Cinema com Rapadura

Acme   quarta-feira, 09 de outubro de 2013

10 motivos que fazem Lost melhor do que Breaking Bad

Vou aqui listar uns pontos para discutirmos.

ANTES DE VOCÊ CHEGAR DANDO UMA VOADORA DO BRUCE LEE, ATENÇÃO: eu sou FANÁTICO pelas duas séries. Este texto surgiu depois de tanto ouvir as pessoas falando que Breaking Bad (BB) é a melhor série já feita. Não sei se o pessoal tem memória curta ou apenas valorizam o que é novo. Ouvi pessoas dizem que BB é uma série que revolucionou a TV. Não, não é. BB é espetacular e tecnicamente impecável, mas não é essa Coca-Cola toda não. Lembrando que esta é a minha opinião. Vamos aos pontos que eu acredito que fazem Lost melhor do que Breaking Bad:

EU SEI QUE TEM GENTE QUE NEM VAI LER O POST, ENFIM! ¯\_(ツ)_/¯

SIM, TEM SPOILERS DAS DUAS SÉRIES!

1) Mobilização

Desde que o piloto de Lost foi lançado, em 22 de setembro de 2004, um fenômeno foi criado. O piloto da série é considerado por muito o MELHOR da história da televisão. A partir dali, o fenômeno foi criado e as pessoas começaram a se perguntar o que era tudo aquilo que estava acontecendo. Como assim um avião caiu em uma ilha e várias pessoas sobreviveram? Quem são essas pessoas? O que é aquele som que veio da selva e assustou todo mundo na primeira noite? O que aconteceu com a outra metade do avião? O que é esse tal monstro (fumaça)? Tudo isso em UM EPISÓDIO! BOOOOOM! Explodiu a cabeça do universo.

Breaking Bad virou um fenômeno em sua ÚLTIMA temporada. O episódio final da quarta temporada teve 1,9 milhão de espectadores. O último da série teve 10,3 milhões de espectadores. Como a quinta temporada começou em 15 de julho de 2012 e terminou em 29 de setembro de 2013, foi um espaço bem considerável para uma maximização do público. O que fez a série pegar de vez apenas na última temporada? Marketing e qualidade são dois pontos que respondem a pergunta.

Na época de Lost, as pessoas ficaram tão malucas, que sites foram criados para especular as teorias. Fóruns (lembra do LostBrasil?) eram as principais fontes de discussão sobre o seriado. Pessoas tiravam fotos dos episódios para analisar frame por frame os easter eggs. Podcasts foram criados para discutir semanalmente os episódios. Livros foram escritos sobre as teorias e como Lost impactou no mercado. Lost era um assunto recorrente na roda de amigos. LOST PASSOU NA GLOBO. Isso gerou mais buzz para a série, principalmente aqui no Brasil. Lost gerava brigas HOMÉRICAS. Souvenirs eram desejados por todos. Sites de legendas foram criados por causa de Lost.

Sem LostBreaking Bad não existiria. Não só BB, mas muita série não existiria sem Lost e 24 Horas. São as duas séries responsáveis por trazer maturidade aos roteiros e mostrar tudo isso na TV Aberta. Sopranos já fazia isso na TV fechada.

2) História

A história de BB é extremamente cativante, mas bem simplória. Um professor de química que descobre que tem câncer, decide ligar o foda-se e passa a produzir e vender metanfetamina com um ex-aluno marginal. A história se desenvolve a partir daí, mas por mais que tivessem tentado expandir o universo, vemos mais o desenvolvimento dos personagens (que são poucos, aliás, comparado com Lost) do que qualquer outra coisa. Chega uma hora que dá saco vê essa “raivinha” do Jesse x WW x Hank. Demoram mais nisso do que a luta do Goku x Freeza em Dragon Ball Z. O arco principal sempre retornou para as consequências dessa mudança de vida do Walter White. Isso não é uma coisa ruim, mas sempre fiquei com a sensação de que história não estava saindo do lugar. Em muitos episódios não aconteceu absolutamente nada e apenas o final era impactante para você continuar interessado em assistir. Assim como Lost. Aliás, muita gente desistiu das duas séries por causa disso.

E Lost? Um avião caiu em uma ilha. Vários sobreviveram. Pessoas completamente diferentes, criações diferentes e etnias diferentes. Mas que no fim, todos estão ligados por algo. Nessa ilha existem muitos mistérios. Um monstro na floresta? Velhos habitantes (Os Outros)? Sobreviventes de um naufrágio? Números enigmáticos? Uma escotilha? Uma empresa chamada Dharma? NA BOA! Um prato CHEIO de histórias. Sem falar da forma revolucionária da série em contar a história de seus personagens através de flashbacks (depois com flashforwards) para conhecermos os motivos das suas ações no presente, fazem de Lost um ESPETÁCULO em história. Muito julgam a série pelo final, mas esquecem de terem ficados MALUCOS por MUITOS ANOS com as teorias e trama. A história de Lost é cativante, curiosa, enigmática, em franca expansão e totalmente interativa. Não esquecer que os fãs acabaram ajudando no desenvolvimento da história com o passar dos anos.

Lost trouxe referências de Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz e até da Bíblia. BB faz referências visuais e em contexto para Scarface, filmes do Tarantino, clássicos do faroeste e até mitologia. Ambas as séries foram espetaculares no uso de suas referências.

3) Personagens

O foco da história de Breaking Bad é em Walter White. Os demais não passam de coadjuvantes de sua jornada. Alguns aparecem mais (Jesse, Hank, Gus… por exemplo), outros menos, mas no fim é WW que importa. É a jornada dele! Em Lost, vemos o desenvolvimento quase que igualitário para todos. Alguns se destacam mais, mas vemos todos os personagens com histórias intrigantes e que ajudam muito na história. Quem não lembra desses nomes: Jack, Kate, Locke, Hurley, Sayid, Sawyer, Charlie, Jin, Sun, Walt, Michael, Benjamin Linus, Desmond e tantos outros? Sério, só em ler esses nomes, vem flashs das histórias e desenvolvimento de todos eles. É impressionante como estes personagens fazem parte do imaginário popular.

4) Mulheres

Lost tem uma lista de mulheres extremamente bem desenvolvidas e com bastante destaque. Muitas delas ganharam episódios próprios. Kate, Sun, Claire, Juliet, Penny e até Ana Lucia possuem grandes arcos e quem são extremamente importantes para a história principal. Cada uma teve uma vasto desenvolvimento.

Em BB, as mulheres são fracas e descartáveis. Skyler e Marie são duas mulheres em que pouco vimos profundidade. A história do WW sempre foi tão mais interessante, que elas nunca chegaram a ganhar tanto destaque. E quando acontecia, no episódio seguinte simplesmente desconsideravam o que tinha acontecido. Ouso até dizer que BB é uma série extremamente machista. As mulheres sempre são controladas por seus maridos e geralmente de forma imperativa. Jane, namoradinha do Jesse? Uma drogada em recuperação e bem descartável (foi usada apenas de arco dramático para a trama do Jesse). Lydia? Uma mulher fraca e cheia de problemas. BB preferia mais mostrar os problemas das pessoas e seus defeitos, do que enaltecer pelo menos algumas de suas características positivas. Diria que é uma série depressiva? Provável que não, mas as mulheres ficam sempre de lado.

5) Músicas e trilhas

Esta é uma categoria onde as duas séries se equivalem. Em termos de trilha incidental, eu fico com Lost. Michael Giacchino é um GÊNIO e conseguiu criar grandes obras nesta série. Lembra de Life & Death?

De arrepiar, né? E essa é só uma das clássicas da série. Você consegue sentir o peso e o drama dos personagens ouvindo esta música que fala sobre vida e morte, algo que é tema recorrente em todo o seriado. Eu praticamente não lembro de trilha incidental em BB. Passou completamente despercebida.

Tanto BB como Lost possuem músicas excelentes. Mesmo que BB não seja uma série tão musical, alguns canções como “Marty Robbins – El Paso” e “Badfingers – Baby Blue” (que toca no fim da série) fazem parte do imaginário do seriado. Muitas músicas country foram usadas para dar o tom de faroeste urbano de BB. Mas o que falar das músicas de Lost?

Downtown, da Petula Clark, é o HINO da série:

Make Your Own Kind Of Music, de Mama Cass Elliot, é outra espetacular. Impossível não lembrar do momento em que conhecemos a escotilha e o brotha Desmond:

O que falar de Wash Away, do Joe Purdy? Tá tocando nos fones do Hurley e mostra um pouco de cada personagem e como eles estão se virando na primeira temporada:

https://www.youtube.com/watch?v=cq4Dsv7EdyQ

Lembra de You All Everybody, da banda Drive Shaft?

6) Episódios inesquecíveis

Mais um tópico em que as duas séries possuem grandes qualidades. BB teve grandes e marcantes episódios, como “Face Off” (S04E13, com o desfecho do arco Walter, Jesse, Gus e Tio Salamanca), “Gliding Over All” (S05E08, onde Hank descobre tudo), “Say My Name” (S05E07), “Ozymandias” (S05E14, o melhor episódio da série) e muitos outros.

Lost tem uma infinidade de episódios que explodiram as cabeças de muitas pessoas. Lembra de “Flashes Before Your Eyes” (S03E08 ) e “The Constant” (S04E05), ambas focadas no Desmond (com ele tendo as suas viagens no tempo)? Lembra de “Live Together, Die Alone” (S02E23 e S02E24, quando os Os Outros aparecem)? Lembra de “A Tale of Two Cities” (S03E01 e S0302, focado na vila dos Outros)? Lembra de “Walkabout” (S01E04, focado em Locke e com uma revelação bombástica)? Lembra de “Through the Looking Glass” (S03E22 e S03E23, que tem a frase “Not Pennys Boat” e que tem o “We have to go back!”)? Lembra de “There’s No Place Like Home” (S04E12, S04E13 e S04E14, focado no futuro dos personagens)? Lembra de “Deus Ex Machina” (S01E19, que mostra a fé do Locke e a tentativa de abrir a escotilha)?

Na boa, tem que ter memória muito curta para achar que OUTRA SÉRIE explodiu mais cabeças do que Lost com sua trama fantástica.

7) Frases marcantes

Ambas as séries deram um show neste quesito. BB tem uma infinidade de frases marcantes, como:

“Stay out of my territory” – Walter
“You’re my free pass … bitch” – Jesse
“Run” – Walter
“I am the one who knocks” – Walter
“I’m not in the meth business. I’m in the empire business” – Walter
“Say my name” – Walter
“You’re goddamn right” – Walter

Lost não só tem frases marcantes, com elas são extremamente importantes para a história e não apenas frases de efeito, como:

“We have to go back!” – Jack
“Not Penny’s Boat” – Charlie
“Don’t tell me what I can’t do!” – Locke
“If we can’t live together, then we’re going to die alone” – Jack
“WAAAAAAAAAAAAALLLLLLLT!” – Michael
“See you in another life, brother” – Desmond
“We’re the good guys” – Ben
“Don’t mistake coincidence for fate.” – Mr. Eko
“There are two sides, two players. One is light, the other is dark” – Locke

Fico com Lost 😉

8) Quantidade x/e Qualidade

Você pode dizer que é injusto comparar a quantidade de episódios de Lost (121) e BB (62), mas considerando que a história de Lost é muito maior e cada temporada tem em média 20 episódios, ficaria impossível desenvolver tudo isso em pouco tempo. Lost tinha episódios fracos. Breaking Bad também tinham episódios bem abaixo da média. Até nisso Lost é melhor. Ele assumia que o episódio era ruim e tentava recuperar no próximo. BB teve 5 temporadas e 62 episódios. Lost teve 6 temporadas e 121 episódios. O DOBRO! Episódios ruins eram justificáveis em Lost. Muita linguiça tinha que ser enchida para compor uma temporada completa. Episódio ruim em Breaking Bad fazia com que simplesmente a história não andasse. Apesar de tanta gente achar a quinta temporada ótima, ela tem uns 4 episódios que a história simplesmente NÃO ANDA.

9) Final

Todo mundo apostava que WW iria morrer no final. Em Lost todo mundo disse que todos estavam mortos desde o primeiro episódio (ok, não estavam, mas morreram). Ambos repetiram o que os fãs apostaram, apesar ambas tentarem confundir a gente com o passar das temporadas. Só eu achei que Walter morrer não era uma punição decente pra tudo o que ele fez? Será que ele não deveria sofrer mais pelos seus excessos? Será que Skyler e Jr. não deveriam morrer para punir WW pelas suas escolhas? Acho a morte do protagonista, neste caso, um recurso pobre para finalizar uma série. Diferente de Lost, que fecha o ciclo com a morte de Jack, da mesma forma que começou. Podem reclamar o que for, mas eu adorei o final de Lost.

E final de BB é descaradamente igual ao de Lost. Até no ângulo! Me perdoe!

Olha a comparação:

10) Legado na Cultura Pop

Ambos os seriados estão na história da televisão. BB trouxe uma qualidade cinematográfica e uma técnica impecável. Eles sabiam o que estavam fazendo. Mas BB não existiria se não tivesse Lost. Lost trouxe o enigma, o suspense, o drama e a fascinação para a TV. A gente contava nos dedos os dias para o novo episódio. Passávamos meses discutindo as teorias. BB é filho de Lost. Sim, um filho pródigo e cheio de qualidades. Mas Lost é Lost.

==

Eu poderia facilmente escrever um texto com o título “10 motivos que fazem Breaking Bad melhor que Lost“. Mas isso eu deixo para vocês nos comentários. Não quero ser o porta voz de Lost, mas parece que muita gente tem medo de falar mal de Breaking Bad. E olha que nem falei tão mal, apenas enalteci os pontos que acredito que Lost é superior. Em outros pontos BB é melhor. Mas se a gente for falar legado, Lost vai ficar pra sempre. Não vejo mais ninguém falando de BB. Curioso, né?

See ya in anotha life, Brotha!

PS: Vou correndo rever Lost AGORA na NETFLIX (tem tudo lá)!

==

Outros 10 motivos:

10 motivos que fazem O Hobbit inferior a trilogia O Senhor dos Anéis
10 motivos que fazem Thor melhor do que Homem de Ferro

Saiba Mais: ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas