Colunas

Clock sexta-feira, 23 de novembro, 2012 - às 13h20

Quais os reais motivos que fizeram tanta gente gostar de Crepúsculo?

Informações diretas do Instituto Jurandir Filho.

Eu não gosto da franquia Crepúsculo. Dito isso, eu sou apaixonado por fenômenos. Assisti todos os filmes nas sessões de meia-noite (sim, os 5) e li todos os livros. Estudioso como sou, quis entender o fenômeno e porque TANTAS PESSOAS gostam da série. Ao mesmo tempo em que MUITA GENTE ODEIA. Acredito que nos últimos 20 anos, Crepúsculo é a franquia mais odiada do cinema. É fato que Twilight possui vários elementos para que o público que é apaixonado por cultura pop odeie. Vampiros que brilham na luz do sol, protagonista sem sal/suicida, maquiagem vergonhosa dos personagens, filmes extremamente bregas e fãs chatas são apenas alguns dos motivos.

De toda forma, depois de anos de estudo, decidi enumerar os 5 motivos que fazem com que as fãs de Crepúsculo realmente gostem da série de filmes/livros. Entenda que se tem tantos livros vendidos e bilheterias estratosférica, existem razões. Talvez você não seja alvo disso, mas muita gente é. Vamos a elas:

1) AMOR IMPOSSÍVEL

O amor impossível é algo que está na literatura/cinema/vida há anos. A possibilidade de viver algo transgressor é o sonho de muitas mulheres. Sim, estou considerando que 98% das pessoas que gostam de Crepúsculo são mulheres. Os homens que gostam da série são namorados (maridos) das mulheres que acabaram se acostumado (sendo obrigados) a assistir/ler sobre Crepúsculo e GOSTARAM (sim, é possível) ou gays. Romeu e Julieta é o maior exemplo disso. Até hoje é considerado o maior exemplo desse gênero e é adorado por gerações. Criar um AMOR entre um vampiro (um ser MORTO por natureza) e uma humana (VIVA) é algo bizarro, mas fácil de se identificar. “MEUS DEUS, o amor é tão forte que ele acaba tendo sentimentos ‘humanos’ por causa do amor“. Edward passa a viver (de novo) depois que conhece a Bella. Pronto, o público tem uma história na qual ele pode acreditar e almejar um resultado positivo, mesmo que tudo leve para um lado negativo (morte).

2) EDWARD, O SER PERFEITO

Considerando que a maioria do público é feminino, é fato que a obra é apelativa para esse público. A escritora Stephenie Meyer apelou. O Edward dela é um príncipe encantado encarnado na pele de um vampiro. Ele é romântico, é descrito como o ser abalaria mais estruturas de prédios do que o Sergio Naya. Ele é um cara que paparia um transito, que faria mulheres umedecerem apenas com um olhar (ele fez isso várias vezes nos livros). O cara é lindo e se apaixona pela menina mais básica da cidade. Tipo, ele escolheu a menina mais sem graça. Como uma mulher não vai se identificar? A mulher normalmente tem autoestima baixa e fazer um DEUS DA BELEZA se apaixonar por alguém tão comum é a realização de um ideal. Nos filmes, o Edward não é esse ser perfeito como descrito pela autora. Mas por ser um ator jovem, com sorriso mole, pegou as menininhas em cheio. Casamentos acabaram por causa desse amor por um ator tão ruim. Mas enfim, quem se importa, ele é o Edward.

3) RIVAL FORTÃO E CARISMÁTICO

Jacob é um caso a parte. É ele bonito, forte, bronzeado e está vivo. E para alegria da mulherada, ele está quase sempre sem camisa. Pronto, foi criado um rival ao “romântico Edward”. Enquanto um tem medo de pegar na Bella (por causa de tentação), o outro faz questão de abraçar, pegar e estar junto da menina. A paixonite entre Bella e Jacob é algo mais fácil de aceitar, já que eles conviveram quando crianças. Eles se conhecem, é aquela paixão juvenil. Todo mundo já sabia que o Jacob não teria chance frente ao Edward, mas a mulherada sempre achou divertida a cara de cachorro pidão do Jacob. Taylor Lautner é fraco, mas é carismático. Isso basta. Se você analisar toda a série, ele parece ser o personagem que mais se importa com a garota.

4) BELLA É INSEGURA

Se pegarmos a população mundial, pelo menos 95% das pessoas são inseguras. A Bella é totalmente insegura, desastrada e tímida. Ainda assim, é apaixonada. É fácil comprar essa idéia, já que a identificação é bem comum. Ela tem autoestima baixíssima. É o conceito do underdog (vira-lata): vamos fazer a pior personagem possível para todo mundo se identificar. Como Bella é uma jovem de 17 anos, o publico alvo da franquia (que é de 15 a 20 anos) acaba se vendo nas telas/páginas. As mulheres inseguras são extremamente ciumentas e carentes, se agarram ao que gostam como se fosse a tábua de salvação, exigem muita atenção e cobram pelas menores coisas. Bella acaba representando um pedaço ruim/bom de cada uma de suas fãs.

5) TEM CRIANÇA

No quarto livro, a escritora decide inventar que a Bella vai ter uma filhinha do Edward. Qual mulher não vai se sentir atraída com uma história onde você consegue virar vampira, está ao lado do amor da sua vida (casa com ele) e ainda tem uma filha? Perfeito, né? É quase uma tática desleal para atrair o público alvo, já que a história em si deveria encerrar após a Bella se transformar em vampira. E ainda tem um plot twist: ela é híbrida, meio vampira e meio humana. Isso causa um terror nos Volturi, já que eles tem receio de que o segredo vampiro seja revelado. Então eles precisam matar a menina. Pronto, a escritora despertou o espirito protetor em todas as leitoras. Como Bella representa todas as “mães” nessa nova parte da história, as mulheres mais velhas compram a briga do começo ao fim.

EXTRA) É BREGA

Pegando apenas o lado cinematográfico, os produtores não são otários e eles sabem o determinado momento que vão conseguir tirar suspiros/gritos das fãs de Crepúsculo. Isso acaba tornando muitas cenas bregas. Sim, a franquia Crepúsculo é brega. Aquele tipo de romance:

Eu te amo, diz Edward.
Eu te amo mais, diz Bella.
Não, eu te amo muito mais, diz Edward.
Mais do que eu? Impossível, diz Bella
Não dá, eu te amo eternamente, diz Edward.

É isso. Qual mulher nunca fez isso com o namorado?

===

Para muitos, isso não é novidade. Mas depois de acompanhar todo fenômeno, acredito que essa fórmula será replicada por muitos anos. Aliás, já está sendo, é só olhar nas livrarias e em alguns filmes do gênero.

Saiba mais sobre: ,



Últimas sobre o assunto:

  • Yuri Rebêlo

    Eu concordo om o extra, mas nao acho que os personagens em si , sejam tão cativantes. A disputa entre eles é que é, na minha opinião. mas o primeiro tópico é um erro. Dizer que o amor impossível entre um vampiro e uma humana não tem precedentes? Drácula manda um abraço.

    • http://twitter.com/jurandirfilho Jurandir Filho

      Na vida real, não existe essa relação vampiro e humana. Na ficção é outra coisa, é nem adianta dizer que existe Drácula, afinal, acredito que quem gosta de Crepúsculo nunca leu Drácula. Hahaha. 😉

  • Thiago Henrik

    Confesso que fiquei decepcionado com o cast. O receio de criticar por criticar acabou fazendo o filme ser mais valorizado do que deveria.

    Outros filmes bem menos piores já foram DETONADOS por vocês antes, inclusive pelo hiper compreensivo e respeitador Maurício Saldanha (do qual sou fã, só pra constar).

    O primeiro filme da saga deveria ter tido os rolos de filme recolhidos e enterrados no mesmo buraco no deserto onde foram enterrados os cartuchos de Atari do ET.

    • Alex

      Caraca Thiago Henrik, finalmente alguém percebeu a mesma coisa que eu sobre o último cast. Tipo, Eles disseram que não criticaram o filme, pois por pior que o filme fosse, eles tinham que respeitar o sucesso que o filme fez e os fãs que fizeram. Mas no filme dos vingadores, o mauricio sentou o pau no filme, dizendo que era ruim e que não tinha drama e etc..E com isso não respeitou o sucesso do filme e os fãs. Mas no crepúsculo, ficaram com essa de não falar a verdade.

      Só acho que no cast eles deveriam ter espressado as suas opiniões sobre O FILME da forma que eles viram. Com fizeram com tantos outros filmes que eles não gostaram.

      Se fosse podcast de musica eles estariam ferrados, pois imagine…Michel Teló, vários funks e pagodes horríveis fazendo sucesso e na análise deles, eles falariam, mesmo que considerassem horriveis, que as musicas são boas pq os fãs gostam e faz sucesso.

  • http://considereapossibilidade.wordpress.com Daniel Ruy Pereira

    Li o artigo do Juras e lembrei de WALL-E. Pra mim, ele é o filme romântico por excelência. Tem quase tudo isso e é MUUUUUUUITO melhor (e olha que eu só vi o primeiro filme com o dedo no FF do controle…) e mais inteligente – e não é brega.
    Mistérios da nossa sociedade…

  • Ambrose Pierce

    A “saga” Crepúsculo é realmente lamentável em todos os aspectos, tanto os livros quanto os filmes.

    Daqui uns anos os atores, quando não estiverem mais presos a contratos, os atores certamente darão declarações arrependidas.

    • Jean Lúcio

      Você acredita mesmo que eles vão se arrepender de todo o Sucesso que estão fazendo agora e da grana que estão faturando??? Os filmes da saga podem até serem criticados, mas, o sucesso mundial está posto meu amigo!!!

      • ricardo guedes

        se o proprio ator diz que cansou da série e que não quer fazer mais filme pra adolescente ,ele sabe que a série foi boa pra carreira dele, mais ele sabe tbm que é uma bomba e já encheu o saco.

    • paulo

      Tem ator inglês no meio?Então te prepara fanboy que eles vão falar mal no futuro.

  • Jean Lúcio

    Bem eu particularmente assisti a todos os filmes da série porque sou fã mesmo de filmes de ficção e histórias de vampiros… O filme é brega?? Quem se importa! É claro que preferiria ver algo parecido com True Bloods nos cinemas, mas, nada contra A série Crepúsculo!

    • tiago

      ta ai jean vc tirou as palavras da minha boca,nada contra a saga,adoro vampiros tanto true brood,quanto the vampire daires,nada contra crepusco e acho um filme bacana.
      Asisti o primeiro num feriado em casa sozinho,porque uma amiga pedio pra compra pra ela e antes de entrega acabei asistindo e gostei,depois disso asisti todos e li os livros e gostei,vai fazer falta pra mim nem tanto mas é uma franqui que guardo com carinho porque dificio de acreditar eu me parece um pouco com Edward.
      Porque como a autora tambem sou mormom e realmente tem muito disso ali essa pesonalidade dele em alguns pontos me lembra eu proprio.

      • paulo

        Ou seja, você não teve ainda coragem para sair do armário…força, amigo.

        • Felipe

          Vampire daires…. True Brood…Meus olhos….

      • http://www.thiabolico.blogspot.com Thiago Henrik

        Desculpa aí cara, mas tendo Drácula de Bram Stoker, Blade, até Anjos da Noite.. tu vai gostar de Crepúsculo, True Blood e Vampire Diaries?

        Acho que não é de vampiro que tu gosta não…

        • Isaac Vashel

          Falou tudo Tiago, mas faltou um dizer que se quer estória de amor, vai ler a Saga das Cronicas Vampirescas da Anne Rice. Muito melhor que vampiros de 15 anos como V.D. T.B.

    • ricardo guedes

      cara sinceramente, ai não tem vampiro e nem ficção nenhuma, isso não passa de uma novela mexicana.

  • Israel Noren

    Grande Juras, mesmo tentando mostrar lado bom da fraquia, não tem como não falar mal, hehe.

  • http://www.youtube.com/user/arahal/videos Arthur

    Esse IJF (Instituto Jurandir Filho) é fenomenal, quando estarão abertas as doações? Também não gosto da franqui, mas tenho que parabenizar sua análise, é por isso que o “ACME” continua sendo uma das melhores seções do Cinema com Rapadura.

  • Keilla

    “abalaria mais estruturas de prédios do que o Sergio Naya”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    simplestemente GE-NI-AL!
    Jurandir Filho, parabéns. Análise verdadeiramente digna de um cientista da cultura pop.

  • Thais Mendonça

    Alguém sabe explicar porque ama alguém?
    Crepúsculo é brega?
    O amor também.
    Conclusão: Nem o amor e nem o fenômeno crepúsculo tem explicação.
    Simples assim.

    • Felipe

      Errado moça, crepúsculo tem explicação sim: gente com mal gosto, complexo de inferioridade, insegurança, falta de inteligência, falta de bom senso, e ignorância. Essas são as causas deste lixo encadernado ter feito sucesso.

    • cassia

      Concordo com vc Thais!!

  • Cícero Ciro

    O segredo do sucesso está realmente nestes tópicos, pois vampiros brilhantes e lobisomens que não dependem de lua cheia pra se transformarem contraria toda mitologia que envolve estes seres. Quanto aos atores, eles não se arrependerão da saga, pois através dela é que eles conseguiram dinheiro e visibilidade. Alguém conhece a Kristen hoje por causa de Crepúsculo ou por causa do Quarto do pânico ?

  • Manolo

    Eu acho que é meio parecido com uma CAGADA, essa saga. Todo mundo adora dar uma mas o cheiro garra e as vezes é difícil de sumir. Os donos das bostas não ligam muito, mas incomoda bastante a terceiros. e se deixar por aí, nas casas de todo mundo, as moscas ficam voando por uma eternidade…

    • cassia

      Nao amigo!Agora,o que vc escreveu é sim um exemplo de grande cagada!!So saiu MERDA!!

  • Millcent

    Duvido muito que a autora pensou em todas essas estrategias, o que poderia lhe dar uma imagem de estrategista de sucesso.

  • http://cinemacomrapadura carlos victor

    isso é tão gay

  • Darth Bane

    Vcs já viram as ”fanboys” do filme crepúsculo? Um bando de adolescentes retardadas, como seus pais aguentam tanta babaquice???

  • èlio

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    adorei a crítica, muito boa. Parabéns!!!!

  • http://kjkjk junior

    uma palavra define esse filme: “GAY”

    • paulo

      Acho que m… tem mais a ver com o filme.

  • Leonardo Monteiro

    Meu, ainda tão debatendo sobre isso?! Que mané Crepúsculo, estamos próximos de estrear o Hobbit e ainda tem gente gastando dedo com esse lixo. Vou fazer uma sugestão aqui aos que, como eu, acham essa saga um lixo: Simplesmente não enviar mais nenhum comentário, aí os donos do site não vão ter mais motivo pra postar matérias sobre isso, pois o que tá dando ibope pra Crepúsculo são os que odeiam, então é só não postar mais nada, duvido se vão continuar a postar matérias depois disso.

  • paulo

    Já assistiu a televisão aberta?Lixo em cima de lixo e alguns tem décadas no ar.Mesmo assim o público adora.E as igrejas?Milênios vendendo mentiras e delirios extremamente bregas.Mas movem bilhões.A verdade é que a maiorias das pessoas tem um gosto terrivel.São fascinadas pelo mediocre e pelo impossivel, isso de alguma forma ocupa o vazio de suas existências.

  • Tony

    “MEUS DEUS, o amor é tão forte que ele acaba tendo sentimentos ‘humanos’ por causa do amor“.

    Fizeram melhor na Buffy com o Angel.Angel, inclusive, tinha recuperado a alma para voltar a se importar com pessoas.

  • https://www.facebook.com/dudumuniz Eduardo Muniz

    Na real o que fez a Saga Crepúsculo ter essa atenção toda foi o ódio gerado por aqueles que acham os filmes uma porcaria (me incluo nesse grupo). O grande ponto de tudo é que causou revolta em muitos pela total descaracterização da lenda dos vampiros.

    A saga enquanto “história romântica” é algo aceitável e uma bosta como várias outras que existem, mas o que chamou muita atenção foi fazer isso em cima de uma, digamos, queimação de filme, pra cima dos Vampiros.

    Tanta reclamação, crítica e ódio fez com que a saga tivesse um buzz a mais, pois tudo polêmico causa mais curiosidade e fortalece os lovers e fãs da saga.

  • Louise Figueiredo Gomes

    Ai, Jurandir Pop Filho!
    ^-^

  • Lucas

    Acho que oque incomoda mais na saga é o fato de ser sobre vampiros e lobisomes sem não ter nada a ver com vampiros e lobisomes, resumindo, vampiro ao sol no minimo vira cinzas, e não purpurina

  • Alex

    Agora me lembrei..Star Wars Episódio 1, 2 e 3. Os mais recentes…ninguém gostou do filme e todos espressaram suas opiniões no cast dizendo que o filme PARA ELES era ruim. Claro que a saga tem os fãs, tem gente que gostou dessa última trilogia. Mas o cast é para todos ouvirem as SUAS OPINIÕES(jurandi, siqueira, maurício, etc) sobre o filme.

  • Mayara

    Adorei a matéria. Sou fã de Crepusculo e concordo com todos os cinco motivos para se odiar ou amar a saga. A análise foi perfeita. Parabéns!

  • Renata Queiroz

    Na epoca do primeiro crepusculo eu tinha essa media de idade,gostei muito do primeiro,mais a partir do 3 em diante a coisa começou a melar demais,é tanto que o ultimo livro so li ate a metade,ñ aguentei e com os filme ai é que a melança foi maior ñ assisti o ultimo filme e nem sei quando vou assistir e se vou sentir vontade,e olha que sou uma menina Juras.Faço parte dos 2% das estatisticas que ñ gostam mais…

  • Fagner

    Cheguei a ler os três primeiros livros, mas no quarto ficou insuportável, ainda bem que não perdi o meu tempo nessa leitura.

    Agradeço o pessoal do podcast, pois fiquei muito feliz em saber que fiz a escolha certa bem na hora que o trem descarrilhou de vez, eu não suportaria ler o que a escreveu sobre as crenças populares e não me venham com essa de que a autora fez isso, fez aquilo, gente não ficou bom, ponto.

    Os filmes poderiam ter outra pegada, pois se tratava de uma adaptação, não precisavam ser tão fiéis a obra, se tentassem fazer um filme sério, mais abrangente e se mudassem aquilo que todos, TODOS sabem que não ficou legal nos livros, talvez os filmes teriam um tratamento melhor. Infelizmente, não tem nada que salva nenhum dos filmes.

    “Gosto é igual aos braços de uma pessoa, uns tem, outros não.” Rodney Buschemi.

  • Isaias

    Futilidade?!

  • Thiago Melo

    Muito mau gosto, simples assim!

  • flavio

    o público alvo, ADOLESCENTES IDIOTAS.

    • Felipe Kane

      Na verdade é pessoas sem senso crítico, em geral.

  • Weverton

    Uma colega reclamou quando critiquei esse troço que chamam de filme, eu Tava até entendendo
    Pois quando vc gosta vc defende, mas ela veio dizer que era a versão da autora e ela disse que a mesma tinha direito a mudar a história de uma figura lendária e colocar um vampiro pra andar de dia, olhei pra ela e disse, pois vou escrever uma história com um saci loiro e com 2 pernas, ela se calou.

    Muito bom seu argumento desse filme pra virgem e gay.

  • Dane

    Minha gente.. Vamos sonhar, ou simplesmente deixar que cada adolescente aproveite sua fase da forma que o faz feliz. É só um filme, e como todos os outros, não tem que agradar a todos. Esta história é pra fazer sonhar, é apenas um divertimento, um passatempo a mais. Se vc acha o filme ruim ou “gay”, não assista! Tem tantos outros flmes esperando um elogio e vcs perdem tempo criticando! Claro que as críticas ruins existem, mas nada vai ser mudado! Crepúsculo pode ser o que vcs acharem, mas não tem como negar que quem participou dele venceu de alguma forma na vida, foi sucesso e é conhecido MUNDIALMENTE! Tem noção do que é isso? Infelizmente, por maior que seja o êxito, o sucesso, vai sempre existir alguem pra contestar por inveja ou inconformismo proprio.. Mas, é cada um com sua opinião… Só acho que as pessoas deviam parar de reclamar, de achar defeito, de se rebelar sem causa e viver mais e melhor.

    • cassia

      Poxa Dane,gostei muito do seu comentario!!

      Amo a Saga e como fã estou pouco me lixando para criticas pk sei que é apenas mais um filme com uma linda historia de amor…
      Concordo qdo diz que cada um deva assistir akilo que realmente gosta.Ha tantas opçoes de filmes do mesmo assunto com generos diferentes,entao?Escolha o seu e seja feliz!!Vdd??
      Bjo

  • manolocarvalho222

    Todo mundo gosta porque é uma merda.Quem não gosta de dar uma cagada…

  • marta

    o filme mais besta do mundo o melhor the diares vampire