Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Tom & Jerry – O Filme (2021): estão no título, mas não são os protagonistas

Apelando para nostalgia barata, filme foca numa história longa e tediosa e relega seus personagens-título a parcas sequências da comédia física pela qual conquistaram gerações.

  domingo, 18 de abril de 2021

Crítica | Radioactive (Netflix, 2021): cinebiografia mediana

Filme sobre a cientista Marie Curie não consegue ser salvo por suas boas atuações, e entrega um enredo superficial e sobrecarregado de narrativas.

  sexta-feira, 16 de abril de 2021

Crítica | Amor e Monstros (Netflix, 2020): divertida aventura apocalíptica

Com bom humor, o carisma de Dylan O'Brien e excelentes cenas de ação, obra é um refresco para os filmes de fim de mundo. Dirigido por Michael Matthews, o longa-metragem foi um dos indicados ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

  quarta-feira, 14 de abril de 2021

Crítica | A Verdadeira História de Ned Kelly (2019): biografia competente de figura icônica

Apesar de conter pontos que poderiam ser melhor elaborados, a obra de 2019 consegue cativar pelo dinamismo da direção e seu protagonista marcante.

  sábado, 10 de abril de 2021

Crítica | Shaun, o Carneiro, o Filme – A Fazenda Contra-Ataca (2019): aventura oitentista de alto nível

Beliscando uma indicação ao Oscar de Melhor Animação, longa da Aardman consegue entreter sem possuir um único diálogo sequer, num cômico exercício de narrativa visual realçada por um belo stop motion.

  sábado, 10 de abril de 2021

Crítica | Agente Duplo (2020): dolorosa solidão e o admirável desejo de viver

Documentário disponível na Globoplay utiliza a investigação e o bom humor para chamar a atenção sobre o abandono na terceira idade.

  sábado, 10 de abril de 2021

Crítica | Esquadrão Trovão (Netflix, 2021): comédia com superproblemas

Mais um produto do sub(gênero) de filmes de super-heróis, filme tem uma premissa interessante, porém muito mal executada e aquém do seu potencial.

  sexta-feira, 09 de abril de 2021

Crítica | Collective (2019): a corrupção mata

Documentário triste e árido sobre uma grande tragédia romena que revelou camadas profundas de corrupção sistêmica e suas consequências para a vida das pessoas.

  quinta-feira, 08 de abril de 2021

Crítica | Alma de Cowboy (Netflix, 2021): assumindo as rédeas da vida

Movido pela interessante história dos cowboys do asfalto, este drama conquista com sua doce mensagem sobre família e a busca de indivíduos por um lugar ao sol.

  sábado, 03 de abril de 2021

Crítica | Quo Vadis, Aida? (2020): quando não há para onde fugir

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, uma história angustiante sobre os horrores de uma guerra civil que, por inação da ONU, resultou no massacre de milhares de muçulmanos bósnios pelo exército sérvio.

  sexta-feira, 02 de abril de 2021

Crítica | Riqueza Tóxica (2018): admirável ficção científica

Estrelado por Pedro Pascal, este drama futurista carece de um conteúdo mais robusto, porém mostra que é possível ser interessante sem cair nas armadilhas do espetáculo.

  quarta-feira, 31 de março de 2021

#RapaduraRecomenda – Antes do Amanhecer (1995): conto de fadas moderno

Escrito e dirigido por Richard Linklater, o filme que marca o início da trilogia do Antes é uma história de amor marcada por personagens memoráveis e por diálogos que conseguiram se manter atuais mesmo 25 anos depois de sua estreia.

  terça-feira, 30 de março de 2021

Crítica | Seaspiracy – Mar Vermelho (Netflix, 2021): uma gota de decência em um oceano de corrupção

Documentário de Ali Tabrizi realiza uma série de denúncias direcionadas à indústria da pesca por meio de uma apuração jornalística exemplar.

