Cinema com Rapadura

Acme   quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Seja mais que um consumidor! Saiba como ajudar o seu projeto favorito!

Você não sabe o poder que tem nas mãos.

Uma das coisas mais legais de acompanhar o trabalho de quem produz algo, principalmente para internet, é ter a possibilidade de se aproximar do seu produtor de conteúdo favorito. Seja podcaster, seja blogueiro, seja vlogueiro, seja um jovem autor, etc. Todos eles adoram ter contato com quem acompanha os seus trabalhos e normalmente possuem um canal aberto de comunicação através das redes sociais. Porém, a maioria deles não são filiados a grandes veículos de comunicação e normalmente são independentes. Mesmo que alguns já sejam famosos, a maioria deles só chegou em algum lugar por causa de dois fatores: conteúdo e público. O próprio Cinema com Rapadura e o RapaduraCast, assim como o 99Vidas (projetos que eu faço parte); ou até podcasts como Jovem Nerd e Matando Robôs Gigantes; ou vlogs como os do Izzy Nobre; ou livros de jovens autores como Fábio M. Barreto, Affonso Solano, Raphael Draccon e Carolina Munhóz (todos rapadurianos) – e dos amigos Eduardo Spohr ou Leonel Caldela … todos eles só conseguiram se manter até hoje por causa de muita dedicação, mas também por causa de quem consome diariamente o que é produzido: você.

É muito difícil crescer sendo independente. Muitos projetos bacanas acabam por causa de 2 fatores: falta de dinheiro e falta de motivação. Quando recebemos feedback, “a falta de motivação” vai embora, pois reconhecimento é algo fortalece qualquer pessoa. Já “a falta de dinheiro” é resultado do baixo alcance dos projetos. Isso quer dizer, quando esses trabalhos não chegam a muitas pessoas, eles demonstram que o público não tem tanto interesse naquilo. Resumindo: o projeto, inevitavelmente, acabar. Se chegam a muitas pessoas, consequentemente o retorno financeiro vai vir. Se um podcast é muito baixado, ou um vlog é muito assistido, ou livro é muito comprado, o resultado é que quem produz vai conseguir sobreviver daquilo e trabalhará por muitos anos para continuar trazendo esses conteúdos.

O certo é que as vezes você não tem muita noção do poder que tem nas mãos. Na maioria das vezes, sem gastar um tostão, você conseguirá dar uma sobrevida para muitos projetos.

Vou dar algumas dicas para você ajudar quem faz parte da sua vida há tantos anos:

1) Consuma

É simples e é o mais importante. Baixe os podcasts, assista aos vlogs, compre os livros. Parece simples, mas ao consumir você ajudará MUITO! No caso do RapaduraCast, por exemplo, temos um caso particular: como falamos de filmes, algumas pessoas preferem não baixar uma edição que fala de um filme que elas ainda não viram (por causa de spoilers). Entendemos! Diferente do 99Vidas ou Nerdcast, que você pode baixar tranquilamente, pois os temas são mais variados (ou de coisas antigas). Ou até o caso do MRG e Iradex, que trabalham mais como revistas de recomendações no formato de podcast. No fim, o importante é que você consuma. Compre os livros! Muitos deles são bem baratos e todos os dias aparecem promoções excelentes. Fica ligado nas redes sociais dos autores, pois eles sempre divulgam. E se você gosta do autor, vai querer que ele escreva mais uns 50 livros, né? Então compra! \o/

2) Converse nas redes sociais

Se o podcast tocou num assunto do seu interesse, converse sobre ele nas suas redes sociais. Fomentar as discussões fortalece o interesse de outras pessoas quererem buscar mais informações sobre o assunto, consequentemente acabam caindo no blog/vlog/podcast/livro. O assunto do podcast foi sobre o Charlie Hebdo? Escreva/discuta sobre o assunto! Fomentar as temáticas ajuda muito!

3) Visite o site

Parece básico, mas muitos ouvintes de podcasts, web-telespectadores e leitores esquecem que existem os sites oficiais de cada projeto. Apesar adorarmos que todos assinem o podcast na iTunes ou no feed, uma visita ao site sempre que sai um conteúdo novo é muito importante para nós. No caso do Cinema com Rapadura, por exemplo, o site tem muita vida além do RapaduraCast semanal. Ao visitar um site de um autor, você fica sabendo sobre as novidades, próximos projetos, agenda de eventos e etc. Muitos vlogueiros não possuem site (o que considero um erro), mas acessar os canais em busca de outros vídeos também ajuda! \o/ As visitas são algumas das coisas que mostram retorno de todo o esforço.

4) Comente

A sua participação é de extrema importância. Através dos comentários é que sabemos se o tema abordado foi aprovado ou se ele poderia ter sido melhor discutido. Muitas vezes os comentários são melhores do que o próprio conteúdo. Normalmente é um complemento perfeito para a discussão. Muitos podcasts acabam tendo poucos comentários pelo público achar que não faz diferença. Faz sim! Um comentário é o pontapé para o início de um bate-papo. Na maioria dos podcasts, os outros próprios podcasters respondem os comentários. É uma ótima forma de interação. Comente também na área de comentários de lojas virtuais que estão vendendo os livros. A boa fama da obra vai se espalhar e as chances de sucesso só aumentam!

5) Poste fotos

Comprou um livro? Posta uma foto no Instagram/Facebook lendo, marcando um trecho. Viu o livro de um autor que você curte nas prateleiras? Tira uma foto e posta! É sempre legal ver o alcance. Tá por aí de bobeira escutando um podcast? Posta foto! Fez um desenho sobre um tema que foi abordado? Posta foto! Sempre dá pra postar uma coisa legal. Sem falar que você pode acabar ganhando um RT 😉

6) Recomende

Uma das formas mais simples de ajudar o projeto que você curte é recomendando nas redes sociais. Sério! Tem botões do Twitter e Facebook em todas as postagens de podcasts. Clica lá e recomenda pros amigos! Saiu episódio novo? Recomenda! Isso ajuda muito. Terminou de ler o livro? Recomenda! O ato de compartilhar qualquer produto nas redes sociais faz com que o nosso trabalho atinja outras pessoas.

7) Recomende para os seus amigos pessoalmente

Essa é poderosa. As vezes uma tuitada ou um post no Facebook não é o suficiente. Tem muito mais impacto se você vender os nossos projetos pessoalmente. Está reunido com os amigos? Pergunta: “E aí, já ouviu o podcast X sobre o tema X?”. Esse tipo de fomentação é importante, pois daqui uns dias será mais um assunto na sua roda de amigos. Você sabe que alguém da sua família adora um determinado filme? Por que não recomenda o RapaduraCast desse filme pra essa pessoa? Isso vale pra livros, vlogs e etc. Eu tenho certeza que se você gostou, você vai recomendar.

8) Prestigie quem apoia o projeto

Sempre vemos muitos comentários negativos quando existe um patrocínio envolvido. Não deveria ser assim. Sem os patrocinadores, é praticamente impossível manter os projetos vivos. A melhor forma de ajudar é visitando os sites dos patrocinadores e apoiadores, consumindo os seus produtos e etc. Se você acha que o patrocinador está mandando no projeto, você tem o direito de reclamar. Mas, na maioria dos casos, os patrocinadores complementam o conteúdo. Ao invés de reagir de forma negativa, se você reagir positivamente, o resultado para o patrocinador será incrível e, consequentemente, fortalecerá o projeto. Projetos só sobrevivem se tiverem patrocinadores. Essa é a regra máxima. Prestigie!

9) Esteja presente aos eventos

Uma das coisas mais legais é encontrar o público pessoalmente. Muitas vezes trocamos ideias por anos através da internet, mas nunca encontramos determinados leitores/ouvintes pessoalmente. Quando surge a oportunidade de viajarmos para outros estados, o que mais queremos é encontrar as pessoas. Portanto, fica ligado nas agendas de eventos e/ou nas redes sociais, pois sempre é divulgado por lá.

10) Defenda, proteja

Não deixe que falem mal do projeto. Proteja! Defenda! Vire um guardião. Você escuta os podcasts há tantos anos, que somos praticamente da família. E nunca deixamos falarem mal da nossa família, né?

===

Se você fizer pelo menos 1 desses 10 tópicos (o ideal seriam os 10 :D), com certeza você estará ajudando muito! Contamos com você, inclusive compartilhando esse post! _o>

Saiba Mais:

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas