Cinema com Rapadura

Acme   segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Toca, série nacional exclusiva para a Netflix, estreia e quebra barreiras

Produzida pela Parafernalha, empresa criada por Felipe Neto, a série tem os moldes de The Office e possui uma curta temporada de 3 episódios. Esse time já quebrou barreiras no Youtube. Agora eles estão quebrando barreiras na Netflix. "Quebrar barreiras" parece ser algo que está na missão desses caras.

A Toca, série nacional exclusiva para a Netflix, estreia e quebra barreiras>

Escrevi em abril/13 sobre o aumento da mensalidade da Netflix no Brasil e porquê as pessoas deveriam acreditar no serviço. Parece chover no molhado, mas a Netflix mudou a indústria do entretenimento. E essa mudança não se refere apenas à forma que assistimos aos conteúdos, mas que o serviço passou a ter um papel importante como produtor. Sim, a Netflix agora tem um papel fundamental no mercado! E isso é algo revolucionário, pois a empresa surgiu na internet, ameaçou/ameaça a audiência dos canais a cabo, mudou os costumes de muita gente e está quebrando barreiras diariamente. A excelente (e exclusiva do serviço) série House of Cards foi a primeira feita apenas para a internet a ser indicada ao Emmy. A empresa também foi responsável pelo retorno da série Arrested Development. Estamos presenciando a história sendo feita!

Aqui no Brasil, o serviço ganha novos adeptos diariamente. Após apostar em alguns shows de stand-ups e o licenciamento para exibição de programas como o Pânico, o canal decidiu bancar um produção nacional EXCLUSIVA para o seu serviço. A responsabilidade ficou nas mãos de Felipe Neto, que foi um dos causadores da revolução no Youtube (YT) no Brasil. O YT já tinha muita audiência, mas o Felipe e seu canal Não Faz Sentido (NFS) causaram muito barulho por muitos anos. Antes de qualquer PORTA, era o Felipe que causava o terror nas redes sociais. Outras pessoas já faziam vídeos para o YT, mas o Não Faz Sentido conseguiu atrair MUITOS JOVENS. Aliás, tenho até minhas dúvidas, pois até minha mãe viu os vídeos dele sobre Crepúsculo e 50 Tons de Cinza. Esses vídeos viralizaram de uma forma quase instantânea, pois você SENTE VONTADE de mandar para alguém que curte só para se divertir.

O mais impressionante de tudo isso é que o Felipe tem apenas 25 anos. Quando o Não Faz Sentido começou a explodir, ele tinha bem menos que isso (22/23). Por mais que os vídeos tivessem o objetivo de fazer uma crítica bem humorada sobre os assuntos mais populares, dava pra ver crítica social em tudo. O personagem do NFS ganhou “liberdade” quando o Felipe, de cara limpa, após uma chuva de críticas ao Brasil (durante os protestos), tirou os óculos e falou para mais de 3,5 MILHÕES de pessoas (a sua maioria composta por jovens) que o Brasil PODE ser diferente. Esse sacode mostrou a maturidade que o Felipe chegou!

No meio disso tudo, nasceu a PARAFERNALHA, um das primeiras produtoras semanais de vídeos para o Youtube. Com o sucesso do NFS e a abertura de mercado para a produção de conteúdo para a rede de vídeos do Google, a PARA chegou arrebentando. Felipe trouxe uma galera jovem (tirando o Silvio, que é jovem de espírito, haha), se aliou com gente da melhor qualidade e eles começaram o projeto. E deu certo! Produzir dois vídeos de humor semanalmente e ainda assim ter a obrigação de serem BONS não é para qualquer um. Não é por nada que apenas duas empresas seguem isso a risca semanalmente. Eu sou da época que 24 Horas e Lost tinham milhões de fãs e eles faziam questão de comparar as duas séries, sem motivo aparente. Depois o pessoal percebeu que elas não competem e que podiam coexistir TRANQUILAMENTE. E assim aconteceu!

Não quero entrar no mérito de quem produz o melhor conteúdo online, pois acredito que tem espaço para todo mundo. O fato é que a Parafernalha tem uma visão diferenciada de como se trabalhar online. Não são apenas vídeos produzidos para internet. Existe uma empresa! Uma empresa jovem! Jovem como o seu chefe! Os atores são produtores. Os produtores são atores. Existe um trabalho multifuncional que acaba funcionando como uma luva. As LIVES que são feitas em momentos de comemoração, como foi na quebra de recorde de inscritos no Youtube ou até no aniversário de alguém, mostram que eles são bem mais acessiveis do que a galera de outros canais. Não, não é apenas uma empresa que produz conteúdo para internet. Dá para sentir que Parafernalha é uma família. Dá pra sentir o carinho que todo mundo tem com todo mundo alí dentro. E esse é o grande diferencial.

Pensando nisso, Felipe decidiu encarar tudo isso com a sua equipe e o resultado é A TOCA: a primeira série brasileira produzida EXCLUSIVAMENTE para a Netflix. O seriado começou com uma curta primeira temporada de três CAPÍTULOS com duração de 27/30min de média, algo mais ou menos semelhante a The Office, seriado que serviu de inspiração para o formato. É, A Toca mostra o cotidiano da Parafernalha e seus funcionários. A grande diferença do seriado originalmente britânico (que nunca vi, pois sou FANÁTICO pela versão americana) são as esquetes de humor. Um episódio começa dentro do escritório, 2/3 minutos depois corta para uma esquete. Depois volta para o escritório ou para o que está rolando na empresa. É um exercício de metalinguagem que só fortalece o conteúdo. Isso mostra que são pessoas que sabem o que estão fazendo. A quebra da quarta parede sempre foi algo que, quando bem explorada, consegue excelentes resultados. Vemos isso em filmes do Woody Allen e até no Ferris Buller.

Quem já está acostumado com os vídeos da Parafernalha, vai sentir um pouco de diferença em relação ao que é produzido para o Youtube. Eu senti um pouco mais de acidez no conteúdo. O segundo episódio, chamado “Politicamente incorreto”, é um claro exemplo disso. Quando eu assisti pela primeira vez, quase tive taquicardia de dar risada. Um humor negro, pesado, DIVERTIDO! Isso a gente jamais veria na Globo, por exemplo. Acredito que sempre é possível fazer HUMOR DE QUALIDADE sem ser só com piada de pinto ou sobre gays (algo que está muito frequente no Youtube). Lembrei até de TV Pirata em alguns momentos. Saudades! ;’)

Gostaria de falar sobre todo mundo do elenco da Parafernalha (que eu gosto muito, por sinal), mas saiba que quando falo Felipe Neto, falo da equipe toda. Queria deixar meus parabéns para todos! Desde os roteiritas, até o fotógrafo (que usa uns recursos bem ousados em alguns momentos) e passando pela produção. Todo mundo merece aplausos. Acredito que uma segunda temporada vai ser quase impossível de não acontecer.

A Parafernalha é um fenômeno! A TOCA levou MILHARES de novos assinantes para a Netflix e está recebendo ótimas avaliações e saiu até na Variety. Se você assistir aos três episódios, fica clara a vontade da equipe de querer fazer mais e a quase incontrolável vontade nossa de querer assistir mais. Netflix, por favor, agiliza isso! E se der, POR FAVOR, com uma temporada cheia! \o/

Dá para ter noção do que isso tudo representa? Para mim, que acompanho essa revolução online desde 1996, é inexplicável. Mas ver o meu amigo, que tive o prazer de conhecer quando ele tinha apenas 16 ANOS, conseguir não só êxito no trabalho, mas entrar para a história da internet brasileira, é algo extremamente emocionante. Estou orgulhoso. Ele trabalhou muito para construir tudo isso. E não fez isso sozinho. A equipe toda merece os parabéns.

Vamos nessa Felipe!
Vamos nessa Parafernalha!

E isso é só o começo…

Saiba Mais: ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas