Cinema com Rapadura

Acme   quinta-feira, 02 de setembro de 2010

Força dos fãs pode trazer Scott Pilgrim para o Brasil

Mobilização popular chamou atenção da Paramount.

ATUALIZADO [10/09]: A Paramount confirmou que devido a enorme campanha para trazer o filme para o Brasil irá lançar “Scott Pilgrim Contra o Mundo” em outubro num dia a ser definido. Antes, será exibido no Festival do Rio que começa em 23 de setembro. O filme será lançado inicialmente em São Paulo e Rio de Janeiro,com poucas cópias, que depois passarão por outras cidades.EPIC WIN!

Scott Pilgrim Contra o Mundo” está entrando para a história. Nos EUA, o filme foi lançado e o público pouco se movimentou (20 dias em cartaz e faturou apenas US$ 27 milhões). Enquanto isso, fez sucesso gigantesco durante a Comic-Con em San Diego e, principalmente, para a crítica especializada que o chamam de “o filme dessa geração”. Em muitos casos, jornais, revistas e sites norte-americanos imploraram para o público pagarem para ir ao cinema.

Por causa dessa série de fatos, a Paramount Brasil estava cogitando lançar o filme de forma limitada e, talvez, cancelar a estreia nos cinemas. Tanto que adiaram o lançamento de 15 de outubro para uma data não definida em novembro. Até que os fãs brasileiros começaram a se mexer depois do anúncio desse adiamento…

Thiago Siqueira, crítico do portal Cinema com Rapadura e participante fixo do RapaduraCast, no dia do adiamento (29/07), criou uma hashtag no Twitter #ScottPilgrimNoBrasilNOW, com o objetivo de mobilizar os fãs que queria o lançamento do filme no Brasil:

A hashtag teve milhares de adesões. O RapaduraCast (www.rapaduracast.com.br), o maior e mais conhecido podcast de cinema do Brasil, e o próprio portal Cinema Com Rapadura já prepararam matérias especiais sobre a franquia, em suas mais diversas encarnações (quadrinhos, games, cinema e trilha sonora). Não só a gente, como vários sites brasileiros irão fazer muita propaganda do longa e sempre incentivando a ida aos cinemas.

O nosso maior medo sempre foi que a Paramount repetisse com “Scott Pilgrim Contra o Mundo” a estratégia de lançamento que já resultou no fracasso de público de “Kick-Ass – Quebrando Tudo” aqui, onde quem queria assistir ao filme simplesmente não conseguiu, por ter chegado em pouquíssimas praças. Os fãs apenas desejam dar valor a um produto ao qual eles querem ter acesso e, consequentemente, dar lucro para quem o distribui.

Infelizmente, a Paramount não tinha se pronunciado ainda, apesar de toda essa mobilização popular e de nós, do Cinema com Rapadura, termos mandado formalmente E-MAILS e uma CARTA para a distribuidora. A história mudou, pouco mais de um mês do início da campanha…

tt-scottpilgrimEla respondeu e pediu para os seus seguidores dissessem quais seus estados, com o objetivo de fazer um mapeamento e selecionar as principais cidades a terem, inicialmente, cópias de “Scott Pilgrim” em um possível lançamento futuro. EXPLOSÃO! Os nerds, fãs, curiosos e amigos de uma forma geral começaram a tuitar a hashtag #ScottPilgrimNoBrasilNOW junto com o Twitter da @ParamountBrasil + a sua cidade e estado. E isso foi tão forte, que mesmo em dia em que o Corinthians dominava o Trend Topics (os assuntos mais falados do Twitter), a nossa hashtag entrou para a lista dos tópicos mais comentados. Foi uma adesão em massa em época que o TT, normalmente, só tem besteira, coisas coloridas e futilidades sendo comentadas.

Até que na madrugada, depois de entrar em sair do TT várias vezes, a @ParamountBrasil respondeu ao público:

Conseguimos? Ainda não. Mas esse dia foi muito importante para mostrar algumas coisas. Primeiro, os fãs brasileiros são fiéis e lutam por aquilo que eles gostam. Mas mostra, principalmente, o medo de um filme tão legal passar em branco por aqui. Com a diferença da estreia estadunidense (13 de agosto) e a nacional (novembro), é provável que o longa saia para venda em DVD/Blu-ray nos EUA ou na Inglaterra. Além disso, há a questão sempre presente da pirataria. Com um prazo de estreia tão longo, as chances de vazar uma versão em alta qualidade do filme na internet são altíssimas. Some isso à falta de salas, filas quilométricas nos cinemas para dois blockbusters (é, “Harry Potter” e “As Crônicas de Nárnia” estreiam em novembro) e o resultado é uma bilheteria pífia, pois o público que poderia pagar para ver o filme preferiu fazê-lo em casa, seja de maneira legal ou ilegal. Com medo disso, QUEREMOS O FILME NO CINEMA. Com ele lá, podemos fazer o possível para atrair o público aos cinemas e mobilizar geral.

Segundo, pela primeira vez na história desse país, os fãs conseguiram mobilizar uma ação da distribuidora e ela, se atender aos pedidos, vai ganhar muitos pontos com os apreciadores do cinema. Um fato que jamais será esquecido. Enquanto outras distribuidoras usam o Twitter apenas para fazer spam de seus lançamentos, a @ParamountBrasil criou um canal de relacionamento. E isso merece ser dito!

Estamos na torcida para que “Scott Pilgrim Contra o Mundo” chegue às principais praças do Brasil. Os fãs apenas desejam dar valor a um produto ao qual eles querem ter acesso e, consequentemente, dar lucro para quem o distribui.

Entre as cidades mais comentadas estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza (onde nasceu a campanha), Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Floripa e outras.

Faça a sua parte, tuite agora #ScottPilgrimNoBrasilNOW

Saiba Mais: , ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas