Cinema com Rapadura

Acme   quinta-feira, 02 de dezembro de 2010

Seria o 3D a solução da indústria cinematográfica? Ou não?

A tecnologia chegou a sua casa. E agora? Experimenta ou corre?

O 3D é a solução do cinema? Entenda a pergunta. Muitas empresas hollywoodianas, fabricantes de TVs e veículos da imprensa estão pregando que a tecnologia 3D é a salvação do entretenimento. Será que é realmente tudo isso? Ou seria apenas um truque para dar sobrevida a indústria? Os números provam que por causa do 3D, o cinema anda faturando mais do que nos últimos 10 anos. Mas e a qualidade das obras?

O cinema existe há mais de 100 anos e a evolução tecnológica foi fator fundamental para o crescimento da indústria, mas nunca foi o mais importante. O cinema falado, os filmes coloridos, os efeitos especiais e inúmeras melhorias técnicas. Tudo isso surgiu com o passar dos anos e revolucionou a forma de fazer o cinema. Mesmo assim, filmes mudos conseguem ser melhores que muitas “obras” com alta tecnologia. Isso prova que o mais importante é a história que está sendo apresentada e como ela está sendo contada.

Hoje, beirando 2011, as grandes fabricantes de TVs estão empurrando a tecnologia 3D goela abaixo. No cinema, a própria indústria começou a se proteger, mostrando que o 3D vale a pena quando bem usado. Aliás, quem prega muito isso é James Cameron, praticamente o pai da transformação dessa tecnologia. Recentemente, a Warner Bros. desistiu de fazer os dois últimos filmes da série Harry Potter em 3D porque o resultado não ficou bom. Exemplar!

Eu não quero pagar R$ 10.000 numa TV 3D. Não agora. Mas a divulgação está sendo tão agressiva (e tão empolgante), que vamos acabar sendo obrigados. O que tem que ser feito é uma educação sobre a tecnologia. Não adianta vomitar informações para o público. As lojas já estão com vários exemplares e você pode testar. Impressiona, pois é algo que vimos apenas no cinema. Agora está na sua sala.

A verdade é que sempre vão inventar uma desculpa para lançar um modelo de TV novo, seja por causa da sua cor diferente ou opções mais elaboradas no menu, todo ano temos uma desculpa para trocar a tecnologia que investimos tanto dinheiro. É um absurdo você comprar um celular e depois de um mês ele já estar ultrapassado. Eu quero jogar videogame em 3D, mas tenho que comprar não só o jogo, mas TV e toda aparelhagem para tal. Vamos voltar a fazer consórcio? Vai ser quase um preço de um carro popular.

Eu sou viciado em tecnologia, portanto…

Infelizmente, a indústria é isso. Sempre vão inventar uma desculpa para arrancar nosso dinheiro. Eu já coloquei na cabeça: “Só vejo filme em 3D de animações”. Essa é a minha meta. Até que outro “Avatar” prove o contrário, eu ficarei apenas de olho…

Saiba Mais:

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas