Cinema com Rapadura

Colunas   segunda-feira, 13 de julho de 2015

Estúdios podem deixar de exibir trailers exclusivos na Comic-Con

Tudo isso devido os vazamentos na San Diego Comic-Con 2015.

Sábado (10) foi um dia quente na San Diego Comic-Con 2015, pois os estúdios mostraram vídeos de seus grandes filmes. O problema é que esses materiais apresentados são exclusivos dos eventos e várias pessoas decidiram filmar o que estava sendo apresentado no Salão H e liberar na internet. Esta repetida ação ilegal está fazendo muitos estúdios reverem se vale realmente a pena exibir esses vídeos no evento, correndo o risco de cair online. Você deve estar se perguntando: “Por que eles não lançam logo esses vídeos para todos?”. Primeiro, é um dos grandes legados históricos do evento esses vídeos exclusivos. Segundo, boa parte do material apresentado está inacabado e é apenas mostrado pra sentir um pouco do feedback dos fãs que estão no evento.

A Warner Bros. e Fox passaram o fim de semana inteiro entrando em contato com serviços de vídeo, sites e redes sociais com o intuito de tirar esses vídeos vazados do ar. Os trailers de “Esquadrão Suicida”, “Deadpool” e “X-Men: Apocalypse” vazaram e podem ser vistos online em baixíssima qualidade. Representantes dos estúdios disseram que esses vazamentos frequentes podem ter consequências nas futuras Comic-Cons.

Quentin Tarantino, por exemplo, mostrou oito minutos de “Os 8 Odiados” para todos que estavam presentes. O cineasta, inclusive, falou que o filme correu um grande risco de não acontecer por conta do vazamento do primeiro script do longa, que acabou sendo liberado online devido a uma irresponsabilidade de um dos agentes de um pequeno grupo de atores que ele dividia o script. Imagina só: Tarantino faz um filme de 70mm para ser exibido em GRANDES cinemas e ele acaba vendo um vídeo de baixíssima qualidade sendo vazado pela internet. Pois é, ainda bem que não vazou nada, se não o cara desiste de vez da internet e eventos do gênero. Muitos cineastas tem como orgulho chegar na Comic-Con com algo para mostrar para os fiéis fãs que vão para San Diego. Alguns estúdios mostram um vídeo no evento e lançam ao mesmo tempo na internet, com foi o caso de Star Wars  e da própria Warner com Batman vs Superman, mas normalmente alguns dos filmes ainda estão em processo de filmagem (como o próprio “Esquadrão Suicida”) ou não estão com os efeitos visuais concluídos e, portanto, a qualidade real não é aquela mostrada ali no evento.

Caberá aos organizadores da Comic-Con melhorarem as medidas de segurança para pegar esses caras que ficam filmando dentro das conferências ou “haverá menos apresentações especiais”, como disse um dos cabeças de estúdio ao site Deadline. As medidas de segurança vão desde os moderadores reforçarem que não pode ser filmado o vídeo a ser exibido a seguir e os próprios fãs da plateia monitorarem o público. Tudo isso com objetivo de proteger o evento e sua credibilidade. Infelizmente algumas maçãs podres podem acabar com a festa de todos.

O site Deadline perguntou a Sue Kroll, CEO de Marketing e Distribuição Internacional da Warner Bros., sobre o vazamento do trailer de “Esquadrão Suicida” e ela não escondeu a frustração do estúdio:

Não temos planos no momento para liberar o trailer de ‘Esquadrão Suicida’ que vazou do Salão H no sábado. É lamentável e danificou uma relação de confiança de longa data que tivemos com os nossos fãs na convenção por postar esse material precoce, o que, neste momento, não era destinado a um público mais vasto. Estamos ainda nas filmagens de ‘Esquadrão Suicida’ e terá uma grande lançamento da campanha no futuro. Nossa apresentação ontem foi projetada para ser experimentada naquele salão, naquelas telas grandes”.

Te faço uma pergunta: por que não vemos materiais da Marvel sendo vazados (existem exceções, mas normalmente não são)? Eles se preocupam muito com segurança. Olha só os painéis deles em outros eventos:

daredevil-panel-marvel-suits

daredevil-panel-nycc-agents

O que os estúdios não podem esperar é a boa vontade das pessoas. Faz como a Marvel e coloca vários seguranças. Ilegalidade se resolve com linha dura. Ao invés da Warner e Fox desistirem da Comic-Con, talvez investirem em segurança resolva a situação.

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe


Conteúdos Relacionados