Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Especial Oscar 2018: uma viagem através de 90 anos de história

Com tantos fatos marcantes desde a primeira premiação, o Cinema Com Rapadura reuniu várias curiosidades sobre o grande prêmio da indústria cinematográfica.

No dia 16 de maio de 1929, no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles, Califórnia, aconteceu, durante apenas 15 minutos, a primeira cerimônia do evento que é hoje a mais importante premiação do mundo do cinema.

O primeiro Academy Awards, que posteriormente ficaria mais conhecido como Oscar, foi apresentado pelo ator Douglas Fairbanks (“A Marca do Zorro”) e pelo diretor William C. de Mille (“Um Crime Sublime“), e homenageou os melhores filmes de 1927 e 1928, nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor de Comédia, Melhor Diretor de Drama, Melhor Roteiro Original, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, e nas já extintas categorias de: Melhor Produção Única e Artística, Melhor Qualidade Artística de Produção, Melhor Engenharia de Efeitos e Melhor Título.

Na primeira premiação os artistas podiam ser indicados, e vencer, por vários trabalhos realizados naquele ano. Um exemplo disso foi o da atriz Janet Gaynor, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz por seus trabalhos em “Sétimo Céu”, “O Anjo das Ruas” e “Aurora”.

Ainda foram entregues naquele ano dois prêmios especiais. Um à Warner Bros., por produzir “O Cantor de Jazz”, o pioneiro filme falado, que revolucionou a indústria. E outro para Charles Chaplin, por atuar, escrever, dirigir e produzir “O Circo”. Um carta da Academia para o ator, datada de 19 de fevereiro de 1929, afirmava:

“O Conselho de Juízes da Academia sobre prêmios de mérito para realizações individuais em artes de cinema durante o ano que terminou em 1º de agosto de 1928, decidiu por unanimidade que seu nome deveria ser removido das classes competitivas e que um primeiro prêmio especial fosse conferido a você por escrever, atuar, dirigir e produzir ‘O Circo’. As realizações coletivas assim exibidas colocam você em outro patamar”.

Após a primeira cerimônia, a premiação foi se transformando, acrescentando e extinguindo categorias, estabelecendo regras e aumentando seu prestígio.

Em sua segunda edição o Oscar já era transmitido ao vivo pelo rádio, mas foi somente em 19 de março de 1953 que as pessoas puderam assistir pela primeira vez, pela televisão, a cerimônia que premia os melhores da indústria cinematográfica. A estatueta de Melhor Filme da 26° premiação foi entregue para “O Maior Espetáculo da Terra”, do diretor Cecil B. DeMille.

Desde então as pessoas se juntam para assistir, fazer bolões, e até festas, para acompanhar a cerimônia do Oscar. A 70° edição, realizada em 1998, detêm até hoje o recorde de audiência da premiação. Foi o ano em que “Titanic” ganhou 11 das 14 categorias em que estava concorrendo. Este número só foi igualado duas vezes: em 1960, por “Ben Hur”, e em 2004, por “Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, que ganhou em todas as categorias que estava concorrendo.

Em 89 edições, as curiosidades e os recordes são inúmeros, e um prato cheio para os amantes da premiação. Foram 26 estatuetas entregues a Walt Disney, durante impressionantes 22 anos consecutivos.

O compositor John Williams atingiu a impressionante marca de 51 indicações, incluindo uma este ano, pela trilha sonora de “Star Wars – Os Últimos Jedi”.

Beatrice Straight ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por apenas 5 minutos e 40 segundos de tela, no filme “Rede de Intrigas”.

Whoopi Goldberg teve um papel marcante ao se tornar a primeira mulher a apresentar o Oscar, em 1994.

E a 90° edição promete quebrar mais barreiras, já tendo estabelecido novos marcos na história da cerimônia antes mesmo da entrega dos prêmios. Por exemplo, o Oscar 2018 terá, pela primeira vez na história, uma apresentadora transgênero, a chilena Daniela Vega (“Uma Mulher Fantástica”).

Greta Gerwig (“Lady Bird”) é a quinta mulher indicada a categoria de Melhor Direção e, se vencer, será a segunda a conseguir tal feito. A única que já ganhou uma estatueta de direção foi Kathryn Bigelow, por “Guerra ao Terror”. Rachel Morrison se tornou a primeira mulher a ser indicada a categoria de Melhor Fotografia, por “Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi”. Já Jordan Peele (“Corra!”) é o quinto homem negro a ser indicado na categoria de Melhor Direção e, se vencer, será o primeiro a atingir a marca.

Muito ainda vai acontecer nesta edição histórica do Oscar que ocorrerá no próximo dia 04 de março. Por isso, não deixe de acompanhar o Cinema Com Rapadura, que trará conteúdo especial novo todos os dias, além da grande #RapaduraLive que ocorrerá no dia da premiação.

Lívia Saenz
@saenz_livia

Compartilhe


Conteúdos Relacionados