Colunas   segunda-feira, 13 de julho de 2015

Estúdios podem deixar de exibir trailers exclusivos na Comic-Con

Tudo isso devido os vazamentos na San Diego Comic-Con 2015.

Sábado (10) foi um dia quente na San Diego Comic-Con 2015, pois os estúdios mostraram vídeos de seus grandes filmes. O problema é que esses materiais apresentados são exclusivos dos eventos e várias pessoas decidiram filmar o que estava sendo apresentado no Salão H e liberar na internet. Esta repetida ação ilegal está fazendo muitos estúdios reverem se vale realmente a pena exibir esses vídeos no evento, correndo o risco de cair online. Você deve estar se perguntando: “Por que eles não lançam logo esses vídeos para todos?”. Primeiro, é um dos grandes legados históricos do evento esses vídeos exclusivos. Segundo, boa parte do material apresentado está inacabado e é apenas mostrado pra sentir um pouco do feedback dos fãs que estão no evento.

A Warner Bros. e Fox passaram o fim de semana inteiro entrando em contato com serviços de vídeo, sites e redes sociais com o intuito de tirar esses vídeos vazados do ar. Os trailers de “Esquadrão Suicida”, “Deadpool” e “X-Men: Apocalypse” vazaram e podem ser vistos online em baixíssima qualidade. Representantes dos estúdios disseram que esses vazamentos frequentes podem ter consequências nas futuras Comic-Cons.

Quentin Tarantino, por exemplo, mostrou oito minutos de “Os 8 Odiados” para todos que estavam presentes. O cineasta, inclusive, falou que o filme correu um grande risco de não acontecer por conta do vazamento do primeiro script do longa, que acabou sendo liberado online devido a uma irresponsabilidade de um dos agentes de um pequeno grupo de atores que ele dividia o script. Imagina só: Tarantino faz um filme de 70mm para ser exibido em GRANDES cinemas e ele acaba vendo um vídeo de baixíssima qualidade sendo vazado pela internet. Pois é, ainda bem que não vazou nada, se não o cara desiste de vez da internet e eventos do gênero. Muitos cineastas tem como orgulho chegar na Comic-Con com algo para mostrar para os fiéis fãs que vão para San Diego. Alguns estúdios mostram um vídeo no evento e lançam ao mesmo tempo na internet, com foi o caso de Star Wars  e da própria Warner com Batman vs Superman, mas normalmente alguns dos filmes ainda estão em processo de filmagem (como o próprio “Esquadrão Suicida”) ou não estão com os efeitos visuais concluídos e, portanto, a qualidade real não é aquela mostrada ali no evento.

Caberá aos organizadores da Comic-Con melhorarem as medidas de segurança para pegar esses caras que ficam filmando dentro das conferências ou “haverá menos apresentações especiais”, como disse um dos cabeças de estúdio ao site Deadline. As medidas de segurança vão desde os moderadores reforçarem que não pode ser filmado o vídeo a ser exibido a seguir e os próprios fãs da plateia monitorarem o público. Tudo isso com objetivo de proteger o evento e sua credibilidade. Infelizmente algumas maçãs podres podem acabar com a festa de todos.

O site Deadline perguntou a Sue Kroll, CEO de Marketing e Distribuição Internacional da Warner Bros., sobre o vazamento do trailer de “Esquadrão Suicida” e ela não escondeu a frustração do estúdio:

Não temos planos no momento para liberar o trailer de ‘Esquadrão Suicida’ que vazou do Salão H no sábado. É lamentável e danificou uma relação de confiança de longa data que tivemos com os nossos fãs na convenção por postar esse material precoce, o que, neste momento, não era destinado a um público mais vasto. Estamos ainda nas filmagens de ‘Esquadrão Suicida’ e terá uma grande lançamento da campanha no futuro. Nossa apresentação ontem foi projetada para ser experimentada naquele salão, naquelas telas grandes”.

Te faço uma pergunta: por que não vemos materiais da Marvel sendo vazados (existem exceções, mas normalmente não são)? Eles se preocupam muito com segurança. Olha só os painéis deles em outros eventos:

daredevil-panel-marvel-suits

daredevil-panel-nycc-agents

O que os estúdios não podem esperar é a boa vontade das pessoas. Faz como a Marvel e coloca vários seguranças. Ilegalidade se resolve com linha dura. Ao invés da Warner e Fox desistirem da Comic-Con, talvez investirem em segurança resolva a situação.

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe


Conteúdos Relacionados


  • Alessandro Silveira

    Uma pergunta: Por que eles não podem transmitir ao vivo o evento da mesmo forma que fazem na E3? Isso evitaria os vazamentos.

    • Cara, eu acho que o que eles fazem é falta de respeito com os fãs, isso sim. Como você falou, a E3, que era um evento fechado até esse ano, convive muito bem com o fator exclusividade + online.

      Nem todo mundo tem condições de ir pra San Diego e ir pra Comic-Con, mas, ainda assim, as pessoas querem fazer parte desse movimento cultural. Não é aceitável que algumas poucas pessoas afortunadas, seja pela profissão, seja por ter nascido em San Diego, sejam as únicas a ter acesso a esse conteúdo.

      E é uma merda ver coisas filmadas em baixa qualidade. Melhor divulgar lá, dar um tempinho, e soltar online com qualidade. Todo mundo ganha e APOSTO que ninguém na Comic-Con vai ficar com raiva por causa disso (nem muito menos ela vá perder sentido de existir).

      • ExaonYutta

        E3 é um evento para a imprensa. Não para o grande público. Por isso é exibido… Para que todos tenham acesso. Mostrar um game inacabado é muito diferente de mostrar um filme inacabado. Isso pode prejudicar o filme… No caso do game, só aumenta o hype.

        • A E3 foi aberta ao público esse ano. Oras, se tá inacabado, porque vai mostrar exatamente pra pessoa mais caxias com materiais originais, que é o fã? (sei que no texto fala que é pra pegar o feedback da galera de lá, mas, ainda assim, não faz sentido. A imprensa tá lá, descrevendo material e soltando pra quem quiser ler. Tá lá julgando e mudando opiniões).

          E pra deixar claro: não estou apoiando os vazamentos de trailers. Se é a vontade do estúdio que aquilo fique apenas ali, que seja respeitado. Trailer vazado é uma merda pra todo mundo, pro produtor o fez e pra quem assiste (afinal, a qualidade é um lixo).

          Eu apenas discordo da maneria como os estúdios tratam a questão. A própria E3 mesmo tem uma parte exclusiva pra jornalistas, bem fechadinho e com material diferenciado.

          E aqui é ironia mesmo: engraçado a FOX ficar putinha com vazamento. Foi justamente por causa de um (e tenho minhas dúvidas se foi vazado mesmo) que Deadpool existe e foi, pelo visto, o queridinho da CC 2015.

      • Niten Dōraku

        É por isso que existe a imprensa, ela tem as ferramentas para cobrir um evento e passar isso pra gente, se você tivesse condições de ir aos eventos de cultura pop, não gostaria muito do que rola por lá… filas e mais filas, estresse, cansaço, etc., o glamour mascara a realidade desses eventos.

        Acho mais eficiente acompanhar algo assim, bem de “longe”, posso consumir esse material em minha casa, no conforto.

        • Mas liberar as coisas na net em simultâneo (ou logo depois) não vai acabar com a imprensa. Pelo contrário, ela quem mais tem a lucrar. Cito novamente a E3, que funciona muito bem no esquema de tempo real.

          Inclusive, esse texto do Judão representa perfeitamente meu pensamento.

          http://judao.com.br/o-problema-dos-vazamentos-da-comic-con-e-um-pouco-diferente/#.VacZDPlViko

          • Niten Dōraku

            Não sei cara, acho que a minha visão de economista, fala mais alto do que a histeria que há dentro de todos nós.

