Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 17 de março de 2010

Pânico na TV invade o Oscar. Até onde podemos acreditar?

O que tem de verdade e mentira na história?

Amado por alguns e odiado por outros, o programa “Pânico na TV” exibiu, no último domingo, 14, uma incrível aventura vivida por Daniel Zukerman, mais conhecido como Impostor, na qual ele invadia a festa do Oscar, realizada no dia 7 deste mês. Os vídeos, feitos a partir de câmeras portáteis que não permitem boa iluminação nem qualidade de imagem, mostram a esperteza do ator ao se infiltrar no evento e ficar ao lado de estrelas do cinema mundial.

Invejando alguns cinéfilos que, talvez, fariam de tudo para tentar a mesma façanha, o Impostor consegue uma limusine autorizada, entra no Kodak Theatre, dribla os seguranças do evento (que já estão acostumados com malandros tentando assistir à cerimônia), consegue um livro especial para os convidados e ainda conversa com atrizes como Queen Latifah (“Chicago”) e Mo’Nique (“Preciosa”). Ao se sentar na plateia, ele filma, mesmo de longe, o palco da apresentação e, visivelmente emocionado, transmite ao público toda a sensação (e perigo) de estar fazendo tal loucura.

Conhecidos por não serem muito verdadeiros em várias de suas matérias, mas que entretém o público cativo do programa, o Pânico acabou tendo problemas com essa visita indesejada ao Oscar. Especulações de que a Rede TV havia credenciado Daniel Zukerman tomaram a internet, por mais que os realizadores do programa e o próprio ator neguem a possibilidade. Se ele estava credenciado ou não, se a matéria foi verdadeira ou falsa, ninguém tem certeza. Mas alguns pontos positivos e negativos devem ser apontados.

Os positivos dizem respeito ao bom uso das novas mídias para transmitir, ao espectador, todas as sensações do ator ao invadir a festa do Oscar, bem como a edição dinâmica e curiosa da matéria. Além disso, todo bom cinéfilo deve ter ficado com o mínimo de inveja de não estar no lugar do Impostor ou mesmo deve ter começado a bolar alguma invasão estratégica para o próximo ano. O fato é que a matéria tem um quê de interessante e sustenta a curiosidade do público do começo ao fim.

Por outro lado, muitas lacunas foram deixadas. Alguns momentos cruciais para a infiltração do Impostor no Oscar foram omitidos. Em momento algum ele realmente esbarra com os seguranças ou é ameaçado por estar ali sem credencial, a não ser quando ele é repreendido parcialmente por usar o celular. Ainda: parece que ele tem um lugar reservado na plateia para assistir à cerimônia, não passando por nenhum transtorno para encontrar um assento. O roteiro da matéria teria escondido isso para investir no objetivo principal que era mostrar a cerimônia ou eles simplesmente esqueceram dessas partes?

Verdade ou mentira, não se deve negar a boa performance de Daniel Zukerman em cena, revelando, mais uma vez, sua ótima habilidade como ator (e comediante); bem como dos realizadores do Pânico, que das piores ideias tiram sempre o melhor proveito. Acredito que eles pouco se importem em ter mostrado uma farsa ou uma realidade. A audiência deu certo, e sempre dá para o Pânico. São as loucuras e o jornalismo-verdade-mentira-insanidade que mantém o sucesso do programa, e praticamente ninguém tira o reconhecimento disso.

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

+ MAIS

– Já estão abertas as inscrições e seguem até o dia 30 de abril para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem do XX Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, um dos principais festivais de cinema do Brasil, que será realizado de 24 de junho a 01 de julho de 2010. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial.O resultado da seleção será divulgado pela organização do Cine Ceará até o dia 15 de maio.

– Para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem do Cine Ceará, podem concorrer filmes em formatos profissionais (16mm, 35mm, ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), com duração mínima de 70 minutos, devem ter sido concluídos a partir de junho 2008 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha). Receberão troféu os vencedores de longa-metragem nas categorias: melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz e prêmio da critica ao melhor filme.

– Já na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem do Cine Ceará podem concorrer trabalhos de produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de três anos. Os filmes devem ter duração máxima de 20 minutos e em qualquer formato (16 mm, 35mm ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), nos gêneros animação, ficção, documentário ou experimental. Os trabalhos enviados devem ter sido concluídos a partir de junho de 2008 e não terem participado de processos seletivos nas edições anteriores deste Festival. Serão premiados com o troféu Mucuripe os melhores nas categorias: melhor curta, direção, fotografia, edição, roteiro, som, direção de arte, ator e atriz.

– A quem tem saudade de uma das bandas mais irreverentes do País, “Mamonas para Sempre – o Doc”, de Claudio Kahns, é a atração inaugural do In-Edit Brasil 2010, e será exibido no dia 18 de março, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), em sessão exclusiva para convidados. O filme mostra um dos maiores fenômenos da música brasileira, o grupo que arrebatou o Brasil e, em pouco mais de seis meses, vendeu milhões de cópias de seu único disco. O documentário mostra material inédito da banda e traz depoimentos de parentes, amigos, produtores e músicos para recontar a trajetória do grupo, os desafios, a ascensão e o trágico acidente aéreo que matou todos os seus integrantes em 1996.

– RÁPIDAS

– A 15ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, principal evento dedicado à cultura do documentário da América Latina, será realizada neste ano entre 8 e 18 de abril em São Paulo e entre 9 e 18 de abril no Rio de Janeiro.  A entrada para todas as sessões é franca.

– Em São Paulo, o É Tudo Verdade realiza a estreia mundial de “Uma Noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil, no dia 08 de abril, em sessão para convidados no Espaço Unibanco de Cinema. Primeira direção da dupla, o longa resgata a final do III Festival da Música Popular, promovido e exibido pela TV Record, em 21 de outubro de 1967.

– No Rio de Janeiro, a abertura do É Tudo Verdade será feita pela estreia brasileira do novo documentário de José Padilha, a co-produção internacional “Segredos da Tribo”. Nele, o diretor coloca a antropologia no banco dos réus ao abordar a atuação de pesquisadores entre os ianomâmis da Venezuela nos anos 1960 e 1970.

– Terminaram esta semana as filmagens da série de TV “Bipolar”, drama psicológico policial que investiga os diferentes “pólos” das pessoas: os conceitos, as “verdades” e as “mentiras” absolutas de cada um. Com 12 episódios de 25 minutos cada, a série brasileira foi totalmente filmada no bairro paulistano da Moóca e suas adjacências. A série será exibida no Canal Brasil no segundo semestre de 2010, e na TV aberta em 2011. Logo em seguida, será realizada uma montagem especial para exibição em salas de cinema.

***

Sugestões de Pauta: [email protected]

Veja as outras matérias da coluna ACTION.

<object width=”480″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/7Sf3ZkHUG2o&hl=pt_BR&fs=1&”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/7Sf3ZkHUG2o&hl=pt_BR&fs=1&” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”480″ height=”385″></embed></object>
Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados