Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 24 de fevereiro de 2018

10 adaptações literárias que chegam aos cinemas em 2018

De fantasia ao horror - passando pelo romance policial brasileiro -, fique por dentro das principais adaptações literárias para o cinema neste ano.

Adaptações literárias para o cinema transitam num limiar de possibilidades. Existem aquelas que oferecem uma abordagem completamente diferente da obra original, reconhecendo a diferença de narrativas entre o texto escrito e o audiovisual. Outras buscam se manter o mais fiel possível ao livro, assumindo os riscos de tal escolha. Fato é que a possibilidade de poder assistir aquela história que tanto nos emocionou na mídia física é interessantemente ambígua.

Em 2018 já tivemos alguns bons exemplos de adaptações muito competentes, como “Me Chame pelo Seu Nome” “A Grande Jogada”. Mas como o ano ainda está começando, o Cinema com Rapadura preparou uma lista com as principais estreias de obras baseadas em livros. Veja só:

“Operação Red Sparrow” (Baseado no livro “Roleta Russa”, de Jason Matthews)

A adaptação conta a história de Dominika Egorova (Jennifer Lawrence, de “Mãe!”), uma bailarina que é recrutada pela Sparrow School, um serviço de inteligência russo, onde é forçada a usar seu corpo como arma letal, tornando-se a melhor assassina do país.

O longa também conta com Joel Edgerton (“Bright“), Mary-Louise Parker (“Tudo Para Ficar Com Ela”), Jeremy Irons (“Liga da Justiça“), Matthias Schoenaerts (“A Garota Dinamarquesa”), Charlotte Rampling (“Assassin’s Creed“) e Ciarán Hinds (“Liga da Justiça”). A direção é de Francis Lawrence (“Jogos Vorazes: A Esperança – O Final“) e o filme chega aos cinemas no dia 1º de março.

“Jogador Nº 1” (Baseado no livro homônimo, de Ernest Cline)

Na trama do longa, James Halliday (Mark Rylance, de “Dunkirk”), o criador do OASIS, morre e deixa sua fortuna como recompensa para quem conseguir desvendar todos os enigmas de uma caça ao tesouro. O jovem Wade Watts (Tye Sheridan, de “X-Men: Apocalipse”) decide entrar na disputa, competindo com empresários e adversários que farão de tudo para ganhar a recompensa. O livro contém diversas referências a ícones culturais dos anos 80, incluindo produções de Steven Spielberg (“The Post – A Guerra Secreta”), diretor desta adaptação.

O elenco conta ainda com Olivia Cooke (“Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer”) como Art3mis, T.J. Miller (“Deadpool”) vivendo i-R0k, Ben Mendelsohn (“O Homem da Máfia”) como Nolan Sorrento, o executivo-chefe da IOI, empresa maligna da trama, e Simon Pegg (“Star Trek: Sem Fronteiras”) como Ogden Morrow, melhor amigo de Halliday. O filme estreia no dia 29 de março.

“Uma Dobra no Tempo” (Baseado no livro homônimo, de Madeleine L’Engle)

O longa conta a história da família Murry, cujo pai (Chris Pine, de “Mulher-Maravilha”) pesquisava a possibilidade de viajar no tempo, quando desapareceu misteriosamente. Assim, Meg (Storm Reid, de “American Girl: Lea To The Rescue”), seu amigo Calvin (Levi Miller, de “Peter Pan”) e seu irmão Charles (Deric McCabe, de “Stephanie”) precisarão viajar para outros pontos do tempo e do espaço para que Meg resgate seu pai. O trio também enfrentará forças do mal, conhecerá novos seres e planetas e descobrirá o tesseracto, que é a dobra no tempo da história.

O elenco ainda é composto por Reese Witherspoon (“Vício Inerente”), Oprah Winfrey (“Selma – Uma Luta Pela Igualdade”), Zach Galifianakis (“Amor e Tulipas”), Michael Peña (“My Little Pony: O Filme”) e Mindy Kalling (“Sexo, Drogas e Jingle Bells”). Com direção de Ava DuVernay (também de “Selma”), a estreia está prevista para o dia 29 de março.

“Berenice Procura” (Baseado no livro homônimo, de Luiz Alfredo Garcia-Roza)

O filme vai adaptar um dos principais nomes do romance policial brasileiro. Na trama, Berenice (Cláudia Abreu, de “Rio, Eu Te Amo”) é uma mulher de 35 anos, extremamente dedicada ao seu trabalho de taxista que a faz passar 10 horas diárias dentro de seu carro, num trânsito caótico. Ela tem uma paixão especial por fatos policiais e cenas de crimes. Seu ex-marido é Domingos (Eduardo Moscovis, de “Amor em Sampa”), um repórter policial que trabalha num programa sensacionalista de muita audiência, chamado “Cidade Justa”. É através dele e das páginas criminalísticas dos jornais, que lê toda manhã antes de sair para trabalhar, que a taxista se mantém informada sobre as ocorrências policiais da cidade. Um dia, Berenice se vê envolvida no caso de um assassinato no bairro de Copacabana e decide fazer sua própria investigação, vivendo uma história de mistério e emoção. Com lançamento previsto para o dia 12 de abril, a direção fica por conta de Allan Fiterman (“Embarque Imediato”).

“Submersão” (Baseado no livro homônimo, de J.M. Ledgard)

O thriller romântico gira em torno dos amantes James (James McAvoy, de “Atômica”) e Danielle (Alicia Vikander, de “Tomb Raider: A Origem”), que são separados por milhares de quilômetros. Enquanto a bióloga explora o oceano, James luta por sua vida ao ser preso por um grupo de jihadistas na Somália. A direção fica por conta de Wim Wenders (“Os Belos Dias De Aranjuez“) e o elenco ainda conta com Alexander Sidding (da série “Gotham“) e Celyn Jones (“A Batalha das Correntes“). A estreia está marcada para 12 de abril.

“The Little Stranger” (Baseado no livro “Estranha Presença”, de Sarah Waters)

O filme contará a história de uma família que vive em uma grande mansão na Inglaterra, no período pós-guerra, e chama o Dr. Faraday (Domhnall Gleeson, de “Star Wars: Os Últimos Jedi”), um respeitado médico da região, para atendê-los em casa. O profissional, no entanto, acaba descobrindo grandes segredos desta família, que não deveriam ter sido revelados. No elenco ainda estarão presentes Will Poulter (“Maze Runner: A Cura Mortal”), Charlotte Rampling (“O Sentido Do Fim”), Ruth Wilson (“O Último Capítulo”) e Anna Madeley (“Na Companhia de Estranhos”) e a direção fica por conta de Lenny Abrahamson (“O Quarto de Jack”). O filme estreia no dia 31 de agosto nos Estados Unidos.

“Mentes Sombrias” (Baseado no livro homônimo, de Alexandra Bracken)

A história retrata um mundo em que a maioria das crianças e adolescentes dos EUA foram dizimadas por uma pandemia. Quando os poucos sobreviventes começam a desenvolver poderes, eles são todos aprisionados em um local provido pelo governo. A adaptação será estrelada pela atriz Amandla Stenberg (“Jogos Vorazes”) como Ruby, uma menina de 16 anos com poderes telecinéticos. A direção fica por conta de Jennifer Yuh Nelson (“Kung Fu Panda 3”), fazendo sua estreia no cinema live action. Shawn Levy (“Uma Noite no Museu 3 – O Segredo da Tumba”) irá produzir o longa que estreia no dia 30 de agosto.

“The House with a Clock in its Walls” (Baseado no livro “O Mistério do Relógio na Parede”, de John Bellairs)

O filme acompanha um jovem de 10 anos que se torna órfão e se vê obrigado a morar com o tio. Desconfiado, o garoto acaba descobrindo um mundo cheio de magia e mistérios na casa em que passa a viver, encontrando um relógio capaz de desencadear o apocalipse. Kyle MacLachlan (“Divertida Mente”) vai viver Isaac Izard, o antigo dono da casa. O elenco também conta com Cate Blanchett (“Thor: Ragnarok”), Jack Black (“Jumanji: Bem-Vindo à Selva”) e Owen Vaccaro (“Pai em Dose Dupla 2”). A direção é de Eli Roth (“Bata Antes de Entrar”) e o lançamento será no dia 20 de setembro.

“A Garota na Teia de Aranha” (Baseado no livro homônimo, de David Lagercrantz)

A trama contará a história do jornalista Mikael Blomkvist (Sverrir Gudnason, de “Borg McEnroe”) tentando recuperar o prestígio da revista Millenium, quando surge um novo mistério a ser desvendado por ele, fazendo seu caminho novamente se cruzar com o de Lisbeth Salander (Claire Foy, de “Uma Razão Para Viver”). Este será mais um capítulo da saga “Millenium“, mas a produção será uma adaptação totalmente diferente da feita por David Fincher (“Garota Exemplar“) em 2011. O longa será baseado no quarto livro da série contará com a direção de Fede Alvarez (“O Homem nas Trevas”), com estreia marcada para o dia 25 de outubro.

“Máquinas Mortais” (Baseado no livro “Máquinas Infernais”, de Philip Reeve)

A trama mostra um mundo dizimado pela Guerra dos 60 Minutos, um desastre nuclear repentino. Os poucos seres humanos que restam são forçados a viverem em cidades móveis – estruturas gigantescas e mortais obrigadas a atacaram cidades menores para se reabastecerem de novos recursos.

No elenco estão Hera Hilmar (“Amor em Tempos de Guerra”), Robert Sheehan (“Tempestade: Planeta em Fúria”), Jihae (da série “Mars”), Ronan Raftery (“Animais Fantásticos e Onde Habitam”), Stephen Lang (“O Homem nas Trevas”) e Hugo Weaving (“Até o Último Homem”). Previsto para chegar aos cinemas em 13 de dezembro, o filme tem direção de Christian Rivers (“Minutes Past Midnight”) e produção de Peter Jackson (“O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”)

E você, sentiu falta de alguma outra adaptação? E qual livro gostaria de ver adaptado para o cinema? Deixe um comentário para nós.

Robinson Samulak Alves
@rsamulakalves

Compartilhe


Conteúdos Relacionados