            A imprensa não acabará caso os vídeos sejam liberados, isso é fato, mas se isso ocorrer, talvez, não faça mais sentido empresas de conteúdo participarem da feira, uma vez que eles gastam uma grana para produzir o evento e ver o seu, possível, retorno jogado no lixo por um Robin Hood, como foi bem exemplificado no texto que você citou. Outra coisa, nesse texto, percebe-se um sentimento forte de frustração do autor, mas esse não é o nosso foco, não agora.

            Outro problema, a E3 não é parâmetro pra muita coisa, não podemos pegar o que ela faz e aplicar em tudo que há por aí. Não sei se você percebeu, a E3 é a mesma coisa, praticamente, em todos os anos e o que muda, vez ou outra, são os jogos apresentados/reapresentados. A Comic Con… também, o foco das duas é só um: VENDER, então, não sei porque as pessoas ficham chateadas ao não poderem ver um produto, afinal, você não poderá comprá-lo agora.

            A pressão que é feita nos estúdios, faz com que eles apresentem produtos mais acabados, com uma qualidade elevada, mas essa pressão é ruim também, pois se nada for apresentado nessa ou naquela feira, as pessoas, ou melhor, a internet reagirá negativamente, criando várias teorias, minando a produção, mais uma vez, a histeria e a compulsividade domina a razão.

            Só pra ter uma ideia básica da coisa, imagine as pessoas que ficam esperando, em filas intermináveis, sem saber se conseguirão entrar ou não no hall h. Pois bem, esse é o público que o estúdio quer atingir, ele é mais exigente, pois conhece o produto em si, ele se dedicou à isso, ao sofrimento por um simples trailer. O estúdio quer medir a reação desse público seleto, quer saber o que ele escreverá, se o trailer trará uma onda positiva ou negativa, etc., é como se as pessoas ficassem irritadas com as exibições privadas de teste que rola em todos os filmes antes do seu lançamento oficial, não faz sentido.

            No fim, acho que essa gana de conhecer um PRODUTO que você, certamente, pagará por ele não passa de um movimento rumo ao abismo, é irreal, é irracional. Não vejo nada de errado em esperar, aliás é bem mais legal.

          • Mas aí vai de cada um. Mesmo que esteja online, as pessoas têm a escolha de não ver nenhum material promocional.

            Eu entendo seu ponto sobre quem tá lá e esperou, mas acho que a experiência deles não vai diminuir em nada porque o conteúdo foi divulgado, oficialmente pelo estúdio, on line.

            Novamente: duvido que quem tava no Hall H pra ver Star Wars ficou puto porque a disney soltou tudo na íntegra 1 hora depois.

            O mundo não funciona mais assim como os estúdios querem (e faz é tempo).

            Se é pra fazer um evento fechado mesmo (estilo as sessões de avaliação que você citou), então que faça sem esparro. A comic-con não é uma sessão exclusiva, é um evento de apelo mundial.

            Acho que se comparar com futebol fica melhor o paralelo. Final da Libertadores, seu time x o pica das galáxias da argentina. Vai passar na TV pro mundo inteiro, mas ainda assim o estádio vai estar lotado porque as pessoas QUEREM fazer parte daquele momento, querem estar no estádio, querem ver com os olhos o time delas ser campeão. Foda-se que tá passando pro mundo todo na TV. Eu tava lá, eu fiz parte dessa conquista.

            Se o material tá inacabado, não mostra, simples assim. É problema do estúdio gerir expectativas, não meu.

          • E pra reforçar mesmo: eu não estou a favor do vazamento. Estou discutindo o comportamento dos estúdios nesses eventos. A vontade dos estúdios têm sim que ser respeitadas, fato. O que quero levantar é que essa cultura pode mudar. É melhor jogar junto, faz bem pra todo mundo.

    • Raz

      Mas a e3 não tem área exclusiva que não pode filmar tb?
      Vi no nerd office o alexandre ottoni explicando que tem área que é proibido filmar ou tirar foto por ser produção em desenvolvimento.

  • Não quer mostrar algo inacabado, usa-se o famoso TEASER no lugar do trailer.
    Certos estão a Disney e a Warner que bombou milhões de views em poucos dias. Eles estão preparados. A FOX e a Universal não foram tão espertas assim…

  • Felipe Mesquita

    A Warner liberou o trailer de Esquadrão Suicida agora
    https://www.youtube.com/watch?v=PLLQK9la6Go

    • Infelizmente, pois muitas cenas estão inacabadas, tipo a do Will Smith socando aquele saco de areia. E vários efeitos especiais ainda estão em estágios iniciais, como da cena da prisão com os soldados entrando. A Warner só liberou porque é melhor lançar em HD do que em baixíssima qualidade como a que estava rolando na internet.

      • Felipe Mesquita

        Até a cena do Batman em cima do carro do Coringa parece meio ”crua” ainda. Mas acho que no fim das contas a recepção da galera foi boa.

  • Jefferson dias

    Se é um evento aberto ao “PUBLICO” onde qualquer pessoa pode ver, e ai vem com uma desculpa que o material não esta pronto e por isso não pode ser mostrado ao “PUBLICO” maior, pra que mostrar?
    Totalmente incoerrente esse racioncinio.
    Se esta la para “você” ver, eu não posso ver tambem?
    É ta dicifil assim meu!
    Que faça o evento PAGO e FECHADO então.

    • vinicius

      O evento é pago e fechado, cara. Comic Con, procura na internet ai

      • Johnny Lapís

        o Evento é pago, mas não é fechado, qualquer um pode ir e usufruir, evento FECHADO e a E3 onde só pessoas credenciadas e que trabalhem ou sejam jornalistas podem participar, fazer um evento com trocentos K’s de pessoas e ficar com esse mimi, e de fazer a bunda cair das calças.

        • ExaonYutta

          As pessoas pagam pela exclusividade. Se tudo que for exibido na Comic com for pra NET, pq alguém passaria 12hrs em uma fila pra ver?

          • Pela experiência de estar ali. Acredite, isso faz uma diferença fuderosa. A disney soltou o painel inteiro de Star Wars uma hora depois. Pergunta se quem tava lá, vendo tudo ao vivo, tá incomodado com isso. Só quem estava li no Hall H viu aquilo de fato ao vivo. Sentiu aquilo. Não tem streaming full hd que pague a sensação de estar naquela sala, vivendo aquele ambiente.

          • Johnny Lapís

            Cara se vc paga e fica 12h de fila por causa de um trailler vc é um otário, e deveria exigir mais, como disse é pouco os Estudios poderiam poderiam presentear essas pessoas com merchandising exclusivo, camisetas, brindes relevantes, 12h de fila para um Trailler é pouco e me faz odiar ainda mais os estudios.

          • Anderson V. Guedes

            Cara… Tú ainda tá bolado nessa parada “de trailer”?!?
            Como já foi dito, aqui mesmo nos comentários, os trailers EXCLUSIVOS e “INACABADOS” são apenas “uma das” atrações que vc pode curtir ao frequentar o evento!!
            Agora, SE o interesse principal é poder ver o trailer (SABENDO que é BETA!) E SABENDO que pra isso, infelizmente, devido à quantidade absurda de pessoas, terá que enfrentar uma fila de 12/14 horas, não queira culpar o evento por uma situação que A PRÓPRIA pessoa está se impondo!!!!
            Pois se acha que não vale o esforço/sacrifício, PORQUÊ (?!?) então se sujeita a isso?!? Pq não espera o lançamento do trailer finalizado e oficial?!?
            Acho que é uma questão a se pensar, não?!…

  • Mauricio Sampaio

    Que babaquice!!!!! Libera esta porcaria logo!!!! quanto mimimi por cause de trailer!!!!! No fim das contas, todos irão ver mesmo!!!!!

  • Os caras liberam uma gravação zuadassa de um trailer e o povo da internet explode, milhões veem o vídeo numa qualidade miserável e ainda assim falam disso o dia todo, elevando o hype de outros milhões que irão nos cinemas pagar pra ver o filme. Ao invés disso querem q 6 mil vejam o vídeo, eles realmente querem q só esses 6 mil falem sobre o trailer?
    E o lance de mostrar trailer para avaliação mal funciona, pq mostrar trailers super produzidos pra uma multidão de nerds q só sabe gritar e berrar não dará a eles avaliação nenhuma de público.

  • Johnny Lapís

    Texto merda apoiando uma visão de merda, mas eu não gosto do Jurandir filho como pessoa pública algo apenas relacionado as opiniões que emite, e esse texto ele apoia um pensamento retrogrado, cara isso não atrapalha em nada o raio de alcance do filme, se fosse pra se algo sem vazamentos, seria mostrado a portas fechadas apenas
    para jornalistas, coisa que não é feita.

    O Evento da San Diego não deveria se limitar a quem vai no evento, e sim uma data especifica no calendario onde se tem uma celebração da cultura pop.
    e isso deveria atingir a todos, esses traillers deveriam ser mostrado livremente e liberados assim que fossem mostrado nos eventos, as conferencias deveriam ser transmitida a todos da mesma forma que a E3, como se isso acontecesse o povo fosse deixar de ir no maior evento de CONSUMISMO, porque vc vai lá pra comprar não pra ver traillerzinho, o Objetivo e vender, ter contato com os artistas, adquirir itens exclusivos e autografados, e aproveitar da cidade que respira essa atmosfera.

    Eita industria idiota, poderia abraçar a possibilidade e fica fazendo MIMI.

    • AnaSchaeffer

      Ele tem todo direito de dar a opinião dele sobre o assunto, assim como você deu a sua, a qual eu concordo, mas isso não lhe dar o direito de chamar a opinião dos outros de merda, só porque você tem outra visão sobre o assunto. Algumas coisas que o Jurandir diz eu não concordo e outras sim, mas assim que é bom, seria muito chato se todos tivessem a mesma opinão!

    • Claramente você não leu o que escrevi. Se leu, não soube interpretar. Releia.

      • Johnny Lapís

        li novamente e continuo a ter a mesma opinião se mostrou pra 7k então que mostre pra 5 milhões.

        as empresas têm qu adotar o evento para mostrar o máximo o máximo que poderem, criar o máximo de espectativa que conseguirem, não tá pronto, não tá acabado vai ter efeito negativo sobre o público se 7k aplaudiu 5kk vai aplaudir também é retrógrado o pensamento, e besta achar que 14h de fila e pagar o ingresso da o direito a exclusividade de ver um trailler “Beta” é pouco, a mas tem que se algo único para quem foi no evento, porra 14h de fila merecem presentear o cara com uma lembrança exclusiva deste momento, porra uma litografia exclusiva autografada, uma camiseta única, um item que envoque a lembrança de ter estado lá, agora achar que trailler é favor para fãn que esperou na fila pra ir no evento, isso é idiotice.

        • Niten Dōraku

          As pessoas ficam 14 horas na fila por causa do evento e não por causa dos trailers. Há muito mais conteúdo na feira além do trailer desse ou daquele filme.

          O ponto em discussão aqui não é o fato de que um grupo de pessoas aceitou ficar 14 horas na fila, mas o fato de que elas quebram a estrutura organizada para o evento e nós não sabemos qual era o objetivo da empresa quando essa estrutura foi criada.

          Quando você faz uma coisa que não deveria num evento grande desses, automaticamente, surge um sentimento de frustração muito grande, pois você jogou o trabalho dessas pessoas no lixo.

          • Johnny Lapís

            Olha seu comentario é bem mais coerente e interessante que o texto do Jurandir, eu realmente acho triste se quebrar uma regra explicita, é falta de educação simples assim, então acho que até criticaria essa atitude pela negatividade que ela representa , porém acho que a maneira que as empresas lidam com o resultado da falta de educação, com cartinha dizendo que vão boicotar o evento, cheio de MIMIMIs uma frescura, deveria lidar melhor com isso e usarem esses eventos de maneira mais abrangente.

            Mas parabéns seu comentario me fez refletir sobre a educação de fazer algo expressamente proibido.

          • Niten Dōraku

            O mimimi que você fala, nada mais é do que um jogo, ou melhor, faz parte da Teoria dos Jogos.

            É tipo no poker, você tem nada nas mãos, mas sobre a aposta, não por incerteza ou desespero, mas porque você sabe o que pode acontecer e, se bem pensado, será uma ótima resposta ao momento que você esta passando, se o blefe for forte, como no caso do blefe usado pelo estúdio, a situação pode se reverter. Não tem como sabermos se a situação se reverteu ou não, somente na próxima feira.

            Depois da ameaça em não participar do evento no próximo ano, as pessoas, lá no fundo da mente delas, terão um pouquinho de medo ao cogitarem essa hipótese, também temos a organização do evento, ela, obviamente, fará de tudo para não perder um cliente e, talvez, tomará alguma atitude para contornar essa situação desagradável.

            O estúdio tem um alto poder de fogo, ele pode sair da Comic Con e criar o seu evento, ele também tem um ótimo poder de manobra, pode ira para outro evento anual e reduzir os seus custos e ter o mesmo resultado. Mais uma vez, saberemos o resultado desse quiprocó no ano que vem.

  • Carlos Júnior

    Infelizmente por causa de uns, outros ficam sem diversão, esperamos que a Warner não desista do evento como disse o Juras, e invistam em segurança como a Marvel faz.

  • Exterminador de Marvecos.

    Chupa Marvel.

  • Niten Dōraku

    Acho que as pessoas que defendem o vazamento desse material não saca como é um evento assim.

    Considerando que a maioria aqui já fez faculdade ou já foi em algum congresso, já participou de um fórum de discussão sobre algo, não falo desses de internet, mas aqueles que vc vai ao local e discute com as pessoas, mede com as pessoas se a sua ideia é madura ou não.

    Pois bem, essa é a Comic Con, é obvio que ela tem uma parte comercial, onde vc pode comprar tudo que esta nas prateleiras, mas há uma parte mais importante, que é a parte direcionada à discussão. Esse é o momento que os estúdios tem para ver se o material que eles tem é bom ou não, se precisa melhorar em algum aspecto ou algo do tipo, também é lá que as grandes empresas mostram aos seus acionistas que eles estão dando duro para criar o melhor material possível, então dá pra entender o porque delas não gostarem dos vazamentos, é um material inacabado.

    Essa necessidade de ver todos os trailers, de consumir tudo daquela obra antes dela ser lançada é algo ruim, pelo menos pra mim, estraga o gostinho de surpresa, atrapalha na forma que vc consome aquele material. Por isso que vejo um ou dois trailers dos filmes que estou interessado. Prefiro ter a surpresa do que ir para o cinema sabendo o que vai acontecer, não quero ter a mesma experiência que tive ao assistir Avengers.

  • Raz

    Entendo os 2 lados, quem enfrenta fila gigante pra assistir um painel na cc quer ver algo exclusivo que fique marcado pra ele.
    Quem não vai fica se achando injustiçado por não poder usufruir de tal conteúdo.
    É complicado, acho que a opção melhor é apresentar o conteúdo e dias depois liberar para a massa.
    Infelizmente hj em dia, mesmo nos eventos da marvel, vazam sempre (teaser de guerra infinita estava na rede momentos depois de ser apresentado)
    A tendência é os paineis acabarem reduzindo seu conteúdo drasticamente,materiais inacabados fatalmente serão excluídos pq mesmo com segurança é quase impossível evitar o vazamento.
    Star Wars não apresentou novidade nenhuma e batman vs superman já estava programado liberar o trailer.
    A realidade é essa, o avanço tecnológico matou a exclusividade que existia.
    O evento não vai morrer, mas terá que se adaptar a nova realidade.

  • Snorlax Deitão

    ~ Esses criminosos não entrariam na SDCC se os ingressos não fossem tão baratos. Coitada da Marvel/Disney que tem que gastar dinheiro a mais com seguranças. Tudo por culpa dos organizadores, que não colocam um preço mais alto pra só a classe A e B norte-americana poderem ter acesso a esse tipo de evento. ~