  segunda-feira, 29 de março de 2021

Crítica | Servant (Apple TV+, 2ª Temporada): os horrores de uma fé manipulativa

Com personagens profundos e uma atmosfera conduzida por um excelente ritmo, a segunda temporada torna mais claro o seu exercício de denunciar as duras consequências que o acreditar cegamente pode proporcionar.

  terça-feira, 23 de março de 2021

Crítica | Modern Family (2009-2020): venha pelo humor, fique por amor

Engraçada, atual e cheia de coração, série chegou a seu fim se firmando como uma das mais marcantes do século XXI, inovando em narrativa e com um elenco adoravelmente perfeito.

  domingo, 21 de março de 2021

Crítica | Druk – Mais Uma Rodada (2020): um balé à beira do precipício

Um dos diretores europeus mais interessantes dos últimos anos faz até agora seu melhor filme, franco favorito ao Oscar de Melhor Estrangeiro, trazendo ao debate uma discussão muito necessária e universal sobre o abuso do consumo de álcool entre jovens e adultos.

  sábado, 20 de março de 2021

Crítica | Professor Polvo (Netflix, 2020): selvageria e sensibilidade em perfeito equilíbrio

Documentário sobre a amizade de um homem e um polvo demonstra como a vida de um ser tão vulnerável pode trazer lições inesquecíveis para os seres humanos.

  sábado, 20 de março de 2021

Crítica | Bela Vingança (2020): na presunção de se encaixar, se perde

Um roteiro original e bastante promissor, mas que se perde, talvez, por medo de arriscar, caindo no pieguismo.

  sábado, 20 de março de 2021

Crítica | Cabras da Peste (Netflix, 2021): grande elenco, lutas e muita risada

A Netflix reúne um elenco excepcional para essa comédia de ação divertida, que mistura o Ceará e São Paulo numa combinação explosiva.

  quinta-feira, 18 de março de 2021

Crítica | Liga da Justiça de Zack Snyder (2021): o épico heroico do cineasta

Justificando sua existência não só como um fenômeno próprio dentro da cultura pop, mas como uma obra própria, “Liga da Justiça de Zack Snyder” é um épico esmagador em vários sentidos, assim como o melhor filme do cineasta desde “Watchmen”.

  quinta-feira, 18 de março de 2021

Crítica | Ted Lasso (1ª temporada, Apple TV+): otimismo e adversidades incomuns

Uma das grandes surpresas de 2020, a série estrelada por Jason Sudeikis surpreende por sua simplicidade e sua energia.

  quarta-feira, 17 de março de 2021

Crítica | Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (2020): a dor está no que não é dito

Longa da diretora e roteirista Eliza Hittman mostra sua força ao contar uma história de gravidez na adolescência com poucos diálogos e momentos simbólicos.

  quarta-feira, 17 de março de 2021

Crítica | Dia do Sim (Netflix, 2021): não é por mal, é por amor

Aventura em família tem base em uma trama genérica e repetitiva, mas tem momentos divertidos e deve agradar os pequenos.

  sábado, 13 de março de 2021

Crítica | A Viúva das Sombras (2020): à sombra de “Bruxa de Blair”

Desprovido de originalidade, o longa de terror busca sem êxito replicar uma fórmula de sucesso apostando em uma trama presumível e repleta de personagens rasos.

  quarta-feira, 10 de março de 2021

Crítica | Os Pequenos Vestígios (2021): um mistério perdido entre ideias vazias

John Lee Hancock tentou emular como seria um filme que misturasse "Se7en - Os Sete Crimes Capitais" e "Zodíaco", mas só conseguiu criar um amálgama de caricaturas do gênero de serial killer.

  terça-feira, 09 de março de 2021

Crítica | Becky (2020): constrangedor suspense para desligar o cérebro

Um thriller esquecível que não consegue elevar as regras do gênero a partir de um roteiro ruim e não marca a incursão de Kevin James em seu primeiro papel dramático.

  segunda-feira, 08 de março de 2021

Crítica | WandaVision (Disney Plus, 2021): objetivo cumprido, mesmo aquém de seu potencial

Grande parte do que "WandaVision" fez, "Legion" fez primeiro e melhor, mas a série Marvel Studios acerta ao não ter medo de trazer a narrativa inovadora para dentro de uma franquia já bem estabelecida, provando que ainda há espaço para riscos.

  sábado, 06 de março de 2021

Crítica | Um Príncipe em Nova York 2 (Prime Video, 2021): muito além da simples nostalgia

Comédia protagonizada por Eddie Murphy e Arsenio Hall se aproveita da nostalgia e ainda assim consegue caminhar com suas próprias pernas ao aprofundar os personagens e criar uma obra original.

  sexta-feira, 05 de março de 2021

Crítica | Raya e o Último Dragão (2021): aventura espetacular

Com um visual deslumbrante e uma protagonista extraordinária, a nova e empolgante aventura de ação da Disney é de encher os olhos e dar saudades das telas de cinema.

  quinta-feira, 04 de março de 2021

Crítica | Flora e Ulysses (Disney Plus, 2021): pequenos poderes, pequenas responsabilidades

Aventura sobre esquilo super-herói usa as referências dos quadrinhos e o carisma dos seus protagonistas para agradar as crianças e os adultos.

  quarta-feira, 03 de março de 2021

Crítica | Cidade Invisível (Netflix, 1ª temporada): olhar amadurecido sobre o nosso folclore

A história foi criada pelo casal best-seller Raphael Draccon e Carolina Munhóz. A série nacional faz uma releitura do folclore tupiniquim com toque de terror e suspense.

  terça-feira, 02 de março de 2021

Crítica | Bliss: Em Busca da Felicidade (Prime Video, 2021) – uma visão autoral que não desabrocha

Ficção científica disponível no Amazon Prime Video impacta pouco, não consegue propor grandes experiências nem potencializa o estilo do diretor Mike Cahill.

  segunda-feira, 01 de março de 2021

Crítica | Eu Me Importo (Netflix, 2020): a encenação vilanizada do sonho norte-americano

Misturando drama, suspense e pitadas de humor sarcástico, filme ataca os mitos do sonho norte-americano em múltiplos aspectos.

  sábado, 27 de fevereiro de 2021

Crítica | Judas e o Messias Negro (2021): malditas fraturas internas

Conduzido por uma ótima dupla de protagonistas, o filme prioriza a construção psicológica de suas personagens e acerta ao entregar uma visão diferente sobre a histórica luta racial.

  sábado, 27 de fevereiro de 2021

Crítica | Star Wars: A Resistência (2018-2020): a Força não é forte aqui

Belo visual e participações de personagens dos filmes não compensam roteiro inconsistente e arcos narrativos apressados.

  sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Crítica | Ponto Vermelho (Netflix, 2021): tensão na neve

Rápido, doloroso e sangrento, o filme coloca um casal na mira de um assassino misterioso em meio ao clima inóspito das montanhas escandinavas.

  sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Crítica | Pelé (Netflix, 2021): a influência e a ausência do Rei do Futebol

Documentário vai além das quatro linhas e demonstra como o futebol pode refletir diretamente na nossa sociedade. Em meio a lances geniais e seu evidente absenteísmo político, o Rei Pelé só queria dar alegria pro seu povo.

  terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Crítica | O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas (Prime Video, 2021): Brilho Eterno em Palm Springs

Kathryn Newton e Kyle Allen estrelam um romance com viagens no tempo que abraça muito mais que os ingredientes conhecidos para contar uma história com tom original.

  terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

#RapaduraRecomenda – O Mistério de Candyman (1992): reinventando lendas urbanas

Inventivo e com um forte teor social, o filme utiliza os conceitos de lenda urbana para entregar uma experiência bastante interessante dentro do gênero slasher.

  sábado, 20 de fevereiro de 2021

Crítica | Isolado na Pandemia (2020): oportunidade mal executada

Aproveitando-se do período de quarentena, o filme escrito por Matt Naylor e dirigido por Johnny Martin ganha repercussão, embora a premissa continue mais atraente que os resultados cinematográficos.

  sábado, 20 de fevereiro de 2021