Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 04 de maio de 2012

Quando as capas dos games copiam os cartazes dos filmes

Conheça artes de capas, caixas e cartuchos de jogos que não tiveram a menor vergonha em copiar filmes famosos.

Alguns artistas parecem levar muito a sério o sentido da palavra “referência” na hora de buscar inspiração para seus trabalhos. Que o digam alguns ilustradores de capas, caixas e cartuchos de videogames ao longo dos anos. Claro que não é de hoje que os jogos buscam inspiração em sucessos Hollywood na hora de criar roteiros e temas, mas aqui você vai conhecer alguns jogos que não tiveram nenhum pudor em, literalmente, copiar imagens de cartazes  filmes, sem se dar ao menor trabalho de esconder isso. Julguem vocês, caros leitores.

CONTRA x PREDADOR + ALIEN + RAMBO?

Começamos com um clássico: a série “Contra” para o Nintendo, lançada nos anos 80 pela Konami. Naquela época, o maior sinônimo de durão era o mega-astro Arnold Schwarzenegger, então que tal usar o cartaz de “Predador” como inspiração para o game? Ah, vamos aproveitar e colocar a criatura de Alien, o Oitavo Passageiro” ali no fundo? Tem gente que jura que o herói da direita é o Stallone em “Rambo”, como está na animação, mas a gente descobriu que é novamente o Schwarzenegger em “Predador” somente disfarçado com a faixa vermelha e os cabelos do Rambo.  Veja abaixo um frame do filme que nós encontramos. E você, acha o quê?

SUPER CONTRA x RAMBO II

Para a sequência de “Contra”, chamada “Super Contra”, o pessoal da Konami resolveu que eles tinham que esclarecer a dúvida entre Schwarzenegger e Stallone no primeiro jogo. O resultado foi uma cópia lavada do cartaz de “Rambo II: Programado para Matar”. Detalhe para os textos na capa do game: “Ele não é um alien, Ele é um predador!!”. Será que foi para despistar os jogadores?

CONTRA III (Japão) x JOGO BRUTO

Parece que o negócio de copiar os cartazes dos games começou a pegar mal nos EUA, porque a Konami resolveu que agora só valia fazer isso na versão japonesa da série. Então “Contra III: Alien Wars” no Japão saiu com essa bela imagem de um Schwarzenegger oriental copiado do cartaz de “Jogo Bruto”, o filme de sucesso ator na época. Mas, sempre com a faixa na cabeça, para ninguém notar. E, para completar, a versão do jogo para GameBoy chamada “Operation C” teve na capa japonesa novamente Arnold (com a faixa). Veja abaixo:

Cansados das críticas, o pessoal da Konami desistiu de copiar imagens de Hollywood na capa dos seus games. Mas isso não quer dizer que não dá pra copiar o cartaz DENTRO do jogo! Veja abaixo essa imagem de “Contra: Rebirth” quando você passa de fase. Foi “inspirada” no cartaz do clássico filme “Fuga para a Vitória”, com o astro Michael Caine, o jogado Pelé (tirando uma de ator) e quem mais? Sylvester Stallone, claro!  Isso é que é fanatismo!


NAVY MOVES X COMANDO PARA MATAR

Mesmo com equipamento de mergulho e um lança-chamas ao invés de granadas, dá para notar que o fortão da capa de “Navy Moves” é o Schwarzenegger em “Comando Para Matar”. O jogo foi lançado pela Dinamic para MSX, Amiga e ZX Spectrum em 1988, três anos depois do filme.

GALDREGON´S DOMAIN x CONAN, O DESTRUIDOR

Schwarzenegger estava mesmo em alta. Este obscuro jogo de 1989, para a plataforma Amiga, chamado “Galdregon’s Domain”, foi buscar o cartaz de “Conan, o Destruidor”, de 1984, para agradar os fãs e tentar vender algumas cópias a mais. Se o jogo ajudasse…

JIM POWER IN MUTANT PLANET X TODOS OS CARTAZES DE JEAN-CLAUDE VAN DAMME

Mas a década de 80 não viveu apenas de Stallone e Schwarzenegger. Este jogo de ação para Amiga, Atari e Amstrad, chamado “Jim Power in Mutant Planet” lançado em 1992, não copiou apenas um, mas quase todos os cartazes do astro de ação Jean-Claude Van Damme, já que ele sempre faz a mesma pose para mostrar o bíceps.

METAL GEAR X EXTERMINADOR DO FUTURO

O filme pode até ter Arnold Schwarzenegger, mas o copiado da vez foi o ator Michael Bien, no papel do rebelde Kyle Reese, em “O Exterminador do Futuro”. O jogo é o primeiro de uma série que se tornaria clássica: “Metal Gear”, lançado em 1987 pela Konami. Até tu, Hideo Kojima?

ROAD RAIDER X MAD MAX

Este jogo de 1988, “Road Raider”, para a plataforma Amiga, não copiou o cartaz, mas um frame do filme “Mad Max”, cujo título em inglês é “Road Warrior”. Alguém viu semelhanças?

OS GOONIES 2 X A JÓIA DO NILO

O jogo é baseado em um filme, mas a capa copia o cartaz de outro? Vai entender. A segunda adaptação do filme “Os Goonies” para o Nintendo chamada “Goonies II” usou o cartaz de “A Jóia do Nilo”, que também é uma continuação, como base para a arte. Será que foi falta de inspiração, já que “Os Goonies” nunca teve uma sequência?

DUKE NUKEM 3D x UMA NOITE ALUCINANTE 3

“Duke Nukem 3D” trouxe muita inovação para o gênero 3D, mas nenhum para as capas de games. Parece que o ilustrador estava com preguiça de criar algo novo e resolveu que o melhor era pegar um pose já pronta do cartaz de “Uma Noite Alucinante 3″ e faz sua arte por cima. Prático, não?

TRUE CRIME: STREETS OF L.A. x ASSASSINOS SUBSTITUTOS

Os anos 2000 chegaram e já não existiam mais cartuchos e os jogos agora eram em CD ou DVD, mas a tradição de copiar cartazes ainda continuava. A Activision lançou “True Crime: Streets of LA” em 2003, que já uma é cópia da mecânica do game “GTA III”, então nada mais justo que copiar também o pôster de alguém. A vítima dessa vez foi o filme “Assassinos Substitutos”, de 1997, com Chow Youn Fat e Mira Sorvino. So deixaram a pobre da Mira Sorvino de fora…

JUST CAUSE 2 x RAMBO IV

Para terminar, voltamos ao começo. A capa de “Just Cause 2”, lançado pela Eidos em 2010, é um retorno ao passado “homenageando” o astro Sylvester Stallone, que voltava também às suas origens com “Rambo IV”. Até as cores das letras os caras usaram! Será que tinha alguém da Konami ou da série “Contra” trabalhando na Eidos?

Neca Boullosa
@necaboullosa

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados