Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 29 de janeiro de 2017

Star Wars: The Last Jedi | 9 teorias sobre o título do filme

Reunimos teorias que fãs estão especulando após o anúncio do novo longa da franquia.

Parece que ainda não estamos acostumados a lidar com o fato de que todos os anos teremos um novo filme no universo “Star Wars“. Quando surge uma novidade, como a revelação do título do novo capítulo da saga, os fãs vão a loucura. O título “The Last Jedi” e a alteração da logo de amarelo para vermelha, fez com que milhares de pessoas perguntarem na internet: quem será o(a) tão falado Último(a) Jedi em destaque?

O título é intrigante, já que não sabemos nada sobre a história do longa. A quem ele se refere? Luke, Rey ou algum outro personagem jamais visto? Para tentar descobrir mais sobre a trama, o Cinema Com Rapadura reuniu nove teorias possíveis sobre a identidade do(a) misterioso(a) “Jedi”:

>> [PODCAST] RapaduraCast 448 – Star Wars: O Despertar da Força
>> [PODCAST] RapaduraCast 489 – Rogue One: Uma História Star Wars

Luke Skywalker

O primeiro é o mais simples: Luke Skywalker seria o último Jedi. Até o momento, não se sabe sobre a existência de nenhum outro. Ou apenas porque o personagem seria o mais previsível. Em “O Despertar da Força”, todos querem saber o paradeiro de Luke. Após o massacre de Kylo Ren em sua escola de treinamento, ele era o último Jedi existente.

Rey

O título poderia indicar que mais um personagem original de “Star Wars” seria morto no próximo filme? Sem Luke, sem dúvida, a Rey de Daisy Ridley seria a opção mais provável para ser a Última Jedi. Ela precisaria apenas de um bom treinamento, já que em “O Despertar da Força” vimos que a protagonista possui a Força dentro de si e consegue aprender algumas coisas sozinha.

Rey é uma reencarnação do Escolhido

Outra hipótese que tem alguma força na internet é a ideia de que Rey é uma reencarnação do espírito do Escolhido, aquele que vai trazer o equilíbrio à Força. A entidade se manifesta de tempos em tempos, quando existe algum distúrbio na Galáxia. Como em uma vida passada o Escolhido foi Anakin Skywalker, essa seria a conexão familiar entre Rey e Luke.

Kylo Ren

Em “O Despertar da Força”, nós descobrimos que Luke tentou (e falhou) treinar Ben Solo, filho de Han Solo e Leia Organa, para que este se tornasse um Jedi, mas acabou se tornando o temível Kylo Ren. O título poderia se referir à tentativa de Luke de ensinar os poderes da Força ao último Jedi existente?

É baseado no quadrinho “The Last Jedi”

Em 1981, a Marvel Comics publicou a 49ª edição da sua série mensal mais popular de Star Wars, que apresentou uma história chamada “The Last Jedi”.

A trama apresenta Luke encontrando um Jedi falido de nome Jedidiah, que (alerta de spoilers!) acaba sacrificando a sua vida para salvar Luke, demonstrando a bravura que o colocaria na Ordem, o tornando o Último Jedi.

Jax Pavan

Jax Pavan é o protagonista do romance “The Last Jedi”, publicado em 2013 e escrito por Michael Reaves e Maya Kaathryn Bohnhoff. A história se passa logo após o Imperador dar uma ordem que acaba na morte de 66 membros da Ordem Jedi. Jax sobrevive, lidera um grupo de resistência e eventualmente acaba enfrentando Darth Vader.

O título pode estar no plural e se referir a mais de uma pessoa

Jedi não tem plural. E os spin-offs da saga criaram um hábito de preservar um número de Jedi que sobreviveram ao massacre imposto pelo Imperador, como Kanan Jarrus, Ahsoka Tano e Ezra Bridger. Será que o filme poderia terminar mostrando uma nova legião da Ordem?

Obi-Wan Kenobi

Uma série de dez livros, denominada “The Last of the Jedi”, escrita por Jude Watson, mostra o que aconteceu entre “A Vingança dos Sith” e “Uma Nova Esperança”. A primeira história segue Obi-Wan – o que poderia ser um spin-off baseado no personagem vivido por Ewan McGregor – onde o vemos protegendo um pequeno Luke e vivendo suas próprias aventuras.

Há rumores de que Obi-Wan fará parte do Episódio VIII, mas é improvável que vejamos flashbacks desta época.

Supremo Líder Snoke

Além de Rey, a identidade do Supremo Líder Snoke também foi um dos mistérios presentes em “O Despertar da Força”. As teorias vão das mais absurdas, com o vilão sendo o Mestre Windu, até algumas que oferecem algum embasamento, como ele ser Ezra, o protagonista de Star Wars Rebels. Provavelmente o passado do antagonista será explorado em “The Last Jedi” — até lá, só nos resta especular.

No universo de Star Wars, tudo é possível.

Nada disso foi confirmado pela Lucasfilm e teremos de esperar até o dia 14 de dezembro pra termos alguma certeza. Quais são as suas teorias? Conta pra gente!

Carlos Alberto Jr
@caazalberto

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados