Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

Entenda a Invasão Secreta, arco que pode ser introduzido no MCU em Capitã Marvel

Questionado, produtor do longa afirmou que o Marvel Studios está sempre plantando sementes para seus futuros filmes.

Mais de uma década após seu primeiro filme, o Marvel Studios encerrará, em “Vingadores: Ultimato”, a grande saga que vem construindo desde seus primórdios. O quarto longa do grupo dará fim, também, à chamada Fase 3 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), abrindo caminho para novas histórias e arcos que podem ou não vir diretamente dos quadrinhos da editora. Por conta disso, inúmeras especulações vêm surgindo acerca da próxima saga que englobará todo o universo compartilhado pelos heróis no cinema, ainda que o estúdio dê poucas pistas sobre suas intenções.

Em entrevista ao Collider, o produtor Jonathan Schwartz, que já foi assistente de Kevin Feige, presidente do estúdio, e depois foi promovido a produtor de “Guardiões da Galáxia” e “Guardiões da Galáxia Vol. 2” antes de ser anunciado como produtor de “Capitã Marvel”, falou um pouco sobre o vindouro filme. Perguntado sobre os impactos que a presença dos Skrulls, raça de alienígenas capazes de mudar de forma, poderia trazer para o futuro do Universo Marvel, ele afirma:

“Sim, nós falamos sobre Invasão Secreta. Eu não entraria nesse filme dizendo ‘Qual desses super-heróis é um skrull?’ Porque a Carol é mais ou menos a primeira super-heroína a aparecer na Terra. Mas estamos plantando sementes para futuros filmes? Sempre.”

Em seguida, o produtor foi questionado se o público acompanhará a paranoia política que surge após o aparecimento dos skrulls nos quadrinhos, ao que ele respondeu:

“Se você está falando sobre algo como o Ato Craddock Anti Super-Heróis dos quadrinhos, na verdade, não. Há um elemento de paranoia que é um pouco diferente do que há naquela história em específico, mas não é relacionado ao Anti Super-Herói que poderia ser um Skrull dos quadrinhos. O que eu diria sobre a Guerra Kree-Skrull, no geral, é que é muito mais um tipo de fundação mitológica e de pano de fundo do que é uma adaptação direta daquela narrativa como foi Guerra Civil”.

A entrevista do produtor cita inúmeros elementos dos quadrinhos da Marvel que são desconhecidos pelo público que acompanha somente os filmes da Casa das Ideias. Pensando nisso, o Cinema com Rapadura preparou abaixo um guia com tudo o que você precisa saber sobre os elementos que servirão de pano de fundo para “Capitã Marvel”.

Guerra Kree-Skrull (1971-1972)

Já apresentados no MCU em “Guardiões da Galáxia”, os Kree, do planeta Hala, são uma raça de guerreiros humanoides constantemente em busca de novas armas para as guerras que costumam travar. Na série “Agents of S.H.I.E.L.D.”, é revelado que os Kree fizeram experimentos com os humanos pré-históricos, dando origem aos Inumanos, cuja existência é uma parte importante da segunda e da terceira temporada da série. Há dois tipos de Kree: os de pele azul, considerados puros, superiores e que costumam deter as posições mais importantes da hierarquia da espécie; e os de pele rosa, similar à de um humano caucasiano, que advém de miscigenação com outras espécies e costumam formar a maior parte dos exércitos da raça, uma vez que são considerados inferiores.

Já os Skrulls, que farão sua estreia nos cinemas em “Capitã Marvel”, são fruto de uma série de experiências da espécie de seres conhecidos como Celestiais (um de seus membros, inclusive, é o pai de Peter Quill, Ego, em “Guardiões da Galáxia Vol. 2”). Um dos efeitos desses experimentos foi terem desenvolvido total controle sobre seus corpos, a ponto de serem capazes de mudar sua forma como bem entenderem. O embate entre os Skrulls e os Kree data de milhares de anos, quando o Império Skrull se desentendeu com os habitantes de Hala durante suas tentativas de expansão.

Nos quadrinhos, a Guerra Kree-Skrull chega à Terra pela primeira vez quando Mar-Vell, o Capitão Marvel original, pertencente à raça Kree (de pele rosada), retorna ao planeta após muito tempo na Zona Negativa (dimensão paralela composta por antimatéria). Mar-Vell sofre de envenenamento por radiação por conta da natureza da Zona Negativa, e Visão usa seus poderes, com auxílio de cientistas da NASA, para curá-lo. O processo dá certo, mas acaba sendo notado por um grande inimigo Kree de Mar-Vell: Ronan, o Acusador (interpretado em “Guardiões da Galáxia” e “Capitã Marvel” pelo ator Lee Pace). O Kree envia um robô sentinela para tentar matar o então Capitão Marvel. Quando a sentinela captura o personagem, os Vingadores buscam mais informações com uma ex-colega de Mar-Vell, a então piloto da força aérea Carol Danvers.

Enquanto isso, Ronan, que pretendia tomar o poder em Hala por meio de um Golpe de Estado, vem para à Terra em uma tentativa de enfraquecer o planeta para poder usá-lo como base militar. Os Vingadores tentam impedi-lo, porém, no meio da batalha, Ronan acaba descobrindo que os Skrulls invadiram Hala e parte para ajudar sua terra natal. Ao fazer isso, a sentinela que havia enviado se autodestrói e Mar-Vell consegue se libertar.

Mercúrio, Visão e Feiticeira Escarlate são enviados por Capitão América, Thor e Homem de Ferro para acompanhar Mar-Vell, mas acabam sendo atacados por três vacas antes que possam chegar ao Kree. As vacas, que na verdade são Skrulls disfarçados, transformam-se em três membros do Quarteto Fantástico (Tocha Humana, Coisa e Senhor Fantástico), e a batalha que segue termina com os três vingadores capturados pelos Skrulls. Ao mesmo tempo, Carol Danvers, que estava com Mar-Vell, revela-se como um Super-Skrull (além de poder mudar de forma, os Super-Skrulls também conseguem imitar os poderes do ser em que se transformam) e também captura o Capitão Marvel.

Ao saber dos quatro heróis capturados, os Vingadores rapidamente pegam uma nave da S.H.I.E.L.D. e viajam ao espaço atrás da nave Skrull que levava seus colegas. No veículo dos captores, Visão quase mata um capitão Skrull quando este ameaça a vida da Feiticeira Escarlate. É neste arco em que começa a surgir o romance entre o androide e a feiticeira, que dura até o hoje nos quadrinhos e que já tem sua versão no Universo Cinematográfico Marvel.

A situação só é resolvida quando a Suprema Inteligência, ser que serve como líder e ditador do povo Kree, concede a Rick Jones (humano que surgiu como parceiro do Hulk, mas que eventualmente se tornou um sidekick dos Vingadores), que estava na Zona Negativa, a chamada “Força do Destino”. A nova habilidade torna Jones capaz de chamar vários heróis da era de ouro dos quadrinhos da Marvel para o presente, e lado a lado, os personagens de duas épocas diferentes vencem a batalha contra os Skrulls. Os heróis capturados são libertados e as ameaças de ambos os lados são temporariamente neutralizadas, com os Kree conseguindo deter Ronan e seu desejo de poder, e os Skrulls batendo em retirada após a derrota.

Ato Craddock

A chegada do Capitão Marvel, um alienígena, bem como todos os eventos que se desenrolaram na Terra durante os eventos da Guerra Kree-Skrull, criaram um forte sentimento anti-alienígena nos terráqueos, que colocavam parte da culpa da destruição causada nos Vingadores. A raiva da opinião pública contra os heróis era estimulada pelo Senador H. Warren Craddock, que chega a formar a Comissão de Atividades Alienígenas, com o objetivo de identificar e eliminar “espiões alienígenas”. A ideia de Craddock era criar uma narrativa na qual os Vingadores eram aliados e ajudavam os alienígenas que traziam tantos problemas para a Terra.

A “caça às bruxas” dá certo, e não apenas a raiva humana contra os alienígenas cresce, como cresce também a impaciência pública contra os heróis mais poderosos da Terra. Em dado momento, um grupo de pessoas que protestava em frente a mansão d’Os Vingadores começa a atacar o local, e termina por depredá-lo completamente. O senador Craddock segue com sua manipulação por algum tempo, até que, enquanto dava um discurso ao povo durante um protesto anti-alienígena, acaba desmascarado. A Força do Destino usada por Rick Jones no final do arco da Guerra Kree-Skrull fez também com que o Skrull que se passava por Craddock ficasse temporariamente sem poderes, e o alienígena aparece em sua verdadeira forma para a multidão de protestantes. Enfurecidos por terem sido enganados, os humanos ali presentes matam o Skrull. Quando os Vingadores voltam à Terra após a batalha no espaço, o verdadeiro senador Craddock já havia sido encontrado.

Essa passagem da Guerra Kree-Skrull trouxe um dos aspectos mais marcantes da presença dos Skrulls no Universo Marvel: a paranoia que inevitavelmente os segue. Não saber em quem confiar, a quem recorrer e quem está do lado dos heróis são alguns dos temas mais explorados pelos quadrinhos da editora sempre que a espécie transmorfa aparece.

Invasão Secreta (2008)

Com o fim da Guerra Kree-Skrull (ou, pelo menos, o fim da parte que envolveu a Terra, já que o conflito acontece há milhares de anos), o grupo conhecido como Illuminati se junta para dar um recado aos Skrulls. Os Illuminati, então formados por alguns dos heróis mais inteligentes do universo Marvel (Homem de Ferro, Namor, Doutor Estranho, Professor Xavier, Senhor Fantástico e Raio Negro) atacam o Império Skrull e avisam que quaisquer novas tentativas de invasão da Terra sofrerão severas represálias. Os seis acabam sendo capturados e estudados, mas eventualmente conseguem escapar e voltar à Terra.

Quando a nova e extremista imperatriz Veranke se torna a líder do Império Skrull, a espécie, que agora é dotada de conhecimentos sobre humanos super-poderosos graças aos estudos feitos com os Illuminati, decide lançar uma invasão massiva à Terra. Os Skrulls capturam vários super-heróis e pessoas de posições importantes e se infiltram no planeta, com a imperadora se passando pela Mulher-Aranha e se juntando aos Novos Vingadores.

A presença dos Skrulls entre os heróis da Terra é revelada quando o alienígena que se passava por Elektra morre em batalha com os Novos Vingadores e reverte a sua forma natural. Para desestabilizar os humanos e evitar que tenham tempo para se reorganizar e tentar identificar quem é humano e quem não é, os Skrulls realizam ataques simultâneos em pontos estratégicos para os heróis, como o Edifício Baxter (QG do Quarteto Fantástico), bases da S.H.I.E.L.D. e a prisão submersa conhecida como The Raft.

Enquanto isso, uma nave Skrull cai na Terra e os Vingadores vão rapidamente verificar do que se trata. Quando as portas da embarcação se abrem, vários heróis da Marvel, em suas formas clássicas, saem de dentro dela e começam a batalhar contra os heróis que já estavam no planeta. Ambos os lados alegam ser as versões reais, e aos poucos é revelado que, de fato, haviam Skrulls agindo dos dois lados. Enquanto alguns dos heróis que estavam na Terra já haviam sido substituídos, a nave que caiu carregava tanto algumas das versões originais dos heróis substituídos quanto Skrulls se passando por outros. Em Manhattan, alguns dos alienígenas começam a aparecer utilizando os poderes de vários heróis combinados.

Após sucessivas batalhas entre os heróis reais e os Skrulls, em que nenhum personagem tinha certeza absoluta sobre a identidade de seus companheiros, Reed Richards, o Senhor Fantástico, consegue inventar uma tecnologia capaz de detectar quais dos humanos são Skrulls disfarçados e quais são reais. Esse fato, aliado à chegada de Nick Fury com uma equipe própria, que incluía nomes como Thor e Demolidor, consegue virar a batalha para o lado dos humanos. Com sucessivas vitórias dos heróis reais, os Skrulls lentamente perdem seu poder. Na batalha final, a Vespa acaba morrendo em uma explosão e a imperatriz Veranke é ferida pelo Gavião Arqueiro. Todavia, quem dá o tiro que finalmente mata a vilã é Norman Osborn, vilão de longa data do Homem-Aranha e que já teve duas versões nos cinemas, apesar de ainda estar inédito no MCU. Com a morte de sua líder, o restante do exército alienígena é derrotado e a invasão chega ao fim.

O feito faz com que Norman Osborn ganhe grande popularidade, e o presidente dos Estados Unidos dissolve a S.H.I.E.L.D. e cria uma nova entidade, H.A.M.M.E.R., que ficaria sob tutela de Osborn. O vilão usa seus novos poderes para formar uma equipe secreta de vilões que promoveria seus próprios interesses. Esses acontecimentos inauguraram uma nova fase no Universo Marvel dos quadrinhos, que viria a se desenrolar na mega-saga que sucedeu Invasão Secreta, Reinado Sombrio.

Capitã Marvel e o futuro dos Skrulls no MCU

Tanto a Guerra Kree-Skrull quanto a Invasão Secreta foram arcos marcantes de suas respectivas épocas, e ambas são alvo de especulação para adaptações ao MCU há muito tempo. Conforme diz a entrevista com o produtor Jonathan Schwartz, a Guerra Kree-Skrull servirá mais como uma “fundação mitológica e pano de fundo” para “Capitã Marvel” do que como adaptação direta para as telas. Isso significa que a maior parte dos elementos presentes na revista não estarão no filme, que terá sua própria narrativa e personagens, mas que de alguma maneira, o que acontece nos quadrinhos pode servir de influência para o longa.

Há dois caminhos que o Marvel Studios pode seguir nesse sentido. O primeiro e mais provável é que o tom e os elementos presentes na obra dos anos 1970 sirvam como inspiração para o que acontecerá no filme. Ou seja, a guerra entre os dois povos alcançará a Terra por algum motivo e obrigará que humanos – e super-humanos – envolvam-se no conflito a fim de proteger o planeta das ameaças alienígenas. Alguns dos personagens provavelmente se repetirão, como Mar-Vell, Ronan, a Suprema Inteligência e a própria Carol Danvers, ainda que em lugares e funções narrativas completamente diferentes.

A segunda e mais improvável possibilidade é de que os acontecimentos da HQ sirvam literalmente de pano de fundo para o filme, no sentido de terem acontecido há muito tempo e a invasão Skrull presente no longa não será a primeira vez que a Terra se envolve no embate entre as duas espécies. Esse caminho é mais improvável tanto por ser algo que o Marvel Studios nunca fez antes, quanto pelo fato de que a maioria dos personagens presentes no arco da Guerra Kree-Skrull já existirem no presente do MCU, e não poderem ter participado de um evento do passado distante. Existe a possibilidade dos acontecimentos terem sido os mesmos, mas com personagens diferentes dos que se encontram na HQ, mas parece uma alternativa excessivamente complicada e um tanto desnecessária. A história funcionaria perfeitamente bem sendo a primeira vez que os humanos se encontram com os Skrulls.

O chamado Ato Craddock, como o próprio produtor já disse, não estará presente da mesma maneira no filme da heroína. Mesmo assim, Schwartz afirma que “há um elemento de paranoia que é um pouco diferente”. Essa fala, muito provavelmente, refere-se ao temor natural que a presença de alienígenas transmorfos capazes de se passar por qualquer pessoa traria, sendo que sempre que os Skrulls foram utilizados nos quadrinhos, algum elemento de paranoia, no sentido de não saber em quem confiar, esteve presente.

Como afirmado pelo produtor, a Marvel está sempre plantando sementes para seus futuros filmes. Essas sementes podem ser regadas, crescer e dar frutos, ou simplesmente serem esquecidas. Até o momento, nenhum executivo do estúdio deu qualquer confirmação de que os Skrulls voltarão a aparecer no MCU. Apesar disso, o tom de algumas declarações e as especulações dos fãs indicam que, muito dificilmente, a raça alienígena será esquecida após os acontecimentos de “Capitã Marvel”. Naturalmente, a equipe encabeçada por Kevin Feige pode criar novas histórias e novos jeitos de utilizar esse elemento no futuro do universo, mas é altamente provável que o arco Invasão Secreta seja adaptado de alguma forma no futuro. Mesmo que não se torne um evento enorme envolvendo vários crossovers, como “Vingadores: Guerra Infinita”, é muito difícil que o estúdio deixe de utilizar esse arco bastante popular e que é pedido pelos fãs dos filmes da Marvel há tanto tempo.

Há uma série de especulações envolvendo o Gavião Arqueiro, personagem de Jeremy Renner e sua participação em “Vingadores: Ultimato”. No filme, Clint Barton estará com uma nova identidade, Ronin, e pelo que mostram fotos de set e o primeiro trailer, os Vingadores o encontrarão em algum ponto do Japão. O principal rumor nesse sentido é de que a família do personagem terá sumido com o estalo de Thanos nos momentos finais de “Vingadores: Guerra Infinita”, e que Clint terá descoberto algo sobre Skrulls infiltrados na Terra e estará rodando o mundo em sua caça aos alienígenas.

Essa possibilidade faria dos acontecimentos de “Capitã Marvel” uma espécie de missão de reconhecimento, um teste dos Skrulls no que tange invadir a Terra. Considerando que o filme se passa em 1995, é possível que os transmorfos sejam derrotados pela protagonista no final do longa, e que tenham passado os últimos vinte anos juntando forças, planejando e lentamente tomando o lugar de pessoas importantes na hierarquia de algumas das maiores instituições humanas, como a própria S.H.I.E.L.D. ou as Indústrias Stark. O papel do Gavião Arqueiro, portanto, seria o de descobrir a invasão e avisar os outros vingadores de que algo está em curso. A partir daí, o estúdio poderia levar os Skrulls em várias direções diferentes até, quem sabe, um filme que adapte a Invasão Secreta para o MCU.

Existe a possibilidade, inclusive, de que “Capitã Marvel” tenha um escopo maior do que o imaginado e o que foi mostrado nos trailers, e adapte de alguma forma a Invasão Secreta, com uma grande invasão ao planeta Terra. O principal problema por trás dessa ideia é que o MCU dos anos 1990, tirando a própria Carol Danvers, não tinha praticamente nenhum herói importante o suficiente para sustentar algo similar ao que foi mostrado nos quadrinhos. O Marvel Studios, todavia, sempre tomou liberdades em suas adaptações de grandes sagas das HQs, e pode optar por esse caminho.

“Capitã Marvel”, que chega aos cinemas no dia 7 de março, marcará a estreia dos Skrulls no universo, e há boas chances de que a espécie volte a ser pelo menos mencionada em “Vingadores: Ultimato”, que estreará no Brasil em 25 de abril. De qualquer forma, mesmo que o arco Invasão Secreta nunca seja adaptado para o Universo Cinematográfico Marvel, há boas chances de que os Skrulls retornem em algum ponto do futuro.

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe


Conteúdos Relacionados