Colunas   sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Keanu Reeves, um ator com uma grande carreira e uma história poderosa

Conheça um pouco além do que aparece nas telonas.

Keanu Reeves é um nome comum na cultura pop nos últimos 20 anos. Ele não é aquele ator que você acredita que um dia vai ganhar um Oscar. Mas seus filmes são queridos e muito desse sucesso se deve ao carisma do Reeves. Fiz uma pequena montagem de alguns filmes que gosto muito dele:

Pelo menos um desses filmes acima você curte, né? Pois é. Ele é um cara que nunca teve problema de assumir que faz filmes para as pessoas se divertirem. Reeves até disse uma vez:

“Eu sou muito grato por ter a oportunidade de trabalhar, e sou grato por algumas pessoas gostarem e a isso devo respeito. O máximo que posso”.

Ele vem trabalhando como diretor ultimamente, inclusive fez um documentário ótimo chamado Side by Side, sobre o processo de filmagens com película e digital. Pulando essa parte da carreira, gostaria de falar sobre um outro lado do Keanu Reeves. O lado do Keanu Charles Reeves. Ele nasceu no Líbano, mas morou parte de sua infância no Canadá. Tem múltiplas ascendências, inclusive, é descendente de portugueses, chineses, irlandeses e havaianos (por parte de pai e mãe). O certo é que ele nasceu em uma família problemática. O pai foi preso quando ele tinha em torno de 12 anos por tráfico de drogas e sua mãe era stripper. Sua família libanesa se mudou para o Canadá e ele teve vários padrastos. Em 1993, ele lidou com a morte do melhor amigo, o ator River Phoenix, irmão de Joaquim Phoenix, que sofreu uma overdose em frente a casa noturna Viper Room, de Los Angeles, onde Johnny Depp se apresentava com Flea, do Red Hot Chili Peppers, no palco. Reeves viu seu melhor amigo morrer na sua frente.

Em 1999 veio a grande surpresa: Keanu seria pai. O bebê, fruto de um relacionamento com Jennifer Syme, deveria nascer em dezembro do mesmo ano. Apesar da gravidez, o casal decidira não se casar, mas Keanu comprou uma casa para Syme em Los Angeles e acompanhou sua gravidez de perto. Há apenas poucos dias do nascimento, descobriu-se em um ultra-som que o bebê, uma menina cujo nome escolhido seria Ava, havia morrido no ventre de Jennifer. No dia 24 de Dezembro de 1999, em um parto induzido onde Keanu acompanhou Jennifer, o bebê foi retirado e então enterrado no cemitério de LA.

No mês de abril de 2001, Jennifer sofreu um acidente de carro em Los Angeles e morreu instantaneamente. Os dois, apesar de não estarem mais namorando após a morte de Ava, eram amigos próximos. Alguns especulam, embora sem nenhuma confirmação da parte de Keanu, que ambos caminhavam para uma reconciliação pouco antes do acidente. O fato é que Keanu ficou arrasado. Ele até se ofereceu para identificar o corpo e acompanhou a mãe dela durante todo o processo. Jennifer foi enterrada ao lado da filha, Ava, em Los Angeles.

Desde então, ele evita relacionamentos sérios e nunca casou ou teve filhos…

No ano seguinte após a morte de Jennifer, Kim, sua irmã mais nova, que já vinha lutando contra um tipo agressivo de leucemia e estava em remissão há alguns anos, voltou a apresentar sintomas da doença. Mas se recuperou. Keanu doou cerca de 70% do que ganhou com a trilogia Matrix (US$ 182 milhões) para entidades e hospitais que tratam da doença. Ele estava muito rico, ganhando cerca de US$ 20 milhões por filme, mas nunca foi muito apegado:

“O dinheiro não significa nada para mim. Eu fiz muito dinheiro, mas eu quero curtir a vida e não me estressar construindo minha conta bancária. Nós todos sabemos que uma boa saúde é muito mais importante”.

Ele também tem uma fundação para financiar pesquisas do câncer e hospitais de câncer.

“Eu tenho uma fundação privada funcionando há cinco ou seis anos, e ajuda hospitais infantis e pesquisas do câncer. Eu não gosto de atribuir o meu nome a ele, eu apenas deixei a fundação fazer o que ela faz”.

