Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O impacto das Tartarugas Ninja na cultura pop nos últimos trinta anos

Vamos voltar um pouco no tempo e relembrar os momentos mais importantes dessas jovens tartarugas nas mais diferentes mídias.

TMNT_First_appearance_colourin_by_Frobman

Na primeira metade dos anos 80, dois amigos, Kevin Eastman e Peter Laird, se encontraram para uma tarde de conversas casual, aonde tiveram um brainstorm e esboçaram alguns desenhos. Os dois surgiram com a ideia de criar uma paródia dos quatro mais populares quadrinhos da época: “Demolidor” e “Novos Mutantes”, da Marvel, “Cerebus”, de Dave Sim, e “Ronin”, de Frank Miller. Usando uma devolução de impostos e um empréstimo do tio de Eastman, os dois jovens artistas então fundaram a Mirage Studios e publicaram sua própria história em quadrinhos, que estrelava quatro tartarugas mutantes, adolescentes e ninjas.

Teenage Mutant Ninja Turtles” foi lançada em 1984, em uma convenção de quadrinhos que aconteceu no Sheraton Hotel, em Portsmouth, Inglaterra. Nessa época, as histórias eram em preto e branco, com uma atmosfera mais sombria, diferentes dos filmes, desenhos e outras mídias que surgiriam mais para frente. Nos quadrinhos, as Tartarugas também já passaram pela Image Comics, Archie Comics, Dreamwave, IDW, entre outros.

Em 1985, os quatro adolescentes já eram um fenômeno no formato, quando Mark Freedman, um agente de licenciamento, procurou Eastman e Laird com uma proposta de ampliar as oportunidades de merchandising de sua franquia. Em 1987, com a Playmates Toys Inc, o conceito dos personagens mudou para sempre. Designers e escritores foram contratados para não apenas desenvolverem Action Figures, mas uma série de TV animada também começou a ser produzida por animadores da Murakami-Wolf-Swenson.

Os roteiristas contavam simples histórias nas embalagens dos bonecos, histórias essas que eram relacionadas com o desenho animado. Foi assim que o universo das Tartarugas começou a ser desenvolvido da maneira como conhecemos hoje, com o tom sombrio sendo deixado de lado e o humor tomando conta. Frases famosas como “Heroes in a Half Shell” e “Turtle Power!” surgiram nessa época. Os quadrinhos, porém, ainda mantinham um tom mais adulto.

Ninja-Turtles-TMNT-PizzaNascimento

Mestre Splinter, o pai e mentor das Tartarugas, deu nome de artistas do Renascimento para seus filhos: Leonardo, o líder; Rafael, o cabeça quente; Michelangelo, o piadista, e Donatello, o geek. Juntos de seu pai, os quatro foram alterados com algum tipo de líquido que os transformou em criaturas que possuem características muito próximas a de um ser humano, como a capacidade de raciocinar, lutar etc. A origem da mutação vária de acordo com cada história. A mais famosa é a dos filmes, aonde Splinter e seus filhos, em um esgoto, foram expostos ao líquido radioativo chamado Ooze.

Outros personagens importantes são April O’Neil, uma repórter astuta que sempre está ajudando o grupo e Casey Jones, um vigilante que protege a cidade de Nova Iorque e que usa uma máscara de hóquei para esconder a sua identidade. Juntos, as Tartarugas e seus companheiros tentam livrar a cidade do mal, que em maior parte das vezes vem do vilão Destruidor, um mestre da arte marcial Ninjútsu chamado Oroku Saki, que é também o líder do Clã do Pé (Foot Clan). Em todas as encarnações das histórias, o Destruidor é sempre o arqui-inimigo de Splinter e das Tartarugas.

No final dos anos 80 e começo dos anos 90, as quatro tartarugas adolescentes e obcecadas por pizza eram um sucesso e já tinham diversos produtos licenciados, como cereais para crianças, toalhas, produtos escolares, entre outros.

Talvez os produtos de maior sucesso na época sejam os videogames baseados na franquia. Em 1989 foi lançado para arcades o game que se tornaria uma das maiores febres: “Teenage Mutant Ninja Turtles”, um side-scrolling de beat-‘em-up baseado no desenho animado dos anos 80. O próximo game das Tartarugas que viria a ser um sucesso tão grande quanto o primeiro foi “Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time”, lançado em 1991, e depois adaptado para o Super Nintendo em 1992, sendo também um sucesso e o melhor game da franquia nos home consoles até então.

No Cinema

As jovens e mutantes Tartarugas também ganharam espaço no cinema. Em 1990, o diretor Steve Barron (“As Aventuras de Pinocchio”) lançou “Teenage Mutant Ninja Turtles. Com um orçamento de US$ 13,5 milhões e rendendo mais de US$ 100 milhões, o filme foi um sucesso público na época. O enredo do longa mostra que uma onda de crimes impera em Nova York com uma misteriosa quadrilha, os ninjas do Clã do Pé (Foot Clan), liderados pelo terrível Destruidor, sendo responsáveis por esses crimes. April O’Neil, uma repórter televisiva, é atacada quando investigava o Clã do Pé e é salva pelas Tartarugas. Depois que os Ninjas do Destruidor capturam o Mestre Splinter, as quatro Tartarugas se juntam a April e a Casey Jones para salvá-lo e derrotar o Clã do Pé e o Destruidor.

