos e Dublagens

E para fechar com chave de ouro fiquem com algumas das vozes nos últimos games mais badalados e que com certeza marcaram a geração, lembrando que o conta aqui é processo de dublagem hein!

Dragon Age: Inquisition:

Bioshock Infinite:

The Last of Us:

GTA V:

Far Cry 3:

E antes que comecem a citar nomes, saiba que não mencionamos alguns aqui, pois os mesmos já apareceram no nosso outro especial sobre videogames e cinema, então passe lá e dê uma conferida!

Mas comente, qual desses dubladores é o seu favorito? Qual nome faltou por aqui? E qual dublagem te marcou até hoje?

Vinicius Leme
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados