Cinema com Rapadura

Acme   quinta-feira, 05 de maio de 2011

10 motivos que fazem Thor melhor do que Homem de Ferro

Principais ítens comparados, justificando o título de melhor para "Thor".

Quando se trata de um assunto que gera controvérsia, nada melhor do que posicionamento. Depois de assistir “Thor”, saí da sala com a convicção de que tinha acabado de ver o melhor filme da Marvel Studios. Para minha surpresa, várias pessoas ainda acham “Homem de Ferro” melhor. É justo, mas não consegui engolir. Listo a seguir 10 motivos que fazem o filme do Deus do Trovão melhor do que do Iron Man:

1. BACKGROUND

Thor é baseado em um universo de histórias mitológicas, possuindo um grande background. Nove reinos (cada um com sua história e complexidade), personagens notoriamente populares (Odin, por exemplo), lendas e folclore. Homem de Ferro (HdF) se passa na Terra e o seu background é a história do seu pai e império armamentistico. Mesmo que HdF possua um tema interessante, Thor tem uma gama maior de possibilidades. Enquanto Tony Stark usa a tecnologia mais avançada do planeta para construir armaduras, em Thor a tecnologia existente faz com que possamos viajar ENTRE MUNDOS. Se você considerar isso mágica, repito uma frase do filme: “Ciência e mágica são a mesma coisa”.

2. DIREÇÃO

Jon Favreau não é um grande diretor. Ele é um showman. Podemos dizer que ele é o Michael Bay dos filmes de heróis. Antes de dirigir HdF, ele fez “Elf” e “Zathura“. Favreau é popular. Sabe fazer o que povo gosta, mas é tecnicamente limitado. Enquanto Kenneth Branagh é um excelente diretor. “Frankenstein”, “Hamlet” e “Henrique V” mostram bem como ele sabe lidar com o universo das adaptações e sabe dirigir atores como poucos. Assistindo Thor é fácil perceber que todos os planos foram bem pensados. Nada acontece por acaso. Mesmo Brannagh usando e abusando do ângulo holandês (a câmera às vezes em 45 graus para simular desorientação), conseguiu ser melhor.

3. ELENCO

Thor: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Anthony Hopkins, Tom Hiddleston, Rene Russo, Stellan Skarsgård, Kat Dennings, Idris Elba, Ray Stevenson e Jaimie Alexander.

Homem de Ferro 1 e 2: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Sam Rockwell, Don Cheadle e Scarlett Johansson.

Adoro os atores de Homem de Ferro, mas o elenco de Thor é infinitamente superior. Não dá nem para comparar individualmente. Qual o show de atuação que existe em ambos? Em Homem de Ferro é um show de um único ator (Downey) e isso faz o filme ser tão bom. Em Thor existe um importante equilíbrio. Anthony Hopkins está fantástico, Tom Hiddleston faz seu Loki saltar das telas e Idris Elba mostra uma força gigantesca com o guardião Heimdall. O  jovem Hemsworth se encaixa perfeitamente no papel de Deus do Trovão. Downey Jr. é fantástico e esse é um dos papéis da sua vida, mas ele está no estilo porra louca de sempre. Não que isso seja ruim, mas é mais do mesmo. Ver alguém como Hopkins atuando com gosto em Thor é de encher os olhos. Até o gigante do gelo está bem no filme.

4. TRILHA SONORA ORIGINAL

Eu sou fanático por AC/DC. Acho uma das melhores bandas de todos os tempos. Suas músicas casaram perfeitamente para o estilo do Homem de Ferro. Por outro lado, pensando em cinema, não existe uma trilha sonora original que chame atenção. É difícil até de lembrar se existe trilha, exceto as músicas. Por outro lado, Patrick Doyle deu um show produzindo a soundtrack de Thor.  Quer saber qual o tema? É só prestar atenção, logo no começo do filme, enquanto cavalgam na ponte arco-íris. Isso é típico de quem comanda. Enquanto um pensou em cinema, o outro passou as tardes assistindo clipes na MTV.

5. SIDEKICK

Natalie Portman > Gwyneth Paltrow. Nem se discute.

6. CENA SIMBÓLICA

Quais as cenas de Homem de Ferro que se pode dizer que entraram para o imaginário popular? Hum… Bem, talvez quando ele vai salvar pessoas no Afeganistão? Ou quando ele ainda está atacando todo mundo na primeira versão de sua armadura? O voo dele com a Mach 2? É, não sei. Em Thor, posso dizer três comuns e uma eterna. Comuns: a cavalgada na ponte arco-íris, o uso do poder do martelo em Jotunheim e a tentativa do Thor em levantar o Mjolnir do chão durante a chuva. Eterna: o que acontece após Portman dizer OH MY GOD.

7. EASTER EGGS

Tanto Homem de Ferro quando Thor possuem vários segredos escondidos.  Em termos de importância, só por aparecerem a espada do crepúsculo do Surtur (o que significa que o Ragnarok foi citado visualmente no filme), o Olho e Warlock e a Manopla do Infinito, já valem por tudo. Mesmo que você possa dizer: “Em Homem de Ferro tivemos a gênese do Universo Marvel nos cinemas, com a ‘ponta’ do escudo do Capitão América e o surgimento da SHIELD e de Nick Fury”. Em Thor, há uma evolução disso, apontando para elementos que evocam não só os futuros filmes do Capitão e dos Vingadores, mas uma nova direção a ser explorada pela Marvel: os personagens “cósmicos” da editora.

8. MARVEL STUDIOS

Dentre os dois HdF, O Incrível Hulk e Thor, indiscutivelmente, este último é melhor. É o filme que melhor se posiciona no universo que a Marvel está criando nos cinemas. Mesmo que HdF tenha mais importância, Thor era o medidor que iria dizer se Capitão América e Os Vingadores futuramente poderiam funcionar. É se Thor falasse: “Deu certo, gente. Pode confiar. Vai com tudo.

9. MAIS FORTE

Nem comento.

Imagem retirada de O Renascer do Deuses.

10. NÃO É OBRIGATÓRIO

Uma das coisas que mais escutei nos últimos anos é que você tem por OBRIGAÇÃO gostar de Homem de Ferro, que é perfeito, redondinho, etc. Nenhum dos dois HdF possuem nota superior a 8, na minha opinião. São ótimos filmes, mas nada de espetacular. Em Thor você pode não gostar. Ninguém vai querer forçar goela abaixo que ele é fantástico e obrigatório. E mesmo que você ache que estou fazendo exatamente isso, fico com a consciência tranquila de que estou apenas mostrando o outro lado da moeda. 😉

Saiba Mais: , , ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe


Notícias Relacionadas