Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Duas Por Uma (Netflix, 2020): Drew Barrymore em conflito

Nem mesmo o carisma de duas Drew Barrymore é capaz de salvar esta dramédia rasa sobre as agruras da fama e o sabor do anonimato.

  segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Crítica | Soul (Disney Plus, 2020): encantador como a vida deve ser

Trazendo uma belíssima ambientação e uma envolvente trilha sonora, a animação reforça a estonteante capacidade da Pixar de abordar temáticas adultas sob óticas fantasiosas e repletas de criatividade.

  sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Crítica | A Ligação (Netflix, 2020): atendendo às altas expectativas

Estrelado por Park Shin-Hye e Jong-seo Jun, thriller mescla sua premissa interessante com uma execução genuinamente imaginativa e meticulosa.

  terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Crítica | Beleza Negra – Uma Amizade Verdadeira (Disney Plus, 2020): adaptação preguiçosa e oca

Adaptação da clássica obra literária tem roteiro preguiçoso e falha em conquistar o espectador.

  segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Crítica | The Mandalorian (Disney Plus, 2ª temporada): o dilema de uma galáxia confortável

Ao apostar no retorno de figuras conhecidas de "Star Wars", a segunda temporada da série de Jon Favreau e Dave Filoni opta por jogar para o público em vez de expandir o universo da franquia.

  sábado, 19 de dezembro de 2020

Crítica | A Voz Suprema do Blues (Netflix, 2020): intenso e teatral

Último filme de Chadwick Boseman traz performances arrebatadoras do ator e de Viola Davis ditadas pelo ritmo acelerado de uma peça teatral e um texto potente.

  sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Crítica | Ava (Netflix, 2020): veteranos numa obra decepcionante

Estreia da Netflix com Jessica Chastain não consegue empolgar em nenhum aspecto de sua trama.

  sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Crítica | First Cow (2019): ingredientes de uma autêntica amizade

Filme conta a história de uma bela amizade no século XIX, construída nos detalhes e silêncios da rotina de dois homens que encontram, um no outro, o conforto que o verdadeiro companheirismo pode trazer.

  quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Crítica | A Lista de Honra (2018): cativa aos trancos e barrancos

Filme de Elissa Down peca em diversos aspectos, mas ainda assim consegue passar uma mensagem tocante, mesmo que já explorada em obras mais competentes.

  quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Crítica | Safety (Disney Plus, 2020): drama biográfico para toda a família

Baseada na história real de Ray McElrathbey, obra evita temas mais pesados para atrair um público mais abrangente.

  quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Crítica | Mulher-Maravilha 1984 (2020): cuidado com o que você deseja

Abraçando a natureza inocente de seus personagens, o longa é uma cativante história sobre a dualidade das coisas.

  terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Crítica | Alguém Avisa? (2020): adoravelmente mediano

Comédia romântica natalina tem ótimo segundo ato, que ao lado do bom elenco salva o filme do marasmo.

  terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Crítica | Sexta-Feira 13 (1980): o nascimento de uma lenda do terror

Este clássico oitentista deixou um legado para a história muito maior que sua própria qualidade cinematográfica justamente por ser fiel ao simples objetivo de entreter.

  sábado, 12 de dezembro de 2020

Crítica | Era uma Vez um Sonho (Netflix, 2020): elegia forçada

Nem uma atuação decente de Glenn Close salva esta adaptação inconsistente da autobiografia de J.D. Vance da mediocridade.

  sábado, 12 de dezembro de 2020

Crítica | Fada Madrinha (Disney Plus, 2020): não te deixa feliz para sempre, mas torna seu 2020 melhor

Disney entrega uma obra com roteiro fraco, mas cheia de genuíno coração que ilustra a mudança de visão da empresa para o que significa "felizes para sempre".

  sábado, 12 de dezembro de 2020

Crítica | Se Algo Acontecer… Te Amo (Netflix, 2020): um sensível choque no trem da vida

Belissimamente animado, o curta apresenta um emocionante mosaico de memórias e propõe uma intensa reflexão sobre a efemeridade da vida.

  sábado, 12 de dezembro de 2020

Crítica | O Jardim das Palavras (2013): belo e intimista conto sobre a força de amizades

Com qualidade fenomenal de animação, Makoto Shinkai entrega uma obra intimista sobre duas pessoas de idades distintas que se encontram e se ajudam para superar inseguranças.

  sábado, 12 de dezembro de 2020

Crítica | Freaky – No Corpo de um Assassino (2020): o segredo é rir de si mesmo

Trazendo uma dupla de carismáticas atuações e a violência digna de um bom slasher, o filme é uma bem-vinda mistura entre terror e comédia que demonstra a importância de se aprender a valorizar aquilo que muitas vezes enxergamos como "falhas".

  quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Crítica | A Princesa e a Plebeia – Nova Aventura (Netflix, 2020): sequência que supera o original

Utópico e artificial, mas justamente por isso talvez seja o que muita gente esteja precisando para acalentar a alma.

  segunda-feira, 07 de dezembro de 2020

Crítica | Tio Frank (Prime Video, 2020): sobre a importância de se sentir aceito

Drama com Paul Bettany e Sophia Lillis é um importante e reconfortante filme sobre como o preconceito pode afetar uma pessoa e como é importante se sentir aceito (e se aceitar).

  segunda-feira, 07 de dezembro de 2020

Crítica | Mank (Netflix, 2020): muito sobre Hollywood, pouco sobre o protagonista

Filme carece de conexão emocional com seu protagonista, mas oferece uma análise político-social dos EUA em plena Grande Depressão ao mesmo tempo que elogia e critica Hollywood e seu poder de encantar as pessoas.

  sábado, 05 de dezembro de 2020

Crítica | Tudo Bem no Natal que Vem (Netflix, 2020): impossível não se identificar

Comédia protagonizada por Leandro Hassum apresenta os clichês do Natal da família brasileira por meio de um roteiro cativante e leve.

  sábado, 05 de dezembro de 2020

Crítica | O Som do Silêncio (Prime Video, 2019): uma aula de imersão sonora

Muito mais do que uma estreia promissora do diretor Darius Marder, obra é um laboratório sobre design de som.

  sexta-feira, 04 de dezembro de 2020

Crítica | New Life S/A (2018): cômico, se não fosse trágico

Estreia na direção de longas-metragens do experiente diretor de fotografia André Carvalheira, o filme é uma história atual e afiada sobre as permanentes desigualdades sociais do Brasil, as relações de classe e poder e a falta de planejamento urbano das cidades.

  sexta-feira, 04 de dezembro de 2020

Crítica | LEGO Star Wars – Especial de Festas (Disney Plus, 2020): melhor que A Ascensão Skywalker

Com a leveza e irreverência características de tudo produzido pela LEGO, o "Especial de Festas" acerta em cheio ao usar a cultura dos fãs para criar uma história que, apesar de típica de Natal, seria uma conclusão melhor para a saga que "A Ascensão Skywalker".

  sexta-feira, 04 de dezembro de 2020

Crítica | Mulan (2020): honrosos acertos, desonrosos erros

Entre grandes acertos e grandes erros, a adaptação em live-action da animação de 1998 possui um visual de encher os olhos, mas um roteiro fraquíssimo que desperdiça ótimos atores e acaba ilustrando como Hollywood ainda tem muito receio de mergulhar numa linguagem cinematográfica e cultural de outro continente.

  quinta-feira, 03 de dezembro de 2020

Critica | O Cemitério das Almas Perdidas (2020): fábula canarinha banhada de sangue

Maior obra de Rodrigo Aragão até o momento, este terror nacional não desperdiça uma gota sequer dos litros de sangue que derrama para contar uma história de colonizadores versus colonizados.

