Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 24 de dezembro de 2016

Especial de Natal: Uma mini-lista de filmes clássicos para se assistir no dia

Falamos sobre os longas mais marcantes que se passam no dia de Natal.

Quem não ama o Natal! Essa data festiva, perfeita para se passar com os amigos e entes queridos, e por que não aproveitá-la também para ver algum clássico natalino? Tendo isto em mente, o Cinema com Rapadura fez uma pequena e singela lista de filmes que remetem e muito a este dia, esperamos que assistam e, é claro, que tenham um Feliz Natal! 

O Grinch – (How the Grinch Stole Christmas, 2000) 

Um grinch (interpretado por Jim Carrey) que odeia o natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para isso, na véspera do grande dia, ele resolve invadir as casas das pessoas e furtivamente roubar delas tudo o que esteja relacionado ao natal, porém ele acaba conhecendo uma pequena garota que mudará para sempre seu jeito de agir e ver as pessoas.

(Como não amar um filme que tem um catioro vestido de rena gente! <3)

VALE VÊ-LO NO NATAL?

Sim! “O Grinch” é de longe um dos filmes mais marcantes quando se trata do natal, uma aventura adorável, engraçada e que passa uma mensagem maravilhosa. O contraste entre o antagonista e a garotinha Cindy Lou é ótimo e funciona brilhantemente, assim como toda a obra, que apesar de simples, é bem feita.

Uma dica: veja dublado, pois ela conta com o espetacular Guilherme Briggs, que se encaixa perfeitamente na voz do monstro.

Duro de Matar 1 e 2 (Die Hard, 1998 e 2000)

Duro de matar” nos traz a história de um dos personagens mais carismáticos das telonas, John Mclane. As duas primeiras tramas da série se passam no natal, onde em ambas as situações o policial está na hora e no lugar errado (ou não né), na primeira temos terroristas russos no Nakatomi Plaza, já na sequência a ação ocorre no aeroporto internacional de Washington, e mais uma vez Mclane está presente para salvar o dia, sempre se lascando, como de praxe.

POR QUE ASSISTIR?

Temos Bruce Willis em sua melhor forma, e em uma das melhores franquias já adaptadas para o cinema (aposto que vocês não sabiam que a obra é baseada em livro). Um filme repleto de ação e com um tom cômico espetacular, típico dos grandes longas de ação da década de 80!

Simplesmente Amor – (Love Actually, 2003)

O longa trata-se de uma comédia romântica deliciosa, escrita e dirigida por Richard Curtis. A obra aborda diferentes aspectos do amor, mostrado através de dez histórias separadas, envolvendo uma série de personagens e casais, muitos destes inesquecíveis! A história começa cinco semanas antes do natal e termina seguido de um epílogo que ocorre um mês depois.

NO NATAL?

Claro! “Simplesmente Amor” é uma ótima pedida para assistir nesta data, e conta um grande elenco. Um filme divertido e bonito, algo que se pode notar já na sua abertura:

“Sempre que fico deprimido com o estado do mundo, penso no portão de desembarque do aeroporto de heathrow. A opinião geral é que vivemos em um mundo de ódio e ganância, mas eu não vejo assim. Me parece que o amor está em toda parte. Às vezes nem sempre dignificado ou digno de nota, mas está sempre lá: pais e filhos, mães e filhas, maridos e esposas, namorados, namoradas, velhos amigos. quando os aviões bateram nas torres gêmeas, até onde eu sei, nenhum dos telefonemas dos passageiros eram mensagens de ódio ou vingança. Eram todas mensagens de amor. Se você procurar, tenho o pressentimento de que descobrirá que o amor simplesmente está… em toda a parte”.

Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990)

Kevin Mccalister (interpretado por Macaulay Culkin) é um garoto que foi esquecido por seus pais durante as férias de natal, se já não bastasse o fato de ele ter de virar sozinho, a criança ainda tem que lidar com dois ladrões que tentam invadir a casa da sua família.

PASSA NA REGRA DE 15 ANOS?

Sim! “Esqueceram de Mim” passa fácil na regra dos 15 anos, um filme feito para o natal e um dos campeões da sessão da tarde, uma comédia com a cara dos anos 80 e 90. Vale relembrar e se divertir com Macaulay Culkin, principalmente com o primeiro longa!

Gremlins (1984)

O filme clássico dos adoráveis (ou não) monstrinhos é uma excelente pedida para se assistir na data. Na trama os bichos ao serem alimentados após a meia-noite, se tornam criaturas más, e que aterrorizam toda uma cidade.

(Quem aí teve um bicho de pelúcia desse? o/)

Embora seja um filme de monstros, “Gremlins” se passa no natal e é dotado de inúmeras referências ao feriado, mesmo que algumas bastante perturbadoras., onde inclusive, a personagem Kate, conta na trama uma que pode ser considerada a pior história de natal de todos os tempos.

É óbvio que existem inúmeros longas que ficaram de fora dessa mini-lista, portanto, diga nos comentários qual você sentiu falta, e qual é o seu filme natalino favorito?!

Clara Albuquerque
@rapadura

Compartilhe


Conteúdos Relacionados