Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Pelé (Netflix, 2021): a influência e a ausência do Rei do Futebol

Documentário vai além das quatro linhas e demonstra como o futebol pode refletir diretamente na nossa sociedade. Em meio a lances geniais e seu evidente absenteísmo político, o Rei Pelé só queria dar alegria pro seu povo.

  terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Crítica | O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas (Prime Video, 2021): Brilho Eterno em Palm Springs

Kathryn Newton e Kyle Allen estrelam um romance com viagens no tempo que abraça muito mais que os ingredientes conhecidos para contar uma história com tom original.

  terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

#RapaduraRecomenda – O Mistério de Candyman (1992): reinventando lendas urbanas

Inventivo e com um forte teor social, o filme utiliza os conceitos de lenda urbana para entregar uma experiência bastante interessante dentro do gênero slasher.

  sábado, 20 de fevereiro de 2021

Crítica | Isolado na Pandemia (2020): oportunidade mal executada

Aproveitando-se do período de quarentena, o filme escrito por Matt Naylor e dirigido por Johnny Martin ganha repercussão, embora a premissa continue mais atraente que os resultados cinematográficos.

  sábado, 20 de fevereiro de 2021

Crítica | Berlin Alexanderplatz (2020): espetáculo superficial

Apesar de apresentar ótimas atuações e uma fotografia vibrante, o filme é uma atualização superficial do poderoso livro que o inspirou.

  sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Crítica | Nomadland (2020): a selvageria do capitalismo e o alento de uma comunidade

Com estupenda atuação de Frances McDormand, a diretora Chloé Zhao debate sobre o capitalismo selvagem numa obra humana e sensível, que se prova uma ode ao poder curativo de comunidades.

  sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Crítica | Um Caso de Detetive (2020): mistério com uma boa dose de comédia ácida

Filme de Evan Morgan entrega uma ótima trama, com protagonista bem desenvolvido e mistério satisfatório.

  quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Crítica | Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre (Netflix, 2021) – todo mundo precisa crescer

Terceiro filme encerra a história de amor entre Lara Jean e Peter Kavinsky com um olhar muito mais maduro sobre a vida e sem perder o toque de graciosidade que sempre acompanhou a franquia.

  sábado, 13 de fevereiro de 2021

Crítica | Relatos do Mundo (Netflix, 2021): a nobre arte de contar histórias

No primeiro faroeste da sua carreira, Tom Hanks interpreta um veterano de guerra que aceita o desafio de levar uma garota órfã para o seu novo lar.

  quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Crítica | Saint Maud (2019): uma aula de estética, domínio narrativo e autodestruição

Em sua estreia em longas, Rose Glass entrega uma personagem deliciosamente complexa e uma estética enervante de terror discutindo o que leva alguém à autodestruição.

  quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Crítica | Voltei! (2021): o Brasil machuca

Fruto da pandemia, novo filme da dupla Glenda Nicácio e Ary Rosa sintetiza o sentimento brasileiro imaginando as consequências futuras da atual conjuntura do país.

  domingo, 07 de fevereiro de 2021

Crítica | Rosa Tirana (2021): doce cordel de esperança

Com participação de José Dumont no elenco e canção de Elba Ramalho, Rogério Sagui traz o sertão fantástico pelo olhar infantil com uma mensagem de fé.

  domingo, 07 de fevereiro de 2021

Crítica | A Mesma Parte de um Homem (2021): questionando as amarras do patriarcado

Longa de ficção, através do olhar assertivo da diretora Ana Johann, discute papéis de gênero com uma trama surpreendente.

  sábado, 06 de fevereiro de 2021

Crítica | Kevin (2021): íntimo e aconchegante

A diretora e roteirista Joana Oliveira viaja até Uganda para rever sua amiga, Kevin. O resultado é um belo filme sobre amizade e conexões que ultrapassam fronteiras.

  sábado, 06 de fevereiro de 2021

Crítica | Malcolm & Marie (Netflix, 2021): conturbado como todo relacionamento

Filme é um retrato forte de uma briga em uma relação com mais espinhos do que flores, acumulando grandes atuações, mas com problemas de ritmo e roteiro.

  quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Crítica | A Ilha da Fantasia (2020): mais um mistério esquecível

Terror da Blumhouse não acerta em nenhum dos ângulos que aborda, numa obra cheia de núcleos e reviravoltas mal executados.

  segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021

Crítica | O Tigre Branco (Netflix, 2021): devore ou seja devorado

Temperado com humor ácido e assassino, este quase conto de fadas ambientado na Índia confronta o capitalismo com base na desigual luta entre castas.

  sábado, 30 de janeiro de 2021

Crítica | A Escavação (Netflix, 2021): um museu de grandes novidades

Drama da Netflix usa a arqueologia como pano de fundo para uma história sobre o que se leva da vida e que tipo de memórias queremos deixar para aqueles que amamos.

  sábado, 30 de janeiro de 2021

Crítica | Umbrella (2020): comovente conto sobre empatia

Os diretores Helena Hilario e Mario Pece entregam uma bela obra sobre empatia, com uma carga narrativa rica em emoções que ainda consegue tecer comentários sobre problemas mundiais que causam imensas dores em familiares.

  sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Crítica | Foguete (2020): compaixão que faz a coragem decolar

Curta-metragem brasiliense usa um brinquedo famoso da cidade para discorrer sobre temas como compaixão e coragem, resultando numa obra que conquista e inspira.

  sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Crítica | Memórias de Um Assassino (2003): as múltiplas faces do mal

Baseado em uma assustadora história real, o longa é conduzido por interessantes personagens e entrega uma importante tese acerca da banalização do mal em nosso cotidiano.

  sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Crítica | The Boys (Prime Video, 2ª Temporada): poderes com (ir)responsabilidades

Extremamente atual para o início da década de 2020, a segunda temporada pega preconceituosos por sua própria hipocrisia e entrega uma ácida crítica à cultura de fake news, desrespeito e intolerância.

  terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Crítica | Açucena (2021): dobrando a verdade em ficção

Do diretor Isaac Donato, que corroteiriza com Marília Cunha, “Açucena” surpreende na linguagem documental dividindo com o mundo a história real de uma senhora de 67 anos, que celebra todo ano seu aniversário de 7 anos.

  terça-feira, 26 de janeiro de 2021

#RapaduraRecomenda – Domando o Destino (2017): a efemeridade dos sonhos

Baseando-se na história real do protagonista, Chloé Zhao leva o espectador a conhecer a cultura caubói. Com isso, debate a masculinidade e os sentimentos que cercam sonhos, sejam eles bons ou ruins.

  terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Crítica | Pai em Dobro (Netflix, 2021): química e inocência escapista garantem a diversão

Maisa estreia parceria com a Netflix ao lado de um elenco super afinado numa leve comédia criada por Thalita Rebouças.

  quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Crítica | Swallow (2019): sobre controle dos corpos femininos

O longa de Carlo Mirabella-Davis é um thriller psicológico que apresenta um transtorno pouco explorado no cinema para debater sobre consequências da opressão e controle dos corpos femininos.

  terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Crítica | Minari (2020): raízes podem vingar em solo forasteiro?

Autobiográfico, longa de Lee Isaac Chung tem roteiro rico em camadas ao contar a história de sul-coreanos se mudando para o interior dos EUA, explorando relações familiares, xenofobia, raízes e o sonho americano de autossuficiência.

  terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Crítica | Uma Noite em Miami… (Prime Video, 2020): ecos de 1964 em excelente adaptação

Kemp Powers adapta a própria peça com excelente elenco e ótima estreia de Regina King na direção de um longa-metragem.

  domingo, 17 de janeiro de 2021

Crítica | Zona de Combate (Netflix, 2021): tecnologia inovadora com roteiro ultrapassado

Obra que mistura ação com ficção científica possui bons questionamentos sobre a tecnologia militar, mas abandona os argumentos em nome de motivações ultrapassadas e previsíveis.

  domingo, 17 de janeiro de 2021

Crítica | Night Stalker: Tortura e Terror (Netflix, 2021): o bem vence o caos

Obra da Netflix apresenta a exaustiva busca de dois investigadores para capturar um assassino em série. Baseada em fatos, pode causar desconforto ao apresentar detalhes sobre as cenas do crime.

  quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Crítica | Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem (Netflix, 2020): imprescindível

Documentário estrelado pelo rapper Emicida aborda com leveza a herança cultural afro-brasileira e seu vasto legado.

  quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Crítica | Pieces of a Woman (Netflix, 2020): o luto e o sagrado feminino

Uma dolorosa história sobre o processo de luto, após a inesperada morte de um recém nascido. Ela é retratada com a beleza de uma forma poética e uma interpretação cheia de verdade e profundidade.

  quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Crítica | A Assistente (2019): o ecossistema do abuso

Dirigido por Kitty Green, "A Assistente" expõe a realidade crua do ecossistema abusivo de empresas de entretenimento, sem precisar apelar para exageros.

  segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Crítica | Shirley (2020): biografia de respeito

Obra biográfica de Shirley Jackson é uma jornada competente que se assemelha às narrativas das próprias obras da autora.

  sábado, 09 de janeiro de 2021

Crítica | Wolfwalkers (Apple TV+, 2020): as magníficas camadas do folclore

Animação conta a história de amizade de duas garotas de origem distintas, e acaba revelando camadas que exploram o folclore a história da Irlanda com estupendo 2D e um belo conto sobre liberdade.

  sexta-feira, 08 de janeiro de 2021

Crítica | Devs (2020): a máquina divina de Alex Garland

Em uma obra com premissas instigantes e personagens desafiadores, Alex Garland eleva seu nível como cineasta e mostra que é um dos principais artistas da ficção científica atualmente.

  sexta-feira, 08 de janeiro de 2021

Crítica | Legado Explosivo (2020): bandido bom só quando for o Liam Neeson

O incansável Liam Neeson segue se divertindo no gênero de ação até mesmo quando o que está a sua volta não ajuda.

  quinta-feira, 07 de janeiro de 2021

Crítica | Canvas (Netflix, 2020): enfrentando o vazio da perda

Produtor do curta oscarizado "Hair Love", Frank E. Abney III assina como diretor e roteirista deste curta de animação com uma história simples e dotada de muita sensibilidade.

  terça-feira, 05 de janeiro de 2021

Crítica | Sou Sua Mulher (Prime Video, 2020): suspense dramático que se constrói nas sutilezas

Parecendo a princípio uma obra que apresenta poucas informações, o suspense "Sou Sua Mulher" cria mistérios e uma forte jornada dramática a partir de sutilezas, subtextos e detalhes.

  segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Crítica | 2020 Nunca Mais (Netflix, 2020): rir para não chorar

Os criadores de "Black Mirror" fazem um resumo para a Netflix do fatídico ano de 2020 no formato de um hilário e sensivelmente equilibrado mocumentário com grandes estrelas da comédia.

  segunda-feira, 28 de dezembro de 2020