Keanu Reeves morou alguns meses na rua junto com os sem-teto, para se colocar no lugar dos mesmos, puramente por vontade própria. Em um de seus aniversários, ele estava sozinho e foi até uma loja de doces, comprou um bolo e sentou-se ali perto para comer. Cada vez que um fã parava e conversava com ele, Keanu dividia um pedaço de seu bolo:

É fácil até encontrá-lo andando de metrô:

Sem falar que ele é muito educado:

Sobre o reconhecimento do seu trabalho, ele lembrou de uma história:

“Eu estava passeando pela Champs Elysees e ouvi ‘Maman, maman! C’est Neo!! Neeeeoooo’!! Era um garotinho e sua mãe e eu tinha acabado de passar por eles. Eu estava todo encapotado e parei, olhei para trás e disse: ‘Oi’. Ele ficou parado me encarando. Aquilo foi legal”.

E quando perguntado sobre o que ele espera do futuro, ele disse:

“Eu só quero continuar fazendo o que gosto”.

Quando recebeu a estrela na Calçada da Fama em 2005, ele disse em seu discurso:

“Obrigado a todos por estarem aqui. Estou nervoso e honrado. Quando eu estava pensando sobre estar aqui veio um sentimento de … excitação. Me fez pensar de onde vim e pensei quando tinha 15 anos em Toronto, Canadá, fazendo uma cena e ‘Romeu e Julieta’, fazendo o papel de Mercúcio. E minha mãe disse: ‘faça o que você quiser, meu filho’. Então, obrigado mãe. Muito obrigado…

Gostaria de agradecer meus amigos, que se tornaram minha família. Aqueles que estão aqui hoje. Gostaria de agradecer Robert, Josh, Ken, Dan e a minha primeira amiga, Clare. Que me salvou de uma solidão que eu pensei que nunca conheceria. E eu fui abençoado por ter trabalhado ao longo dos anos com muitos artistas, pessoas bonitas e incríveis, fazendo filmes. Eu amo fazer filmes. Muito mesmo. E por tudo. 

Tem sido uma jornada incrível e espero que continue. Eu ainda estou cheio de esperança e sonhos. E hoje, estar aqui, simbolizado por esta estrela, nesta rua, a Calçada da Fama de Hollywood. Eu estou muito agradecido, muito obrigado.”

Em 2011 ele escreveu um livro chamado Ode to Happiness (Ode à Felicidade, em tradução livre), obra que mescla poesia e imagens. Ele traz uma coleção de desenhos de Alexandra Grant ilustrando um poema de 15 versos escritos por Reeves. Ao contrário do que o título sugere, não se trata de um guia para encontrar a vida perfeita. Aliás, ele mesmo escreve que “chega de procurar a felicidade!”. A obra encoraja as pessoas a seguirem em frente, desfrutando de suas vidas imperfeitas. Reeves convida o leitor a aceitar, de uma vez por todas, a ressignificar as próprias dores.

Não é possível vê-lo apenas por uma ótica. Keanu Reeves é uma exceção em um reino de vaidades e badalações, tentando levar uma vida normal, como qualquer um. Esse cara é um animal raro em Hollywood. Merece respeito.

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados


  • Nossa, fazia tempo que eu não lia sobre a vida de um ator que eu gosto tanto. Devo dizer que não assisti todos os filmes dele, mas os filmes citados na Imagem São Classicos indiscutiveis para mim. Com essa materia cresce ainda mais meu respeito e admiração por esse excelente ator.
    Parabens pelo texto Juras

  • Davi Serafim da Silva(Feira de Santana -BA)

    Apesar dos filmes do Revees não serem vistos com bons olhos pelos críticos, ele é um dos meus atores preferidos, mas apesar disso nunca parei para conhecer a sua vida pessoal… vlw Juras por compartilhar conosco.
    Vida longa ao ”GARANHÃO SELVAGEM”rsrs

  • Douglas Augusto Pimenta Siqueira

    è um bom ator

  • dyprax

    Não sou mt fã do Keanu Reeves, sempre que vejo um filme bom com ele no elenco, é sempre ofuscado por atores monstros como Pacino e Gary Oldman…

  • Alex Damaceno

    Faltou dizer que o cara correu sério risco de ficar tetraplégico logo antes de começarem as filmagens de Matrix. Ele passou por uma séria cirurgia e ainda estava em fase de recuperação quando a produção começou. Por esse motivo, no 1º filme, os movimentos dele são mais “duros” que nos restantes.

  • Luiz Henrique

    Boa matéria. Existem muitos artigos sobre a vida pessoal do Keanu Reeves e quase sempre as informações são um pouco desencontradas, mas sempre é possível perceber a humanidade do cara.
    Hoje, além de ser um dos meus atores favoritos (em parte pela escolha de personagens que me marcaram muito), ele é também uma inspiração pessoal pra mim.

  • Ronny Yagami

    O eterno Neo!

  • Thiago

    Essa história do Keanu Reeves é bem interessante e merece ser lembrada sempre.

  • Don Ramon

    Sem contar que ele também é músico e tem uma banda bacana. Curto muito os filmes dele, geralmente se tem o nome dele eu vejo o filme. São poucos atores que faço isso, entre eles está Denzel Washington, Tom Hanks e o Scharwaza.

  • Que jornada incrível! Você escreve muito bem, a leitura flui e envolve, estive próximo ao Keanu por alguns instantes.. Me pareceu um amigo das antigas.

    Beijokas, Carla Mariano

  • gustavo

    Um animal raro? Q porra é essa juras

    • Somos todos animais. Sim, os humanos são animais. Pesquise.

  • Ludi Yoshizawa

    Juras parabéns ótimo texto! Sempre admirei o trabalho do Keanu Reaves, agora mais ainda!

  • Tem um filme dele na época que ele fazia comedia e nunca mas ele continuou a franquia: “Bill e Ted malucos no tempo” teve até desenho animado e tudo…. eu achava engraçado e foi uma das inspirações para criar meu site.. dois amigos viajando no tempo e se divertindo com outros amigos… pena que Reeves passou por tanta coisa que não vejo mais ele aceitando uma continuação de Bill e Ted mas pelo menos temos um registro da época que ele tinha motivos para sorrir.

    • Luiz Henrique

      Então, na verdade Ted e Constantine são os únicos personagens que o Reeves disse ter vontade de interpretar novamente e ele até está tentando alavancar uma terceira parte dos filmes da dupla. Até agora só falta o investimento..

  • Fábio Arcanjo

    Parabéns pelo texto Jurandir. Um dos atores mais “sacaneados” da história do cinema. Não é um ator brilhante, mas é um cara carismático e que, quase sempre, entrega obras divertidas.

  • Gui Oliveira

    O cara sofreu (e sofre) uma grande carga de implicância com seu trabalho.
    Não é brilhante, mas sempre achei longe de ser a porcaria que muitos dizem ser.

  • Renata

    Sempre gostei muito de Keanu Reeves, e ja sabia boa parte da vida fora das telas e sua paixão pelo que faz,é uma pessoa para se admirar e espelhar.Gostei muito da matéria falando da vida dele,vcs poderia falar mais sobre atores e diretores em geral,com certeza muita gente ainda não conhece os artistas por trás das telas.

  • Lenora

    Gosto muito dele. Além de tudo, é gente fina.

  • Eduardo

    É por isso que ele é o escolhido

  • Carol Simão

    Muito bom essa reportagem.
    Já tinha lido sobre ele em um site e acho realmente interessante o modo como ele leva a vida, apesar dos pesares….

    RCC não deixa a desejar em nada… informações completíssimas!

    😉

  • Samir Fraiha

    Eu gosto dele como ator, e quando fiquei sabendo da história de vida dele. Eu fiquei pasmo.
    É incrível que alguém tenha passado por tanta coisa, estar ciente do que passou e ainda seguir em frente. Nada de fingir estar mais feliz ou menos feliz, apenas assumir a vida que levou e continuar seguindo em frente. Acima de tudo, um exemplo de pessoa e de profissional.

  • Eliana varela guimaraes

    Amo ele….Ele paramim é dez;;;; quem tem a coragem e a humildade de entrar no metro com nós, pessoas comuns…..e fica tranquilo…..Ah se eu encontrar com ele já era………

  • òtima matéria sobre um grande ator.

  • Michel Souza

    O Keanu Reeves é um cara que sempre tem o meu ingersso do cinema garantido, assisto qualquer filme com ele no cinema.

  • Andrey Carvalho

    Um Mito!

  • André Pedrassi

    Cara, não teve como não se emocionar ao ler esse breve texto sobre ele. Parabéns pelas palavras Juras!

  • Queremos Rapaduracast – Keanu Reeves, ‘vamo’ providenciar isso aí Jurandir.

  • Guilherme

    Caraca, Juras. Não sabia dessa história dele. Me sinto até mal por ter feito tantas montagens com o sad Keanu ashashash O ultimo filme que vi dele foi o 47 Ronins. Achei bem divertido. Ele mais uma vez faz um papel muito legal

  • Sabe um outro cara que tb é assim? Hugh Jackman.

  • Liana Hemsworth

    O filme dele que eu mais gostei foi Caminhando nas Nuvens..(.neste filme até parece que o carater do personagem é o dele mesmo)..e o filme que tinha uma mulher linda à altura dele foi Doce Novembro com Charlize Teron e o de ação é claro Matrix

  • Albert

    Desde criança admirei o trabalho nde keanu Reeves. E assim como muitos, fiquei sabendo de sua história e passando a ter uma admiração maior ainda.
    Desejo mesmo que de longe, que ele continue sendo iluminado.

  • Long life to Neo.

  • Jean Peterson

    Sempre gostei dos filmes com ele. Depois de saber dessa história, com muito mais gosto posso falar bem dele.

  • Vinícius Ramos

    Não canso de ler esse texto. Incrível! Keanu é foda, um exemplo para todos.

  • Tais

    Não é a toa que ele sempre foi e sempre será o meu ator preferido! Sempre admirei o Keanu!

  • Márcio Rodrigues

    Isso vale para muito bundão e principalmente esses atores de novela besteirol brasileira. Parabéns, a pessoa que é do bem, por mais que tenha dinheiro, jamais!!! Perde o carater!!!

    • Fernando Pereira

      Isso mesmo….eles(as) fazem novela e influenciam pessoas fracas de mente. O cara influenciou uma geração e não faz questão de carregar uma estrela nas costas. Pessoas pequenas, mentes pequenas, coisas poucas…

  • Diego Avila

    falam que ele não tem expressão nas atuações mais o cara é humilde e sossegado e tem carisma pra mim.

  • mIMI

    o cara era o melhor amigo do river phoenix… não precisa dizer mais nada. <3

  • Gina D. V.

    Parabéns por sua matéria, ela é muito bem-vinda. Keanu Reeves é um profissional experiente, dedicado e versátil. Ele é conhecido por ser imprevisível e por seguir um estilo de atuação mais enxuto, natural, que se confunde com o seu próprio jeito de ser. Isso, infelizmente, vem sendo mal compreendido ao longo dos anos, gerando os comentários vazios e negativos de uma suposta crítica especializada, cujo objetivo é oferecer combustível para a máquina ensandecida dos noticiários de fofoca. Keanu era um jovem admirador da obra de Shakespeare e começou ainda na adolescência sua carreira cinematográfica, depois de uma atuação notável numa peça, cujo tema era o polêmico assunto da homossexualidade. Trabalhou, desde cedo, sob a regência dos melhores diretores de cinema e ao lado de grandes atores, ora desempenhando papéis bastante complexos, como foi o caso do personagem Scott em Garotos de Programa, ora desempenhando papéis mais despretensiosos, como o cômico personagem Ted, um dos adolescentes cabeças-ocas do filme Bill & Ted. A filmografia de Keanu Reeves é bastante grande e variada, e quem já teve a chance de ver todos os seus filmes, ou pelo menos grande parte deles, tem consciência de como esses comentários a respeito de canastrice, e coisas do tipo, são injustos… A gente nota que aqueles que o criticam não se dão ao trabalho de analisarem todo o conjunto de sua obra, preferindo sempre se referirem às mesmas coisas. Sem contar que, às vezes, rolam uns comentários preconceituosos, como os ligados ao sotaque dele… Ou à postura dele (falam que ele parece um robot)… Ou ao cheiro dele… E, mais recentemente, comentários absurdos a respeito da “tristeza” dele… Mas vamos deixar esse bullying todo pra lá! Keanu Reeves não só é um bom ator como apresenta versatilidade em seus trabalhos. E se somarmos a isso tudo sua beleza exótica, marcante (que enche maravilhosamente as telas), mais sua grande vitalidade de atleta (que faz dele um dos grandes expoentes dos filmes de ação de todos os tempos), descobriremos um pouco do segredo do seu sucesso. Que maravilhoso saber que estamos tratando aqui de um ser humano muito, muito especial!

    • jander

      Um ser humano de verdade humildade simples sempre se colocando igual a todos sem desprezar nem julgar ninguem DEUS coloco um ser humano desse pra ser exemplo pro mundo merece nosso respeito que DEUS de a ele muita saudade e paz valeu por ser uma pessoa caridosa e sempre ajudar as pessoas que precisam de ajuda ….

  • Jufran Contadora de Histórias

    O que dizer, após uma leitura como esta? Apenas, obrigada Keanu Reeves por ser e fazer a diferença no meio de uma Humanidade tão desumanizada pelo capitalismo, tão distante da família, tão sofrida por sonhos não realizados. Agradeço a Deus por existirem pessoas como você, que fazem da dor uma fonte de bondade e de diferença para todos

  • Edu Dias

    Eu sonhei com ele recentemente, estava falando sobre câncer e sua vida, até ai tudo bem, só que nunca li nada sobre ele muito menos sou seu fã, desde esse dia comecei a ler respeito desse irmão e vejo que és abençoado, espero que Deus possa sempre estar na vida dele ajudando a ter forças para cumprir sua missão aqui na Terra!