  terça-feira, 01 de dezembro de 2020

Crítica | M8 – Quando a Morte Socorre a Vida (2019): os limites que atravessam corpos negros

Um filme que traz discussões infelizmente ainda necessárias, com uma trama que explora os espaços que os corpos negros conseguem ocupar na sociedade.

  terça-feira, 01 de dezembro de 2020

Crítica | Fukushima – Ameaça Nuclear (2020): trágico filme de tragédia

Mais um filme sobre desastres, bem fiel à realidade, mas sem grandes novidades.

  segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Crítica | O Grande Ivan (Disney Plus, 2020): elenco estelar não salva filme de roteiro sem foco

A história real do gorila Ivan é bonita e inspiradora. Infelizmente, não basta CGI de ótima qualidade e um estelar elenco para compensar um roteiro indeciso que desperdiça suas oportunidades de grandeza.

  sábado, 28 de novembro de 2020

Crítica | Artemis Fowl – O Mundo Secreto (Disney Plus, 2020): nem para fãs dos livros serve

Noventa e cinco minutos de exposição barata, personagens vazios e aventura tediosa que não respeitam a obra original e nem devem despertar a curiosidade de ninguém para ir atrás dos livros.

  sábado, 28 de novembro de 2020

Crítica | Crônicas de Natal – Parte Dois (Netflix, 2020): um lindo embrulho de presente com meias dentro

Chris Columbus faz excelente trabalho na expansão do universo e Kurt Russell segue impecável como Papai Noel, porém a longa duração e o roteiro batido atrapalham a festa natalina da Netflix.

  sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Crítica | Timmy Fiasco (Disney Plus, 2020): normal é para os normais

Disney acerta a mão nesta adaptação homônima da série de livros sobre um garoto excêntrico que investiga crimes na sua cidade com um urso polar como parceiro.

  sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Crítica | Robin’s Wish (2020): obrigado, Robin Williams

Documentário traz um compilado de revelações sobre as circunstâncias da morte de Robin Williams, chama a atenção para uma temível doença e celebra a vida e obra de um ator que, acima de tudo, levava alegria às pessoas.

  sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Crítica | Quando O Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe (2017): dramaturgia em processo de refinamento

Fica bastante perceptível como a estreia de Aaron Salles Torres na direção de longas-metragens tem a empolgação de quem busca mostrar muito, apesar de nem sempre equilibrar todas as suas escolhas.

  quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Crítica | Monos – Entre o Céu e o Inferno (2019): selvagem retrato de adolescentes soldados

Dirigido por Alejandro Landes, drama colombiano constrói um visual extraordinário a partir da perspectiva de jovens guerrilheiros para explorar relações universais entre inocência e selvageria.

  quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Crítica | O Segredo de Davi (2018): provocações voyeurísticas do cinema

Filme estabelece desde o início o desafio do público: observar e decifrar o protagonista em uma narrativa sem respostas fáceis e didáticas.

  terça-feira, 24 de novembro de 2020

Crítica | O Diabo Mora Aqui (2015): mescla original e brasileira

Esta produção nacional de terror independente realiza uma original mistura de elementos para entregar algo relativamente novo dentro de um gênero acostumado a se autorreferenciar.

  terça-feira, 24 de novembro de 2020

Crítica | A Casa de Cecília (2015): introspectivo drama existencial adolescente

Estrelada por Carol Pita, esta produção retrata o cotidiano solitário de uma menina em casa à medida que seus pensamentos começam a afetar a sua percepção de realidade.

  terça-feira, 24 de novembro de 2020

#RapaduraRecomenda – Patch Adams – O Amor É Contagioso (1998): tratamento alegre

Longa é tecnicamente falho e preguiçoso, mas a história real é tão inspiradora e Robin Williams instila tanta vida na tela que é impossível não se emocionar.

  domingo, 22 de novembro de 2020