51D518SBKBLAs tartarugas do filme foram criadas pela Creature Shop, de Jim Henson, em Londres. Quando a produção acontecia, Henson disse que as criaturas foram a tecnologia mais avançada com a qual ele jÁ trabalhou. Elas eram feitas de fibra de vidro e depois remodelados com barro. Eles foram produzidos como moldes para encaixar todo o corpo em látex de borracha de espuma. Todo este trabalho foi completado em 18 semanas.

Com o estrondoso sucesso, mais duas sequências foram realizadas ainda na década de 1990. “Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze” foi lançado já no ano seguinte do primeiro longa, em 1991, aproveitando o sucesso estrondoso da marca. Enquanto o filme de 1990 era um pouco mais sério e sombrio, este segundo seguiu um tom mais divertido para atrair ainda mais as crianças, tanto que os heróis lutam mais com as próprias mãos e usam muito pouco suas armas.

Já a terceira produção, de 1993, foi a última live-action, até aquele momento. Devido ao pobre enredo, péssimo desenvolvimento de personagens e piadas de mau gosto, o público não aceitou muito bem a sequência, que mesmo fazendo excelente números nas bilheterias, acabou ainda assim sendo a responsável por deixar a franquia nos cinemas um pouco de lado. Depois disso, a última tentativa de um filme foi em 2007, com “TMNT”, animação em CGI que é uma continuação dessa série de longas.

Animações

Além do clássico e importante desenho animado, que foi ao ar de 1987 até 1996, e apresentava novos personagens, que viriam a se tornar alguns dos mais famosos e amados do público, como Bebop e Rocksteady, mais duas outras animações seriam um sucesso na TV. Entre 2003 e 2009, a própria Mirage Studios co-produzia “TMNT”, ao lado da 4Kids Entertainment, uma série que lembrava mais o tom das histórias em quadrinhos originais, algo mais sério e com uma pegada mais na ação, mas ainda assim divertida e perfeita para as crianças.

Em 2009, a Nickelodeon adquiriu os direitos Globais das “Tartarugas Ninja”. No momento, não é claro o envolvimento geral que a Mirage tem com as tartarugas. A Nick também é responsável pelo desenho animado atual, que já está com uma terceira temporada confirmada e mistura elementos da animação original, com histórias mais bem desenvolvidas e personagens marcantes.

teenage-mutant-ninja-turtles-movie-poster

Agora, em 2014, a Nickelodeon Movies se uniu à Platinum Dunes, de Michael Bay (“Transformers”) para produzir um reboot da franquia intitulado “Teenage Mutant Ninja Turtles“. Além da produção de Bay, o reboot traz a direção de Jonathan Liebesman (“Fúria de Titãs 2”). Os atores Alan Ritchson (o Aquaman do seriado“Smallville”), o estreante Pete Ploszek, Jeremy Howard (“O Grinch”) e Noel Fisher (“Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles”) respectivamente interpretam, por meio de captura de movimentos, Rafael, Leonardo, Donatello e Michelangelo, e um elenco humano que traz Megan Fox (parceira de Bay nos dois primeiros “Transformers”) no papel da repórter April O’Neil, Will Arnett (da série “Arrested Development”) como Vern Fenwick, o cinegrafista de O’Neil, Whoopi Goldberg (“Ghost – Do Outro Lado da Vida”) interpretando Bernadette Thompson, a chefe de April e Vern e William Fichtner como Eric Sachs, um vilão que está financiando o Destruidor e o Clã do Pé nessa versão.

Por muito tempo, antes das filmagens começarem e quando o longa ainda estava na pré-produção, um rumor que circulou na internet é de que as Tartarugas não seriam mutantes como em todas as encarnações anteriores, mas sim alienígenas que caíram em nosso planeta. O boato persistiu por muito tempo, até ser desmentido pelo produtor Michael Bay, que confirmou que elas seriam mutantes.

O enredo dessa nova aventura, que parece pegar bastante o tom adulto e mais sério das obras originais e misturar com um clima caricato e divertido, mostra que Nova York virou uma cidade sombria, dominada pelo medo, crime e violência. A cidade precisa de heróis. Até que um dia quatro jovens tartarugas sobem dos esgotos e começam a agir defendendo a cidade. Elas são as Tartarugas Ninja: Raphael, Leonardo, Donatello e Michelangelo. Agora, com a ajuda de April O’Neil e seu amigo Vern Fenwick, elas terão de proteger a cidade do maníaco plano do Destruidor.

Vamos tirar nossas dúvidas sobre a qualidade, é claro, quando “As Tartarugas Ninja” chegar aos cinemas a partir desta quinta-feira (14). Será que esta nova obra cinematográfica também ficará marcada na história da franquia? Bem, seja para o bom ou o mal, o ódio de alguns fãs já fez uma parte disso, mas há ainda esperança para que esta nova leitura seja divertida e diferente.

Lucas Mendonça
@lucassilvamend

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados